Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ensino Do Brasil É Uma Bosta Mesmo Viu...


matheuslol

Posts Recomendados

to com preguiça de responder todo mundo que eu to afim de responder rs, fiquei um tempo sem PC e agora vejo o topico cheio de comentários xD, depois eu leio tudo com calma e continuo a discussão, a galera ta levando bem a conversa aqui, com algumas exceções rs

só uma coisa, se é pra vim falar que criticar o sistema de educação brasileiro é coisa de preguiçoso que não ta afim de estudar as matérias que não gosta, melhor nem vir aqui comentar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Só concordo na parte de adicionar matérias, opiniar para retirar matérias é pq vc foi PREGUIÇOSO na hora de estuda-las e quer tira- las, se o ensino das matérias já aplicadas fosse realmente feito como manda na teoria, ai sim seria muito benéfico...

Porem acontece de outro modo né amigo, vc vê coisas no 3º ano do EM que NUNCA irá usar na vida (vide geometrica analitica, calculo diferencial e noções de integrais).. orações subordinadas...seria melhor mesmo reformular o que seria aplicado em cada matéria mesmo né

Isso entra em outro mérito, por exemplo, se vc for querer ser um engenheiro projetista, aprender fisica quantica não vale muito a pena pra sua carreira, ai entraria no ambito do currículo das faculdades, que estão totalmente desatualizadas. Pra que um engenheiro se matar com calculo e geometria analítica durante 3 anos da vida dele???. Essas merdas poderiam ser optativas e o curso focar mais nas disciplinas especificas, deixadas em 2º plano em todas as faculdades.

Engraçado que isso não acontece nos cursos de tecnologia (recem criados pelo governo federal)

Aposto que a galera toda aqui ia amar um curso superior de tecnologia em musculação e fisiculturismo, iam aprender mais sobre a area, se formariam mais rápido do que um mero estudante de E.F, que aprenderia nem 1/2 do conhecimento por exemplo.

Defendo a ideia do curriculo obrigatório do EF/EM ser: (língua portuguesa (dividida em gramatica e int. de texto) e matemática (dividida em financeira, álgebra e geometria e física), estudos sociais (história do brasil e mundial, geografia do brasil e geral), Ciências (dividida em Biologia/Programas de Saúde e Química).

Inglês, espanhol, Informatica, Ed. Fisica, Artes e Sociologia entrariam como optativas. De preferencia em Ensino Integral, porém teria que construir mais escolas, e contratar mais professores né??

Talvez seria a mais polemica solução, mas agradaria a maioria. alinhado com investimentos nos professores e mudança da avaliação (sairia a maldita Prova e colocaria uma especie de avaliação continuada igual as Etecs fazem, alunos fazem trabalhos práticos e não se se preocupam com prova alguma)

Resumindo tudo; a educação no brasil é uma bosta, e se não fizerem uma revolução vai de mal a pior.. Depois vem as empresas dizendo que não existe gente qualificada pro mercado de trabalho... I CAN'T né pessoal

Editado por Rafael.TI
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

to com preguiça de responder todo mundo que eu to afim de responder rs, fiquei um tempo sem PC e agora vejo o topico cheio de comentários xD, depois eu leio tudo com calma e continuo a discussão, a galera ta levando bem a conversa aqui, com algumas exceções rs

só uma coisa, se é pra vim falar que criticar o sistema de educação brasileiro é coisa de preguiçoso que não ta afim de estudar as matérias que não gosta, melhor nem vir aqui comentar...

Queria o q fera? Pessoal é preguiçoso demais pra argumentar algo, então inventa logo q é preguiça, q é culpa dos pais, do ensino, e bla bla, e no final não se chega a lugar nenhum. Ou seja, joga a sujeira pra debaixo do tapete, igualzinho os politicos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria o q fera? Pessoal é preguiçoso demais pra argumentar algo, então inventa logo q é preguiça, q é culpa dos pais, do ensino, e bla bla, e no final não se chega a lugar nenhum. Ou seja, joga a sujeira pra debaixo do tapete, igualzinho os politicos...

