Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tem Como Se Livrar Do Calço/anilha Usado No Agachamento?


DiegoM

Posts Recomendados

Tive uma lesão no joelho um tempo atras, que me afastou dos treinos consequentemente do fórum logo mais voltarei a treinar usando o SL5x5, a lesão ocorreu por causa do meu tênis ser muito macio, eu usava uma anilha de 1 kg como calço acho que pelo formato arredondando dela uma pontinha do tênis escapou para fora e eu acabei entortando o pé, foi coisa pequena mas eu senti uma fisgada que subiu do pé até o lado direito do joelho. Fui ao médico ele disse que não tinha sido nada grava e com uns 3 meses a dor passaria e que eu poderia continuar treinando normalmente, só que não tive condições de treinar e resolvi dar um descanso prolongado.

Ainda sinto um pequeno incomodo no joelho, mas não atrapalho o movimento, ontem fiz um "teste" uma pequena série de 10 repetições de "jump squat" é agachar na posição normal só que usar a força para impulsionar o corpo e pular, não senti dor durante e nem depois de fazer, mas sinto um incomodo, como se tivesse alguma coisa ali no joelho, enfim vou no médico essa semana denovo pra tentar resolver isso de vez.

Agora ao que interessa, eu optei por fazer o agachamento com calço por que eu não tinha equilíbrio para fazer sem ele, eu ficava 'caindo' para traz, e com o calço eu conseguia fazer o agachamento completo.

O que eu quero saber e se tem como parar de precisar dele, por exemplo, um lutador de Muay Thay, assim como um de capoeira, conseguem chutar bem alto, e isso devido ao treino, lembro que quando eu era pequeno eu chutava acima da altura da minha cabeça facilmente, hoje tenho dificuldade em chutar na linha da altura do peito, só que pra chutar mais alto eu só preciso fazer uns alongamentos por uns tempos que logo voltaria a chutar alto.

Ai é que está, teria como alongar algum músculo tipo a parte de traz da coxa ou sei la, de uma forma que me possibilitasse fazer o agachamento sem precisar do calço? Tenho 1.80 de altura e pernas normais digamos assim, não são curtas nem compridas têm um tamanho proporcional.

Tenho certeza q minha lesão veio devido ao conjunto tênis macio + anilha redonda de calço, e quero evitar futuros riscos, estou até tentando comprar um tenis de WEIGHTLIFTING/POWERLIFTING para diminuir mais ainda os riscos.

enfim é isso, se puderem, me ajudem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Cara, não precisa investir muito pra comprar tênis caro, pois basta usar um tênis que tenha a sola dura, sem sistema de amortecimento. Se a sola for fina, melhor ainda. Algo tipo All Star já resolve.

Quanto ao calço no calcanhar, você nem deveria ter começado a usa-lo, pois se acostumou mal. Provavelmente a sua dificuldade se deve ao fato de estar com encurtamento nos posteriores da coxa, pois esses músculos, quando encurtados, puxam o quadril para trás na parte baixa do agachamento. Use uma abertura de pernas mais ou menos equivalente a largura dos ombros com as pontas dos pés ligeiramente voltadas para fora (posição DEZ PRAS DUAS dos ponteiros do relógio).

Como você vai fazer o SL5X5, provavelmente começará com cargas bem baixas, como o programa prevê. Aproveite essa carga baixa para ir aperfeiçoando a técnica. Vai alongando os posteriores e a lombar e tentando usar a técnica mais adequada para tentar acertar esse agachamento. A prática leva à perfeição.

Tem um tópico que pode ajudar em relação aos alongamentos, pois tem alguma coisa sobre alongamento dos posteriores da coxa:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não precisa investir muito pra comprar tênis caro, pois basta usar um tênis que tenha a sola dura, sem sistema de amortecimento. Se a sola for fina, melhor ainda. Algo tipo All Star já resolve.

Quanto ao calço no calcanhar, você nem deveria ter começado a usa-lo, pois se acostumou mal. Provavelmente a sua dificuldade se deve ao fato de estar com encurtamento nos posteriores da coxa, pois esses músculos, quando encurtados, puxam o quadril para trás na parte baixa do agachamento. Use uma abertura de pernas mais ou menos equivalente a largura dos ombros com as pontas dos pés ligeiramente voltadas para fora (posição DEZ PRAS DUAS dos ponteiros do relógio).

Como você vai fazer o SL5X5, provavelmente começará com cargas bem baixas, como o programa prevê. Aproveite essa carga baixa para ir aperfeiçoando a técnica. Vai alongando os posteriores e a lombar e tentando usar a técnica mais adequada para tentar acertar esse agachamento. A prática leva à perfeição.

