Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Taurina


Bibiano

Posts Recomendados

Aminoacido Taurina

Pouco conhecida e divulgada, mas bastante utilizada na fabricação de energéticos como Red Bull a Taurina mostra-se um importante aminoacido, conheça um pouco mais desse aminoacido:

O nome Taurino deriva de Bos Touro (Bílis de Boi), da qual foi isolada pela primeira vez há mais 150 anos. Porém, foi somente há cerca de 25 anos que os cientistas identificaram suas diferentes funções. Como a Glutamina, a Taurina é um aminoácido que pode servir para tudo e todos. É absolutamente essencial em crianças lactantes, por isso, é um componente essencial do leite materno e de todas as formulas de leite e alimentos para bebês. Em adultos, ela não é mais essencial, com exceção de certas circunstâncias, como períodos de stresse, intenso treinamento ou no caso de deficiência.

A potencia enorme desse aminoácido quase sempre não é informado, e ainda não temos entendido completamente ou descoberto o papel que a Taurina exerce na nutrição humana. Não obstante, ela tem uma gama extensiva de aplicações, não só entre esportistas, mas também com relação á saúde em geral.

Todas as formas de stresse (trauma, operações cirúrgicas, fome, queimaduras, infecções, exercício intenso, alterações psicológicas, ansiedade, etc.) provocam uma depreção dos níveis de taurina e Glutamina nos músculos.

A taurina mostrou prevenir a degradação de proteínas estruturais em músculos esqueléticos.

Estudos em animais mostraram que há um aumento no desenvolvimento e crescimento dos músculos esqueléticos quando este aminoácido é incluído como suplemento na dieta.

Uma relação direta foi observada entre a suplementação de taurina e o aumento na síntese de proteína enquanto inibe a taxa de ecatabolismo induzida por stresse ou treinamento intenso. Isso significa um aumento na MASSA MUSCULAR MAGRA.

Há concentrações altas de taurina em músculos esqueléticos, em que é encontrada, principalmente, na sua forma livre.

A taurina mostrou estar envolvida nos mecanismos de excitação – contração de músculo esquelético, afetando a transmissão dos mais elétricos dirigidos para as fibras musculares. Isso é particularmente importante para assegurar um ótimo desempenho dos músculos. Evidencia cientificas: em um estudo feito em ratos, investigadores examinaram os músculos gastrocnêmio, sóleo e o músculo extensor longo dos dedos (ELD), tendo cortado previamente o estimulo nervoso a estes músculos por 28 dias. No ELD, um músculo no qual as fibras rápidas predominam, isso causou uma duplicação na concentração de taurina. No gastrocnêmio, um músculo com uma mistura de fibras lentas, a concentração de taurina aumentou, mas menos que no que no ELD.

No sóleo, no qual fibras lentas predominam, nenhuma mudança foi observada.

Conclusão: músculos demonstram uma resposta especifica a respeito da taurina: fibras rápidas são mais afetadas que fibras lentas. Sendo que em seres humanos as fibras mais rápidas hipertrofiam em resposta ao treinamento resistido, seria esperado que a taurina pudesse ajudar no crescimento de fibras musculares junto com treinamento de alta intensidade.

Fonte 1

Para que serve?

É usada nos energéticos por seu efeito desintoxicador, facilitando a excreção de substâncias pelo fígado que não são mais importantes ao corpo. Outro atributo relacionado a este aminoácido é de poder intensificar os efeitos da insulina, tendo sido responsável por um melhor funcionamento do metabolismo de glicose e aminoácidos, podendo auxiliar o anabolismo.

Dose recomendada

O consumo de 3 doses ao dia de 500mg cada reduz o catabolismo protéico.

Contra-indicação

Indivíduos com problemas renais ou hepáticos devem consultar um médico.

Parecer científico

As respostas sobre sua eficiência estão apenas começando a serem respondidas.

(Phillips, B. Sports supplement revew. 3ª ed. 1998)

Fonte 2

Moderação , dá um selo de qualidade e manda pros artigos de suplementação?! Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 26
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Essa semana andei pesquisando sobre a taurinatb, e aí vai parte do melhor artigo que encontrei! Posto a parte específica pra musculaçao!

Benefícios do uso da Taurina:

Até pouco tempo a principal função dada para a taurina era na sua importância na ajuda da formação do açido da bilis, necessários para absorção de lipídios. No fígado, a taurina é conjugada à ácidos biliares para formar os sais biliares, os quais são excretados na bile. Os sais biliares conjugados com a taurina são eficientes detergentes e bastante solúveis em água e, portanto, têm grande capacidade de emulsificar as gorduras dietéticas. Atualmente, existem evidências que a taurina participa de várias outras funções fisiológicas importantes:

- Tem ação osmorregulatória;

- Auxilia no desenvolvimento do sistema nervoso e neuromodulação;

- Ação antioxidante, combatendo os radicais livres que danificam as membranas celulares;

- Ação desintoxicante, facilitando a excreção de substâncias pelo fígado que não são mais importantes ao corpo;

- Fortalece e aumenta a força das contrações cardíacas e protege as células do coração;

- Diminui a pressão sanguínea de pacientes hipertensos;

- Estabiliza os níveis de colesterol no sangue;

- Pode beneficiar pacientes com doença hepática, como a hepatite aguda;

- Auxilia na estabilização das células da retina, protegendo as células fotoreceptoras da retina e regulando a pressão osmótica do olho;

- Age como modulador do crescimento, prevenindo retardo de crescimento infantil;

- É essencial para o normal desenvolvimento de recém-nascidos, e por esse motivo, é adicionada à fórmulas infantis comerciais.

Recomendações e toxicidade

Não existem recomendações diárias estabelecidas para este aminoácido, mas segundo alguns estudos, as necessidades diárias são estimadas em torno de 3 a 6gramas/dia.

Não há relatos na literatura de toxicidade por ingestão excessiva de taurina. Não foram observados efeitos adversos em indivíduos que receberam doses orais diárias de taurina variando de 3-6 gramas durante seis meses.

Efeitos da taurina nos músculos

A taurina mostrou estar envolvida nos mecanismos de excitação – contração de músculo esquelético, afetando a transmissão dos mais elétricos dirigidos para as fibras musculares. Isso é particularmente importante para assegurar um ótimo desempenho dos músculos.

Evidencia cientificas: em um estudo feito em ratos, investigadores examinaram os músculos gastrocnêmio, sóleo e o músculo extensor longo dos dedos (ELD), tendo cortado previamente o estimulo nervoso a estes músculos por 28 dias. No ELD, um músculo no qual as fibras rápidas predominam, isso causou uma duplicação na concentração de taurina. No gastrocnêmio, um músculo com uma mistura de fibras lentas, a concentração de taurina aumentou, mas menos que no que no ELD.

No sóleo, no qual fibras lentas predominam, nenhuma mudança foi observada.

Conclusão: músculos demonstram uma resposta especifica a respeito da taurina: fibras rápidas são mais afetadas que fibras lentas. Sendo que em seres humanos as fibras mais rápidas hipertrofiam em resposta ao treinamento resistido, seria esperado que a taurina pudesse ajudar no crescimento de fibras musculares junto com treinamento de alta intensidade.

Autor : informacaonutricional

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...