Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Comendo Com Jay Cutler!


SUP

Posts Recomendados

“Quando algum amigo ou jornalista resolve acompanhar o que faço por mais de um dia, acaba achando que está assistindo o filme Groundhog Day (*). Cada dia é exatamente igual ao anterior. E por isso tudo funciona. Se você faz o básico, deve fazer de novo e de novo.” Jay Cutler

(*) Groundhog Day – traduzindo: Dia da Marmota. Excelente comédia que teve o título em português de “Feitiço do Tempo”, onde um repórter vai cobrir um evento tradicional de uma cidade americana, o Dia da Marmota, e fica preso em um feitiço em que todos os dias acontecem as mesmas coisas.

A comparação com o filme por Cutler tem tudo a ver, já que o seu dia é como um ciclo que se repete sempre, treinando e comento sempre do mesmo jeito.

TEMPO DE DIETA

Jay se mantem em dieta por 17 semanas, e segue esse procedimento desde o ano de 2001, quando decidiu abrir mão de competir no Arnold Classic e se dedicar apenas ao Mr. Olympia.

Ele procura comer por todo o dia, inclusive de madrugada, procurando fazer o máximo de refeições possíveis. Normalmente são oito refeições, mas dependendo de como está fisicamente, Jay pode chegar a dez refeições, ou mais – “Quando estou na fase de preparação (pre-contest) eu procuro deitar cedo, por voltas das 20:00 hrs, e já levantar as 4:30 da manhã para a primeira refeição. Ainda deixo o alarme do meu relógio para despertar mais duas ou três vezes durante a noite, para fazer refeições extras ou tomar shakes de proteína. Isso já é parte de minha rotina, e não penso duas vezes em manter desse modo, mesmo com pessoas que vivem dizendo que devo dormir pelo menos oito horas diretas. Levanto de madrugada, como, e volto a dormir, e isso não interfere em nada na qualidade do meu sono.”

COMO SÃO AS REFEIÇÕES

A partir de 2005, Jay adotou o seguinte cardápio (vale lembrar que esse foi o ano em que embora tenha ficado com o segundo lugar no Olympia, muitos jornalistas o colocaram na frente do Coleman, que havia ganho novamente o título):

Refeição 01

12 a 16 claras de ovos e aveia

Refeição 02 (pré-treino)

Shake com 60 a 80 gramas de Whey Protein, Caseína ou Albumina e aveia

Refeição 03 (pós-treino)

Shake com 60 a 80 gramas de Whey Protein, 200 a 300 gramas de bife grelhado com arroz integral

Refeição 04

300 gramas de peixe (salmão ou tilápia) e salada à vontade

Refeição 05

Shake com 50 a 60 gramas de Whey Protein, Caseína ou Albumina e aveia

Esse ciclo de cinco refeições volta a se repetir no resto do dia “Acabo gastando o mesmo tempo para cozinhar e para comer. Muitos atletas preferem deixar tudo pronto na véspera, mas eu gosto de comer logo após cozinhar, então acabo ficando muito tempo na cozinha. Uso muito uma grelha portátil, que já deixo de fora da casa, no meu quintal. Depois que acabo uma refeição, tenho cerca de 20 minutos para fazer algum trabalho no computador ou outra atividade qualquer, então é hora de voltar para a cozinha. Acabo meio obsessivo com isso, mas não vejo outro jeito de ser um bodybuilder profissional de sucesso. Eu amo o que faço, e para alcançar o máximo não procuro por atalhos. Alem disso, fazendo desse jeito, o gosto da comida fica muito melhor, tornando a dieta menos sacrificante. ” – Jay Cutler

Por essa rotina do atual Mr. Olympia, dá para percebermos que para ser um atleta de alto nível no bodybuilding, não se trata apenas de genética e treinamento intenso, mas também de muita dedicação, sabendo que pode passar grande parte do seu dia na frente do fogão.

Outra tática interessante do Jay, é que quando sente que precisa aumentar o número de calorias na dieta ele parte para o frango, montando uma outra refeição com dois ou três filés de peito de frango. O chato é que o frango precisa de mais horas de cozimento em comparação ao peixe, e essa é umas das razões da preferência pela tilápia ou o salmão, em substituição ao frango.

