Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão Pra Melhorar Qualidade Do Forum

Posts Recomendados

Postado

Likes nunca serão um bom parâmetro, até mesmo porque você vê um cara que posta alguma zoeira ganhar 20 likes no post enquanto alguém que posta algo construtivo e instrutivo não receber nem "Obrigado". Triste, mas é a realidade.

Isso é verdade.

Se você ver pessoas que tem muitos likes, ela posta com muita freqüência na parte de imagens engracadas, No fap wars, etc...

Digo isso pois creio que metade dos meus likes vem das imagens que posto.

Postado

Aproveitando os LIKES, poderia ser criado algum tipo de pontuação negativa, principalmente se tratando de usuários novos. Sendo assim, conforme eles forem infringindo as regras do fórum, eles levariam esses pontos negativos que poderiam causar suspensão do direto de postar e/ou criar tópicos por "x" dias, até o dia que por excesso de pontos negativos levar o BAN automático.

Neste caso poderia utilizar os LIKES do usuário (desconsiderando off-topic) para anular os pontos negativos e dando outros benefícios, assim incentivando o usuário a ser mais participativo e prestativo ao fórum.

No caso esses pontos negativos poderiam ser dados apenas pelo pessoal da moderação, é claro.

Se não me engano até existe um sistema de advertências e consequentemente BAN... mas são por outros tipos de problemas.

Postado

Por isso que eu fiz aquele levantamento sobre o número de tópicos novos feitos por iniciantes com menos de 50 postagens. O que ta sujando mais é a quantidade de tópicos novos inúteis. 95% é de usuários novos. Se houvesse um limite mínimo de 50 postagens (ou mais) para poder criar um tópico já ajudaria muito os moderadores a ter menos trabalho.

Postado

Agregando uma pouco aqui ao tópico, tem como mudar o sistema de pesquisa para o google ao inves do do forum em si. Assim, o usuario pesquisa algo na box ali no canto superior direito e ao inves de ir para o resultado da pesquisa no forum, abre uma caixa com a pesquisa no google limitada ao dominio do forum, assim a pesquisa se limita somente a conteudo do forum e utilizando o mecanismo do google e tudo isso sem sair do forum. É bem simples e ja ajudaria bastante

Postado

Por isso que eu fiz aquele levantamento sobre o número de tópicos novos feitos por iniciantes com menos de 50 postagens. O que ta sujando mais é a quantidade de tópicos novos inúteis. 95% é de usuários novos. Se houvesse um limite mínimo de 50 postagens (ou mais) para poder criar um tópico já ajudaria muito os moderadores a ter menos trabalho.

Sim, fora a reincidência. Usuários criam tópicos em áreas erradas e com falta de pesquisa e logo após terem o tópico fechado, conseguem criar outros do mesmo assunto.

Ao meu ver, qualquer usuário novato deveria ter o direito de criar tópicos suspenso assim que infringisse qualquer regra do fórum.

Por ex. Fulano cria um tópico sem pesquisar. O moderador fecha, negativa ele e automaticamente ele perde o direito de criar tópicos por 1 hora.

Se após passar esse tempo ele criar outro tópico que precise ser movido ou apagado, ele ganha outro ponto negativo, e perde o direito de criar tópicos por 6 horas... e assim vai aumentando sucessivamente.

Essa "punição" poderia ser aplicada no direito de postar em outros tópicos também, para evitar que utilizem outros tópicos para reclamar ou algo do tipo.

Postado

Acho válida a ideia e poderia até unir as duas.

1. Usuários novos com menos de 50 postagens nao podem criar novos tópicos;

2. Usuários com permissão para criar tópicos, caso o faça sem pesquisar, tem o direito suspenso por 1h e assim por diante.

Postado

Aproveitando os LIKES, poderia ser criado algum tipo de pontuação negativa, principalmente se tratando de usuários novos. Sendo assim, conforme eles forem infringindo as regras do fórum, eles levariam esses pontos negativos que poderiam causar suspensão do direto de postar e/ou criar tópicos por "x" dias, até o dia que por excesso de pontos negativos levar o BAN automático.

Neste caso poderia utilizar os LIKES do usuário (desconsiderando off-topic) para anular os pontos negativos e dando outros benefícios, assim incentivando o usuário a ser mais participativo e prestativo ao fórum.

No caso esses pontos negativos poderiam ser dados apenas pelo pessoal da moderação, é claro.

Se não me engano até existe um sistema de advertências e consequentemente BAN... mas são por outros tipos de problemas.

Existe isso sim! São os pontos de alerta do fórum caso alguém inflija uma regra. Só é aplicado pela moderação.

