Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Número De Séries Vs Número De Exercícios


jccblu

Posts Recomendados

Pessoal, boa tarde.

Gostaria de tirar uma dúvida por aqui.

Fiz um período de 2 meses de Max OT, buscando ganhar um pouco mais de força, e agora mudei para o ABC2x, buscando hipertrofia.

Vejo muita gente aqui falando para se fazer 3 exercícios para grupos grandes e 2 para grupos pequenos.

Em minha opinião, acho que seria mais fácil falarmos em número de séries, e não em número de exercícios.

Se o sujeito faz 3 exercícios, 4 séries cada um, fará 12 séries no total.

Porém, se fizer 3 séries de cada exercícios, fará o total de 9 séries para aquele grupo muscular.

Então, eu gostaria de saber qual é o número de séries mais indicado para utilizar para cada grupo (grande e pequeno) para o treino de hipertrofia.

Sendo assim, quem já tem uma noção melhor de que tipo de exercícios fazer, pode fazer 2, 3 ou 4 exercícios, buscando no total o número ˜X" de séries a ser atingido para o grupo muscular.

Ainda, gostaria de saber o tempo de intervalo mais indicado para se fazer entre as séries (hipertrofia).

Por último, quanto ao bi-set: cada série de bi-set (uma passagem em cada um dos dois aparelhos) será equivalente a 1 série ou a 2 séries?

Desde já eu agradeço a colaboração de vocês.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Cara, na minha opniao... Prefiro fazer sempre quatro series, as repeticoes pouco importa, des de que alcance a fadiga e os execute correta e lentamente, executando lentamente que traz maior resultado na hipertrofia. Se estra procurando diminuir o treino, entao deixe 4 series para os maiores e diminua para 3 series os menores. Msm assim prefiro 4 series sempre :P. Intervalo de 30 a 40 Segundos eu recomendo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu gostaria de saber qual é o número de séries mais indicado para utilizar para cada grupo (grande e pequeno) para o treino de hipertrofia.

O máximo de série que seu músculo aguentar, não deve se prender a números. "Seu músculo não sabe contar."

Ainda, gostaria de saber o tempo de intervalo mais indicado para se fazer entre as séries (hipertrofia).

De 30 segundos a 1 minuto.

Por último, quanto ao bi-set: cada série de bi-set (uma passagem em cada um dos dois aparelhos) será equivalente a 1 série ou a 2 séries?

Pela visão que você tá querendo impor, acredito que 2 séries, pois são aparelhos distintos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na verdade vc conta o volume total, então nesse caso fazer: 3x8, 6x4, 5x5, 4x6, etc seriam praticamente o msm volume ( 24~25 reps totais ), escolha um numero total de reps que vc acha o bastante para determinado musculo, e então divida ele nas séries e reps que achar melhor...

tempo de descanso: se o descanso for mto curto, a intensidade cai ( no sentido de carga ), o treino fica mais metabólico, já com descansos mais longos, vc consegue recuperar as vias energéticas e assim pode lidar com cargas mais altas, sugiro misturar as duas, manda os compostos com descanso mais longo ( 1,30~3 min ), e isoladores com descanso menor. Lembrando que isso não é regra, tem inumeras formas de montar isso

bi-set, se for contar o volume, é equivalente a duas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado caras,

então, entendi essa visão sobre n total de repetições, e não de séries... portanto, qual o n. total de repetições para um grupo grande e para um grupo pequeno em um treino de hipertrofia? tem algum parâmetro na literatura? (ex. de X até Y).

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

existem estimativas sim, mas infelizmente eu não conheco a fundo ( não tenho o numero exato, mas pela experiencia a gente já consegue estipular uma média ), acredito que isso envolva várias coisas, como nível da pessoa ( iniciante, intermediário, avançado ), qual musculo, etc... por ex., em um treino ABC2x padrão onde se treina costas com quatro exercícios, todos 4x12, isso dá o total de 384 reps totais na semana, isso com certeza é muito, então recomendo começar com menos volume que acha que aguenta, e daí vc vai progredindo volume ao longo do tempo

uma dica importante tbm é analisar a proporção dos musculos, costas é beeeem maior que bíceps, logo, o volume do treino de bíceps tem que ser bem menor que o de costas, e se for analisar o estímulo indireto que os exercícios de costas dão ao bíceps, vc percebe que não precisa mais que 1~2 exercícios para ele ( ou até nenhum )

como cada pessoa se adapta melhor a um tipo de treino, o legal mesmo é vc ir testando, como eu disse, comece com um volume baixo e vá aumentando aos poucos com o tempo, até achar um número que considere ideal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando na execução de um exercício, temos diversos parâmetros a serem analisados. Na verdade tudo está relacionado ao trabalho realizado pelo seu corpo, o que pode ser modificado (estimulado) de diversas formas como foi falado aí em cima. Uma variável que acho que sempre deve estar vinculada ao n° de séries/repetições/intervalos de descanso, é a % de RM que utilizado exercício. Sem este valor não faz sentido falarmos em volume, séries, repetições, etc ideais para cada objetivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...