Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[GUIA PRINCIPAL] Bulking, Cutting & Manutenção: O Guia Definitivo [0/7]

HeiseN_

Posts Recomendados

Postado

Salve manos, ótima segunda-feira!

Tópico [5/7] liberado no sumário e por meio do link abaixo.

Valeu e uma ótima semana!

Postado
Em 07/11/2024 em 07:28, HeiseN_ disse:

Bom dia meus manos!

Finalmente finalizamos o guia, tópico [7/7] liberado.

Espero que vocês tirem um bom proveito, valeu e uma ótima quinta!

Ótima quinta para você também! 

Parabéns por finalizar o guia. Tmj brother!

Postado
Em 07/11/2024 em 07:41, CDR disse:

Ótima quinta para você também! 

Parabéns por finalizar o guia. Tmj brother!

Valeu irmão, obrigado por ter acompanhado!

• 7 meses depois...
Postado
Em 23/10/2024 em 22:52, HeiseN_ disse:

BULKING, CUTTING & MANUTENÇÃO: O GUIA DEFINITIVO

Para obter o conteúdo completo do guia, navegue pelas páginas citadas abaixo.

TÓPICOS

[GUIA PRINCIPAL] Bulking, Cutting & Manutenção: O Guia Definitivo - [0/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: O que é uma dieta? [1/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Como saber o que fazer? [2/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Como estruturar uma dieta? [3/7]

[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Montando uma dieta na prática [4/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Como fazer a transição entre fases? [5/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Individualidades [6/7]
[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Considerações [7/7]

INTRODUÇÃO

Vejo uma parcela relevante dos usuários do fórum vindo em busca de orientações básicas perante a estruturação de uma dieta. Embora para quem seja macaco velho o tema seja relativamente fácil e automático, no geral é onde as pessoas mais pecam em seu início na academia, muitas vezes andando em círculos sem saber para onde seguir.

Estou criando esse tópico com o intuito de criar um guia prático e atualizado de como de fato estruturar uma dieta alinhada com seus objetivos. Todo o conteúdo aqui escrito será com base na minha experiência prática, vivência e observações ao longo de 5 anos de dieta.

Meu objetivo primário é de auxiliar qualquer pessoa com um nível 0 de conhecimento a conseguir ao menos entender o que é uma dieta, como estruturar e o que seguir levando em consideração suas necessidades individuais. Espero conseguir auxiliar principalmente novos entrantes a terem um norte neste assunto. Assim como a falta de conteúdo é um problema, o excesso dele também é.

Irei dividir o guia em 7 subtópicos, que serão linkados no post principal. Cada subtópico possuirá um tema específico. Farei o lançamento dos tópicos aos poucos ao longo do tempo, visto que será uma leitura relativamente extensa.

RESUMO

1. O que é dieta?

• O que não é uma dieta
    • Conceitos Gerais
    • Alinhando Expectativas

2. Como saber o que fazer?

• Objetivo
    • Conceitos Manutenção
    • Conceitos Bulking
    • Conceitos Cutting
    • Conceitos Recomposição

3. Como estruturar uma dieta?

• Macronutrientes
    • Componentes do Gasto Calórico
    • Registro de Calorias

4. Montando uma dieta na prática

• Manutenção
    • Bulking
    • Cutting
    • Recomposição

5. Como fazer a transição entre fases?

• A importância da Manutenção
    • Transição Bulking x Cutting
    • Transição Cutting x Bulking

6. Individualidades

• Natural x Hormonizado
    • Rotina
    • Psicológico

7. Considerações

• Refeições Livres

• Utopia do Equilíbrio

• Acabando com Dogmas

~ HeiseN © 2024.

Recentemente criei um tópico perguntando qual devo escolher bulking ou cutting, mas teve um cara q disse q não preciso me preocupar com isso e ficar contando calorias já q sou um adolescente, só me alimentar bem e treinar pesado consigo ter um shape legal. 

Postado
Em 21/06/2025 em 02:36, caio009754 disse:

Recentemente criei um tópico perguntando qual devo escolher bulking ou cutting, mas teve um cara q disse q não preciso me preocupar com isso e ficar contando calorias já q sou um adolescente, só me alimentar bem e treinar pesado consigo ter um shape legal. 

Também comecei a contar calorias com sua idade.

Isso criou uma base forte, não só pelo fato de fazer dieta, mas de aprender com os erros desde cedo e evitar ficar andando em círculos.

Vai ficar com um shape legal sem dieta? Vai, provável, mas não garantido. Acima da média da sua idade? Sim. Isso quer dizer que vai ser o suficiente pra você? Só tu pode dizer.

Não acho nem um pouco errado você contar calorias. Só não ficar bitolado ao extremo, sem deixar de aproveitar sua vida.

Postado (editado)
Em 21/06/2025 em 18:08, HeiseN_ disse:

Também comecei a contar calorias com sua idade.

Isso criou uma base forte, não só pelo fato de fazer dieta, mas de aprender com os erros desde cedo e evitar ficar andando em círculos.

Vai ficar com um shape legal sem dieta? Vai, provável, mas não garantido. Acima da média da sua idade? Sim. Isso quer dizer que vai ser o suficiente pra você? Só tu pode dizer.

Não acho nem um pouco errado você contar calorias. Só não ficar bitolado ao extremo, sem deixar de aproveitar sua vida.

Entendi, vlw mesmo. Atualmente tenho 64kg com 180cm, minha meta é ter pelo menos uns 72kg, acho q com esse peso fico com um shape bacana. Tenho algumas definições, mas preciso ganhar mais massa. 

Editado por caio009754

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...