Postado

Opa vou dar minha opiniao

Hoje mesmo fui repreendido por um moderador , mais nesse caso ele tinha razao , criei um topico sem embasamento algum , mais na mesma pesquisa que fiz no forum nao retornou nada , por isso criei o topico , mais sei la porque tinha uns 3 topicos ja abertos.

Erro meu , desculpe (

Mais como pedir que para o novato fazer pesquisas no google , se ele tem preguiça de ate ler , os novatos que aparecem por aqui querem tudo pronto ,treino dieta e se duvidar ate que voces levem ele na academia.

Como pedir embasamento nos topicos abertos , se nossa cultura é a da preguiça , isso ja vem dos nossos ancestrais , o pessoal torce para ter um feriado para nao trabalhar.

O resta é o bom senso nas postagens e relevancia em algumas coisas, afinal se todos fossem iguais o mundo nao teria graça.

Abraços

Postado

Estou considerando a criação de uma área específica para iniciantes onde o novo usuário não consegue usar as outras áreas até certo número de posts (se você reparar, quem cria esses tópicos sem noção são sempre os recebem cadastrados que querem algo de imediato sem ler absolutamente nada). Ou criar uma área VIP para usuários escolhidos a dedo, onde as discussões seriam apenas entre os membros que sabemos que contribuem para o fórum e sabem discutir sem ficar soltando farpas ou não soltem a pomba-gira quando perdem uma discussão. Talvez ambas as opções.

muito boa :thumbsup_still:

Postado

Poderia liberar a postagem livre dos usuários iniciantes somente após 7 dias (ou mais) de cadastrados e liberar apenas um tópico para que usuários voluntários retirassem as dúvidas dos mesmos, redirecionando a tópicos já criados. Sei que muita gente estaria disposta a ajudar. Após esse período regras normais.

Só uma opinião. :P

Postado

Se o cara entra no fórum com um simples intuito de fazer uma pergunta e ele näo pode criar um tópico, ele vai sair poluindo vários outros tópicos com a pergunta até que alguém responda-a ou ele seja banido.

Ou você acha que essas pessoas que entram no tópico com esse intuito vêm pra aprender ou pesquisar? Näo! Eles querem apenas uma resposta rápida para seu problema.

Postado

Se o cara entra no fórum com um simples intuito de fazer uma pergunta e ele näo pode criar um tópico, ele vai sair poluindo vários outros tópicos com a pergunta até que alguém responda-a ou ele seja banido.

Ou você acha que essas pessoas que entram no tópico com esse intuito vêm pra aprender ou pesquisar? Näo! Eles querem apenas uma resposta rápida para seu problema.

Caras que tem esse tipo de pensamento citado deveriam passar longe do fórum mesmo, afinal muita gente esquece que é um fórum de discussão, onde todos discutem as coisas afim de compartilhar/gerar ideias e conhecimento.

A maioria dos usuários novos acham que os membros estão aqui 24hrs apenas esperando ele perguntar algo, e pior, não adianta ler a resposta que procura em outros casos, ele quer ouvir algo direcionado diretamente a ele, senão não fica satisfeito, como se alguém tivesse obrigação de ajudá-lo.

Enquanto o pessoal continuar com essa mentalidade, de que o fórum serve apenas para sanar dúvidas, de forma rápida, por pessoas que "teoricamente" vivem no meio, as coisas não irão melhorar.

Grande parte dos usuários que criam tópicos aqui, perguntam as coisas, conseguem (ou não) as respostas e somem... não contribuem com o fórum e nem com os demais usuários, seja compartilhando algum conhecimento/experiência ou tentando sanar a dúvida de algum outro usuário, que possivelmente um dia foi a dele também.

Postado

Até concordo com isso. Mas se o novato nao pode criar um tópico e nem postar, o que ele vai fazer? Contribuir ele nao pode pois nao tem conhecimento e perguntar também nao pois nao pode criar tópicos e nem usar outros tópicos pra perguntar.

Postado

Até concordo com isso. Mas se o novato nao pode criar um tópico e nem postar, o que ele vai fazer? Contribuir ele nao pode pois nao tem conhecimento e perguntar também nao pois nao pode criar tópicos e nem usar outros tópicos pra perguntar.

Neste caso, poderia estipular um tempo (30 dias por exemplo) para que uma conta nova seja habilitada para postar e criar tópicos.

Seria um tempo mais do que suficiente para ele pesquisar e ver o material disponível aqui e de certa maneira serviria para espantar os "folgados" que querem tudo de mão beijada e criam a conta hoje e parecem uma metralhadora de tópicos e posts, coisa que geralmente não agrega nada e só desorganiza o fórum.

Consegue enxergar algo mais "justo" do que "obrigar" as pessoas a lerem? eu não.

