Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Excesso De Proteína E Armazenamento De Gordura - Q&A


Minato Namikaze

Posts Recomendados

Excesso De Proteína E Armazenamento De Gordura

Por Lyle McDonald

 

Questão: Eu tenho feito muitos estudos em dieta e nutrição, mas até hoje não fui capaz de encontrar qualquer evidência concreta sobre o que acontece com o excesso de proteína no corpo e tenho esperança de que você pode ajudar.

 

Para simplificar as coisas, vamos tomar como exemplo uma dieta consistente em 5.000 kcal de pura proteína para uma mulher de 60kg e 175cm.

 

Muitas pessoas afirmam que o excesso de proteína será desperdiçado, enquanto outras dizem que todo excesso de calorias eventualmente acabará armazenado como gordura.

 

Tenho feito minhas próprias pesquisas científicas sobre a quebra de proteína em aminoácidos e entendo o seguinte: alguns aminoácidos são desperdiçados, enquanto outros atravessarão o ciclo de conversão e ainda serão utilizados pelo corpo como fonte de energia.

 

Resposta: Ok, uma coisa de cada vez. O exemplo mencionado acima é absurdamente não-fisiológico. O poder de saciamento da proteína tornaria um consumo como este impossível. Isto é, 5.000 kcal de pura proteína equivalem a 1.250g de proteínas. Não tem como. Além disso, apesar do caminho bioquímico para a conversão de proteína em gordura realmente existir em seres humanos, a probabilidade disso acontecer em qualquer circunstância que não seja absurdamente não fisiológica é praticamente nula.

 

Deixe-me colocar isto em perspectiva. Apesar de várias afirmações em sentido contrário, a real conversão de carboidrato em gordura em humanos sob condições dietéticas normais é pequena, quase insignificante.

 

Não se engane, a conversão de carboidratos em gordura (processo denominado de-novo lipogenesis ou DNL) pode acontecer, mas os requisitos para tal são significantemente raros em humanos na maioria das circunstâncias (discutir isso em detalhes requiriria um artigo todo; leitores interessados podem procurar por Medline for work by Hellerstein or Acheson).

 

Ao menos uma destas circunstâncias ocorre quando a ingestão diária de carboidratos é enorme, atingindo marcas maiores do que 100% dos requisitos energéticos diários para manutenção. E somente quando o glicogênio do músculo está cheio. Para um homem médio, estamos falando de 700-900g de carboidratos diários por vários dias seguidos.

 

O que significa que os excessos de proteína sendo convertidos em gordura em qualquer quantidade significativa simplesmente não vai ocorrer. Certos aminoácidos são processados em alto grau no fígado e isto pode produzir glicose, cetonas e algumas outras substâncias. No entanto, triglicerídeos (a forma armazenável de gordura) não é uma delas.

 

Eu suponho que, se a proteína fosse convertida em gordura, primeiramente iria ser convertida em glicose e, somente se a quantidade produzida excedesse as necessidades diárias para manutenção, haveria a conversão para gordura. Contudo, conforme explicado acima, isto não ocorrerá sob quaisquer condições razoáveis e normais. Nenhum ser humano conseguiria comer proteína suficiente em um dia para que isto acontecesse.

 

O que decorrerá será a oxidação de aminoácidos (queimados como energia) aumentada de alguma forma ainda que, de acordo com o exposto, seja um processo lento e incompleto.

 

Portanto, ainda que a possibilidade de proteína ser estocada como gordura exista e as pessoas continuem dizendo que "excesso de proteína vira gordura", isto simplesmente não vai ocorrer sob as circunstâncias do mundo real. É claro, podemos sonhar com exemplos teóricos e estranhos em que isso poderia ser verificado, mas não se aplica para 99.9% dos casos práticos.

 

Fonte: bodyrecomposition.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...