Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda " Escoliose Ou Assimetria " ?


daniel9338

Posts Recomendados

  • 2 meses depois...

Publicidade

  • Respostas 35
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Tenho sentido dores na coluna a algum tempo. Fui ao ortopedista e ele me olhou e disse: Você está torto... Fizemos uma série de exames e foi diagnosticada escoliose e uma pequena diferença de 4mm no comprimento das pernas.

Ele me indicou RPG que iniciarei na semana que vem. O pior é que ele me proibiu de fazer musculação até o fim do RPG.

Como sou chato comecei a pesquisar na NET e encontrei diversos artigos e estudos sobre o tema, inclusive um estudo acadêmico realidado em individuos com escoliose que comprova os beneficios da musculação no tratamento da doença, conforme resumo abaixo:

Com base em duas constatações do senso comum – crescimento da procura pela atividade física e a incidência dos desvios posturais, foram observados os efeitos da musculação em indivíduos do sexo feminino com idades entre 15 a 29 anos com diagnóstico confirmado de escoliose estrutural variando de 10 a 40 graus de ângulo de Coob. Partiu-se da anamnese e da avaliação postural descritiva e computadorizada através do software da Vinci versão 3.0 (Micromed biotecnologia Ltda), utilizando a posição postero-anterior com pontos de delimitados: ângulo de Tales direito e esquerdo medido em centímetros; nível de ombros medido em graus. As participantes realizaram três sessões semanais de musculação com trabalho de força corporal global e alongamentos antes e após os treinos, com duração de uma hora durante quatro meses. Foram incluídos exercícios para alongar o lado da concavidade da curva primária e exclusão de todos os treinos dos aparelhos que sobrecarregam a coluna vertebral. A segunda análise postural computadorizada foi realizada após quatro meses de musculação, obtendo-se resultados que demonstram uma melhoria em relação à primeira, do ponto de vista individual. Das 19 participantes 18 (94,7%) apresentaram melhora no nível de ombros e uma com nivelamento de ombros atingindo grau zero e 13 (68,5%) igualaram as distâncias entre o olecrano esquerdo e o direito comparando a diferença das distâncias pré e pós-treinamento com musculação. Dentre as 19 participantes, 13 (68,5%) relataram algum tipo de dor na primeira avaliação, havendo 2 manifestações de dor na coluna vertebral, 9 (47,4%) na lombar, 4 (21%) de outros tipos de dores associadas ou não com dores na coluna e 2 (10,6%) na coluna cervical. Após os quatro meses de exercícios com observação, obteve-se um resultado expressivo. Das 19 participantes, 6 (31,6%) relataram melhoria nas dores, havendo 7 (36,9%) que não sentem mais dores. O presente estudo concluiu que os programas de treinamento e seleção de aparelhos de musculação devem ser adequados conforme as necessidade biológicas e as restrições morfofuncionais dos indivíduos para a obtenção de resultados mais eficazes em longo prazo, prevenindo-se, assim, futuras lesões. Existe influência positiva da musculação sobre os desvios posturais (escoliose estrutural); as partipantes apresentaram melhora significativa na postura em relação ao nível de ombros e diminuição da diferença encontrada no ângulo de Tale direito em relação ao esquerdo pré e pós treinamento.

O estudo é de autoria de Ana Cláudia Sued Lamotte Fisioterapeuta e Mestre em Educação Física.

Em resumo, a prática da musculação, sem sobrecarga da coluna e com inclusão de alangamentos pré e pós treino pode realmente ser um aliado no tratamento da escoliose.

Vou falar com meu treinador hoje e traçar com ele um novo programa de treinos, depois voltarei ao ortopedista e irei falar com ele sobre o que fazer ou não.

Vou tentar voltar aqui e informar os amigos sobre os fatos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pois é... tenho 16 anos e treino faz 9 meses

ja pesquisei sobre esse assunto, desculpem se ja existe um topico assim... é que não achei mesmo

A pouco tempo descobri que tenho uma escoliose, que ta tombando o ombro pro lado direito

agora tenho que tratar né...

vou marcar com um ortopedista e tudo, mas não quero parar de treinar nesse tempo

queria saber que tipos de exercícios eu poderia fazer sem o risco de agravar a minha escoliose...

e se existe algum meio de a musculação ajudar a corrigir esse problema

se alguem entender desse assunto, por favor me ajude

valeu

abraçao

PRIMEIRAMENTE É IMPORTANTE SABER Q TIPO DE ESCOLIOSE VC TEM...EXISTE VARIOS SUBTIPOS.PARA DEPOIS SABER QUAL O MELHOR TRATAMENTO.TB É IMPORTANTE OBSERVAR NA RADIOGRAFIA QTS GRAUS DE DESVIO VC TEM.E TEM DORES,ETC.PARA ISSO TUDO TERÁ Q IR AO ORTOPEDISTA.AS ESCOLIOSE IDIOPÁTICAS DO ADOLESCENTE (Q SÃO 90% DOS CASOS) MELHORAM BASTANTE COM MUSCULAÇÃO E TREINO CORRETO.SÓ Q É PRECISO SABER Q ELA NUNCA SUMIRÁ,SEMPRE ESTARÁ CONTIGO,A MUSCULAÇÃO APENAS MELHORA E EQUILIBRA A MUSCULATURA.UMA DICA:TREINE CONCENTRADO,SEM MOVIMENTOS BRUSCO E RÁPIDOS,DE PREFERENCIA COM PESO LIVRE;TRABALHE SUA PROPRIOCEPÇÃO!!!ANTES DE TUDO VÁ AO ORTOPEDISTA OK!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Se tiver algum desvio de coluna, ele é mínimo, pelo menos aos olhos de leigos... Nada gritante como uma "hiper escoliose".

Minha aposta seria que o problema é assimetria, recomendo mudar os exercícios focando nessa correção e acompanhar os resultados.

De preferência passar em um profissional especializado para confirmar, afinal se tiver escoliose mesmo, nada que uma bela fisio não resolva, ainda mais se for pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...