pois é manolo, o pessoal tem que entender que o nosso sistema de ensino tem muitas falhas, não é questão de ser preguiçoso, é só olhar o ranking das universidades, a melhor brasileira rankeada foi a USP, e não aparece nem entre as 100 primeiras do mundo, tem alguma coisa de errada aí, ta longe de ser preguiça o motivo pra essa discussão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é manolo, o pessoal tem que entender que o nosso sistema de ensino tem muitas falhas, não é questão de ser preguiçoso, é só olhar o ranking das universidades, a melhor brasileira rankeada foi a USP, e não aparece nem entre as 100 primeiras do mundo, tem alguma coisa de errada aí, ta longe de ser preguiça o motivo pra essa discussão

Eu falei uns posts atrás que até MBA possui matérias desnecessárias ao ensino, imagine faculdade, e ensino médio!! Se não muda nem no topo, o q dirá da base,a qual se passa de qq maneira os jovens para que as notas aumentem e o nivel nacional suba comparado a média mundial. E o q isso significa? mais reconhecimento e dinheiro entrando nos cofres do governo! Então acham msm q irão mudar alguma coisa? Que irão se preocupar em mudar as matérias, sabendo que estudando ou não se passa da mesma forma? "Ahhhh mas particular deveria ser diferente!". Não é! A instituição responde ao mesmo governo, tem q apresentar médias consistentes, e a unica diferença é q vc paga para estudar, e parte dali é descontao em imposto para ajudar a dar "ensino" a uma criança no colegio publico. Fora que de anos pra cá nem professor é respeitado mais em colégio particular, pois se processa por qq coisa hj em dia, fora a média q diminuiu(para evitar repetições). Faltas são abonadas a todo instante, e nem o MEC nem ninguem tá nem ai pra nada. Querem mais é aumentar carga horária para mostrar aomundo que estamos estudando mais. Governo dá bolsas pra quas todo mundo, e mostra aomundo que dá estudo a quem deseja, e não é bem assim. Maior parte já é armado, e vc se endivida até não poder mais. Escolas técnicas hoje dão mt mais emprego do que alguem q sai de uma faculdade, e pq? Pq já saem com qualificação profissional, sabendo o q vai fazer, com auxilio, estudo sério, e na área que vc precisa aprender, sem lero lero. E na faculdade??? Só preguiçoso não estuda as outras matérias? Pô um periodo possui entre 12 e 20 matérias, sendo metade desnecessário. Exemplo ciencia da computação, você possui em um periodo fisica/quimica(??)/história/assembler(o que!!??)/basic(o que!??)/javascript(o que???) e outras q me fogem agora. Matéria q presta msm, é pouca. E digo mais! O q vc aprende, pelo menos nesta área, é no ensino técnico(3 anos antes da faculdade) e nos cursos fora da faculdade, pq na faculdade msm, é só pra pegar o diploma.

"Ah ligabo, vc é um fanfarrão."

Tudo bem, eu digo que na minha área foi assim. e duvido que foge muito(tirando área de saúde).

Buraco é mt mais embaixo do q vir aqui e dizer "é só preguiça e bla bla bla..."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interpretem um pouco mais, estou falando sobre ensino médio, vocês tem que concordar que na faculdade já varia muito, tanto as matérias, como o que cada uma deles, mesmo se iguais, vão se aprofundar, isso depende do professor, estilo da faculdade e outros motivos.

Além disso um ponto que eu não falei, pq acho que muita gente não releva é o do conhecimento geral, eu não acho interessante ficar olhando só pro meu assunto e me tornar num homem das cavernas alienado e especializado...( só metafora, não estou querendo ofender)

Portanto dois pontos principais, não estou falando de ensino superior para cima, até pq as necessidades do mercado mudam e assim precisa-se de uma maior mobilidade das matérias a partir daí.

Oque eu falo é do ensino médio que não foi difícil, era só estudar, que o máximo que aconteceria era você saber demais...

