Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Melhores Literaturas?: Direito

CaniBala

Posts Recomendados

Postado

Boa tarde amigos, gostaria de saber quais as melhores literaturas para estudo ( forma simplificada e eficaz ) dos direitos Administrativos, Penal e Constitucional, se alguêm puder dar uma luz agradeco muito!

Postado (editado)

Cara, eu to no primeiro semestre de Direito e o livro que a professora segue de Direito Penal é o do Fernando Capez, se chama Curso de Direito Penal vol.1.

Fernando Capez é um promotor, aquele que queria extinguir as torcidas organizadas.

Tem também livros parecidos de outros autores, Damasio de Jesus e Andre Estefam são alguns deles.

Eu ainda não tenho aula de Administrativo e Constitucional, então nem sei, mas tem uma galera que faz/é formada em Direito aqui, já já eles aparecem.

Abraço

Editado por Leeo
Postado

Cara, pra Direito Penal eu uso o do Fabrini Mirabete e recomendo. Direito Constitucional tem vários autores bons como o Alexandre de Moraes, José Afonso da Silva e o Manoel Gonçalves Feirreira Filho que é o que eu prefiro. Direito Administrativo eu não tenho então não posso recomendar.

O livro do Damasio de Jesus eu não recomendo nenhum pouco, ele tem umas teorias de resultado do crime e de conduta simplesmente ridículas fora que só vai te confundir a cabeça. Isso vale para os autores que seguem essa linha dele também.

Postado

Boa tarde amigos, gostaria de saber quais as melhores literaturas para estudo ( forma simplificada e eficaz ) dos direitos Administrativos, Penal e Constitucional, se alguêm puder dar uma luz agradeco muito!

Olha pra Dir Const Eu curti muito o Direito Const Esquematizado do Pedro Lenza , muito bom mesmoo

Postado

Penal eu estudo pelo Greco;

Constitucional Marcelo Alexandrino;

Agora o que eu mais gosto eh o de Administrativo o Carvalho Filho ou vulgo " Carvalhinho"

Postado

De penal eu prefiro o Mirabete. Tem o Vicente Greco que é bom também, mas é mais resumidão.

Na realidade eu estudava Penal pelos 4 (o que eu não achava em um livro, ou achava ruim de entender, eu buscava no outro): Mirabete, Damásio, Capez e Greco... Mas entre esses, o Damásio era o que eu menos gostava.

De Constitucional eu acho o José Afonso da Silva bem didático... O Alexandre de Moraes também é bem bom

Administrativo, os mais recomendados (pelo que eu sei) são: Maria Sylvia, Celso Antonio Bandeira e Hely Lopes Meirelles... Eu estudava mais pela Maria Sylvia

Pra concurso os do Marcelo Alexandrino e Vicente de Paulo (Dto constitucional e Dto administrativo descomplicado) são ótimos

Obs: O Paulo Bonavides (constitucional) é um muito recomendado pelos professores, mas é uma leitura mais difícil... Não é muito didático.

Edit: Corrigi ali, tinha me expressado mal. Quanto ao Capez, já vi alguns professores que não gostavam muito de trabalhar com ele.

Gostei deste método, vou tentar comprar pelo menos 3 livros, assim vou fazer igual você disse, aproveitando o melhor de cada um.

Olha pra Dir Const Eu curti muito o Direito Const Esquematizado do Pedro Lenza , muito bom mesmoo

Me recomendaram este também, do seus livros versão "Esquematizados". Vou conferir.

Postado (editado)

Depende do foco do seu estudo... É estudar pra prova mesmo (vc ainda está cursando) ou está visando concurso?