Tem um tópico que pode ajudar em relação aos alongamentos, pois tem alguma coisa sobre alongamento dos posteriores da coxa: http://www.hipertrof...-lombar-normal/

A questão do tênis é por que surgiu uma oportunidade de compra, ai como eu já queria ele a muito tempo ,se der certo, acho que vou pegar ele. E se não der certo eu estou pretendo comprar allstar mesmo =]

Sim, eu já fazia o agachamento com essa mesma técnica que você falou, inclusive aprendi com o vídeo do Mark Rippetoe e fui auxiliado por 3 instrutores que me pareciam muito bons, eles já conheciam o método SS e SL, então não eram só mais esses ramdoms que insistem em ABC2x coisa e tal. E realmente me acostumei mal com os calços, o problema que eu tive, foi em um dia que eu estava agachando só para aquecer, minha lesão se deu mesmo pela anilha ter escorregado um pouquinho só, e o tênis macio deu uma variada sei lá. Isso foi chato por que eu estava em uma faze muito boa, tinha ultrapassado o peso corporal no agacho e estava longe de um deload ainda.

Bom eu já tinha lido em algum lugar sobre esse encurtamento da parte posterior da coxa, eu vi o seu vídeo e eu já faço aquilo no aquecimento de JJ, agente aquece bem a lombar antes do treino, nunca tive problemas com lombar.

Você(s) acha(m) que se eu fizer esses alongamentos aqui:

http://img257.images...5472/seated.jpg

http://img202.images...chsingleleg.jpg

http://img80.imagesh...seatedchair.jpg

http://img291.images...edsingleleg.jpg

dentre outros que tem nesse tópico (http://www.hipertrof...2-alongamentos/) para posterior,

Eu poderia resolver esse problema de encurtamento ?

Editado por DiegoM
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Eu costumo alongar antes do agachamento fazendo Good Morning... ajuda pra caramba.

Stiff também é muito bom para isso.

Diego, acho que dificilmente alguém aqui vai poder dizer: faz tal agachamento que vai resolver. Experimente, veja o que funciona para você. E use um tênis com sola plana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu costumo alongar antes do agachamento fazendo Good Morning... ajuda pra caramba.

Stiff também é muito bom para isso.

Diego, acho que dificilmente alguém aqui vai poder dizer: faz tal agachamento que vai resolver. Experimente, veja o que funciona para você. E use um tênis com sola plana.

Pois é, eu já imaginava isso, mas alguém poderia ter passado por isso talvez. Mas minha duvida nem é tanto como agachar, na real mesmo eu quero saber se tem como resolver esse problema de encurtamento da posterior da coxa com alongamentos, eu acho que tem, mas posso estar errado sei la.

po muito bom esse good morning irei testa-lo com certeza, parece que alonga bem a posterior da coxa.

Editado por DiegoM
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

eu sinceramente não sei, até onde eu sei o alongamento ajuda durante o treino; ele é só de curto prazo, no dia seguinte, por exemplo, já não tem efeito. Eu noto isso muito bem, no dia em que faço agachamento consigo chegar até o chão com praticamente a mão inteira; no dia seguinte eu mal e mal encosto a ponta do dedo.

Imagino que, para resolver a longo prazo o problema de encurtamento, outro tipo de exercício deva ser realizado (talvez de mobilidade).

Mas o good morning é bom mesmo, e alonga bastante os posteriores. Eu faço só com a barra, 10 repetições, já ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu sinceramente não sei, até onde eu sei o alongamento ajuda durante o treino; ele é só de curto prazo, no dia seguinte, por exemplo, já não tem efeito. Eu noto isso muito bem, no dia em que faço agachamento consigo chegar até o chão com praticamente a mão inteira; no dia seguinte eu mal e mal encosto a ponta do dedo.

Imagino que, para resolver a longo prazo o problema de encurtamento, outro tipo de exercício deva ser realizado (talvez de mobilidade).

Mas o good morning é bom mesmo, e alonga bastante os posteriores. Eu faço só com a barra, 10 repetições, já ajuda.

Pois é, mas pense comigo, uma pessoa quando começa a treinar alguma arte marcial, ela não consegue chutar muito alto, mas conforme ela vai treinando e alongando a perna logo ela consegue chutar facilmente acima da altura da cabeça, creio que aconteça a mesma coisa com isso que eu falei, bom, irei testar, esse é o tipo de coisa que só o tempo vai dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...