Ir para conteúdo

Analisando a minha situação, qual concurso eu deveria focar?

0din

Posts Recomendados

Postado

Tenho 20 anos, terminei o ensino médio em 2021 em uma escola pública e atualmente estudo adm em uma uniesquina EAD.

Quero garantir estabilidade e um bom futuro, por isso estou querendo iniciar no mundo dos concursos, mas estou perdido quanto a qual area escolher e quais concursos focar no próximo ano.

Me inscrevi para o de guarda municipal de uma prefeitura do meu estado e estava de olho no concurso do Banco do Brasil (que costuma ser muito divulgado e tem aberto bastante nos últimos anos).

Enfim, o que vocês sugerem?

Postado
Em 05/01/2025 em 14:47, 0din disse:

Tenho 20 anos, terminei o ensino médio em 2021 em uma escola pública e atualmente estudo adm em uma uniesquina EAD.

Quero garantir estabilidade e um bom futuro, por isso estou querendo iniciar no mundo dos concursos, mas estou perdido quanto a qual area escolher e quais concursos focar no próximo ano.

Me inscrevi para o de guarda municipal de uma prefeitura do meu estado e estava de olho no concurso do Banco do Brasil (que costuma ser muito divulgado e tem aberto bastante nos últimos anos).

Acredito que esse não seja o melhor lugar para pesquisar sobre isso kk Tem fóruns e discord mais focados no mundo dos concursos e afins, mas vou responder porque estou nessa vida de concurso a um tempo.

Sobre quais concursos escolher e focar depende muito do seu estado atual, o que você mais quer e afins. Por exemplo:

• Possui algum tecnólogo ou formação ? Se não já se deve cancelar das sua lista os concursos de nível superior, a não ser que esteja bem próximo de se formar (1 semestre por ai);
  • Possui carteira CNH B? A maioria dos concursos de guarda municipal vai ter como requisito básico a CNH B, então é bom se atentar se o concurso do seu estado vai pedir, pois já é um gasto a mais e complicação caso você passe para correr atrás depois;
  • Como está seu condicionamento físico ? A maioria dos concursos de guarda municipal vai ter TAF, alguns mais fácies outros mais difícies, então isso também é importante observar;
  • Já pesquisou sobre como é a rotina de banco/trabalho, principalmente as partes ruins ? É bom saber, porque têm bastante gente que entra no banco e não aguenta a pressão da agência (principalmente se pegar um gestor chato).
  • Tem uma vida aceitável na iniciativa privada ou precisa sair dela "rápido" ?

É bom você avaliar todas as questões para ir descartando e vendo o que você mais tem afinidade. Mas analisando de forma objetiva e pensando mais em custo benefício, carreira bancária é uma das melhores opções para quem tem ensino médio e está precisando de grana "mais rápido" (rápido entre aspas, porque concurso público nem sempre é a solução mais rápida, mas não vou entrar nesses detalhes), pois:

• É uma carreira que chama muito e de forma rápida (concurso do Banco do Brasil, por exemplo, já chamou todos os agentes comerciais do último concurso e já tem ameaça de um próximo em pouco tempo - 2 anos eu acho). Algumas guardas municipais chamam muito, de RJ/SP por exemplo, mas têm alguns que não chamam tanto;
  • Carga horária reduzida (Maioria dos bancos trabalha 6-7 horas corridas, ou seja, mais tempo para focar em outra coisa);
  • Da para crescer bem no banco, dependendo da sua vontade e conhecimento;

Mas claro, banco também tem seus pontos negativos

• Trabalha com metas e a depender do superior que você pegar pode ser algo BEM estressante (tenho conhecidos que desistiram com menos de 3 meses);
  • Não possui estabilidade. Embora você possua muito mais segurança do que na iniciativa privada, ainda é regido pela CLT, ou seja, não é estável;
  • É um bom salário para média do brasileiro, mas é o que normalmente a galera chama de concurso escada, você entra para continuar estudando para um concurso maior ou tentar investir em outra coisa e não para ficar lá;

Entre as duas carreiras de guarda municipal e Bancária, eu, pessoalmente, ficaria com a bancária. E conselho: Foque-se o máximo em uma carreira, não dar tiro para todo lado, porque isso costuma atrasar bastante a aprovação da galera. Se escolher por bancária, fica focado nesta carreira até passar, mesmo coisa para guarda municipal. 