Além disso eu acho sim que bons professores de geoglrafia e história que vão te dar o senso crítico adequado, já que muitos vão para faculdade de exatas e de biomédicas se "excluindo" dessa visão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Escolas técnicas hoje dão mt mais emprego do que alguem q sai de uma faculdade, e pq? Pq já saem com qualificação profissional, sabendo o q vai fazer, com auxilio, estudo sério, e na área que vc precisa aprender, sem lero lero. E na faculdade??? Só preguiçoso não estuda as outras matérias? Pô um periodo possui entre 12 e 20 matérias, sendo metade desnecessário. Exemplo ciencia da computação, você possui em um periodo fisica/quimica(??)/história/assembler(o que!!??)/basic(o que!??)/javascript(o que???) e outras q me fogem agora. Matéria q presta msm, é pouca. E digo mais! O q vc aprende, pelo menos nesta área, é no ensino técnico(3 anos antes da faculdade) e nos cursos fora da faculdade, pq na faculdade msm, é só pra pegar o diploma.

Esc. Tecnicas >>>>>Faculdades.

vc aprende a área nua e crua, sem lero lero mesmo. Mas queria aproveitar o gancho e pedir sua opinião sobre os cursos tecnólogos, recem criados pelo governo, vc acha eles melhores do que o cursos tradicionais (bacharelados)?

lembrei aqui que eu mandei meu professor de calculo diferencial quando fazia computação a merda porque além de não ensinar a materia inutil direito, queria que os alunos façam a disciplina do jeito dele.

e ainda tinha que aturar materias como

* Geometria Analitica

* Geometria Vetorial

* Algebra Linear

* Matématica Financeira (como se computação tivesse algo a ver com administração)

de programação mesmo e computação as grades limitam muito (não passa de 1-2 matérias por semestre, e ainda o que vc aprende é muito pouco ou é velho/antigo pro que o mercado pede pro profissional).

Depois disso eu me decepcionei com as faculdades, podem me chamar de mercenário e o escambau mas prefiro estudar as materias especificas fora dela e comprar um diploma falso, no fim das contas vai dar tdo mundo no mesmo saco, só que no meu caso, gastaria menos dinheiro.

Editado por Rafael.TI
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esc. Tecnicas >>>>>Faculdades.

vc aprende a área nua e crua, sem lero lero mesmo. Mas queria aproveitar o gancho e pedir sua opinião sobre os cursos tecnólogos, recem criados pelo governo, vc acha eles melhores do que o cursos tradicionais (bacharelados)?

Depois disso eu me decepcionei com as faculdades, podem me chamar de mercenário e o escambau mas prefiro estudar as materias especificas fora dela e comprar um diploma falso, no fim das contas vai dar tdo mundo no mesmo saco, só que no meu caso, gastaria menos dinheiro.

Depende da Faculdade né cara, se tivesse curso técnico para médico ia dar merda, se enfermeiros e técnicos de enfermagem não tivessem uma diferença tão bem definida ia dar merda.

Áliás uma função da área de saúde que a pessoa apresenta uma habilidade técnica muito boa mas uma abordagem ruim é mal falada, então tem não tem essa de escolas técnicas serem melhores que faculdade, você pode falar por sua área, mas pela minha esse dado nunca irá conferir...

Mas educação é assim, tem áreas diferentes necessidades diferentes. No Ensino médio uma base ampla eu acho bem necessária, se a pessoa escolhe uma atividade técnica. que seja junta dessa base ampla.

Editado por Gustave
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Esc. Tecnicas >>>>>Faculdades.

vc aprende a área nua e crua, sem lero lero mesmo. Mas queria aproveitar o gancho e pedir sua opinião sobre os cursos tecnólogos, recem criados pelo governo, vc acha eles melhores do que o cursos tradicionais (bacharelados)?

lembrei aqui que eu mandei meu professor de calculo diferencial quando fazia computação a merda porque além de não ensinar a materia inutil direito, queria que os alunos façam a disciplina do jeito dele.

e ainda tinha que aturar materias como

* Geometria Analitica

* Geometria Vetorial

* Algebra Linear

* Matématica Financeira (como se computação tivesse algo a ver com administração)

de programação mesmo e computação as grades limitam muito (não passa de 1-2 matérias por semestre, e ainda o que vc aprende é muito pouco ou é velho/antigo pro que o mercado pede pro profissional).

Depois disso eu me decepcionei com as faculdades, podem me chamar de mercenário e o escambau mas prefiro estudar as materias especificas fora dela e comprar um diploma falso, no fim das contas vai dar tdo mundo no mesmo saco, só que no meu caso, gastaria menos dinheiro.

