Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Metabolismo Da Frutose


Munzer

Posts Recomendados

Metabolismo da frutose

A frutose é um tipo de açúcar simples (um hidrato de carbono em sua forma mais simples), que é muito diferente do que a sua irmã açúcar, conhecida como a glicose. Quando você come frutose, ela é absorvida mais lentamente no intestino, e sua absorção é ligeiramente limitada.

Algumas pessoas, como aqueles com diabetes, Veem frutose como um simples açúcar superior, porque não é usado com tanta rapidez nem tão eficientemente. O que eles não percebem, é que a frutose é normalmente consumida ao mesmo tempo que a glicose, o que acelera o processo absortivo.

Frutose depois de passar através do intestino, é rapidamente levado para o fígado para processamento. Aqui, tem dois destinos: ou é transformado em glicose e, em seguida, armazenados como glicogênio hepático, ou é utilizado para a energia por células hepáticas.

Ao contrário da glicose, frutose só pode ser metabolizada no fígado, enquanto a glicose pode ser passada para outros tecidos, como os músculos.

Porque frutose é um problema para dieters:

Se você tem uma grande quantidade de frutose em sua dieta, ele só tem um lugar para ir: o seu fígado. Se os seus níveis de glicogênio hepático estão cheios, o que acontece todos os momentos do dia, exceto antes de tomar o desjejum, após isso, a frutose é transformada em gordura!

A partir do momento que seu fígado não deseja armazenar esta nova gordura, as manda para outras partes do seu corpo; lugares que você não deseja, como o seu abdome ou parte inferior das costas.

Você agora ver porque muita frutose em sua dieta pode ser uma das maiores razões que vc não emagrece

Como faço para evitar a ingestão de frutose?

Quando as pessoas ouvem a palavra de frutose, eles geralmente pensam frutos. Pronto para uma história comovente? Frutas realmente não é a principal fonte de frutose em sua dieta!

Sim, ela possui frutose, mas alguns frutos possuem índice de frutose alto, outros baixo. Nem todos os frutos são ruins para a sua composição corporal; legumes são da mesma maneira.

Os principais contribuintes de frutose em sua dieta, em ordem decrescente, são os seguintes:

• High Fructose Corn Syrup (HFCS)

• Mesa Açúcar, 50:50, que é uma combinação de glicose e frutose

• Açúcar Mascavo

• Maple Açúcar

• açúcar de cana

• Melaços

• Mel

• Suco de fruta concentrado

• Frutas

• Hortaliças

Evite os oito primeiros desta lista, a qualquer preço!

Leia rótulos cuidadosamente, porque HFCS está escondido em quase todos os alimentos que comemos hoje. E, só porque o mel é natural, não significa que você deve usá-lo em abundância.

Como saber se a frutose está te deixando um gordinho ridículo?

Você deve morar na Sibéria se não souber que alimentos com HFCS estão ligados a todas as doenças humanas comuns que enfrentamos hoje, como a diabetes, doenças cardiovasculares, a obesidade e o cancro.

Esta relação foi descoberta pela primeira vez em laboratório fazendo experimentos com roedores. (1) Quando uma dieta de alta frutose (cerca de 50-60% do consumo total de energia) é dada aos ratos, eles apresentam sintomas da síndrome metabólica, que é o precursor da diabetes e doenças cardíacas.

Estes animais desenvolveram hipertensão arterial, disfunção endotelial, o ganho de peso, aumento da gordura abdominal, hiper-trigliceridemia, e resistência à insulina. O ganho de peso e de gordura pode ser devido à resistência à leptina; ratos que comem uma dieta de alta frutose a longo prazo têm maiores níveis de leptina do que ratos que não comem muito açúcar simples.

Os investigadores concluíram que, em humanos, não é a glicose e sim a frutose que faz iniciar a cascata de Síndrome Metabólica (2), e este parece ser iniciado por resistência à insulina.

Homens forçados a comer dietas experimentais de alta frutose desenvolveram resistência à insulina no prazo de uma semana (3), em comparação com uma dieta sem anormalidades da insulina, em pessoas que receberam uma dieta alta de amido.

Sacarose, também conhecida como "açúcar" (glicose + frutose), é ainda pior: pessoas que receberam uma dieta de 28% de sacarose por 10 semanas, não só desenvolveram resistência à insulina, mas também tiveram ganho de peso e aumento da pressão arterial!

Em outro estudo, quando as mulheres com sobrepeso foram colocados em uma dieta de "não-restrição" rica em sacarose,gordura ou amido, apenas o grupo de dieta de alto amido perdeu peso e gordura corporal. (4)

Hoje, a maioria dos americanos comem cerca de 70-100g de frutose por dia, e nós estamos ficando mais gordos por minuto. Em contraste com o mundo de hoje, esta nação consumiu apenas 15 a 40 gramas de frutas e derivados de frutose vegetariano no século 19, quando não fomos sequer perto de sermos gordinhos. (5)

Porque a frutose causa o ganho de gordura?

Frutose e alimentos que contém frutose, normalmente irão fazer suas refeições ter um gosto melhor, assim você acaba comendo muito mais do que o necessário. Elas também não conseguem fazer com que se sinta satisfeito depois de comê-los, devido à insuficiente estimulação de leptina e grelina, os dois hormônios da saciedade. (6)

Há também evidências de que a frutose retarda o seu metabolismo: crianças que bebem refrigerantes e sucos de frutas (ambos são ricos em HFCS e frutose) são mais gordo do que aqueles que não bebem, mas que comem a mesma quantidade de calorias. (7)

Então, que tipos de frutas e legumes posso comer e não ficar gordo?

Embora algumas frutas contenham frutose, este não é o único açúcar que ela contém. Fruta é benéfica para você, porque isso é a melhor fonte natural de antioxidantes que ajudam a combater radicais-livres, uma das principais causas do envelhecimento e de lesão muscular. É também uma importante fonte de fibra.

Sua melhor aposta é a de escolher frutos que são baixos em frutose, e só comer o de maior frutose pela manhã, quando o glicogênio hepático está baixo. Neste momento, o seu fígado pode usar ou armazenar a frutose, sem convertê-la em gordura.

Os seguintes frutos são mais elevados em frutose (por tamanho típico de porção)*. Contêm mais de 4 gramas de frutose por porção.

Afaste-se deles a não ser no desjejum:

• maçã

• banana

• cerejas (1 Taça)

• uvas (1 Taça)

• manga

• melão (2 cunhas)

• laranja

• pêra

• abacaxi (2 anéis)

• melancia (1 fatia grande)

Estes frutos são mais baixos em frutose, que contenham menos de 4 gramas de frutose por porção.

Você pode comer esses com menos restrição:

• damasqueiros

• abacate (1/3 médio, sim, é uma fruta)

• amoras (1/2 xícara)

• figos

• grapefruit (Toranja) (1/2 média)

• mamão

• pêssego

• ameixa

• Framboesas (1/2 xícara)

• morangos (1/2 xícara)

• tomate (sim, também uma fruta)

* Nota, esses valores foram calculados pela adição de toda frutose, mais metade da sacarose por porção típica (ou seja, uma típica maçã pesa 120 gramas).

Legumes são muito menores em frutose do que frutos. A mais alta frutose, contendo os produtos hortícolas são milho e batata doce, e eles só têm cerca de 1,2 gramas de frutose por porção. Se você está realmente tentando reduzir açúcares, evite batatas comuns, ervilhas.

Conclusão:

Frutose pode ser uma das razões que o seu organismo não está largando a teimosa gordura corporal que você está lutando por semanas ou mesmo meses. Antes de você começar a evitar a seção do supermercado, comece a varrer o rótulo de alguns dos seus mais freqüentemente alimentos consumidos.

O seu molho para salada contém HFCS? Você tempera seus ovos matinais com Ketchup que contém HFCS? Ou talvez você come produtos "naturais" feitos com mel?

Depois de eliminar estas grandes frutose-suspeitos, volte o foco a sua ingestão de frutas. Não elimine completamente porque alguns frutos irão ajudar a sua saúde geral, anti-envelhecimento e dano muscular. Basta escolher frutos mais baixos em frutose.

Maçãs pode manter o médico longe, mas com seu alto teor de frutose, eles irão manter o seu "six-pack abs" longe da vista.

Referências:

1. Segal MS, Gollub E, Johnson RJ (2007) Is the fructose index more relevant with regards to cardiovascular disease than the glycemic index? Eur J Nutr 46:406-417

2. Elliott SS, Keim NL, Stern JS, Teff K, Havel PJ (2002) Fructose, weight gain, and the insulin resistance syndrome. Am J Clin Nutr 76:911–922

3. Beck-Nielsen H, Pedersen O, Lindskov HO (1980) Impaired cellular insulin binding and insulin sensitivity induced by high-fructose feeding in normal subjects. Am J Clin Nutr 33:273–278

4. Raben A, Vasilaras TH, Moller AC, Astrup A (2002) Sucrose compared with artificial sweeteners: different effects on ad libitum food intake and body weight after 10 wk of supplementation in overweight subjects. Am J Clin Nutr 76:721–729

5. Raben A, Macdonald I, Astrup A (1997) Replacement of dietary fat by sucrose or starch: effects on 14 d ad libitum energy intake, energy expenditure and body weight in formerly obese and never-obese subjects. Int J Obes Relat Metab Disord 21:846–859

6. Teff KL, Elliott SS, Tschop M, Kieffer TJ, Rader D, Heiman M, Townsend RR, Keim NL, D'Alessio D, Havel PJ (2004) Dietary fructose reduces circulating insulin and leptin, attenuates postprandial suppression of ghrelin, and increases triglycerides in women. J Clin Endocrinol Metab 89:2963–2972

7. Dennison BA, Rockwell HL, Baker SL (1997) Excess fruit juice consumption by preschool-aged children is associated with short stature and obesity. Pediatrics 99:15–22

Texto de:

Cassandra Forsythe

o texto e meio axagerado mais é bom,não pra quem gosta de fruta kk...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

esses artigos sao fo**

como fica o acucar mascavo depois do treino ??

malto e dextrose tbm sao ricos em frutose ???

Entao eu li uns artigos sobre açucar maskavo dizem que ele é uma opção mais "natural" do açucar mais tem seus maleficios se achar posto aqui.

agora sobre malto e dextrose não contem frutose e sim glicose .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esses artigos sao fo**

como fica o acucar mascavo depois do treino ??

malto e dextrose tbm sao ricos em frutose ???

Depois do treino os acucar mascavo e otimo, quando vc acaba de treinar sua reserva de gordura hepatica esta muito baixa mesmo, entao a frutose vai direto para o figado, fazendo com que seu corpo use o que precise e ja armazene o excedente NO FIGADO(porque foi usado as resevas durante o treino, caso consuma em excesso vai virar tecido adiposo, normalmente n sobra muito pq a quantidade e calculada ), isso faz com que vc saia do estado catabolico depois do treino e entre no anabolico mais rapido e eficientemente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o autor do "Livro Negro do Açúcar" afirma que o açúcar mascavo é a mesma bosta do açucar refinado normal, apenas menos refinado, com menos traços de lixo químico, mas por outro lado é mais sujo e tem chance de proliferação de fungos por ser úmido

no fundo é a mesma bosta, glicose + frutose, e tal...

portanto discordo do texto que apóia o consumo de açúcar mascavo

sacarose é sacarose

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao intendi direito

vale mais a pena comer um abacate do q uma maça???

pq dizem q o abacate eh xeio de gordura e tal

Apesar de ambos serem frutas a comparação não faz sentido.

É como comparar computador com arvore.

Maçã tem a prioridade de carboidratos. O abacate de gorduras. Ambos são ótimos, dependendo do horário.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o autor do "Livro Negro do Açúcar" afirma que o açúcar mascavo é a mesma bosta do açucar refinado normal, apenas menos refinado, com menos traços de lixo químico, mas por outro lado é mais sujo e tem chance de proliferação de fungos por ser úmido

no fundo é a mesma bosta, glicose + frutose, e tal...

portanto discordo do texto que apóia o consumo de açúcar mascavo

sacarose é sacarose

abraços

Não, não é igual o Refinado.

Palavra de quem já foi em uma Usina que produzia cachaça, açúcar mascavo e rapadura, wee.

Ah e eu li partes do livro no Google e não vi nada falando que o Mascavo é igual, aliás, se for pensar pelo lado radical disso tudo ninguém iria comer nada, achei um tanto quanto radical sua posição sobre o mesmo visto que fazendo uma comparação entre gordura trans e açúcar por minha parte, o açúcar seria menos prejudicial, aliás... Tudo em excesso é prejudicial.

Só a gordura trans que é um caso a parte, ela deve ser cortada ao máximo.

Aliás, a posição do cara do livro em relação ao AÇÚCAR é extremista.

William Dufty Cara Lívia, a Tatiana têm razão quando diz que o açúcar engorda

e a gordura extra impede a definição dos músculos. Agora quanto a esse papo de o certo

é consumir doces com moderação : se o doce for feito com mel de abelha consuma-o com

moderação; quanto às porcarias doces feitas com açúcar, não existe moderação com o

que é nocivo à saúde. Para porcarias açucaradas, tolerância zero!

~

Uma colher vai provocar mal na pessoa? Seria como comparar o açúcar com mercúrio.

Todo alimento tem seu horário e sua função, condenado ou não pela midia ou sensacionalistas, vide o ovo, frango, leite, todos condenados.

E bem, se uma colher de açúcar vai matar uma pessoa, saiba que a Vit C em excesso vai sobrecarregar os rins de forma que mesmo bebendo água não irá adiantar para filtrar.

Então, é uma comparação idiota mas qual você acha que será mais maléfico? Hahaha.

Uma sacarose, minimo, não é capaz de prejudicar uma pessoa.

Mas antes, o que você considera minimo? Minimo para mim seria 1 colher de açúcar, isso não iria matar nenhum diabético.

Logo, o excesso, em tudo, é prejudicial e bem, como eu disse, se você controla a quantidade, horário e etc não vai ter muito a ver uma pesquisa dessas, além do mais, supondo que ela é voltada para pessoas normais que são doentes por açúcar, isso explicaria a putaria toda com o sensacionalismo.

Os macrobióticos costumam dizer que o açúcar para ser metabolizado vai roubar

cálcio do nosso organismo, cálcio este que vai fazer falta aos nossos dentes e ossos. Sabem

também que o açúcar faz mal ao fígado, cuja capacidade é limitada, e que a dieta açucarada

provoca uma expansão hepática, deixando o fígado dolorido.

Isso responde todas as perguntas.

Editado por Jean_CdZ
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...