Imagino que seja pra isso.. pq se for advogado vai querer é comer as jurisprudências dos Tribunais com arroz e feijão. :)

EDIT: Lendo melhor lá em cima acho que seja para estudo de Faculdade... então:

Constitucional: Alexandre Moraes pela didática. Mas um que uso até hoje é a velharia mesmo do Baleeiro. Me ajuda muito na doutrina das peças (para fins de estudo não serve muito)

Penal: Na minha época eu usava muito Damásio. Usei Capez tb mas um que me ajudou na parte de recursos foi Paulo Lúcio Nogueira. Tem que ver a linha do seu professor.. se ele dá enfoque maior nas teorias de Roxin etc.

Administrativo é o arroz com feijão mesmo... Maria Sylvia e Hely Lopes.

Agora se for para a objetiva da OAB aqueles resumos ajudam muito. ;) Para a segunda fase nao servem de absolutamente NADA.

EDIT: BALEEIRO é tributário... acho que já estou respirando tributário e essa merda não me sai da cabeça!

Editado por themis
Postado (editado)

A título de curiosidade, você cursa Sistemas de Informação ou Administração?

Edit: Não posso te ajudar quanto a sua dúvida. Em meu curso, infelizmente, também tem essa merda (Social, Tributário e Administrativo) e me limito a usar o Vade Mecum/CF.

Editado por TheyCallMePeter
Postado

Edit: Não posso te ajudar quanto a sua dúvida. Em meu curso, infelizmente, também tem essa merda (Social, Tributário e Administrativo) e me limito a usar o Vade Mecum/CF.

Uia... se o cara estuda qualquer um desses ai esquece o que eu coloquei... tem que ser coisa mais sintética... não vai rolar ele ler 4 volumes de Direito Penal...

Postado

Depende do foco do seu estudo... É estudar pra prova mesmo (vc ainda está cursando) ou está visando concurso?

Imagino que seja pra isso.. pq se for advogado vai querer é comer as jurisprudências dos Tribunais com arroz e feijão. :)

EDIT: Lendo melhor lá em cima acho que seja para estudo de Faculdade... então:

Constitucional: Alexandre Moraes pela didática. Mas um que uso até hoje é a velharia mesmo do Baleeiro. Me ajuda muito na doutrina das peças (para fins de estudo não serve muito)

Penal: Na minha época eu usava muito Damásio. Usei Capez tb mas um que me ajudou na parte de recursos foi Paulo Lúcio Nogueira. Tem que ver a linha do seu professor.. se ele dá enfoque maior nas teorias de Roxin etc.

Administrativo é o arroz com feijão mesmo... Maria Sylvia e Hely Lopes.

Agora se for para a objetiva da OAB aqueles resumos ajudam muito. ;) Para a segunda fase nao servem de absolutamente NADA.

É para concursos mesmo.

SI, quero para concursos.

Postado

É para concursos mesmo.

SI, quero para concursos.

Sim mas que concurso tu tá prestando? Pq se for para MP, abraça o Capez e vai ser feliz... o que eu quero dizer é que a literatura vai depender de qual concurso vc está visando...

Postado

Qual o concurso CaniBala?

Só pra acrescentar na lista de penal, gosto muito do Zaffaroni e do Rogério Greco.

Os professores atuais não trabalham tanto com o Damasio porque o consideram um pouco ultrapassado, mas continua sendo muito cobrado em concursos.

Postado

Qual o concurso CaniBala?

Só pra acrescentar na lista de penal, gosto muito do Zaffaroni e do Rogério Greco.

Os professores atuais não trabalham tanto com o Damasio porque o consideram um pouco ultrapassado, mas continua sendo muito cobrado em concursos.

E mesmo assim depende do concurso que ele vai prestar... geramente pelo conteúdo programático que tem no edital dá para sacar rapidinho qual o tipo de doutrina que o concurso está pedindo. Damásio continua sendo cobrado em alguns concursos... para concursos do MPF ele é descartado bem como os demais juristas que dão muita ênfase ao garantismo penal e demais teorias de Claus Roxin.

Minha dica é realmente olho aberto no edital e no conteúdo programático que ele traz.

• 9 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...