Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Ruptura de peitoral

Posts Recomendados

Postado

Vi um vídeo de um profissional da saúde dizendo que não é possível saber quando o músculo está para romper.

O rompimento vem do exagero, mas ele diz que a pessoa nem percebe.

Corremos o risco de rompimento sem ter qualquer meio de evitar e sem pistas para saber que a tragédia está por ocorrer?

Postado
  • Autor

Pesquisei um pouco mais, e o que encontrei foi:

• sobrecarga contrátil ou estresse repetitivo: esforçar um músculo além de seus limites durante atividades físicas intensas ou exercícios de levantamento de peso pode resultar em uma ruptura muscular

Mas não é isso que fazemos na musculação?

• falta de aquecimento ou alongamento: pode aumentar o risco de lesões musculares, incluindo rupturas

Não sou da área médica, mas o cara que me escreve isso, ou ele quis ser demasiadamente sucinto, ou deixa claro que não sabe é de nada mesmo.

• balancear os treinamentos com treinos regenerativos após os treinos de intensidade a fim de evitar excessos e fadiga muscular

Isso parece ser uma medida de contenção para nossa prática, mas como saber? Chute? Existe algum indicador? Na escura mesmo?

Editado por Kizen (veja o histórico de edições)

Postado
Em 27/08/2025 em 10:24, Kizen disse:

Vi um vídeo de um profissional da saúde dizendo que não é possível saber quando o músculo está para romper.

O rompimento vem do exagero, mas ele diz que a pessoa nem percebe.

Corremos o risco de rompimento sem ter qualquer meio de evitar e sem pistas para saber que a tragédia está por ocorrer?

Mais ou menos.

Semanas a fio dando porrada e forçando progressão de carga, sono ruim, pouco descanso entre os treinos, alimentação porca, uso de esteroides, falta de flexibilidade, execução ruim, existem uma série de agravantes que aumentam a possibilidade de uma ruptura total.

O corpo costuma avisar: uma dor aqui, uma fraqueza ali, apetite começa a ficar ruim, indicios de que a recuperação não tá suficiente.

entretanto, todavia e contudo:

Sim, vc pode ter uma lesão de ruptura total sem o menor aviso prévio.

As chances são minusculas? sim.

A maioria das pessoas é fraca demais pra se lesionar assim? é.

Postado
  • Autor
Em 27/08/2025 em 11:08, MikeBaguncinha disse:

Mais ou menos.

Semanas a fio dando porrada e forçando progressão de carga, sono ruim, pouco descanso entre os treinos, alimentação porca, uso de esteroides, falta de flexibilidade, execução ruim, existem uma série de agravantes que aumentam a possibilidade de uma ruptura total.

O corpo costuma avisar: uma dor aqui, uma fraqueza ali, apetite começa a ficar ruim, indicios de que a recuperação não tá suficiente.

entretanto, todavia e contudo:

Sim, vc pode ter uma lesão de ruptura total sem o menor aviso prévio.

As chances são minusculas? sim.

A maioria das pessoas é fraca demais pra se lesionar assim? é.

Tenho tanta lesão crônica, tanta dor que acho que não da para usar isso como parâmetro.

O corpo avisa então, ou uma cagada monstra também pode de repente romper, por exemplo o que o Leo Stronda fez, voltou de uma cirurgia, voltou a tomar esteroides, e já meteu um supino hiper pesado.

Uma coisa é certa, profissionais até onde eu saiba não sofrem ruptura, posso estar equivocado, mas desconheço, até hoje só vi quem meteu o loco.

Postado

Acho que ta dito já, no geral o corpo avisa, mas é possível lesionar do "nada". Igual algum acidente pode acontecer do nada sem nenhum indicador.

Pacho já comentou sobre um rompimento de peitoral dele, que segundo ele dentro da experiência prática dele se deve ao exagero na amplitude de alguns exercícios e do erro/mito sobre execuções em alguns exercícios ( que ele mesmo defendia na época ). No caso específico dele seria o supino com halter e provavelmente o voador com halter. Isso pq é disseminado por aí que a vantagem de fazer supino com halter no lugar da barra seria para alongar mais, porém isso pode ser um equívoco. Na realidade atualmente trabalhamos com a ideia de que supino com halter é mais uma questão de instabilidade, aumentando o recrutamento motor e envolvendo mais os estabilizadores, além de oferecer posição mais confortavel e anatômica que pode ser interessante para pessoas com desconforto, dores ou lesões.

Postado
Em 27/08/2025 em 11:33, Kizen disse:

Tenho tanta lesão crônica, tanta dor que acho que não da para usar isso como parâmetro.

O corpo avisa então, ou uma cagada monstra também pode de repente romper, por exemplo o que o Leo Stronda fez, voltou de uma cirurgia, voltou a tomar esteroides, e já meteu um supino hiper pesado.

Uma coisa é certa, profissionais até onde eu saiba não sofrem ruptura, posso estar equivocado, mas desconheço, até hoje só vi quem meteu o loco.

