Home / Treino / “Pump” Muscular Não Ajuda Na Hipertrofia

“Pump” Muscular Não Ajuda Na Hipertrofia

Clique aqui

Ter um “pump” no treino é incrível, ninguém pode negar. Para aqueles que não sabem do que estou falando, o pump é aquela sensação que temos quando uma grande quantidade de sangue fica presa no tecido muscular devido ao treinamento com pesos. O músculo fica grande, vascularizado e denso.

 

Apesar do nome  desencorajador do artigo, não existe nada de errado em atingir o pump durante o treino, isto é apenas o resultado natural do treinamento. No entanto, ao contrário do que a maioria dos marombeiros pensam, o pump não é um indicativo de um treino bem executado. Qualquer pessoa que esteja usando o pump para medir a eficiência do treino, está cometendo um grande erro.

É fácil perder a conta de quantas vezes ouvi pessoas relatando seus “pumps” conquistados na academia e compartilhando métodos para conquistar o melhor pump possível. Se você treina a algum tempo, com certeza já deve ter ouvido algo do gênero. Enquanto o pump é extremamente satisfatório, lembre-se que ele tem um valor extremamente baixo quando o objetivo é hipertrofia.

Clique aqui

Um “pump” é simplesmente o excesso de sangue no tecido muscular. Pense desta forma: se você colocar pouco peso em uma barra e fizer 50 repetições de rosca direta, você terá um pump gigantesco. Então se o pump tivesse uma ligação direta com o ganho de massa muscular, as séries com pouco peso e centenas de repetições seriam um método efetivo para a hipertrofia muscular. Qualquer pessoa sabe que não é assim que as coisas funcionam.

Quer saber como medir a efetividade de um treino com o máximo de certeza ? Aí vai…

Faça um diário de treino. Registre quanto peso e quantas repetições você conseguiu fazer na semana passada e compare com a semana atual(E por aí vai). Você progrediu ? Se você conseguiu aumentar a carga ou fez mais repetições então o saldo foi positivo e o treino valeu o esforço.

Os ganhos de massa muscular e força vão depender 100% da intensidade que você aplica em cada treino e repetição. Se você for persistente o suficiente, você chegará ao seu objetivo com ou sem o “pump”.

Sobre Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas. REPUBLICAR OS TEXTOS EM OUTROS SITES NÃO É PERMITIDO E SERÁ CONSIDERADO LEGALMENTE COMO PLÁGIO DE CONTEÚDO PROTEGIDO POR LEIS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL.

15 comentários

  1. pump é pump, sinal de crescimento!! artigo lixoso

    • Concordo com todos vocês! Nesse meio há muito desânimo! Tudo a galera fala que “não é bem assim”. Meu, todo mundo tenta e obtém resultados. O problema é que tem gente que parece que só quer ter os resultados pra ela e se acha no direito de, às vezes, até mesmo, ir contra relatos de quem vivenciou e diz que funciona sim!

  2. Não ajuda? Não é isso que o titio Charles Glass diz…

  3. ISSO AI TA ERRADO ARNOLD CRESCEU COM PUMP

  4. muito estranho o que diz o artigo, li ontem um artigo do arnold no próprio site, com 5 dicas, e uma delas era sobre o pump

    • Anderson, existem treinos que podem Funcionar, mim e não funcionar para você, e existem outros que não funciona pra mim e funciona pra você, isso vai variar de cada Genética.

    • cassio vinicius

      no caso do Arnold, ele sempre defendeu as questões psicológicas, ele “acreditava” q o pump era bom, assim como ele acreditava também que posar no espelho era bom também, mas não se sabe se ele ta certo ou se tá errado

  5. bom, o artigo em si não fala que pump não ajuda na construção muscular, mas sim que não é indicativo de hipertrofia, leiam melhor
    obs: o nome do artigo que deveria ser trocado

  6. Boa tarde!!!!
    Se eu fizer pump e musculação,ajudará na hipertrofia???

    • Pump e musculação não são dois treinamentos distintos. O pump se obtém através da prória musculação, pelo levantamento de peso e repetições como disse o artigo. E aproveitando, eu acredito sim no valor do pump para a hipertrofia, pois é por meio dele que há um alargamento da fascia, da fibra muscular, como por exemplo a metodologia do FST-7, que ajuda ainda mais no crescimento muscular.

    • Pump e musculação já!

      Kķkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. fala isso pro felipe franco, o cara é mestre e muito respeitado quase todas as aulas dele ele fala pra nunk sqcer o pump nos musculos, serio esse artigo publicado aki tah muito ruim

  8. Gosto do site, mas me parece contraditório em seus posts as vezes. Em outro artigo diz que o drop set é o preferido dos fisiculturistas justamente por proporcionar o “pump”. Dizendo que é uma das melhores técnicas para se alcançar a hipertrofia. E agora nesse post diz que não ajuda. Como assim?

  9. Ewerton bonifacio

    Vocês nao entendem nada parecem cegos com modinhas e “maria vai com as outras… Vou dar um exemplo, se você treinar um dia biceps e executar de forma errada você terá um pump do mesmo jeito.. Mas e o rompimento de fibras ??? Um pump sem um rompimento de fibras por causa de um treino mau executado não adianta de nada.. É isso o que o texto quer mostrar. O pump ele vem naturalmente com um belo treino mas não é o Deus como falam.

  10. O “pump” é primordial para o crescimento muscular, mas isso não quer dizer que deve ser atingido com baixa carga e altas repetições, o pump é válido em treinos intensos, carga alta e o “menor” tempo de treinamento possível.
    O pump é subjetivo, então fica fácil confundir as coisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *