Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estudantes Protestam Contra A Presença Da Pm Na Usp


Tanin

Posts Recomendados

  • Supermoderador

Mas o fato de não se conseguir provar também não significa que eles não foram manipulados. E não é só isso que está em jogo nessa manifestação dos estudantes.

O que é mais grave é o que eu comentei no meu post acima. A percepção que as pessoas têm do Estado e da sua atuação nos interesses da sociedade. A credibilidade de uma instituição como a PM não só em SP, mas em todo o país. É triste a realidade atual. E o fato de a polícia comprar uma briga envolvendo um assunto que uma grande parcela da comunidade acadêmica tem um posicionamento contrário ao Estado só agrava essa situação.

Enfim, é uma discussão muito complexa. Chega um ponto em que sociologicamente e filosoficamente fica difícil de dizer o que é o certo ou o errado.

Eu não concordo com a atuação da polícia, acho que o sistema é corrupto e a grande maioria dos policiais são completamente despreparados. Acho também que a justiça não funciona para atender os interesses da sociedade, assim como o nosso poder legislativo está infestado de gente aproveitadora e sem caráter. Mas nem por isso concordo com a atitude dos alunos da USP.

Sem duvidas, a possibilidade que foram manipulados existem, mas até saber se realmente foram é outros 500 (e que dificilmente virão a tona).

Como eu disse antes o que ficou feio mesmo foi o estopim do inicio desse protesto desse pequeno grupo de estudantes (em comparação com a universidade como um todo), que foi por causa da apreensão dos caras portando drogas o que basicamente condenou as causas sociais que sugerem estar defendendo (sem entrar muito na discussão sobre ser basicamente as mesmas da ditadura).

Se tivesse sido um protesto fora desse começo (defesa aos caras portando drogas), quem sabe eu até estaria concordando com bastante coisa do sobre o que eles protestam, mas juntando esse começo + ideais defendidos + alguns manés que comecaram a violência (canivete, tentando tacar sei la o que em cima dos policiais tb), ficou já para o lado de baderna mesmo para defender causas perdidas (como eu disse, os caras dando uma de revolucionarios contra os "conservadores" < governo, universidade, policia >, "tirania", etc).

Isso me faz pensar se caso a policia então fosse preparada e voltasse lá, qual seria a reação destes revolts. Se seria ainda de "não queremos policia por novos X motivos", se repetiriam os mesmos motivos ou se parariam de peida na farinha e aproveitariam que ao menos tem policial por perto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Sem duvidas, a possibilidade que foram manipulados existem, mas até saber se realmente foram é outros 500 (e que dificilmente virão a tona).

Como eu disse antes o que ficou feio mesmo foi o estopim do inicio desse protesto desse pequeno grupo de estudantes (em comparação com a universidade como um todo), que foi por causa da apreensão dos caras portando drogas o que basicamente condenou as causas sociais que sugerem estar defendendo (sem entrar muito na discussão sobre ser basicamente as mesmas da ditadura).

Se tivesse sido um protesto fora desse começo (defesa aos caras portando drogas), quem sabe eu até estaria concordando com bastante coisa do sobre o que eles protestam, mas juntando esse começo + ideais defendidos + alguns manés que comecaram a violência (canivete, tentando tacar sei la o que em cima dos policiais tb), ficou já para o lado de baderna mesmo para defender causas perdidas (como eu disse, os caras dando uma de revolucionarios contra os "conservadores" < governo, universidade, policia >, "tirania", etc).

Isso me faz pensar se caso a policia então fosse preparada e voltasse lá, qual seria a reação destes revolts. Se seria ainda de "não queremos policia por novos X motivos", se repetiriam os mesmos motivos ou se parariam de peida na farinha e aproveitariam que ao menos tem policial por perto.

E bastaria serem competentes? Talvez tivessem evitado o episódio em questão, mas e o resto? A sociedade em geral não tem o menor respeito pela polícia, infelizmente. Eu acho que hoje ninguém vê um policial como um funcionário do Estado capaz de promover a segurança pública e a ordem. Infelizmente é isso que acontece. O que eu vejo na rua é o policial em conluio com o flanelinha, ou com o cambista do show. É o policial que para a viatura na vaga de deficiente, ou que liga a sirene no engarrafamento porque está sem paciência. Ou o policial que dá carteirada na balada, entra armado e bebe todas. Ou o policial que para você na blitz e faz questão de fazer daquilo uma situação totalmente hostil. É lógico que nem todos são assim, mas o que chega para a sociedade é isso.