Não é por que vc não usa estas matérias no teu dia-dia seja lá fazendo qual trabalhos de TI, que elas não servem pra nada ou foram dadas "por acaso" (no caso das que vc citou).

Ou vc acha que geometria vetorial não é usada em programação de jogos, simulações, etc?

Ou geometria analitica e algebra não é usada para fazer rotinas e algoritimos para solução de problemas de um monte de áreas de engenharia, medicina, biologia, etc?

(se acha que não, deveria pesquisar mais os aplicativos usados nestas áreas e que tipo de calculos são feitos, te garanto que não são regra de três)

Se vc acha matematica financeira inutil e "só de administração", boa sorte com todos (incluindo governo) tomando o maximo do seu dinheiro sem vc nem saber =)

O pessoal esquece que tem MUITOS cursos em outros paises com as grades parecidas com a maioria das nossas, incluindo as "matérias inúteis"....misteriosamente elas conseguem ser mais bem votadas que a nossas. Parte por culpa dos alunos, parte por culpa de governo (no quesito: preparação de professores, etc)

Editado por krebz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende da Faculdade né cara, se tivesse curso técnico para médico ia dar merda, se enfermeiros e técnicos de enfermagem não tivessem uma diferença tão bem definida ia dar merda.

Áliás uma função da área de saúde que a pessoa apresenta uma habilidade técnica muito boa mas uma abordagem ruim é mal falada, então tem não tem essa de escolas técnicas serem melhores que faculdade, você pode falar por sua área, mas pela minha esse dado nunca irá conferir...

Mas educação é assim, tem áreas diferentes necessidades diferentes. No Ensino médio uma base ampla eu acho bem necessária, se a pessoa escolhe uma atividade técnica. que seja junta dessa base ampla.

Sim no caso de Saúde, o caso muda.. Estou falando na área de Exatas e Tecnológicas.

Não é por que vc não usa estas matérias no teu dia-dia seja lá fazendo qual trabalhos de TI, que elas não servem pra nada ou foram dadas "por acaso" (no caso das que vc citou).

Ou vc acha que geometria vetorial não é usada em programação de jogos, simulações, etc?

Ou geometria analitica e algebra não é usada para fazer rotinas e algoritimos para solução de problemas de um monte de áreas de engenharia, medicina, biologia, etc?

(se acha que não, deveria pesquisar mais os aplicativos usados nestas áreas e que tipo de calculos são feitos, te garanto que não são regra de três)

O problema brother que as faculdades de ciência da computação, por exemplo no fim das contas acabam não ensinando nada.

Reconhece-se que geometria é usada para várias áreas de Programação e até computação gráfica por exemplo, mas ainda assim não é necessária, pois a base mesmo é lógica computacional (conheço vários programadores que são PÉSSIMOS em exatas e não deixam de ser excelentes)

isso entra no âmbito do que o aluno quer, vc não não acharia o mais correto tornar elas optativas, assim por exemplo, um aluno que tem afinidade em outra área tem a chance de especializar cursando outras disciplinas no lugar? e ainda acaba enxugando a grade, formando ele mais rápido?

Matemática Financeira no caso de computação é inútil mesmo, apenas é valida caso vc for abrir uma empresa e ser empreendedor, mas para trabalho na área técnica mesmo não é necessário (volta a questão de torná-la optativa e é base da matemática no EF/EM)

Trabalhando em qualquer área de TI (fora programação e analise de sistemas) não necessitará aprofundar muito em matemática e geometria, apenas o básico de matemática servirá.

se vc continua discordando de mim compare uma grade de Computação com qualquer curso tecnólogo em TI (Redes, Analise e desenvolvimento de sistemas, Sistemas para internet) por exemplo, e veja a diferença nas disciplinas.

O problema do ensino superior aqui é o que MEC determinou o PERFIL FIXO de todos os cursos, através, de um currículo básico obrigatório, para depois irem para as especificas, e ainda assim tem diferença entre as faculdades.

Mas Esqueceu que o aluno possui habilidades e competencias especificas que deveriam ter treinadas desde o 1ºmódulo da faculdade

Editado por Rafael.TI
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...