Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Rússia E Ucrânia


Vrictor

Posts Recomendados

  • 4 semanas depois...

Publicidade

http://oglobo.globo.com/brasil/supostos-documentos-do-itamaraty-tratam-de-apoio-crimeia-itens-para-hospedagem-12685734

BRASÍLIA - Documentos do Itamaraty capturados por hackers e disponibilizados na internet mostram supostos conteúdos e temas dos mais variados e que envolvem relações com os mais distintos países. A Rússia pediu ao Brasil apoio para a intervenção militar na Crimeia e a Alemanha queria um acordo para desenvolvimento de equipamento militar com o Brasil e chegou a pensar em retirar o apoio à usina nuclear Angra III após o acidente em Fukushima no Japão, em 2011. Esses supostos e-mails mostram ainda que, também em 2011, foram encontradas minas de suposta fabricação brasileira em território líbio. Já um relatório sobre uma reunião de preparação para a Copa do Mundo diz que foi criado um plano de contingenciamento de protestos para proteger o aeroporto do Galeão do vandalismo.

Em um dos supostos documentos secretos, há uma lista das preferências e pedidos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em suas viagens internacionais. Entre eles, estão 12 copos de whisky, taças de vinho e até cinzeiros no banheiro. Essas mensagens são parte do rol de documentos hackeados do sistema de comunicação do Ministério das Relações Exteriores na semana passada. No entanto, o Itamaraty não confirma a veracidade e autenticidade dos documentos sob o argumento de que esses e-mails podem ter sido adulterados.

A Rússia pediu ao Brasil apoio para a intervenção na Crimeia. A informação está numa comunicação do embaixador do Brasil em Haia, Piragibe Tarragô, do dia 26 de março deste ano sobre uma reunião dos Brics realizada dois dias antes. Segundo o documento obtido pelo GLOBO, ele afirmou que o chanceler russo Sergei Lavrov contava com a ajuda do Brasil.

“O Chanceler russo ainda lamentou a ‘histeria coletiva’ que se formou na imprensa, e os discursos ‘russofóbicos’ dos países desenvolvidos, que ‘desmerecem profundos laços culturais’ com a região”.

Sobre o acordo Brasil-Alemanha, a embaixadora Maria Luiza Viotti comunicou ao Itamaraty, de acordo com o s supostos e-mails, que os alemães queriam fechar um acordo com o Brasil de desenvolvimento de um sistema antiaéreo. Ainda sobre a Alemanha, o Brasil foi comunicado que aquele país repensaria a cooperação na usina de Angra III depois do acidente da usina de Fukushima no Japão. A Alemanha resolveu desligar seus reatores nucleares por três meses para reavaliar sua matriz energética. A Simens fornece equipamento para Angra III.

“A cooperação nuclear com a Alemanha é estratégica para o Brasil. Uma reversão da cooperação representaria um lamentável retrocesso e traria consequências nefastas para o futuro da cooperação bilateral”, diz o telegrama de março de 2011.

Em novembro de 2011, o Itamaraty informou às embaixadas sobre uma reunião para tratar da questão “das minas antipessoal de suposta fabricação brasileira encontradas em território líbio, em particular na região de Misurata”. O secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Murilo Marques, sugeriu que o Brasil envie, o mais breve possível, uma missão técnica para a identificação precisa das minas encontradas.

No dia 14 de maio, segundo os supostos documentos, houve uma reunião com diversos consulados e setores do governo brasileiro — como Infraero e Receita Federal — para tratar sobre o desembarque de autoridades estrangeiras e atletas no aeroporto do Galeão para a Copa do Mundo. Um plano para conter os protestos foi arquitetado. Segundo o item número sete do relatório sobre o encontro, o planejamento para a defesa do Galeão contra a manifestações prioriza evitar o vandalismo.

No documento “orientação sobre hospedagem”, o Itamaraty lista os equipamentos para uma viagem internacional do ex-presidente Lula. Além de copos de uísque e taças de vinho, previa a presença de um barbeiro, de uma manicure e um massagista. Os cinzeiros também não poderiam faltar no quarto do hotel. A equipe tinha cuidado em manter a forma do presidente e solicitava sorvete e gelatina dietéticos.

Nos supostos e-mails, há outros relatos curiosos como o telegrama “urgentíssimo” feito pelo embaixador do Brasil no Suriname, José Luiz Machado e Costa. Em sete páginas, ele detalha a importância da aproximação dos dois países na área da defesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

"Passaportes americanos, alemães e holandeses são achados em local de acidente"

Na boa, se foi abatido mesmo vai dar uma rolo ein? Tinha várias nacionalidades envolvidas. Provavelmente mais do que essas citadas aí.

Derrubar avião comercial, que tenso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...