Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de periodização


Thomas William

Posts Recomendados

Nunca periodizei o treino, sempre utilizei o ABC2x alterando somente a zona de repetições de acordo com meu objetivo momentâneo... Objetivo é potencializar os resultados/força evitando alguma lesão :D. 

 

https://ibb.co/TgjK42w

 

Estou aberto a críticas, opiniões e dicas. Vou tentar manter uma rotina de alongamentos. Ainda vou avaliar o volume dos treinos. A ultima semana nesse plano seria uma semana de deload após o treino de força e o ABCDEF após o treino de hipertrofia (2 semana) seria para dar um intervalo de descanso maior para os músculos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

7 horas atrás, Thomas William disse:

Nunca periodizei o treino, sempre utilizei o ABC2x alterando somente a zona de repetições de acordo com meu objetivo momentâneo...

 

Ou seja, você periodizava o treino. Não é necessário que haja mudanças de exercícios ou grupamentos musculares, só o fato de você usar uma zona de repetições as vezes já é uma periodização. Claro que uma periodização pode ser mais complicada, mas também pode ser simples. E isso é chamado de periodização ondulatória - pode ser com mudanças diárias, semanais ou mensais.

 

A periodização busca um objetivo normalmente uma competição com uma data marcada, e por exemplo não seria legal você fazer o seu atleta dar tudo de si uma nos dias anteriores a competição - ele precisa estar descansado para o dia da competição.

 

É uma esboço o que você tem, não posso dizer se é bom ou ruim. Mas por exemplo, a divisão dos músculos necessitará de um toque de personalização: o que você sente que está progredindo muito rápido? E o que está ficando para trás? Será que não é melhor treinar mais vezes esse músculo por semana e deixar o que está com uma progressão mais rápida só em um dia da semana?

 

Não tem nada de errado em ter um esboço, mas uma das coisas que eu aprendi na faculdade é que se você estiver pensando muito lá na frente bem, talvez a periodização tenha que ser totalmente refeita. Se por algum motivo você fique uma semana sem poder comer direito, talvez a semana de deload tenha que ser antecipada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mr Nobody disse:

 

Ou seja, você periodizava o treino. Não é necessário que haja mudanças de exercícios ou grupamentos musculares, só o fato de você usar uma zona de repetições as vezes já é uma periodização. Claro que uma periodização pode ser mais complicada, mas também pode ser simples. E isso é chamado de periodização ondulatória - pode ser com mudanças diárias, semanais ou mensais.

 

A periodização busca um objetivo normalmente uma competição com uma data marcada, e por exemplo não seria legal você fazer o seu atleta dar tudo de si uma nos dias anteriores a competição - ele precisa estar descansado para o dia da competição.

 

É uma esboço o que você tem, não posso dizer se é bom ou ruim. Mas por exemplo, a divisão dos músculos necessitará de um toque de personalização: o que você sente que está progredindo muito rápido? E o que está ficando para trás? Será que não é melhor treinar mais vezes esse músculo por semana e deixar o que está com uma progressão mais rápida só em um dia da semana?

 

Não tem nada de errado em ter um esboço, mas uma das coisas que eu aprendi na faculdade é que se você estiver pensando muito lá na frente bem, talvez a periodização tenha que ser totalmente refeita. Se por algum motivo você fique uma semana sem poder comer direito, talvez a semana de deload tenha que ser antecipada.

Não diria que chegaria a ser uma periodização, por que esses "períodos" que eu estou fazendo não possuem um tempo estabelecido.

 

Então, essa variação nós agrupamentos musculares, seria para dar um intervalo de descanso maior, tanto no treino de força quanto nos de deload/recuperação, sinto que 72 horas não são suficientes para recuperar 100%. Sim, já pretendia treinar sempre 2x na semana aquele músculo pior desenvolvido, porém nesse esboço só se encaixaria no treino de força.

 

Gostaria de opiniões por que esse "esboço" eu montei de acordo com minha pouca experiência, não peguei nenhum modelo pronto... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...