Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cutting e... Bacon?


Marcos Silveira

Posts Recomendados

Fala pessoal!

Seguinte: o velho óleo de soja já foi removido totalmente, hoje uso pequenas quantidades de manteiga para fritar... e bacon!

Penso como regras gerais que, se está dentro dos macros e em pequenas quantidades, tá tranquilo. Vejo muitas dietas cetogênicas usando bacon, mas as vezes sai tanta gordura que fico pensando: será que tá tranquilo mesmo?

Exemplo: ao fazer um omelete e adiciono 5g de manteiga + 30g de bacon, totalizando 198kcal e 17g de gordura. Se isso estiver dentro das minhas macros e não exceder nada, posso ficar tranquilo em consumir a gordura que sai do bacon após ser frito?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Poder, vc pode..na minha dieta atual (cutting), 60g de fat.. .ou seja eu queimaria 1/3 dos meus macros diários em apenas 30g de bacon+manteiga, o que faria com que minhas proximas refeições nao pudessem ter tanta fat...

 

Tudo é válido, se consegue manipular o resto dos numeros durante o dia..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Marcos Silveira disse:

Fala pessoal!

Seguinte: o velho óleo de soja já foi removido totalmente, hoje uso pequenas quantidades de manteiga para fritar... e bacon!

Penso como regras gerais que, se está dentro dos macros e em pequenas quantidades, tá tranquilo. Vejo muitas dietas cetogênicas usando bacon, mas as vezes sai tanta gordura que fico pensando: será que tá tranquilo mesmo?

Exemplo: ao fazer um omelete e adiciono 5g de manteiga + 30g de bacon, totalizando 198kcal e 17g de gordura. Se isso estiver dentro das minhas macros e não exceder nada, posso ficar tranquilo em consumir a gordura que sai do bacon após ser frito?
 

é como o cara disse, poder tu até pode...eu não confiaria muito nesse sistema, fica difícil saber a densidade do que tu está ingerindo e quantas calorias tem ali. concordo que bacon é muito bom, mas será que não é mais válido usar quando tu estiver em cheating day ou cheating meal? 

dai ao menos tu pode comer sem culpa e desconfianças...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@danjr , @matheuskr , Boas respostas!

Minha dieta é "rica" em gordura mesmo, porque deixo o carbo bem restrito. De fato é interessante pensar em não colocar sempre bacon, mas gosto de variar bastante a dieta pra não ficar sempre em um frango seco com batata doce, por exemplo, e estou tendo bons progressos.

Li em outro tópico que "a forma de consumir ele não muda em nada", seja frito, cozido, etc, e ainda "sugeria" (ou opinava) aproveitar a gordura que vira um óleo (e essa era a minha principal dúvida).

Creio realmente que moderação seja a chave pra tudo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Varia amigo,

Se sua dieta não for cetogênica é outra regra que se aplica.

Quanto ao bacon, pelo que descreveu: 30g bacon + 5g manteiga = 17g gordura. O valor é esse se a peça de bacon é mais magra (+carne -gordura).

Em peças de bacon mais gordas (+gordura - carne), chega a quase o peso total em gordura. Então 30g de bacon vai ter acima de 25g de gordura. Calculando em kcal, 25x9 = 225kcal só no bacon, fora a manteiga. Entende?

Se atente a isso pra fechar as kcal que precisa. (sem entrar na discussão de gordura saturada e resistência à insulina)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cdm, valeu meu velho! Procuro sempre pegar as peças mais magras mesmo, mas por garantia, quando usar, vou usar como base 25g de gordura. Prefiro sempre jogar pra cima do que pra baixo.

Sobre a questão da gordura saturada vi um documentário muito bom que me deixou bem tranquilo quanto a isto, e sobre a resistência à insulina, estou evitando ao máximo carbo e coisas tipo açúcar, salgadinhos, gordura trans etc eu consegui me livrar de uma forma que até me surpreendo, quando muito consumo 1x por semana em quantidades moderadas.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Marcos Silveira disse:

@cdm, valeu meu velho! Procuro sempre pegar as peças mais magras mesmo, mas por garantia, quando usar, vou usar como base 25g de gordura. Prefiro sempre jogar pra cima do que pra baixo.