E eu falo com conhecimento de causa, pois tenho alguns amigos (inclusive familiares) policiais e afirmo com toda a segurança que nenhum deles tem o preparo necessário para agir até mesmo nas situações mais simples. Eu diria que uma boa parte deles não tem o preparo necessário sequer para portarem uma arma (mas fazem questão de levarem uma na cintura até para irem à padaria).

Aí você tem uma situação de conflito, com protestos dos estudantes (sejam eles válidos ou não) e os caras resolvem abordar os estudantes no meio de um tumulto, insistem em levá-los à delegacia mesmo com os protestos e quando uma pessoa perde a cabeça resolvem revidar em cima de toda a multidão. Pra no final acontecer o quê? Liberarem os três estudantes.

Então da mesma forma que foi desnecessária a reação dos alunos, foi desnecessária a atuação dos policiais, como nos mostra o desfecho da história. Agora daí a entrar no mérito de quem tinha razão é um longo caminho que eu não pretendo discutir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem pelo que eu saiba a maconha não é legalizada no país, ou seja se um policial ver os caras fumando maconha e claro que vai haver repressão por partes dos policiais , afinal estao cumprindo a lei.. A faculdade e um lugar publico .. quando estudava na faculdade nao gostava nadinha de tentar estudar na pracinha da faculdade e ter que ficar aturando cheiro de maconha queimando,, ou seja eu que teria que me retirar do lugar.. porque eu iria la pedir para dois caras fumando maconha eles ja noiados " ai colega da para voce fazer isso no banheiro da tua casa:"...a vontade seria de chamar a policia e mandar eles p... mas enfim se a causa do conflito de voces nao e a maconha escolherem um pessima hora de escolher o estopim para o motim a prisão dos alunos maconheiros.. pois a midia toda repassa essa informação ainda mais da maneira como invadiram o predio, e ainda por cima voces nao sendo a maioria da classe estudantil , se a causa de voces é nobre para quer esconder o rosto e promover quebra quebra????? ja participei de manifestações mas nunca escondi meu rosto afinal estava lutando pelo meu direito..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1: Não eram três maconheiros, eram três TRAFICANTES. Eles estavam com quantidade de maconha que caracteriza tráfico. 2: Reportagem do jornal "O Estadão" mostra exatamente o que aconteceu após o convenio USP-PM. Por Luísa Alcade: A Polícia Militar fez um levantamento comparando dados de criminalidade de 80 dias antes do assassinato do estudante Felipe Ramos de Paiva, em maio, com os 80 dias subsequentes, descontando o mês de julho, em razão do recesso escolar. Depois do assassinato de Felipe e com a presença de policiais no campus, os furtos de veículos caíram 90% (apenas dois casos foram registrados, ante os 20 anteriores). Já roubos em geral passaram de 18 para 6, uma redução de 66,7%. Roubos de veículos caíram 92,3%, passando de 13 para 1. Outros dois crimes que tiveram redução foram lesão corporal, que caiu de nove para dois casos (queda de 77,8%), e seqüestro relâmpago, de 8 para 1 (redução de 87,5%). Os dados estão em boletins de ocorrência registrados nas delegacias do entorno da Cidade Universitária. Dos 103 boletins de furtos registrados depois da morte ante os 107 do período anterior, apenas 20 ocorreram em via pública, sendo 19 no interior de veículos, dos quais em 12 o objeto visado foi o estepe do carro. O outro furto foi de uma placa de veículo. Os outros 83 casos aconteceram no interior das unidades, onde a PM não entra. Nesses locais, a competência de garantir a segurança é das empresas privadas de vigilância, contratadas pelas próprias unidades, ou da Guarda Universitária da USP. 3: Na noite de terça, 1.º de novembro, uma assembléia de cinco horas de duração no vão do prédio da História decidiu, por 559 votos contra 458, PELO FIM da ocupação do edifício da diretoria da FFLCH. Mas como para esquerdopata votação boa é aquela onde se ganha, eles resolveram INVADIR a reitoria. 4: A solução é simples, façam um plebiscito, com todos os alunos da universidade. (Todos sabemos qual seria o resultado e obviamente não adiantaria nada). (tópico 3) esses são os FATOS. Interprete como quiser...

Posso interpretar então?

1) Eram 3 estudantes dentro do carro, que foram achados bolando um baseado. A quantidade no total era de 30g se eu não me engano, o que não é enquadrado como crime, muito menos por tráfico. Os 3 depois da delegacia apenas tiveram que assinar o B.O. e pagar uma cesta básica para alguma ONG ou coisa do gênero.

Fica a dica: antes de afirmar uma besteira desse tamanho, meu amigo, dê uma pesquisadinha. Pega mal você pegar o bonde andando e soltar uma informação dessas ahhahahahaha beijos

2) Dados bem suspeitos, esses. Pelo que EU tenho visto, muita coisa ainda acontece na USP, muito estupro, assalto, etc. Para você entender melhor o belíssimo trabalho que a PM anda fazendo na USP, entra nesse link aqui. Se não estiver abrindo, pode deixar que eu coloco o texto inteiro num post separado.

3) Eu estava nessa assembleia, votando pela desocupação da Reitoria. Faça-me o favor apenas de não generalizar a esquerda do movimento estudantil, e misturar quem é a favor da ocupação e contra a pm e quem é contra a ocupação e a pm. Os ultras não podem de jeito nenhum ser misturados com a esquerda coerente.

4) AH JURA? Essa hora vai chegar, e eu quero muito que chegue logo, pra fazer toda essa bosta de imagem da mídia de que os estudantes na usp são "a favor" seja derrubada.

EDIT:

Danilorf,

E o HangOver colocou bons pontos, principalmente quanto a assembleia (que além do citado, segundo o Papo de Homem, foi feito em horario de aula + evento pró-PM só para diminuir os votos contrarios).

Nao que eu tenha uma posicao definida, mas depois de ler todos textos apresentados até aqui, tenho mais motivos (meu ponto de vista) para acreditar que é um bando de pseudo-revolucionario fazendo baderna do que um bando de intelectuais batalhando por uma causa fundamental. Claro que tem os dois no meio, mas me parece que a primeira opcao está dominando.

craw69, sinto-lhe informar, mas os dados do Papo de Homem são FALSOS. A data do protesto pró-pm foi decidido DEPOIS da Assembleia Geral, e convenhamos que é meio difícil fazer uma assembleia em dia útil da semana (porque nos finais muitos estudantes moram do interior e saem da cidade) que não seja em horário de aula, visto que as aulas na USP são nos 3 períodos. Para você ter uma noção da merda, ainda, a realização da assembleia ainda se extendeu 1 hora e meia depois do teto previsto de 22 horas, SÓ para fazer a contagem de votos para que fosse decidido a desocupação da adm da FFLCH. Cuidado para não acreditar em qualquer coisa, muito menos em supostas intenções e planos mirabolantes... por mim, essa matéria do PdH poderia ser jogada inteirinha no lixo, justamente pelo enorme número de mentirinhas que são contadas pelo texto inteiro.

Eu vejo 3 agentes principais nesse episódio inteiro: Um grupo de direita, fortalecido pela mídia e pela reitoria, que prega a permanência da PM no campus junto com todo o resto do projeto do Rodas para a USP; Um grupo extremamente minoritário até mesmo dentro do movimento estudantil, composto por ultra-esquerdistas, que lideraram todas as ocupações e tumultos até agora (vale lembrar que este grupo, apesar de pequeno, tem a imagem mais explorada pela mídia, e faz mais barulho dentro da universidade); e finalmente, um terceiro grupo, de esquerda também, que propõe a mobilização e politização total dos estudantes ao redor deste debate, contra a presença da PM no campus mas que não concorda com o método pelo qual a ultra-esquerda tem se utilizado para isso. Na minha opinião, craw, o grande objetivo da mídia é fazer com que estes 2 grupos pareçam 1 só, para que o apoio popular do mais moderado seja prejudicado. Deve existir uma CLARA separação entre esses grupos de esquerda.