OFF SEASON e PRE-CONTEST

O cardápio de Cutler não muda muito em relação a essas duas fases. A única diferença é que quando está em off-season ele aumenta um pouco a quantidade de carboidratos e reduz a de proteína. “No começo da minha carreira como profissional eu ingeria de 150 a 375 gramas de carboidratos por dia, e essas 375 gramas eram apenas para quando sentia que precisava repor glicogênio em um determinado dia. Hoje em dia fico nas 1.000 gramas diárias, mas sempre das mesmas fontes: aveia e arroz integral. A exceção é no caso do pós-treino, que procura misturar alguma forma de carbo em pó, como maltodextrina junto com o whey. Na fase de pre-contest eu corto essa malto, mesmo no pós-treino.” – Jay Cutler

Outra mudança nos dias de pré-competição, quando Cutler acha que precisa ganhar mais qualidade, é a redução também da quantidade de proteínas, com os shakes caindo para 40 gramas. E todo o seu cardápio é reduzido, caindo de 600 para 300 gramas de proteína diária no total.

QUALIDADE DOS ALIMENTOS

O uso de carboidratos e vegetais com fibras são uma das necessidades de Jay, e ele acha que isso permite que consiga assimilar toda essa quantidade de calorias. Os carbos, como já foi mostrado, são a aveia e o arroz integral, e no caso dos vegetais a preferência é por aspargo e brócolis.

Fibras deixam a nossa digestão mais lenta, o que diminui a velocidade de absorção dos carboidratos, o que significa menos picos de liberação de insulina. Se você ingerir 100 gramas de carboidratos simples, eles serão absorvidos com facilidade, e rapidamente você já estará sem energia, com suas reservas vazias. Quando se come essa mesma quantidade, mas rica em fibras, essa fonte de energia se mantem por muito mais tempo. Outra vantagem disso é que também as proteínas serão assimiladas mais vagarosamente. Quanto mais tempo essa proteína demorar para ser assimilada, mais eficiente será sua aborção (com exceção, é claro, de dois momentos do dia:ao levantarmos e no pós-treino).

DIETA E AERÓBICOS

Atualmente Jay faz duas sessões de aeróbicos por dia, e somente na bike ergométrica. São 45 minutos pela manhã, nem sempre em jejum, e mais 30 minutos no final da tarde. Mas aqui o principal objetivo não é a redução de gordura, mas a melhora do seu condicionamento, e consequentemente de todo o seu aparelho cardiovascular. “Hoje me preocupo muito com o meu condicionamento e minha saúde. Andar por aí com mais de 130 Kgs pode ser extremamente estressante para o organismo, e por isso faço esse trabalho aeróbico. Acredito que para manter uma ótima forma, com baixo percentual de gordura, é preciso estar bem mesmo na fase de off-season, e esse é o segredo para finalizar um pre-contest com grande qualidade muscular.” – Jay Cutler.

ESTRATÉGIA

Desde 2005, Jay adotou a idéia de competir apenas no Mr. Olympia, seguindo o mesmo caminho do grande Ronnie Coleman. E como isso tem se mostrado uma boa idéia, não deverá ser alterado “É bem desgastante para um cara grande e pesado alcançar o nível alto que exige um campeonato como o Arnold ou o Olympia no mesmo ano. Coleman e eu já mostramos isso. Claro, existem outros bodybuiders que pensam diferente, para mim tudo bem, afinal quem levou o Olympia esse ano fui eu, então eles que continuem com o método deles.” – Jay Cutler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 34
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

O cara acorda na madrugada pra comer...isso que é determinação!

por isso que ele está no topo!

É bom lembrar que interromper seu sono dessa forma vai diminuir bastante a produção natural de GH e testosterona.

Para quem não está usando GH ou testosterona exógenas interromper o sono para comer é uma idéia cretina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um texto desse tipo eh bom para colocarmos na mente q um fisiculturista profissional tem uma vida muito pesada msm fora da academia.

Tantos jovens qndo começam a treinar com uma idade proxima dos vinte anos ficam sonhando com um corpo grandao, imaginando ficar igual dakeles q participam do Mr. Olympia, por exemplo, + a intençao eh nunca subir em um dakeles palcos almejando "ser o homem + forte do mundo". Somente qndo passam uns 5 anos, aproximadamente, vêem q akilo sao anos de dedicaçao (talvez 20 no minimo?), e alguns largam o esporte por decepçao.

+ voltando ao topico, creio q Jay mereça ganhar o premio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...