Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treino De Pernas (Condromalácia Patelar Bilateral, Pequeno Derrame Articular...)


FNM

Posts Recomendados

Bom, galera, estou com um problema aqui...
Voltei a treinar há 2 meses e estou tendo um desenvolvimento muito rápido, até pelo conhecimento que já tinha pelo tempo de fórum/treino e etc. Há somente um (grande) problema. Tenho dores no joelho e foi constatada uma condromalácia patelar bilateral e um pequeno derrame articular, o que impede que eu faça exercícios como Agachamento Livre, Leg Press e até extensora. Com isso, venho fazendo um treino de pernas meio incompleto, e logicamente esse grupo muscular está se desenvolvendo menos em comparação aos outros.
Gostaria de saber do pessoal dicas de como contornar esse problema. Qualquer sugestão é bem vinda. :medieval:
Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Bom, galera, estou com um problema aqui...

Voltei a treinar há 2 meses e estou tendo um desenvolvimento muito rápido, até pelo conhecimento que já tinha pelo tempo de fórum/treino e etc. Há somente um (grande) problema. Tenho dores no joelho e foi constatada uma condromalácia patelar bilateral e um pequeno derrame articular, o que impede que eu faça exercícios como Agachamento Livre, Leg Press e até extensora. Com isso, venho fazendo um treino de pernas meio incompleto, e logicamente esse grupo muscular está se desenvolvendo menos em comparação aos outros.

Gostaria de saber do pessoal dicas de como contornar esse problema. Qualquer sugestão é bem vinda. :medieval:

Grato.

A patologia lhe impede? Você está no nível mais alto de dor e impossibilidade nos exercícios ? Se sim o melhor é iniciar a fisioterapia e recuperar esse joelho, se não teste o que você consegue fazer, um leg ou agachamento em uma angulação menor, uma extensora sem extensão total, faça testes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A patologia lhe impede? Você está no nível mais alto de dor e impossibilidade nos exercícios ? Se sim o melhor é iniciar a fisioterapia e recuperar esse joelho, se não teste o que você consegue fazer, um leg ou agachamento em uma angulação menor, uma extensora sem extensão total, faça testes...

Ahh é, esqueci de falar! No agachamento sem carga meus joelhos já estalam, mas vou tentar sim. A extensora eu ando fazendo isometria, pego carga leve e fico uns 20 segundos só fazendo os últimos 15º mas ou menos. Ando tomando condroflex pra repor a cartilagem, mas tá meio lento o processo. hahaha}

Na extensora eu não consigo fazer o movimento completo... :(

Editado por FNM
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho condromalácia bilateral também.

Sinto os estalos no joelho e as vezes um pouco de dor,mas o único movimento que realmente me traz problemas é a extensão do joelho.Quando fiz os movimentos pela metade ou com ângulo menor por recomendação médica, senti piora nas dores e parei de fazer.Depois de um bom tempo que coloquei a extensora novamente e agora faço o movimento completo,só não posso exagerar em carga e na quantidade que começa a doer.

Acho que agachamento livre e leg press não tem problemas,senti uma boa melhora.Comecei só com a barra,sentindo muito os joelhos estalarem e isso me dava certa insegurança,mas com o tempo foi melhorando.O movimento também foi completo,quando eu fazia só pela metade sentia dores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho condromalácia bilateral também.

Sinto os estalos no joelho e as vezes um pouco de dor,mas o único movimento que realmente me traz problemas é a extensão do joelho.Quando fiz os movimentos pela metade ou com ângulo menor por recomendação médica, senti piora nas dores e parei de fazer.Depois de um bom tempo que coloquei a extensora novamente e agora faço o movimento completo,só não posso exagerar em carga e na quantidade que começa a doer.

Acho que agachamento livre e leg press não tem problemas,senti uma boa melhora.Comecei só com a barra,sentindo muito os joelhos estalarem e isso me dava certa insegurança,mas com o tempo foi melhorando.O movimento também foi completo,quando eu fazia só pela metade sentia dores.

E ae! =)

Então, também to com uma insegurança enorme pra fazer agachamento pelos estalos, mas seu relato me animou! Quanto ao Leg, nem tentei fazer na volta, tamanha a dor que senti na extensora no primeiro dia... acho que fiquei meio traumatizado. ahahahaha

Mas notei uma melhora também nesses quase 2 meses de treino na extensora... Bom, vou experimentando fazer todos com baixas cargas!

o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz!

