Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Stronglift 5X5


Jorge Whey

Posts Recomendados

Tem falhas sim, aliás, muitas.

Por isso que ele é bom como um treino de entrada, mas jamais deve ser encarado como um treino definitivo ou supremo.

Para começar, esse modelo do Stronglifts 5x5 peca pela falta de equilíbrio.

Treina muito perna e pouco os demais grupos.

Tanto isso é verdade que a maioria das pessoas que insiste no treino por 6 meses ou mais reclama que conseguiu um ótimo desenvolvimento nas pernas, mas o resto do corpo ficou para trás.

Isto é verdade, fazendo agachamento todos os dias + terra dia sim, dia não, é óbvio que as pernas alcançam um desenvolvimento melhor do que os outros grupos.

A segunda falha é com relação à progressão, progressão linear é impossível de ser mantida por muito tempo, quase todo mundo vai estagnar cargas depois de 5 ou 6 meses.

Outra falha é que alguns grupos são negligenciados, especialmente as panturrilhas e os antebraços.

Isto porque o SL 5x5 não prevê exercícios de assistência para esses grupos.

Uma característica negativa do 5x5, que nem chega a ser uma falha, é a complexidade dos exercícios.

Os exercícios são difíceis, especialmente depois de se alcançar uma carga considerável.

Mas como já disse, isto não é uma falha e está mais ligada à incompetência dos instrutores/personais, que não sabem ensinar alguém a fazer agachamento e terra de forma adequada do que ao treino propriamente dito, até pq qualquer modelo de treinamento que preste vai prescrever esses exercícios complexos.

Contudo, é possível relevar todas essas falhas considerando, principalmente, que o SL 5x5 é um treino de entrada, focando naquelas pessoas que estão iniciando na academia ou que nunca treinaram com baixo volume.

A fase 2 do modelo de 5x5 do Reg Park consegue dar a volta por cima de quase todas essas falhas do SL 5x5.

Só não resolve o problema da progressão linear.

Hoje, meu conselho para todos os que estão iniciando no 5x5 seria começão com o SL 5x5, ficar nele uns 3 meses e partir para a fase 2 do Reg Park.

Sem ser a 2 fase do Reg Park , oque voce mais recomenda ?

Um treino hibrido AB misturando high e low reps seria uma boa ?

um upp/lower ?

Puxar/empurrar?

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Tem falhas sim, aliás, muitas.

Por isso que ele é bom como um treino de entrada, mas jamais deve ser encarado como um treino definitivo ou supremo.

Para começar, esse modelo do Stronglifts 5x5 peca pela falta de equilíbrio.

Treina muito perna e pouco os demais grupos.

Tanto isso é verdade que a maioria das pessoas que insiste no treino por 6 meses ou mais reclama que conseguiu um ótimo desenvolvimento nas pernas, mas o resto do corpo ficou para trás.

Isto é verdade, fazendo agachamento todos os dias + terra dia sim, dia não, é óbvio que as pernas alcançam um desenvolvimento melhor do que os outros grupos.

A segunda falha é com relação à progressão, progressão linear é impossível de ser mantida por muito tempo, quase todo mundo vai estagnar cargas depois de 5 ou 6 meses.

Outra falha é que alguns grupos são negligenciados, especialmente as panturrilhas e os antebraços.

Isto porque o SL 5x5 não prevê exercícios de assistência para esses grupos.

Uma característica negativa do 5x5, que nem chega a ser uma falha, é a complexidade dos exercícios.

Os exercícios são difíceis, especialmente depois de se alcançar uma carga considerável.

Mas como já disse, isto não é uma falha e está mais ligada à incompetência dos instrutores/personais, que não sabem ensinar alguém a fazer agachamento e terra de forma adequada do que ao treino propriamente dito, até pq qualquer modelo de treinamento que preste vai prescrever esses exercícios complexos.

Contudo, é possível relevar todas essas falhas considerando, principalmente, que o SL 5x5 é um treino de entrada, focando naquelas pessoas que estão iniciando na academia ou que nunca treinaram com baixo volume.

A fase 2 do modelo de 5x5 do Reg Park consegue dar a volta por cima de quase todas essas falhas do SL 5x5.