Algo interessante para quem faz administração é que abre as portas para quase todos os concursos administrativos/judiciário/legislativo do país, então você terá bastante opções para depois que se formar e focar em concursos maiores, mas por agora com certeza eu iria de carreira bancária e depois de passar começaria a cogitar outras coisas.

Postado
Em 05/01/2025 em 16:19, Sixyssss disse:

Acredito que esse não seja o melhor lugar para pesquisar sobre isso kk Tem fóruns e discord mais focados no mundo dos concursos e afins, mas vou responder porque estou nessa vida de concurso a um tempo.

Sobre quais concursos escolher e focar depende muito do seu estado atual, o que você mais quer e afins. Por exemplo:

• Possui algum tecnólogo ou formação ? Se não já se deve cancelar das sua lista os concursos de nível superior, a não ser que esteja bem próximo de se formar (1 semestre por ai);
  • Possui carteira CNH B? A maioria dos concursos de guarda municipal vai ter como requisito básico a CNH B, então é bom se atentar se o concurso do seu estado vai pedir, pois já é um gasto a mais e complicação caso você passe para correr atrás depois;
  • Como está seu condicionamento físico ? A maioria dos concursos de guarda municipal vai ter TAF, alguns mais fácies outros mais difícies, então isso também é importante observar;
  • Já pesquisou sobre como é a rotina de banco/trabalho, principalmente as partes ruins ? É bom saber, porque têm bastante gente que entra no banco e não aguenta a pressão da agência (principalmente se pegar um gestor chato).
  • Tem uma vida aceitável na iniciativa privada ou precisa sair dela "rápido" ?

É bom você avaliar todas as questões para ir descartando e vendo o que você mais tem afinidade. Mas analisando de forma objetiva e pensando mais em custo benefício, carreira bancária é uma das melhores opções para quem tem ensino médio e está precisando de grana "mais rápido" (rápido entre aspas, porque concurso público nem sempre é a solução mais rápida, mas não vou entrar nesses detalhes), pois:

• É uma carreira que chama muito e de forma rápida (concurso do Banco do Brasil, por exemplo, já chamou todos os agentes comerciais do último concurso e já tem ameaça de um próximo em pouco tempo - 2 anos eu acho). Algumas guardas municipais chamam muito, de RJ/SP por exemplo, mas têm alguns que não chamam tanto;
  • Carga horária reduzida (Maioria dos bancos trabalha 6-7 horas corridas, ou seja, mais tempo para focar em outra coisa);
  • Da para crescer bem no banco, dependendo da sua vontade e conhecimento;

Mas claro, banco também tem seus pontos negativos

• Trabalha com metas e a depender do superior que você pegar pode ser algo BEM estressante (tenho conhecidos que desistiram com menos de 3 meses);
  • Não possui estabilidade. Embora você possua muito mais segurança do que na iniciativa privada, ainda é regido pela CLT, ou seja, não é estável;
  • É um bom salário para média do brasileiro, mas é o que normalmente a galera chama de concurso escada, você entra para continuar estudando para um concurso maior ou tentar investir em outra coisa e não para ficar lá;

Entre as duas carreiras de guarda municipal e Bancária, eu, pessoalmente, ficaria com a bancária. E conselho: Foque-se o máximo em uma carreira, não dar tiro para todo lado, porque isso costuma atrasar bastante a aprovação da galera. Se escolher por bancária, fica focado nesta carreira até passar, mesmo coisa para guarda municipal. 

Algo interessante para quem faz administração é que abre as portas para quase todos os concursos administrativos/judiciário/legislativo do país, então você terá bastante opções para depois que se formar e focar em concursos maiores, mas por agora com certeza eu iria de carreira bancária e depois de passar começaria a cogitar outras coisas.

Bom comentário.

Adiciono que o último do BB teve 1mi de inscritos.

Entrar em Banco e não saber lidar com a pressão é um tiro no peh.

Postado

Estou focado em carreira policial, porém no momento estou despreparado para o TAF pois estou sem joelho

Eu se fosse você escolheria um segmento, ex: tribunais, carreira policial, banco e focava.. assim como na musculação, nao é do dia pra noite que se tem o conhecimento mas com estudo e prática vc chega la

abçs e boa sorte

Postado
Em 05/01/2025 em 18:11, semjoelho disse:

Estou focado em carreira policial, porém no momento estou despreparado para o TAF pois estou sem joelho

Eu se fosse você escolheria um segmento, ex: tribunais, carreira policial, banco e focava.. assim como na musculação, nao é do dia pra noite que se tem o conhecimento mas com estudo e prática vc chega la

abçs e boa sorte

Eu sei que devo escolher apenas um segmento e focar. mas o problema é que eu não sei qual (tanto que foi por isso que acabei falando um pouco mais sobre mim).