Sobre a questão da gordura saturada vi um documentário muito bom que me deixou bem tranquilo quanto a isto, e sobre a resistência à insulina, estou evitando ao máximo carbo e coisas tipo açúcar, salgadinhos, gordura trans etc eu consegui me livrar de uma forma que até me surpreendo, quando muito consumo 1x por semana em quantidades moderadas.

Abraços!

é um alimento muito apetitoso pro paladar de quem gosta, difícil ter auto controle. É como dizia o slogan da elma chips: "impossível comer um só." eu não tenho auto controle comendo bacon com farinha, iria querer comer umas 4 frigideiras ou mais...por isso eu reservaria pros dias em que eu não tivesse preocupado com cutting ou bulking.

 

em relação a insulina e até a resistência a esse hormônio como tu citou, eu tenho uma divergência dessa vertente que mete a porrada nos carboidratos (açúcares, biscoitos, pães, chocolates) , eu acho exagerado. qualquer coisa causa liberação de insulina, o cheiro também. Se tu passar agora na frente de uma padaria e sentir cheiro de pão ou um donut que tu ame comer, teu pâncreas vai liberar insulina (fase cefálica de secreção de insulina, só estudar isso.)

eu não sou a favor de deixar de comer o que se gosta pra adotar radicalismos, isso dai leva a pessoa a quadros psiquiátricos, disturbios alimentares e até recaidas. cortar tudo que é bom é querer viver como um monge tibetano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, matheuskr disse:

 

em relação a insulina e até a resistência a esse hormônio como tu citou, eu tenho uma divergência dessa vertente que mete a porrada nos carboidratos (açúcares, biscoitos, pães, chocolates) , eu acho exagerado. qualquer coisa causa liberação de insulina, o cheiro também. Se tu passar agora na frente de uma padaria e sentir cheiro de pão ou um donut que tu ame comer, teu pâncreas vai liberar insulina (fase cefálica de secreção de insulina, só estudar isso.)

eu não sou a favor de deixar de comer o que se gosta pra adotar radicalismos, isso dai leva a pessoa a quadros psiquiátricos, disturbios alimentares e até recaidas. cortar tudo que é bom é querer viver como um monge tibetano.

 

Concordo, dieta tem que ter espaço pra que se gosta e ter equilíbrio.

Exatamente, mas essa liberação é de uma pequena parcela de insulina. 

Lembre que a insulina é liberada fisiologicamente em pulsos durante o dia, porém, o PRINCIPAL regulador da secreção de insulina é a concentração de glicose.

 

A secreção tem 2 fases. Quando se tem um aumento na concentração de glicose, da inicio na primeira etapa da liberação da insulina (resposta rápida em alguns minutos). Em seguida, dependendo de quanto glicose tem disponível, aumenta a produção de mais insulina no núcleo da célula beta (no pâncreas). Então quando tem bastante glicose, aumenta a produção de mais insulina (no núcleo) pra dar conta da toda essa glicose. Produz e libera mais insulina por vez.

Após ser liberada na corrente sanguínea, a insulina exerce efeito anabólico (glicogênese, transporte de aminoácido, lipogênese, etc). 

Porém, quando temos muita insulina plasmática sustentada (por bastante tempo), em balanço calórico, também temos inibição da lipólise e aumento da produção de enzimas lipogênicas, aumentando a capacidade de sintetizar gordura.  

Com o tempo, ocorre tbm diminuição dos receptores de insulina no músculo e tecido adiposo (downregulation), mantendo alta a concentração de insulina plasmática e também de glicemia alta (resistência a insulina).

 

Fisicamente, a percepção que se tem é de um físico que não responde tão bem à dieta, acumulando mais gordura e diminuindo a produção de glicogênio, o que reflete no rendimento do treino. Em exames, vai resultar em glicemia em jejum elevada, insulina em jejum elevada, e dislipidemia. (principalmente)

Então, pra quem quer melhorar a composição corporal tem que consumir carboidrato na quantidade que o corpo é capaz dar conta.

 

Não sei se ficou claro, mas qualquer coisa avisa. 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...