Só não resolve o problema da progressão linear.

Hoje, meu conselho para todos os que estão iniciando no 5x5 seria começão com o SL 5x5, ficar nele uns 3 meses e partir para a fase 2 do Reg Park.

isso que eu to fazendo, to longe de estagnar ainda, tenho nem base muscular pra partir pros próximos, antes de começar era fraco mesmo, fazia nem barra direito, to progredindo só agora

Editado por Mihuuuu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É exatamente o que eu farei, minha dúvida seria entre o 5x5 do Reg Park ou as variações avançadas do 5x5: 3x5, madcow e tal.

Justamente por esse desbalanço entre pernas e resto do corpo que eu aceitei o SL 5x5 de braços abertos. Como muitos, negligenciei os inferiores por muito tempo. O SL táme ajudando a correr atrás do prejuizo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É exatamente o que eu farei, minha dúvida seria entre o 5x5 do Reg Park ou as variações avançadas do 5x5: 3x5, madcow e tal.

Justamente por esse desbalanço entre pernas e resto do corpo que eu aceitei o SL 5x5 de braços abertos. Como muitos, negligenciei os inferiores por muito tempo. O SL táme ajudando a correr atrás do prejuizo.

Também seguirei as variações mais avançadas do SL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueçam reg park e esses outros, o 5x5 do Mehdi é ruim, mas estes outros também não consertam os erros.SS e SL são toscos.

A falha mais grave do 5x5 sem dúvidas é não treinar em uma intensidade adequada.No começo você faz 25 repetições por levantamento, você faz com uma porcentagem ridícula, sei lá, 30% da sua 1RM(exagerando ainda), mesmo fazendo 100 repetições, esse volume não é adequado para desenvolver força ou hipertrofia.

Daí quando se chega à sua carga máxima com 5x5 do levantamento, você estará usando uma intensidade de quase 80%, são 75 leventamentos no dia, daí o treino fica exageradamente volumoso para ganhos, e até mesmo para o 1° levantamento(sempre o agachamento), aonde o "correto" seria mais ou menos 18 repetições.

Ou seja, você só vai ter ganhos reais, na fase em que você fizer aproximadamente 50% da sua 1RM, aonde esse volume de 75 repetições fica aceitável.

___

Galera, minha dica, estudem muito, vejam tabelas de força, analise treinos de força e façam seus próprios treinos...Se quiserem treinos prontos, ou seguir protocolos, sigam WSB e Sheiko.Gosto mais do WSB por ser totalmente lvire, o treino é a sua vontade(você pode escolher qualquer objetivo para ele).Sheiko ainda não treinei, mas parece ser uma ótima opção para aumentar os 3 básicos, porém existem músculos que serão negligenciados(isto se você procura simetria, hipertrofia e essas coisas).

Puxar/empurrar, upper/lower, não significam nada...Você deve levá-los em consideração ao montar seu treino, é necessário ter um volume semelhante entre puxar e empurrar para questões posturais e não haver desequilíbrio de força, porém o mais importante são os exercícios e as faixas de intensidade/repetição.

abs

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse negocio de negligenciar a parte superior. o ponto é que normalmente antes do SL, a maioria das pessoas na vdd tem é as pernas senod negligenciadas, então o que ele faz pode ser somente transformar as pernas do cara de hipotrofiadas para como elas deveriam ser. eu ainda hoje considero a relação do meu supino com meu agacho muito desproporcional, que dirá meu supino com meu terra, mas não é pra menos: antes do SL, eu nunca tinha feito terra, nunca tinha feito agacho, e tinha passado 3 anos fazendo supino.



Façam chaos and pain e mandem o mundo se fuder logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz agacho com 70kgs, apanhei um pouco no final :P

Agora estou ficando com preguiça do militar, segunda vez que travo com 38kgs, agora só tem mais uma tentativa antes de fazer deload.

Já o terra está muito bom, gosto demais desse exercício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais alguém sente muito a lombar após cada série de agachamento "pesado"? Tá foda, talvez eu não esteja utilizando corretamente o abdomen como estabilizador. Fiz hj com 36kg/lado e todo o resto do treino foi um tormento.

PS* Agora, 30 min dps do fim do treino, não sinto mais nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...