Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Metabolismo Da Frutose


Munzer

Posts Recomendados

Tenho 03(três) perguntas.

Primeira:

A frutose não é convertida em glicose, como acontece com os carboidratos?

Conforme:

http://www.diabetes.org.br/para-o-publico/tudo-sobre-diabetes

Os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, chamada glicose que é absorvida para o sangue. A glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substancia produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue o que chamamos de HIPERGLICEMIA. Diabetes é a elevação da Glicose no sangue: HIPERGLICEMIA.:

Segunda:

Ela não é transportada para o sangue, se sim é através do sangue que ela vai para o fígado ou vai para o fígado e depois para o sangue?

Terceira:

Não entendi esta parte que ela é consumida ao mesmo tempo que a glicose, pois pode ate ser ingerida ao mesmo tempo, mas vai ser liberada a sua energia aos poucos devido ao baixo índice glicêmico.

A frutose não tem baixo índice glicêmico e por isso é liberada aos poucos a sua energia o que deixa o corpo com energia para ser utilizada nas atividades diárias e dificulta sua transformação em gordura?

Vi em um artigo sobre índice glicemico e carga glicemica e que as frutas geralmente têm baixa carga glicemica, não consegui postar aqui mas é este http://www.slideshare.net/MatheusSampaio/a-dieta-80-1010 e esta lá na pagina 26.

Desculpe minha ignorância e se falei besteira, só quero entender melhor para caso resolva adotar esta informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Tenho 03(três) perguntas.

Primeira:

A frutose não é convertida em glicose, como acontece com os carboidratos?

Conforme:

http://www.diabetes.org.br/para-o-publico/tudo-sobre-diabetes

Os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, chamada glicose que é absorvida para o sangue. A glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substancia produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue o que chamamos de HIPERGLICEMIA. Diabetes é a elevação da Glicose no sangue: HIPERGLICEMIA.:

Segunda:

Ela não é transportada para o sangue, se sim é através do sangue que ela vai para o fígado ou vai para o fígado e depois para o sangue?

Terceira:

Não entendi esta parte que ela é consumida ao mesmo tempo que a glicose, pois pode ate ser ingerida ao mesmo tempo, mas vai ser liberada a sua energia aos poucos devido ao baixo índice glicêmico.

A frutose não tem baixo índice glicêmico e por isso é liberada aos poucos a sua energia o que deixa o corpo com energia para ser utilizada nas atividades diárias e dificulta sua transformação em gordura?

Vi em um artigo sobre índice glicemico e carga glicemica e que as frutas geralmente têm baixa carga glicemica, não consegui postar aqui mas é este http://www.slideshare.net/MatheusSampaio/a-dieta-80-1010 e esta lá na pagina 26.

Desculpe minha ignorância e se falei besteira, só quero entender melhor para caso resolva adotar esta informação.

Pelo que entendo, de uma forma bem resumida, a frutose é convertida em glicose no fígado. Ela é absorvida no intestino, vai para a corrente sanguínea e daí para o fígado, onde é convertida em glicose e armazenada como glicogênio, na maioria dos casos. Caso haja necessidade a glicose é liberada na corrente sanguínea.

Por isso o IG dela é baixo, a glicose não aparece no sangue instantaneamente (como seria se você ingerisse glicose pura).

Índice glicêmico mede apenas isto, a taxa de aparecimento de glicose no sangue. Não tem nada a ver com energia (gordura é rica em energia e tem IG zero).

Não faz sentido falar que a energia é liberada aos poucos ou rapidamente. Se você consumir muita glicose vai ter muita glicose no sangue, mas essa glicose tem que ir para algum lugar. O que seu corpo precisa será utilizado, o que sobrar será armazenado na forma de glicogênio (se ainda sobrar algo talvez seja convertido em gordura, mas não é um processo comum).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado mpcosta82! Mas agora que você me confundiu mesmo, então porque devemos comer carboidratos de baixo indice glicemico (no caso de quem não quer engordar - leia ganhar gordura)? E quanto a este papo de carga glicemica, você leu o artigo que coloquei o link ai, precisamente na pagina 26? E resumidamente comer fruta seria como comer gordura, contando apenas o sentido de "engordar" ou "perder barriga", ou seja, vai depender simplesmente se você gasta mais energia do que consome?

Editado por Intermediário
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Obrigado mpcosta82! Mas agora que você me confundiu mesmo, então porque devemos comer carboidratos de baixo indice glicemico (no caso de quem não quer engordar - leia ganhar gordura)? E quanto a este papo de carga glicemica, você leu o artigo que coloquei o link ai, precisamente na pagina 26? E resumidamente comer fruta seria como comer gordura, contando apenas o sentido de "engordar" ou "perder barriga", ou seja, vai depender simplesmente se você gasta mais energia do que consome?

Olá,

leia esse tópico e você verá que o que falou sobre comer carbos de baixo IG não tem nenhum suporte científico: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/43457-mitos-e-verdades-a-respeito-do-ndice-glicmico-dos-alimentos/

Com relação ao que você postou, sim, a carga glicêmica das frutas é baixa porque a densidade de energia delas é baixa (grande parte delas é água).

Resumidamente, comer fruta - em termos de ganhar ou perder peso - é como comer qualquer outro alimento. O que vai dizer se você vai ganhar ou perder gordura é o saldo calórico da dieta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...