Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Suplementos X Alimentos


Posts Recomendados

Pesquisas recentes demonstram que muitos suplementos são utilizados tanto por atletas como pela população em geral, sendo que a prevalência do uso por atletas não é muito maior do que a de indivíduos não atletas. A suplementação pode superar a ingestão diária recomendada de diversos nutrientes e substâncias,

muitas vezes com alguns efeitos desejáveis e outros colaterais. O mercado de suplementos nutricionais oferece uma série de produtos com funções específicas ao organismo, sendo divididos em:

a) Ergogênicos: são aqueles que podem promover aumento do desempenho físico além da capacidade fisiológica.

B) Repositores: são aqueles utilizados em determinadas fases para garantir a reposição dos nutrientes perdidos por alguma situação específica.

O consumo de suplementos muitas vezes é feito por indivíduos com baixo consumo alimentar, apenas corrigindo o déficit nutricional, o que poderia ser alcançado tranqüilamente através da alimentação caso este indivíduo estivesse disposto a mudar seus hábitos. Ao pensarmos neste consumo é preciso ter em mente que este somente é justificável quando a ingestão de alimentos não conseguir alcançar as necessidades, ou mesmo se estas forem muito aumentadas, o que vai depender da freqüência dos treinos e da atividade em questão. Outro ponto é a tentativa de elevar o consumo de um determinado nutriente para aumentar o desempenho na modalidade praticada.

É fundamental que a suplementação seja indicada e acompanhada por um profissional qualificado, pois o efeito pode ser contrário ao esperado e ainda, pode trazer conseqüências sérias e irreversíveis. Também é importante conhecer a composição e a indicação do produto e ter consciência de que todo suplemento deve ser fabricado dentro de certos padrões de qualidade para que sejam preservados suas características e garantir sua eficácia e inocuidade.

A fim de diminuir o risco de saúde no consumo de suplementos nutricionais com a atividade física, o Ministério da Saúde regulamenta estes produtos de acordo com sua finalidade, dando assim uma característica de necessidade, consumo e até mesmo estabelecendo quantidades. Assim, o consumidor pode avaliar a real necessidade no uso destes produtos, como descritos abaixo:

- Energéticos – são especialmente desenvolvidos para repor ou fornecer energia aos treinamentos. São basicamente formulados à base de carboidratos e podem ser consumidos em pó (misturados em água) ou saches em gel. Aqui podem ainda ser consideradas as barras à base de cereais que fornecem basicamente carboidratos.

- Protéicos – Basicamente proteínas, em pó ou em forma de barras, produzidas a partir da proteína do ovo (albumina) do leite (caseína ou whey) ou isolados de soja.

- Compensadores – Pós que enriquecem sucos ou leite e são formulados com todos os nutrientes necessários a uma dieta. Acrescentam calorias, proteína, carboidratos, vitaminas e minerais, de acordo com a necessidade calórica aumentada do esporte praticado.

- Repositores – São bebidas esportivas com o objetivo de repor água, sais e carboidratos (glicose) de forma mais rápida, evitando a desidratação de uma atividade intensa e/ou longa, ou ainda causada pela temperatura elevada do ambiente.

- Aminoácidos – Deste grupo, todas as formas de aminoácidos isolados (partes de proteínas) estão excluídos da classificação de suplementação alimentar, sendo que penas os BCAAs são permitidos como suplemento. Até o momento o Ministério da Saúde entende que altas dosagens de aminoácidos não são seguras suficientes para o consumo generalizado.

Sabendo sobre a função e a classificação destes produtos, todos os atletas e esportistas podem manter bom rendimento com mais segurança. Além disto, o uso adequado e orientado por profissionais especialistas (médico/ nutricionista) levam aos melhores resultados no controle de peso corporal, ganho de massa muscular e melhora no desempenho. Sendo sempre, o uso de suplementos, uma conduta posterior à adequação da dieta, de acordo com as necessidades individuais.

Referências:

1. Slater GJ, Jenkins D. b-hydroxy-b-metilbutyrate (HMB) - Supplementation and the promotion of muscle growth and strength. Sports Med 2000;30:105-16.

2. Mcardle, D.M., Katch, F.I. & Katch, V.I. (1991). Fisiologia do Exercício – Energia, Nutrição e Desempenho Humano. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

[...] Sendo sempre, o uso de suplementos, uma conduta posterior à adequação da dieta, de acordo com as necessidades individuais. [...]

Essa última informação é muito importante. Porque sempre vejo uns caras achando que suplemento é milagreiro por aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não é milagreiro, mas por exemplo.. eu penso assim, nao sei se tá errado.

se vc nao come bem e ganha 100g de proteína por dia por exemplo.

com suplemento vc vai tá ganhando mais, mesmo apesar da dieta ruim nao vai deixar de ser um up.

o suplemento pra quem tem dieta ruim é bom

pra quem tem dieta boa é ótimo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não é milagreiro, mas por exemplo.. eu penso assim, nao sei se tá errado.

se vc nao come bem e ganha 100g de proteína por dia por exemplo.

com suplemento vc vai tá ganhando mais, mesmo apesar da dieta ruim nao vai deixar de ser um up.

o suplemento pra quem tem dieta ruim é bom

pra quem tem dieta boa é ótimo

Vamos pegar como exemplo o whey protein. Ele é apenas proteina (de alta qualidade), ele deve complementar ou superar as necessidades diarias. Caso a pessoa precisa de 174g de proteina por dia e come 150g, jogar 24g de proteina do whey seria ótimo. Se a pessoa ja come as 174g ou mais e adcionar as mesmas 24g é ótimo tambem.

Agora, o cara coloca whey e malto no pós-treino, mas as outras refeições são sprite (diet pra nao engordar) e meia duzia de halls... e ele espera que a proteina do whey vai "complementar" a proteina q ele precisa por dia. Sem chance.

Suplemento é para completar ou adcionar extra. Nunca substituir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

olá Galera, eu sou EDMAR tenho 20 anos, peso 51 kilos e tenho 1,75 de altura: preciso da ajuda de alguém para eu ganhar massa o mais rápido possível, alguém poderia me passar dica d como malhar e que tipos de suplementos faça eu ganhar bastante peso por mês.

Desde de já agradeço e espero ancioso por ajuda, não aguento mais esse meu corpo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

o que acham dessa dieta para bulk : (parte da proteína apenas)

1 - Manha :

A) Whey c/ 26g proteína

B) Atum com 8g proteína

2 - Amoloço:

20g de proteína da carne + 13g da proteina do whey

3 - Tarde : Atum com 8g proteina

4 - Pós treino : Whey com 30g proteína

5 - Janta : 10g proteína da carne + 26g do whey

6 - Antes de dormir 50g de albumina ( 10 claras de ovo )

Dá mais ou menos 190g de proteina animal/dia

2.7g/kg - peso uns 71

Ta muito pesada ? precisa disso tudo de proteína mesmo ?

Editado por caio cebola
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...