Eu tiraria a extensora por enquanto,iria fortalecendo com os exercícios mais compostos,com o tempo vai subindo as cargas,ficando de olho em caso de dores tb.Demorei um tempinho pra voltar pra extensora,e nesse tempo que não fiz,tive uma melhora na força e no visual também.

Sei como é foda problema no joelho,mas é questão de tempo mesmo,eu ficava desanimado e tal,mas aos poucos vou vendo melhora.

Boa sorte aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Martin comentou sobre um tópico recente de condromalácia, pega aqui a resposta dele:

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/185711-ajuda-crondomalacia-patelar-treino/

(Eu tenho também e agacho 3 vezes por semana)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz!

Eu tiraria a extensora por enquanto,iria fortalecendo com os exercícios mais compostos,com o tempo vai subindo as cargas,ficando de olho em caso de dores tb.Demorei um tempinho pra voltar pra extensora,e nesse tempo que não fiz,tive uma melhora na força e no visual também.

Sei como é foda problema no joelho,mas é questão de tempo mesmo,eu ficava desanimado e tal,mas aos poucos vou vendo melhora.

Boa sorte aí!

Cadeia cinética fechada pra reabilitar joelho é melhor

Durante muitos anos, fisioterapeutas dedicados à reabilitação

de atletas utilizaram os exercícios em cadeia cinética aberta (CCA),
no qual os movimentos são desenvolvidos com o segmento distal
livre(1), para o fortalecimento da extremidade inferior(2). Todavia,
uma melhor compreensão da cinesiologia e da biomecânica proporcionou
a atual aplicação dos exercícios em cadeia cinética fechada
(CCF), os quais foram incorporados aos protocolos de reabilitação,
principalmente, da articulação do joelho(2). Este tipo de
exercício envolve movimentos multiarticulares executados com a
extremidade distal fixa(1).
Algumas suposições são apresentadas para a utilização de exercícios
em CCF: do ponto de vista biomecânico, sugere-se que esses
exercícios são mais seguros e produzem estresses e forças
que oferecem menor risco às estruturas em recuperação quando
comparados com os exercícios em CCA. A co-ativação ou co-contração
dos músculos agonistas e antagonistas ocorrem durante
os movimentos em CCF, a fim de proporcionar a estabilização articular(
3-4). Além disso, os exercícios em CCF são igualmente eficazes
na produção de força no quadríceps femoral, quando se compara
com os exercícios em CCA(5).
REFERÊNCIAS
1. Steindler A. Kinesiology of the human body under normal and pathological conditions.
Springfield, IL: Charles C Thomas; 1977. p. 63.
2. Hopkins JT, Ingersoll CD, Sandrey MA, Bleggi SD. An electromyographic comparison
of 4 closed chain exercises. J Athl Train. 1999;34:353-7.
3. Escamilla RF, Fleisig GS, Zheng N, Barrentine SW, Wilk EK, Andrews JR. Biomechanics
of the knee during closed kinetic chain and open kinetic chain exercises.
Med Sci Sports Exerc. 1998;30:556-69.
4. Fonseca ST, Silva PLP, Ocarino JD, Ursine PGS. Análise de um método eletromiográfico
para quantificação de co-contração muscular. Rev Bras Ciên e Mov. Brasília
2001;9:23-30.
5. Fitzgerald GK. Open versus closed kinetic chain exercise: issues in rehabilitation
after anterior cruciate ligament reconstrutive surgery. Phys Ther. 1997;77:1747-
54.
6. Hammond MC, Fitts SS, Kraft GH, Nutter PB, Trotter MJ, Robinson LM. Co-contraction
in the hemiparetic forearm: quantitative EMG evaluation. Arch Phys Med
Rehabil. 1988;69:348-51.
7. Frost G, Dowling J, Dyson K, Bar-Or O. Cocontraction in three age groups of
children during treadmill locomotion. J Electromyogr Kinesiol. 1997;7:179-86.
8. Escamilla RF. Knee biomechanics of the dynamic squat exercise. Med Sci Sports
Exerc. 2001;33:127-41.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...