Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Capoeira


Evolugene

Posts Recomendados

a roda d capoeira he um ring, por isso q os capoeristas pedem proteção antes de entrar, ali kda um ker mostrar oq sabe, mas quando começa o "quebra jereba" o pal come...mais isso geralmente acontece quando um grupo visita o outro, no proprio grupo tem o mestre pra conter esse tipo coisa.ha pod fazer pow capoeira ela he muito eficaz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

eu sempre admirei capoeira e sempre quis fazer, mas eu tenho medo, sério eu tenho medo, ja presenciei varias rodas de capoeira que acabaram em porrada, eu nao entendo, porque o povo sai na mao??

aquilo eh uma roda de irmaos compartilhando de seus conhecimentos da arte-marcial, as vezes acontece de acerta o rosto de alguem??sim em todo tipo de roda tem isso, ateh em roda de violao as vezes esbarra o violao no otro AHUhaUHUAuhAhuA, mas eh serio, algm que pratica capoeira poderia me dizer pq acontece isso??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, comentando sobre o video postado, fiz capoeira por 3 anos, na minha época com este tempo se pegava o cordel verde-amarelo, o video é uma vergonha pra arte, capoeira é um esporte onde se mostra um jogo bonito e esportivo, faltou esportividade de ambos os grupos, na capoeira faz parte tanto cair qto derrubar, o bacana é mostrar um jogo bonito ate na hora de cair. Desaprovavel o comportamento dos capoeiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Pratico há 2 anos e meio, sou do grupo Abadá, treino em Goiânia com o Mestrando Charm.

Eu acho que duas coisas devem ser consideradas quando se fala em "efetividade" da capoeira. Primeiro, a capoeira não é uma luta 100% pragmática, ela é também técnica e estética. Uma luta de muai tai, ou boxe, ou de qualquer arte marcial pragmática, são duas pessoas usando o que sabem para machucar a outra. Capoeira não é isso. O jogo da capoeira, além de ser uma luta, é esteticamente interessante, pode ser harmonioso entre os dois capoeiristas (e não um combate), envolve música, ritmo, mandinga... em muitos aspectos, não dá para comparar com outras artes marciais. Se você pega um bom capoeirista e coloca para treinar muai tai, ele se vira bem, porque vai saber chutar, socar, se esquivar... mas se você pega um lutador de muai tai e joga numa roda de capoeira, ele não faz nada, nadica de nada. Isso porque o jogo de capoeira é muito mais do que trocar golpes.

Tendo dito isso, faço questão de reafirmar que capoeira é luta sim. Não é dança, como dizem por aí. Ela surgiu da necessidade de escravos de se defenderem dos seus senhores. Ninguém se defende dançando. A capoeira contemporânea mantém em essência o espírito camuflado, mesclado e musical, mas como uma arte marcial legítima ela evoluiu, inclusive incorporando técnicas de outras artes marciais. Um capoeirista aprende chutes, golpes de mão, aprende a dar rasteira, tesoura, a derrubar, agarrar, esgrimar, esquivar, todas essas coisas. Se ele vai jogar mais na manha, ou se vai partir pra agressão, depende do contexto. Só que o jogo da capoeira é construído de tal forma é você pode mostrar superioridade técnica sem bater na outra pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Bom pessoal preferi postar aqui do que criar outro tópico ..... Comecei a capoeira sábado agora fui fazer um treino de experiencia pois estava querendo praticar alguma arte marcial, gostei muito do treino e realmente capoeira é uma das melhores artes maciais pois envolve tudo a ginga , reflexo , força , malicia , habilidade ..... Gostaria se alguém pode-se me dar algumas dicas para melhorar e que me ajuda-sem .... estou treinando em Lins-SP no grupo Liberdade Dos Negros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei a jogar capoeira com 9 ou 10 anos, e aos 15 eu dava aula, para crianças e até mesmo para pessoas adultas, sempre tive muita facilidade e estava no nível de um graduado apesar da minha idade. Fazem 7 anos que não pratico, lembro de muitas coisas. Sinto falta mas hoje a capoeira não é mais como era antigamente, existe muita rixa entre os grupos.

