Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Não, Pílula Anticoncepcional Não Engorda.


quenca333

Posts Recomendados

Eu não sei se isso já é algo óbvio para as meninas, mas eu vi hoje e achei legal compartilhar.

_

É muito comum as mulheres afirmarem que pílula anticoncepcional engorda. O que, a partir de agora, é cientificamente mentira.

No início desse ano, um estudo constatou que a pílula não deixa ninguém mais gordo (primatas, pelo menos). Agora, mais um estudo recente constatou que a pílula não leva ao ganho de peso, apesar do que muitas mulheres falam por aí.

Ingela Lindh, estudante universitária sueca, demonstrou em sua tese que é um mito o boato de que a pílula torna as mulheres mais cheias. Ela analisou 1.749 mulheres com idades entre 19 e 44 anos, as quais responderam questões sobre a saúde a cada cinco anos.

Conclusão: ninguém que tomava a pílula engordou mais do quem não tomava. Segundo o estudo, a pílula, que contém estrogênio e progesterona, é o anticoncepcional preferido entre as mulheres com idade inferior a 29 anos. Depois disso, os preservativos são mais populares, em seguida do DIU.

Ingela explica que as mulheres decidem parar de usar pílulas anticoncepcionais por diversas razões, incluindo o medo de efeitos colaterais, como ganho de peso e alterações de humor.

As participantes de fato ganharam cerca de 10 quilos durante o estudo, mas os únicos fatores que afetaram esse ganho de peso foram o envelhecimento e o tabagismo. Os cientistas disseram que as mulheres podem estar culpando a pílula pelo ganho de peso natural que ocorre com a idade.

Isso pode ser verdade, mas muitas mulheres continuam convencidas de que a pílula causa algum tipo de variação do peso. Os médicos ainda têm que estudar as afirmações sobre mudanças de humor também, que para muitas mulheres é suficiente para tornar o uso da pílula insuportável.

Ingela acredita que suas descobertas devem encorajar mais mulheres a tomarem a pílula. “É importante deixar que elas saibam que a pílula não afeta o peso, pois há um temor real de que elas engordem, especialmente entre mulheres jovens, e isso pode ser uma das razões pelas quais eles não queiram usar esse método anticoncepcional”, diz.

fonte: http://hypescience.com/nao-pilula-anticoncepcional-nao-engorda/

traduzido de:

http://jezebel.com/5809787/the-pill-is-not-making-you-gain-weight-period

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Primeiro, o estudo se baseia em um questionário genérico. Não existe grupo de controle, nem coleta de dados, nem nada que possa caracterizar esse estudo como ciência. Segundo, o estudo foi feito com mulheres entre os 19 e os 44 anos, sendo que a mulher começa a tomar pílula muito antes disso.

O fato de as mulheres dizerem que pílula engorda, tem muito mais a ver com as alterações psicológicas que afetam o humor, apetite, gasto calórico, etc. do que com um efeito direto da alteração hormonal na parte física em si.

Editado por mandachuva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E qual a diferença fisiológica entre jovens de 16 a 19 anos? não muita

Não acho importante ter um grupo de controle neste caso, sendo que o que se quer medir é o efeito da pílula em curto e médio prazo, sendo que não houve diferenças mesmo assim. Tudo bem que um questionário pode ser um método subjetivo, mas de alguma forma eles monitoraram. Eu não vou entrar na questão de "o que é ciência", pois isso é mais subjetivo ainda...

Mas ainda assim, teve outro estudo antigo que serviu de referência:

"The women who were on the pill and were monitored from their teenage years until the age of 34 didn't put on any more weight than their peers who had never taken the pill at all," says Lindh, a registered midwife and researcher at the Sahlgrenska Academy.

O fato de as mulheres dizerem que pílula engorda, tem muito mais a ver com as alterações psicológicas que afetam o humor, apetite, gasto calórico, etc. do que com um efeito direto da alteração hormonal na parte física em si.

Isso pode ser verdade, mas o fato é que não se estabeleceu relação direta com o ganho de peso e a pílula no estudo. É possível que grande parte da amostra apresentasse poucos colaterais ao remédio, mas continua sendo uma boa descoberta ou pelo menos um direcionamento a novas hipóteses ao meu ver

Editado por quenca333
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até concordo que a pilula por si só não vá fazer mulher alguma engordar até porque acho que ela não tem caloria :D

Deixando de piada, o problema da pilula é principalmente pelo principio ativo estrogênio, nós mulheres temos um corpo com linhas mais arredondadas que os homens isso é fato e o que nos deixa assim?? o estrogênio, já viram homem com culote? em fim o estrogênio é o responsável pela distribuição de gordura no corpo feminino entre outras coisas que não vem ao caso.

Este é o grande vilão da pílula para nós mulheres que buscamos um corpo com alguma definição, ele acaba dificultando a perda de gordura, não estou dizendo que impede a perda de gordura e sim que dificulta.

