Ir para conteúdo

Carboidratos Aos Leigos

Andre Rizzuti

Posts Recomendados

Postado (editado)

Galera alguns ja me conhecem sou antigo aqui , ultimo usuario fui o heartbreaker tive alguns problemas , postava frequentemente na area de esteroides , agora estou cursando nutricao e escrevendo alguns artigos por enquanto mais simples porem interessantes para as pessoas com menos conhecimento terem uma introducao melhor a alimentacao e quem sabe parar com perguntas e sensacionalismos ridiculos que temos por ai neh :D

Carboidratos e Indice glicemico!

É muito comum ouvir frases como “vou parar de comer porcaria e ter uma alimentação mais saudável so com frutas e saladas para emagrecer” sem duvidas a maioria das pessoas julgam esta frase como correta, porem elas estão bem equivocadas! Não vamos dizer que esta totalmente errada mas as pessoas tem uma concepção totalmente superficial quando falamos de alimentação! Para entendermos melhor o porque, vamos a uma rápida e simples introdução á nutrição!

Os alimentos são formados principalmente por: água , proteínas , carboidratos e lipídeos. È fundamental saber a função de cada um desses componentes, a reação que cada um causa tanto separado como em conjunto com outro, mas voltando a questão citada anteriormente vamos falar sobre os carboidratos!

Os carboidratos são formados principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, dentr suas inúmeras funções em nosso organismo destaca-se o fornecimento de energia sob a forma de ATP, podendo também ser chamados de açucares, os carboidratos são diferenciados pelo seu índice glicêmico sendo classificados com baixo índice glicêmico e alto índice glicêmico (IG).

Quando ingerimos carboidratos, eles vão para a corrente sanguinea e o indice glicêmico deles é o fator que determinara a velocidade com que eles entram no sangue, sendo que os de baixo IG são mais lentos e os de alto IG mais rápidos! É agora que entra em ação a insulina que é um dos hormônios chave na formação corporal, alem de ser o hormônio mais anabólico existente ( ate mesmo do que a própria testosterona ) , responsável pela síntese protéica , armazenamento de gorduras e também por reduzir a taxa de glicose no sangue! A Insulina é secretada pelo pâncreas quando consumimos carboidratos principalmente, os carboidratos de baixo IG fazem com que o pâncreas secrete menos insulina do que os de alto IG! Esta hormona pode ser uma aliada promovendo o ganho de massa muscular mas também nossa inimiga aumentando o acumulo de gordura devio a dessensibilizacao ou saturação dos nossos depósitos de glicose em nossas células, então o excesso da mesma é armazenado em forma de tecido adiposo! Portanto o controle do nível de glicose no sangue é crucial para obter os benefícios da insulina, e fazemos isso através da alimentação!

Depois dessa breve introdução podemos perceber o porque da frase citada no inicio deste artigo estar errada! As frutas são constituídas principalmente por carboidratos simples de alto índice glicêmico e se não soubermos administrar tanto os horários de ingestão quanto a quantidade teremos um aumento no percentual de gordura corporal! Portanto não devemos ter o pensamento errado de que frutas emagrecem pois como vemos esta errado, o melhor horário para a ingestão seria no desjejum quando estamos com os depósitos de glicogênio bem depletados e esse pico de insulina causado pelo carbo de alto IG seria útil para enviar mais rapidamente glicose para os depósitos nas células e posteriormente evitar o catabolismo e com menor risco de acumulo de gordura ( em uma quantidade essencial claro, lembrando que cada individuo é diferente portanto deve-se consultar um nutricionista e fazer uma avaliação para se ter uma estimativa mais adequada ).

Autor: André Guimarães Rizzuti

Editado por Andre Rizzuti
Postado

E se eu misturar um alimento com IG 30 com um de IG 70, isso significa uma média?

Quer dizer, se um é transformado em glicose em 30 minutos, e outro em uma hora, ingerindo os 2 juntos eu vou ter um pico de insulina por volta dos 45 minutos? ou nada a ver?

• Supermoderador
Postado

Bruno, misturando alimentos você sempre vai baixar o índice glicêmico. E vai baixar mais do que o esperado (por exemplo, quantidades iguais de um alimento com IG 50 e outro 100 você esperaria que o IG resultante seria 75; mas dá mais baixo do que isso).

a tendência é o pico baixar e ser mais "arredondado".

André, sugiro que você pesquise mais sobre IG, ainda mais que você está aprendendo nutrição. Realmente frutas contém carboidratos de alto índice glicêmico, mas elas também possuem fibras - o que diminui consideravelmente a velocidade de digestão/absorção, resultando em um IG final muito menor.

Além disso, você não está com os níveis de glicogênio depletados no desjejum - talvez o glicogênio hepático, mas o muscular certamente não estará depletado (a não ser que você siga uma dieta low carb e tenha treinado consideravelmente nos dias anteriores).

E o IG dos alimentos é muito menos importante do que o total de calorias da dieta. Seguindo sua lógica, se a minha dieta for composta apenas de 100g de açúcar refinado no almoço (sem comer mais nada ao longo do dia) eu irei engordar, já que o IG do açúcar é alto.

Com certeza frutas não emagrecem, afinal de contas elas possuem calorias. Mas banir elas da dieta só porque contém açúcar não faz sentido.

• Moderador
Postado

Bruno, o Martin te respondeu com pertinência absoluta. Vc pode brincar com os alimentos e de quebra modificar o IG deles.

O Andre postou um artigo defendendo posição que eu mesma já defendi aqui no fórum, mas ainda não considero totalmente equivocada, pois tem suas aplicações. O Martin veio com a tese que está dominando, atualmente, mas no final de tudo creio q as duas se complementam.

Acho que essa discussão daria uma boa tese de mestrado, sendo enfocado cada ponto com suas especificidades, até porque os seres humanos possuem características diferentes entre si e seria interessante dissertar qual seria o efeito prático na vida de cada um.

Creio que a sociedade ainda não tem cultura suficiente para lidar com calorias e entender o que seria ideal para si mesmo em níveis diários. Portanto, o artigo postado pelo André ainda tem relevância e aplicação.

Ainda vai levar mto tempo pra humanidade evoluir em termos de dieta. Os próprios nutricionistas, em sua maioria, ainda não tem visão de contagem de calorias etc, e baseiam suas prescrições todas no modelo indicado pelo André.

Bem, essa é a minha opinião, embora não exija, de forma alguma, que partilhem do meu ponto de vista e respeito as opiniões em contrário.

Postado

Valew pelo esclarecimento de ambos.

Concordo que estamos muito aquém de entender bem o que ocorre com nosso corpo com as coisas que comemos. Mesmo as continhas que fazemos aí de balanço energético ainda são puramente estimativas e estão longe de compreender todo o cálculo real, já que tem pelo menos 15% de fator "genético" e muitas outras coisas que nos foge ao controle.

Acho meio inútil tentar encontrar uma dieta perfeita ou um programa perfeito.

Tudo que agente ingere é bom mas é ruim. então fica muito foda de colocar no papel o que vc realmente tem que comer, a hora de comer, por qu~e comer, e quanto comer.

Postado

Concordo com todos voces amigos , neste artigo eu fiz de forma mais simplificada e superficial apenas para esclarecer algumas coisas aos "leigos" é claro que como todas as coisas estes fatores tambem possuem inumeras variaveis , mas se nos comecassemos a aprofundar nelas , ficara algo muito COMPLEXO e dificil para as pessoas normais sem alguma base de conhecimento entenderem , por isso o artigo se direciona as pessoas mais leigas para que tenham uma ideia basica de como funciona! :D

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...