Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vitamina B (B6) - Sérios Problemas No Futuro?


halifax

Posts Recomendados

Estou suplementando complexo de Vitamina B + BCAA no meu cutting.

Com a leitura dos rótulos, percebi que tô ingerindo 10mg de Vitamina B6 todos os dias, ou seja, 769% do recomendado por dia!!!

Mesmo sabendo que essas % nao fazem muita diferenca pra pessoas que praticam musculacao/bodybuilding, esse número assusta.

Pesquisando mais sobre o assunto, deparei com o seguinte trecho no wikipedia inglês:

"Embora a vitamina B6 seja uma vitamina solúvel em água e excretada pela urina, as doses de vitamina em excesso durante longos períodos de tempo, podem resultar em dor e também em problemas neurológicos irreversíveis."

Devo parar de suplementar vitamina B? Com saúde nao se brinca...

Editado por halifax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

vitaminas do complexo B são hidrosoluveis, o que o corpo não precisa elimina com a urina, nã oacredito que apenas essa quantidade seja suficiente pra algum problema no figado.

quanto a problemas neurologicos, é o contrário, vitaminas B ajudam no sistema neurologico de acordo com alguams pesquisas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pela resposta!

pesquisei aqui pelo fórum e existe muita pouca coisa sobre vitamina B6, porém encontrei apenas um tópico falando sobre vitamina b6 e o mesmo tinha a minha dúvida, tb dizendo qe nao afeta em nada, qe poderia muito bem continuar a suplementar normalmente.

o que mais me chocou e me motivou a fazer o topico foi a expressao "problemas neurológicos irreversíveis" mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que só em doses muito maiores do que essa aí.

Edit: achei

Too much vitamin B6 can result in nerve damage to the arms and legs. This neuropathy is usually related to high intake of vitamin B6 from supplements, [22] and is reversible when supplementation is stopped. According to the Institute of Medicine, "Several reports show sensory neuropathy at doses lower than 500 mg per day" [12]. As previously mentioned, the Food and Nutrition Board of the Institute of Medicine has established an upper tolerable intake level (UL) for vitamin B6 of 100 mg per day for all adults [12]. "As intake increases above the UL, the risk of adverse effects increases [12]."

Daqui: http://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminB6-HealthProfessional/

Ou seja, até 100mg por dia está susse.

Editado por kossako
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se tiver alguma fonte que fala sobre esses problemas neurologicos posta ae!

achei algo:

"A vitamina B6 em todas as suas formas é bem tolerada. Têm sido administradas sem efeitos adversos doses orais diárias de piridoxina de até 50 vezes a Dose Diária Recomendada (cerca de 100 mg) por períodos de até 3-4 anos.

Doses diárias de 500 mg ou mais podem causar neuropatia sensorial após vários anos de ingestão, enquanto que a ingestão de quantidades em excesso de 1g por dia podem levar a uma neuropatia sensorial em poucos meses. Felizmente estes efeitos colaterais são reversíveis em larga escala, assim que se cessa a ingestão da vitamina B6. Hoje em dia, a ingestão prolongada de doses que excedem os 500 mg diários é considerada com tendo o risco de causar efeitos adversos em certas pessoas enquanto que doses de 200 mg ou inferiores são consideradas como seguras."

fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/vitaminas/vitamina-b6-piridoxina.php

você toma 10mg? falta pelo menos 490mg a mais pra ser considerado risco de acordo com essa materia

Editado por mokuro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, 10mg é "pouco". Não precisa ter medo, não vai te causar problema algum, pelo contrário, só benefícios. Pessoal vive vindo aqui perguntando se X quantidade de Y vitamina faz mal. Na maioria dos casos, a quantidade que o pessoal acha que faz mal é muito baixa. É engraçado que a galera tem medo de mandar uma dose alta de vitamina só porque no rótulo ta escrito 800% das necessidades diárias. Mas muitas vezes esse mesmo cara se entope de drogas (principalmente medicamentos) e acha que não vai ter problema nenhum de saúde. Mas se ele toamr 1666% (1g, se não me engano) das necessidades diárias de Vitamina C, ele vai ter pedras no rim. Que palhaçada.

Só pra você ter uma noção do que eu to escrevendo:

http://www.orthomolecular.org/resources/omns/v01n13.shtml

OBS: eu criei um exemplo qualquer, não estou falando que seja o caso de algum de vocês que estão postando aqui.

Abraço!

Editado por 2drafael
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pera ae

1g vitamina C -> pedras no rim, daonde vc tirou isso?

de resto concordo, eh que "1500% " galera se assuta hahaha

mas tem SIM que tomar cuidado com algumas vitaminas Liposoluveis, que o excesso pode prejudicar, agora suplementos multivitaminicos de marcas reconhecidas no mercado normalmente não colocam algo que va fazer mal e extremamente toxico, agora é sempre bom estudar sobre,

tipo o esquema da vitamina A sendo caroteno ou retinol, muitas tem como Retinol, ae depois tem cancer e culpa a creatina ou qquer outra coisa, pq "vitamina é bão"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, realmente me equivoquei!

associei o fato de tar tomando 800% das necessidades diárias todos os dias com os riscos e prejuízos que se causam com o excesso (sendo que nao chego nem perto do excesso...)

aprendi bastante agora, e que isso também vale pras outras vitaminas!

Infelizmente lê-se muitas coisas inconcretas/equivocadas ou escritas pela metade na internet.

Agradeco muito a ajuda, problema resolvido!!

Editado por halifax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, realmente me equivoquei!

associei o fato de tar tomando 800% das necessidades diárias todos os dias com os riscos e prejuízos que se causam com o excesso (sendo que nao chego nem perto do excesso...)

aprendi bastante agora, e que isso também vale pras outras vitaminas!

Infelizmente lê-se muitas coisas inconcretas/equivocadas ou escritas pela metade na internet.

Agradeco muito a ajuda, problema resolvido!!

mas isso não se aplica a TODAS as vitaminas, vitaminas Liposoluveis não sao simplesmente eliminadas pela urina, ta certo que a chance de vc suplementar em excesso algumas vitaminas é dificil, talvez se ultrapassar a dose recomendada, mas mesmo assim é bom ficar de olho ^^"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...