 

Capoeira na verdade é considerado um Jogo, aonde abrange a Luta(golpes) e a dança(ginga). Os escravos a fizeram desta maneira pois não podiam treinar nenhuma arte marcial, então é por isso que a capoeira é do ritmo do berimbau, com o som, os "chefes" achavam que era uma dança, e que estava apenas comemorando ou se divertindo, mas pelo contrario, estava era se preparando para contra atacar seus "donos".

A muito tempo atrás a capoeira foi proibida no brasil, então ficava um homem em cima de um morro com um berimbau, e quando avistava os policiais, ele tocama uma musica, no qual não lembro o nome do ritmo, para avisar que existia alguém vindo, para o resto dos praticantes poderem se dispersarem.

 

eu sempre admirei capoeira e sempre quis fazer, mas eu tenho medo, sério eu tenho medo, ja presenciei varias rodas de capoeira que acabaram em porrada, eu nao entendo, porque o povo sai na mao??
aquilo eh uma roda de irmaos compartilhando de seus conhecimentos da arte-marcial, as vezes acontece de acerta o rosto de alguem??sim em todo tipo de roda tem isso, ateh em roda de violao as vezes esbarra o violao no otro AHUhaUHUAuhAhuA, mas eh serio, algm que pratica capoeira poderia me dizer pq acontece isso??

 

O problema é a rixa, quando você entra na roda, com alguém de outro grupo, você quer mostrar do que você é capaz, assim como ele quer. O espirito da capoeira é um jogo amigável, aonde você segura para não acertar o "companheiro", mas muitas vez acontece de acertar, sem querer ou não.

Muitos aceitam as desculpas outros não, e ali começa o quebra pau. Outra coisa é as quedas, num BATIZADO de capoeira, que é quando você pega a 1º corda, você é batizado com uma queda, e nas rodas de capoeira as pessoas também dão quedas uns nos outros. coisa que muitos não aceitam também, querem ser sempre os melhores.

 

Para muitos mestres ou pessoas mais graduadas, levar uma queda é motivo de piada, então eles partem para cima, e ali começa muitas dessas coisas, outra é uma pessoa do outro grupo estar na roda deles, e eles quererem mostrar quem manda ali, e assim irem para cima da pessoa.

 

Eu já levei muitos chutes e quedas na minha vida, meu mestre era muito arrogante, nunca me estressei, ele tinha raiva pois não era aluno dele, e por ser bem novo, e com não tanto tempo de treino, era um dos melhores do grupo, com muita visão e também bastante movimentos de floreio. Quando ele começava a apelar, alguém sempre "comprava" (entrava no jogo), e muitas dessas vezes era meu professor, dai o mestre partia para cima do meu professor.

 

Essa questão de querer mostrar quem manda eu acho muita besteira. Todos do grupo devem ter respeito com o mestre, mas muitas vezes o mestre quer esse respeito querendo dizer que "ele é o maior" coisa que acho bobagem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal carbonera eu comecei sábado passado minha 1 aula gostei muito meu professor pelo que vi ensina muito bem aprendi algumas coisas ja porem não executa-las bem mas com o tempo irei conseguir .... eles fazem roda la também todos treinos muito interessante realmente porem não entrei devido a minha primeira aula senão iam me matar la kkkk ... Com quanto tempo pego minha primeira corda mais ou menos tu sabe ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja treinei capoeira mais pouco tempo, fazia capoeira e tawkowndo quando pivete (tinha um bom jogo de pernas rs) acho que semana nque vem eu volto a arte !
intendo muito pouco sobre a, mais pelo falo que estou praticando mma quanto mais conhecimento melhor e acho a capoeira muito boa mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O legal da capoeira é a mandinga. Era uma das coisas que mais gostava dela, e também os floreios, que era meu ponto forte. :D

 

 

Legal carbonera eu comecei sábado passado minha 1 aula gostei muito meu professor pelo que vi ensina muito bem aprendi algumas coisas ja porem não executa-las bem mas com o tempo irei conseguir .... eles fazem roda la também todos treinos muito interessante realmente porem não entrei devido a minha primeira aula senão iam me matar la kkkk ... Com quanto tempo pego minha primeira corda mais ou menos tu sabe ?

 

Olha, aqui pelo menos sempre tinha no final do ano, e algumas vezes no meio de ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...