Postado

Qualquer tipo de segregação é besteira, área VIP por quantidade de posts por exemplo.

Se o usuário posta pouco por que lê muito? Você estaria excluindo alguém que se interessa pelo assunto e simples mente não irá poder participar por não postar tantas coisas.

A melhor opção no meu ponto de vista é fazer com que o usuário novato leia as regras e tópicos básicos do fórum.

Quanto a busca, seria interessante ser modificada para retornar o resultado do google , ficando assim:

Termo a ser pesquisado site:www.hipertrofia.org

Postado

Acho que a melhor coisa a ser feita a curto prazo é, tópicos fechados por falta de pesquisa devem sair imediatamente após o trancamento do tópico do 'Atividade Recente' e do 'Tópicos Recentes'

Área vip é algo a ser estudado mais para frente.

Att.

• Supermoderador
Postado

Noob é noob e vai continuar sendo noob até deixar de ser noob. Simples assim. É errando que se aprende.

Eu trabalho com suporte técnico e até os melhores engenheiros experientes na área acabam apanhando com fóruns e sistemas CRM novos. O quanto mais complicarmos o fórum, menor vai ser a frequência de novos usuários.

Eu vejo duas formas de melhorar o conteúdo do fórum:

Assim que o login é criado, o usuário recebe 2-3 emails com os tópicos das regras e os links para eles e outro com os principais tópicos do fórum. Talvez links para 2-3 tópicos com o maior número de respostas do fórum de cada seção? (isso incluiria o dá pra chegar natural, hehehe). Outra forma seria um fluxograma ou checklist dentro do fórum que o usuário precisa marcar como lido das regras e dicas (aqui precisaríamos melhorar a estrutura das mesmas) e então ele segue adiante.

Fácil de burlar para o usuário que quer seguir no fórum e não fechar e nunca mais entrar.

Limitar o número de posts para poder criar tópico vai gerar MPs para os moderadores com perguntas. Ou flood. Área exclusiva vai dividir o fórum.

Gente, estamos em um fórum de discussões. Live with that.

Fui muito chato?

Postado

Noob é noob :lmaosmiley: e vai continuar sendo noob até deixar de ser noob. Simples assim. É errando que se aprende.

Eu trabalho com suporte técnico e até os melhores engenheiros experientes na área acabam apanhando com fóruns e sistemas CRM novos. O quanto mais complicarmos o fórum, menor vai ser a frequência de novos usuários.

Eu vejo duas formas de melhorar o conteúdo do fórum:

Assim que o login é criado, o usuário recebe 2-3 emails com os tópicos das regras e os links para eles e outro com os principais tópicos do fórum. Talvez links para 2-3 tópicos com o maior número de respostas do fórum de cada seção? (isso incluiria o dá pra chegar natural, hehehe). Outra forma seria um fluxograma ou checklist dentro do fórum que o usuário precisa marcar como lido das regras e dicas (aqui precisaríamos melhorar a estrutura das mesmas) e então ele segue adiante.

Fácil de burlar para o usuário que quer seguir no fórum e não fechar e nunca mais entrar.

Limitar o número de posts para poder criar tópico vai gerar MPs para os moderadores com perguntas. Ou flood. Área exclusiva vai dividir o fórum.

Gente, estamos em um fórum de discussões. Live with that.

Fui muito chato?

Não, não foi muito chato.

Gostei da primeira solução, onde o usuário receberia e-mail com os tópicos + links das regras, além de uma lista selecionada de principais tópicos - aqueles que historicamente atraem mais novatos (avaliação de treino / dieta seria um deles também).

Moderadores, quando vocês pretendem fazer a 1a implementação? Acho que podemos fazer um período de "teste", após definir a(s) nova(s) regra(s) e ver como funciona.

Abs!

Postado

É uma alternativa também. Mas mandar email pra noob nao quer dizer que o noob vai ler, afinal de contas, é um noob rss

Entao ele continuará noobando como todo noob faz. :glasses02:

Postado

Hj realmente fiquei me perguntando sobre esses tópicos inúteis, sobre avaliação de treinos por exemplo, todos os tópicos são com a msm dúvida e o msm erro (divisão errada, um monte de exercícios e tals), creio que só lendo os tópicos de avaliação de treino aqui do fórum o sujeito já consegue saber se o treino dele ta ruim e montar um descente

Postado

Não, não foi muito chato.

Gostei da primeira solução, onde o usuário receberia e-mail com os tópicos + links das regras, além de uma lista selecionada de principais tópicos - aqueles que historicamente atraem mais novatos (avaliação de treino / dieta seria um deles também).

Moderadores, quando vocês pretendem fazer a 1a implementação? Acho que podemos fazer um período de "teste", após definir a(s) nova(s) regra(s) e ver como funciona.

