Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Secar mais?

Posts Recomendados

Postado

Fala rapaziada, boa tarde.

Queria pedir opinião de vocês sobre o que fazer com o físico agora. Bom, vou dar uma resumida aqui sobre meu processo. Comecei a treinar sério em 2022, ganhei 9kg de massa magra com apenas 2kg de gordura, mas logo depois, pra 2023, ganhei 13-14kg de gordura. Fiquei com o bf acima de 19%, 72kg. Fiquei 8 meses no déficit, perdi 12kg, cheguei nos 57, mesmo tendo gordura e não tendo muito músculo, dava pra ver divisão muscular e vascularização. Comecei um superávit, ganhei 6 kg em 4 meses, chegando em 63kg e começando um mini cutting que pretendo chegar aos 8% de gordura.

começo do superávit:

https://prnt.sc/OfO8Yr3Lj__4

final do superávit:

https://prnt.sc/OktbQidn--AH

agora após 2 meses de cutting:

https://prnt.sc/dCYcOLr69SxT

1.70cm

19 anos

58.5kg

aparentemente 9-10% de gordura

1900kcal por dia, mantendo a gordura 20-30% da dieta (varia pq depende da proteina que tenho para comer no dia), e proteina alta, 130-140g ao dia. Cárdio 5 vezes na semana, musculação 4 vezes (abraço pro lorenzo pq o treino dele é bom p krl)

Postado
Em 21/08/2025 em 16:13, ratoumpoucocrescido disse:

Fala rapaziada, boa tarde.

Queria pedir opinião de vocês sobre o que fazer com o físico agora. Bom, vou dar uma resumida aqui sobre meu processo. Comecei a treinar sério em 2022, ganhei 9kg de massa magra com apenas 2kg de gordura, mas logo depois, pra 2023, ganhei 13-14kg de gordura. Fiquei com o bf acima de 19%, 72kg. Fiquei 8 meses no déficit, perdi 12kg, cheguei nos 57, mesmo tendo gordura e não tendo muito músculo, dava pra ver divisão muscular e vascularização. Comecei um superávit, ganhei 6 kg em 4 meses, chegando em 63kg e começando um mini cutting que pretendo chegar aos 8% de gordura.

começo do superávit:

https://prnt.sc/OfO8Yr3Lj__4

final do superávit:

https://prnt.sc/OktbQidn--AH

agora após 2 meses de cutting:

https://prnt.sc/dCYcOLr69SxT

1.70cm

19 anos

58.5kg

aparentemente 9-10% de gordura

1900kcal por dia, mantendo a gordura 20-30% da dieta (varia pq depende da proteina que tenho para comer no dia), e proteina alta, 130-140g ao dia. Cárdio 5 vezes na semana, musculação 4 vezes (abraço pro lorenzo pq o treino dele é bom p krl)

quem e lorenzo?

Postado

Salve bro.

Estás utilizando o conceito de mini-cutting incorretamente. Um mini-cutting é utilizado durante um período de superávit calórico contendo de 2~6 semanas com um corte relativamente abrupto de calorias com intuito de melhorar sua sensibilidade a insulina e ter uma breve redução de gordura corporal.

Dito isso, você está magro. Não sei se é seu objetivo, mas está com um físico saudável, não há pra que secar mais sem ter o que mostrar por baixo.

Parabéns pela disciplina e pela trajetória. Só continue comendo, tem muito espaço pra botar peso com qualidade, não fique com medo de perder o abdômen temporariamente.

Abraços.

Editado por HeiseN_

Postado
  • Autor
Em 21/08/2025 em 16:17, HeiseN_ disse:

Salve bro.

Estás utilizando o conceito de mini-cutting incorretamente. Um mini-cutting é utilizado durante um período de superávit calórico contendo de 2~6 semanas com um corte relativamente abrupto de calorias com intuito de melhorar sua sensibilidade a insulina e ter uma breve redução de gordura corporal.

Dito isso, você está magro. Não sei se é seu objetivo, mas está com um físico saudável, não há pra que secar mais sem ter o que mostrar por baixo.

Parabéns pela disciplina e pela trajetória. Só continue comendo, tem muito espaço pra botar peso com qualidade, não fique com medo de perder o abdômen temporariamente.

Abraços.

Salve irmão

Obrigado pela correção, ainda sou leigo nesse quesito. Sim, meu objetivo foi ter um físico atlético magro definido, não mt cheio, pois acho que por eu ser baixo, algo muito bulk ficaria meio desproporcional, além de que algo que me incomoda quando estou em fase de ganhos, é meu rosto ficar mt inchado e redondo. Tenho pensado em entrar nessa fase daqui um mês, pois vai começar o clima frio, acabando o verão, aí tendo a usar roupas mais pesadas. Tem alguma dica para finalizar esse déficit ou já parto para algo mais superávit mesmo?

Físico monstro esse seu da foto.

Postado
Em 21/08/2025 em 18:50, ratoumpoucocrescido disse:

Tem alguma dica para finalizar esse déficit ou já parto para algo mais superávit mesmo?

Você já está comendo bem pouco, eu subiria 150kcal por semana durante umas 4 semanas até perceber que você está com um ganho de peso constante ao passar dos dias.

Não tenho como avaliar como está seu metabolismo, então prefiro fazer essa reversa com calma.

De qualquer forma, muito difícil você perder a mão com a condição atual.

Em 21/08/2025 em 18:50, ratoumpoucocrescido disse:

Físico monstro esse seu da foto.

Muito obrigado bro!

Postado
  • Autor
Em 21/08/2025 em 18:07, HeiseN_ disse:

Você já está comendo bem pouco, eu subiria 150kcal por semana durante umas 4 semanas até perceber que você está com um ganho de peso constante ao passar dos dias.

Não tenho como avaliar como está seu metabolismo, então prefiro fazer essa reversa com calma.

De qualquer forma, muito difícil você perder a mão com a condição atual.

Muito obrigado bro!

A calculadora de calorias aqui do site é uma base boa para calcular as calorias necessárias para um superávit? Calculei um de 150kcal nela, com 2g de proteína por kg e 1g de gordura por kg, dando 2270kcal, com 136g de proteína. Estava pensando em fazer um superávit de 6 meses de 150kcal-250kcal por dia, para manter um aumento bem gradual e não acumular muita gordura. Como alimentos base, ovos, leite, iogurte natural, bananas, aveia, batatas, arroz, feijão.

Vou dar uma lida nesse seu guia de cutting e bulking.

Editado por ratoumpoucocrescido

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações push do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.