Aliás, vai aqui uma entrevista muito interessante da Folha com um dos diretores do DCE-Livre da USP, o Thiago Aguiar ( com certeza absoluta uma das pessoas mais inteligentes e sensatas que eu já conheci em toda a minha vida):

www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1001372-ocupar-reitoria-foi-iniciativa-da-minoria-diz-diretor-do-dce-da-usp.shtml

Peço a todos que leiam a entrevista com atenção. Acho bem improvável que ainda existam dúvidas quanto a minha posição e do DCE depois dessa leitura.

Editado por MatheusJ
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, toda vez que o Matheus posta eu mudo de opiniao :D ;voce ta com argumentos coerentes, e por ta a par da situaçao, acredito mais em voce do que na mídia, que manipula as informaçoes e dados do jeito que quer. Continue postando aqui, pois tem bastante gente curiosa sobre essa situaçao um tanto desnecessaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MatheusJ,tudo que postam contra é falso,mas tudo que tu posta a favor é verdade,ao menos da uma disfarçada mano,tu tem que ser imparcial se quiser que te deem alguma credibilidade

Como é possível ser imparcial se eu testemunhei com meus próprios olhos os fatos acontecendo?! Minha posição aqui é, acima de tudo, de uma testemunha do que vem ocorrendo na USP. Além de dar a minha opinião sobre os fatos, eu esclareço tudo o que não é real que está sendo colocado. Aliás, pode ver que muita coisa é de fato real, mas analizado de uma forma claramente deturpada. Nada mais do que meu DEVER de colocar tudo isso a limpo, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso interpretar então?

1) Eram 3 estudantes dentro do carro, que foram achados bolando um baseado. A quantidade no total era de 30g se eu não me engano, o que não é enquadrado como crime, muito menos por tráfico. Os 3 depois da delegacia apenas tiveram que assinar o B.O. e pagar uma cesta básica para alguma ONG ou coisa do gênero.

Fica a dica: antes de afirmar uma besteira desse tamanho, meu amigo, dê uma pesquisadinha. Pega mal você pegar o bonde andando e soltar uma informação dessas ahhahahahaha beijos

2) Dados bem suspeitos, esses. Pelo que EU tenho visto, muita coisa ainda acontece na USP, muito estupro, assalto, etc. Para você entender melhor o belíssimo trabalho que a PM anda fazendo na USP, entra nesse link aqui. Se não estiver abrindo, pode deixar que eu coloco o texto inteiro num post separado.

3) Eu estava nessa assembleia, votando pela desocupação da Reitoria. Faça-me o favor apenas de não generalizar a esquerda do movimento estudantil, e misturar quem é a favor da ocupação e contra a pm e quem é contra a ocupação e a pm. Os ultras não podem de jeito nenhum ser misturados com a esquerda coerente.

4) AH JURA? Essa hora vai chegar, e eu quero muito que chegue logo, pra fazer toda essa bosta de imagem da mídia de que os estudantes na usp são "a favor" seja derrubada.

1) muitas coisas caracterizam o tráfico, não necessariamente a quantidade.

Lei nº. 11.343/06

Art. 33. Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar.

Tudo isso ai é caracterizado como tráfico. Mesmo assim, 30g de Maconha, já é tráfico.

2) É claro que você ia falar que os dados OFICIAIS eram falsos. Simples, invés de ficar acusando os dados, porque não me mostra apenas 2 pessoas que tiveram seus veícuos roubados, ou então, 3 pessoas que tiveram seus veículos furtados ou 2 pessoas que sofreram sequestro relampago.

Se a usp está tão violenta assim, não será dificil encontrar algumas vítimas, não é mesmo?

3) Só "ataquei" a esquerda porque alquem (como de costume) culpou a direita.

4) A grande maioria dos estudantes são A FAVOR dos PMs.

o que exatamente penso sobre isso tudo:

tumblr_lu5knnfKKD1qzt28ko1_500.jpg

invasor-da-usp-gap.jpg

Editado por HaNg~OvEr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...