Abs!

Pessoal, e se ao invés de enviar e-mail automático, fosse possível exibir popups no próprio fórum quando o cara clicar em "abrir tópico" ou "responder", pelo menos até atingir x posts? Pq acho que muita gente se cadastra com qualquer e-mail (ou nem vai olhar a caixa do e-mail) e imediatamente sai criando tópico ou respondendo a torto e a direito.

Seria algo como: clicou no botão, abre uma tela "tem certeza?" ou "já experimentou ver estes tópicos"?

Talvez seja mais complicado implementar assim com um popup, mas acho que será mais efetivo do que enviar e-mail.

• Supermoderador
Postado

Calma, guri :blink:! A gente ainda nem chegou num senso comum e tu já quer implementações? :D

Acho que ainda não chegamos lá, este tópico está servindo como um brainstorm onde ainda teremos que depurar a discussão. Mas pra isso é bom que todas as ideias sejam analisadas :).

Pessoal, e se ao invés de enviar e-mail automático, fosse possível exibir popups no próprio fórum quando o cara clicar em "abrir tópico" ou "responder", pelo menos até atingir x posts? Pq acho que muita gente se cadastra com qualquer e-mail (ou nem vai olhar a caixa do e-mail) e imediatamente sai criando tópico ou respondendo a torto e a direito.

Bem dessa. Suspeito uma porção significativa de usuários só usa o e-mail aqui (aleatório inclusive, talvez nem seja o "pessoal") para cadastramento e recuperação de senha e só. Poucos olham as correspondências vindas do Fórum na caixa de entrada - isso quando ela não vai direto pra caixa de spam :tired:. Os pop-ups podem ser úteis.

-----------

Complementando meu post anterior, creio que além das duas variáveis citadas que também poderiam ser levadas em consideração seriam o tempo de cadastro junto com número de acessos ao fórum como logados (tem como contabilizar isso e avisar o usuário da importância de se logar antes de ler, Bronco?). Assim acho que resolveriam duas questões: quem prefere mais ler do que ficar postando e quem só entra pra postar sua dúvida e depois some encontraria uma barreira pra criar tópico.

Visitante usuario_excluido2333
Postado

número de acessos ao fórum como logados

Não entendi isso ai, o meu usuário já fica logado direto, deve ta logado desde quando eu criei a conta, então não contaria como nada ou estou errado?

E eu nem sabia que tinha como recuperar senha aqui, devo ter usado outro e-mail pq tinha outra conta desde 2013.

• Supermoderador
Postado (editado)

Tem gente que lê sem logar, daí não contaria. Se o teu cadastro vive logado, estaria contabilizando cada vez que está aqui ao andar pelo fórum - por exemplo, ao correr pelas páginas de um diário de treino já registraria que está online e seria contabilizado. Mas claro, tudo isso também depende das ferramentas que o suporte possibilita ao administrador do fórum, se é factível ou não.

Editado por helb4o
Postado

Acho que seria massa mostrar alguns tópicos/artigos principais após o user ter criado a sua conta e sequencialmente um mini-quiz bem simples, como se fosse um vestibular. Aí o user só tem acesso ao resto do fórum se passar nesse teste.

Postado

Outra maneira de controle é colocar o mínimo de 50 posts para criar um tópico.

Dessa maneira a pessoa vai acabar olhando os outros tópicos e aprendendo alguma coisa.Além do fato de que será coagida a não criar um tópico sem pesquisar..

Claro que com punição para quem ficar postando qualquer coisa para atingir tal meta.

Conheço um fórum Americano bem grande que funciona dessa maneira.

Sempre deu certo.

Mas a área de iniciantes funcionaria melhor.

Abraços

• Administrador
Postado

Dessa maneira a pessoa vai acabar olhando os outros tópicos e aprendendo alguma coisa.Além do fato de que será coagida a não criar um tópico sem pesquisar..

Claro que com punição para quem ficar postando qualquer coisa para atingir tal meta.

Sempre deu certo.

Abraços

Olá, John. Qual é o fórum ?

Abraço

Postado

Sempre deu certo.

Abraços

Mas convenhamos que há pessoas que leêm muito e postam pouco. Como ficaria o caso dessas pessoas?

Postado

Mas convenhamos que há pessoas que leêm muito e postam pouco. Como ficaria o caso dessas pessoas?

Meio difícil "agradar" a todos, né?

Acho que qualquer tipo de mudança que vise a melhoria do fórum como um todo é bem vinda.

Se toda vez que for implementar algo tiverem que revisar as idéias pensando em "pequenos grupos" distintos, as coisas nunca sairão do papel.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...