Aquela gordura teimosa que nós mulheres temos no quadril, culote, infra umbilical é uma gordura estrogênica e quando a gente bota mais estrogênio pra dentro acaba piorando ainda mais.

O estrogênio promove ainda mais o ganho de gordura nestas regiões e acaba funcionando como um ciclo onde o estrogênio produz mais gordura, no interior destas células de gordura é produzido mais estrogênio que produz mais gordura que produz mais estrogênio e assim por diante.

Ta ai o porque a pílula "engorda" , junte a isso uma dieta mal elaborada uma vida sedentária e ta feita a festa.

Hoje nós temos varias alternativas para evitar a pílula com estrogênio, então procurem algo que não vá aumentar ainda mais o seu estrogênio, tenha uma dieta balanceada, treine cério, descanse e corra atrás dos seus objetivos pois eles não vão cair do céu.

Abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O estrogênio ajuda na distribuição da gordura, mas não sei se tanto assim na aquisição ou dificulta a perda da mesma (acho que seria mais em função da progesterona).

Mas na minha opinião, (e acho que de todos os homens) o estrogênio é um hormônio ótimo, é ele que faz as mulheres acumularem gordura nas coxas, bundas, peito e triceps, e não na barriga, igual a nós homens. É por isso que as vezes você vê fisiculturistas femininas com abdome rachado e com pouca definição na perna ainda..

Pode até ser que ele atrapalhe algo na definição, ou até mesmo deixe as mulheres um pouco maiores pela retenção de água, mas será que os efeitos da pílula são fortes a esse ponto de causar diferença? eu realmente não sei.

vale lembrar que possuem vários tipos de pílulas também, algumas com efeitos bem piores que outras

Editado por quenca333
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu axho que engorda sim.. e quando a mulher se cuida, ela fica "com mais corpo".

Minha cunhada começou a usar e teve uma mudança no corpo radical, ela era magrinha, nunca foi de malhar, mas sempre se cuidou... agora tá com uns pernão.. :P

tem que ver que seu cunhado ou sei la, seu irmao esta exercitando ela neh parceiro

AHEIuhAEIUhAUIEhAE

por isso que incorpou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comecei a tomar pilula com 21 ou 22 anos sei la... e eu so comecei a ganhar peso ha dois anos atras e mesmo assim pq comecei a comer direito :P como a Cacau disse, pilula nao tem caloria ahaha mas q eu percebo que meu culote cresceu, ah isso eu percebi sim... agora parei com a pilula ha dois meses e vou por o DIU... estou levando minha dieta e meus treinos usper a serio, o culote diminuiu... sera magia ou tecnologia? :P Como to de dita e treinando nao tenho como aferir os resultados ao fim do uso da pilula, mas nunca diminuiu tanto qnto agora.... na primeira fase da minha dieta nao perdi tanto e eu estava usando a pilula...

Bom, eu penso da seguinte maneira, se eu nao preciso de estrogenio extra, pra que eu vou tomar?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E qual a diferença fisiológica entre jovens de 16 a 19 anos? não muita

Não acho importante ter um grupo de controle neste caso, sendo que o que se quer medir é o efeito da pílula em curto e médio prazo, sendo que não houve diferenças mesmo assim. Tudo bem que um questionário pode ser um método subjetivo, mas de alguma forma eles monitoraram. Eu não vou entrar na questão de "o que é ciência", pois isso é mais subjetivo ainda...

Mas ainda assim, teve outro estudo antigo que serviu de referência:

"The women who were on the pill and were monitored from their teenage years until the age of 34 didn't put on any more weight than their peers who had never taken the pill at all," says Lindh, a registered midwife and researcher at the Sahlgrenska Academy.

Isso pode ser verdade, mas o fato é que não se estabeleceu relação direta com o ganho de peso e a pílula no estudo. É possível que grande parte da amostra apresentasse poucos colaterais ao remédio, mas continua sendo uma boa descoberta ou pelo menos um direcionamento a novas hipóteses ao meu ver

Isso tá mais pra um estudo observacional. Sem grupo de controle fica difícil estabelecer uma relação causa-efeito.

Eu citei a questão da idade devido ao fato de que, dependendo do anticoncepcional, existe essa tendência à retenção de líquido que é notória quando a mulher inicia o uso da pílula. Alie isso ao fato de que o início da vida sexual normalmente se dá na adolescência, em um período de grandes mudanças no corpo, e pronto, você tem um mito: anticoncepcional engorda.

Outro ponto que favorece o mito, é que as primeiras pílulas continham doses cavalares de estrogênio e causavam fortes efeitos colaterais, o que zoava todo o sistema endócrino. Ainda tem o fato de que popularização da pílula ocorre na década de 60, justamente quando as indústrias alimentícias começam a inundar o mercado com comida processada, o que é mais um fator para fortalecer a construção dessa falácia.

O fato é que o ser humano não é muito esperto e cria causalidades quando sente a necessidade de explicar alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...