Queria ajuda sobre qual escolher.

Postado
Em 05/01/2025 em 19:54, 0din disse:

Eu sei que devo escolher apenas um segmento e focar. mas o problema é que eu não sei qual (tanto que foi por isso que acabei falando um pouco mais sobre mim).

Queria ajuda sobre qual escolher.

Ai é particular seu, com o que se identifica melhor ? queria se olhar no espelho no futuro fardado nas ruas ou de terno no ar condicionado de um escritório...
Vc é novo, enquanto isso foque nas disciplinas que sempre aparecem ( port/mat ) e vai pegando bagagem pras especificas de cada prova que decidir fazer, quando souber o que quer nao vai ter dúvidas. abçs

• 1 mês depois...
Postado

Você precisar ver com o que se identifica,qual sua vocação.

Aliado a isso é necessária ter estratégia.

Eu escolhi as carreiras policiais pois tem concursos com uma quantidade maior de vagas.

No processo de estudos é interessante vc montar uma estratégia de concurso de entrada e concurso fim. Não necessáriamente seu concurso fim será na mesma carreira de entrada. Por que isso? Para que vc passe em um,seja nomeado, e continue estudando até chega no seu concurso fim. 

Concursos de entrada são aquele com salários mais baixos e com um quantidade de vagas maior.( Técnico administrativo, soldade, etc).

Escolha um bom material( Estratégia concursos,Gran cursos,Focus concursos são os melhores), e inicie por matérias que caem em todos,montando uma base.( Português, constitucional,administrativo,informatica e RLM).

Se vc dispõe de recursos financeiros uma boa mentoria seria fantástico.

Vc está na frente de muita gente só de pensar em concursos sendo tão jovem.

Seja persistente,focado,disciplinado e vc pode começar como assistente administrativo e se tornar juiz. Começar como soldade e por fim ser um delegado da PF. 

Só não passa quem deiste.

Fora o estudo em si,vc precisa cuidar da sua saúde física e mental.

Postado

Inscreve em todos, quanto mais preparado melhor será.

Sobre focar um em especifico é foda, concorrência é ampla. você pode não passar e ficar "depressivo".

de 3, fui aprovado em 2 mas fiquei fora da vagas disponiveis... 

Postado (editado)
Em 05/01/2025 em 14:47, 0din disse:

Sou concursada há cinco anos na carreira policial. 

Primeiro você tem que saber com o que você se identifica. 

a carreira policial é cansativa, perigosa e não valorizada; além disso tu precisa de um certo perfil pra bancar, pq é um serviço desgastante, tem que gostar. não tô dizendo que você precisa ser um seal da vida kkkkk mas tenha em mente que não é um concurso no qual você vai lidar apenas com burocracia.

Outra coisa, policial trabalha em escala, há quem goste mas eu acho uma merda. Seu sono nunca mais será o mesmo, esquece fim de semana, feriado… 

eu gosto de rotina então escala pra mim em bem ruim. 

outros concursos você vai fazer o trabalho administrativo mesmo. 

se eu fosse estudar pra um concurso HOJE estudaria pra técnico de tribunal, você vai ficar no ar condicionado, trabalhar 6h/dia e ganhar relativamente bem, se assumir função ganha um extra.

ai depois de estabilizado se você quiser focar em um concurso melhor você faz com mais calma. 

Editado por Belladh92
Edit
  • 2 semanas depois...
Postado

Passa em um mais simples (salário menor, muitas vagas, rotatividade porque as pessoas passam em outro e saem desse), tipo prefeitura ou administrativo de nível médio estadual, depois começa a estudar para os melhores.

Postado

Algumas dicas obrigatórias: 1) comece a se preparar antes de o edital sair; 2) resolva muitas questões (de preferência, milhares); 3) dê a vida pra passar no próximo concurso de guarda municipal, porém, caso não dê certo, saiba que você subiu de nível e ganhou uma bagagem.

Se você é do estado de SP, um bom concurso pra focar é o de escrevente do TJ. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...