Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Seminário De Bioquímica.


Posts Recomendados

Se tem uma coisa que eu fico matutando é se há mesmo redução na absorsão de vitaminas e minerais devido a competição enzimática pelo mesmo sítio ativo. Isso, embora na teoria esteja certo, não entra na minha cabeça, a minha hipótese é que na real as vitaminas "esperam" na fila, tal qual as infos de um processador de computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Se tem uma coisa que eu fico matutando é se há mesmo redução na absorsão de vitaminas e minerais devido a competição enzimática pelo mesmo sítio ativo. Isso, embora na teoria esteja certo, não entra na minha cabeça, a minha hipótese é que na real as vitaminas "esperam" na fila, tal qual as infos de um processador de computador.

Tipo cálcio + ferro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tem uma coisa que eu fico matutando é se há mesmo redução na absorsão de vitaminas e minerais devido a competição enzimática pelo mesmo sítio ativo. Isso, embora na teoria esteja certo, não entra na minha cabeça, a minha hipótese é que na real as vitaminas "esperam" na fila, tal qual as infos de um processador de computador.

Existem alguns alimentos que impedem a absorção de outros, como a soja (artigos acima), e existe a chance de vc estar ingerindo alguma substância com propriedades quelantes, porém creio que ainda assim vc precisaria de uma dose grande dessa substância para interferir a longo prazo com o consumo de algum micronutriente.

Porque se isso de inibição de absorção e etc fosse relevante, atletas que fazem Warrior Diet e Leangains estariam com sérios problemas... E eles não estão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22

Se tem uma coisa que eu fico matutando é se há mesmo redução na absorsão de vitaminas e minerais devido a competição enzimática pelo mesmo sítio ativo. Isso, embora na teoria esteja certo, não entra na minha cabeça, a minha hipótese é que na real as vitaminas "esperam" na fila, tal qual as infos de um processador de computador.

Acho que entendi, veja se é isso. Por exemplo, temos três nutrientes (X, Y e Z), ambos dependem do mesmo processo de absorção, os mesmos receptores, enfim. Os três são ingeridos ao mesmo tempo, substancia X é ligada ao receptor e depois absorvida, desprende-se do receptor e este está livre para nova recepção e nova absorção, e assim vai indo sucessivamente. Levando em conta que o transito intestinal é lento e os processos bioquimicos e metabólicos da célula extremamente rápidos, então por que diabos isso não é absorvido?

Amanda, no caso do cálcio e ferro, isso acontece na fase no estomago, os dois se ligam e acabam se inativando, um inibindo a absorção do outro. Pense que é a mesma coisa da biotina com a avidina.

Editado por dones
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente isso.

Uma das minhas professoras (A mesma que disse que em 30 minutos após acordar o metabolismo começa a decair se você não comer) disse que ferro e cálcio não são absorvidos na mesma refeição, e que teria que deixar fontes de cálcio para o desjejum e ferro para a janta. E eu com o pé atras pensei "tá, seria o corpo estúpido o suficiente para desperdiçar nutrientes dessa forma"? (Eu to muito Darwinista ultimamente).

O Modo como ouvimos isso nos dá a entender que qualquer nutriente misturado com outro que compete pelo mesmo sítio de absorsão simplesmente irá ser perdido.

Além dos estudos (consegui uns minutos e dei uma olhada no abstract agora) sobre a soja que o Taels postou, juro que nunca ví nenhum sobre isso, o máximo que eu ví foi o capítulo de enzimas do Lehninger e do Advanced Nutrition and Human Metabolism.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora to começando a achar esse assunto da competição de micros legal, embora ainda ache mais legal falar sobre IF haha

bom, pelo que eu entendi os nutrientes não seriam absorvidos porque "competem" pelos receptores, é isso? mas então não vejo porque os dois deixariam de ser absorvidos... talvez um deles sim, fosse perdido, mas o outro? não vejo porque

outra coisa, e o caso de micronutrientes que se ajudam a absorver? tipo vitamina c + ferro?

Editado por amandarun
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante DESTROY3R

Eles competem, não se ligam.

O cálcio acaba sendo absorvido, o ferro não.

Tá, deixa eu ver se eu entendi. Se eu tomar um multi vitamínico que contém cálcio e ferro, somente o cálcio será absorvido?

E quanto os outros micros... acaba rolando esse tipo de competição também? Por um momento pensei em estar jogando meu dinheiro fora ao comprar os multi vitamínicos D:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, esse assunto da competição das vitaminas é polêmico e interessante, mas ninguém aqui parece compreender a fundo como funciona o negócio.

Sugiro colocarmos alguns estudos e/ou artigos que simplifiquem o entendimento.

Eu tomo um multivitamínico que contém ferro e uma cápsula de cálcio, ambos pela manhã, juntos. Então também fiquei nessa dúvida aí se vou estar jogando $ fora assim, e como isso acontece.

Outra dúvida que permeia esse âmbito é a questão da absorção ser melhorada de acordo com seu meio solubilizante. No caso de Ferro e cálcio, sabemos que ambas são vitaminas hidrossolúveis, então é bom ingerí-las com água, e que Vitamina D por exemplo é lipossolúvel, então é bom ingerí-la com gordura. Tá, mas e se eu tomar vitamina D com água pela manhã, eu não vou absorver nada dela? Ou parte? ou apenas vai demorar para absorver tudo?

Vou ver o que encontro sobre issoBy the way, ótimo tópico esse. Essa área acadêmica tá ficando cada vez melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...