Profissionais rompem também, mas a questão é que eles estao extremamente assessorados, os cara tem acesso a todo tipo de recurso, médico, massagistas, criosauna, liberadores miofasciais, treinadores acompanhando cada contração muscular, exames mensais, etc. Então é dificil acontecer algo assim pois eles já estão preparados e vão mitigar qualquer chance de parar a carreira.

Depois disso vem a importância de um bom planejamento de treinamento, que já prevê semanas com deload, descanso, etc.

Outros sinais é cansaço extremo, falta de energia ou ânimo, fome exacerbada, falta de força, muitas dores ou espasmos musculares, câimbras, tudo isso indicação de que o corpo precisa de repouso e pode estar havendo um exagero, que caso seja ignorado pode levar a uma ruptura. Medicamentos e estimulantes podem disfarçar os sintomas, por isso não é bom exagerar no uso deles.

Postado

Só pra registrar, musculação é uma das atividades mais seguras que existem. Ambiente controlado, sem impacto, previsível.

Basta respeitar duas coisinhas básicas: boa técnica e descanso adequado.

Postado
  • Autor
Em 27/08/2025 em 11:39, kipoi disse:

Acho que ta dito já, no geral o corpo avisa, mas é possível lesionar do "nada". Igual algum acidente pode acontecer do nada sem nenhum indicador.

Pacho já comentou sobre um rompimento de peitoral dele, que segundo ele dentro da experiência prática dele se deve ao exagero na amplitude de alguns exercícios e do erro/mito sobre execuções em alguns exercícios ( que ele mesmo defendia na época ). No caso específico dele seria o supino com halter e provavelmente o voador com halter. Isso pq é disseminado por aí que a vantagem de fazer supino com halter no lugar da barra seria para alongar mais, porém isso pode ser um equívoco. Na realidade atualmente trabalhamos com a ideia de que supino com halter é mais uma questão de instabilidade, aumentando o recrutamento motor e envolvendo mais os estabilizadores, além de oferecer posição mais confortavel e anatômica que pode ser interessante para pessoas com desconforto, dores ou lesões.

Esqueci de citar os acidentes que são gerenciáveis, mas ninguém garante que não vá ocorrer.

Nunca mais faço crucifixo halteres ou supino halteres, se não tiver alguém me ajudando do lado para qualquer imprevisto.

Uma vez estava longe da falha, e mesmo assim de repente o lado esquerdo falhou feio, não tinha quem me ajudasse e pra piorar, o halter enganchou nos dedos forçando mais ainda o peitoral, fiquei com dor por umas duas semanas.

Postado

Eu não gosto muito de fazer supino com halteres. Entendo a questão do "conforto articular", mas não acho nada seguro. Acho muito mais fácil de eu fazer um movimento errado na hora de ir pra posição do exercício com os halteres do que com a barra por exemplo. Prefiro barra ou máquina no caso do supino. Crucifixo com halteres acho bem ruim de fazer também.

Postado
Em 27/08/2025 em 12:46, Kizen disse:

Esqueci de citar os acidentes que são gerenciáveis, mas ninguém garante que não vá ocorrer.

Nunca mais faço crucifixo halteres ou supino halteres, se não tiver alguém me ajudando do lado para qualquer imprevisto.

Uma vez estava longe da falha, e mesmo assim de repente o lado esquerdo falhou feio, não tinha quem me ajudasse e pra piorar, o halter enganchou nos dedos forçando mais ainda o peitoral, fiquei com dor por umas duas semanas.

Hoje em dia eu prefiro maquina, no meu caso tenho tendinite e sinto muita dor com barra então parei de fazer, tentei todo tipo de adaptação e não ficou 100% aí parei, as dores zeraram.

Se for pra fazer livre eu faço com halter, mas é todo um cuidado, tem todo um jeito de vc fazer e jogar o peso e geralmente pela própria caracteristica do exercício eu já coloco menos peso e evito falha total. Se for pra trabalhar pensando na falha ou além da falha ou então com técnicas tipo drop, rest pause , etc eu acabo deixando pra outros exercícios e maquinas, muito mais seguro e o resultado é bem satisfatório.

Postado
Em 27/08/2025 em 15:05, symptom disse:

Eu não gosto muito de fazer supino com halteres. Entendo a questão do "conforto articular", mas não acho nada seguro. Acho muito mais fácil de eu fazer um movimento errado na hora de ir pra posição do exercício com os halteres do que com a barra por exemplo. Prefiro barra ou máquina no caso do supino. Crucifixo com halteres acho bem ruim de fazer também.

Se tiver uma boa consciência corporal é bem tranquilo, mas é isso, exige anos fazendo esse exercício e precisa errar um pouco e se arriscar em lesão. Aprendi a fazer bem feito só depois de quase me esborrachar algumas vezes. Mas concordo, prefiro maquinas, depois que troquei de academia faço quase exclusivamente maquinas. Infelizmente barra é inviável para mim no momento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 1

Configurar notificações push do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.