Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alongamento Antes Do Treino Pode Ser Prejudicial. Opinem!


mendesws

Posts Recomendados

Fonte: REVISTA VEJA

EDIÇÃO 2316 - ANO 46 - Nº 15 (10 DE ABRIL DE 2013)

pag. 90.

Leiam o artigo por completo, e opinem!!!

Informação mais importante para os marombeiros:

"Novas pesquisas mostram que, pelo contrário, alongamentos estáticos antes do treino reduzem: em 8,3% a capacidade de levantar pesos."

Alongamento2.jpg

O que vocês acham? Tem coerência, ou não?


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Dias Populares

Mais Ativos no Tópico

Só li o título do tópico e o da reportagem, mas já adianto que no blog já tem artigo(s) falando que o alongamento antes não é necessário, e que podem diminuir a força. Perguntei pra minha irmã que é médica e ela também disse que não é necessário, o necessário é você fazer o aquecimento antes do treino com uma caminhada de 10 a 20 minutos mais ou menos e/ou fazer o primeiro exercício sem peso (e sem contar essa série).

@edit: esqueci de dizer mas os alongamentos depois do treno que são importantes.

Editado por Guilherme C. P. A.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses estudos não deixam claro o tempo do alongamento e o tempo entre o alongamento e a atividade que seria executada. Tudo leva a crer que os indivíduos em questão, alongavam estaticamente por um período prolongado - 2 minutos ou mais - e logo após á iriam realizar o movimento em questão. Agora, alongamentos estáticos breves - entre 30 ~ 40 segundos - ajudam o atleta a melhorar sua amplitude de movimento, o que o torna capaz de atingir melhores posições e não o prejudicam na performance. Isso sem levar em conta que ninguém faz um alongamento e logo depois vai ir pra carga de trabalho diretamente.

http://www.t-nation.com/free_online_article/most_recent/long_live_static_stretching

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses estudos não deixam claro o tempo do alongamento e o tempo entre o alongamento e a atividade que seria executada. Tudo leva a crer que os indivíduos em questão, alongavam estaticamente por um período prolongado - 2 minutos ou mais - e logo após á iriam realizar o movimento em questão. Agora, alongamentos estáticos breves - entre 30 ~ 40 segundos - ajudam o atleta a melhorar sua amplitude de movimento, o que o torna capaz de atingir melhores posições e não o prejudicam na performance. Isso sem levar em conta que ninguém faz um alongamento e logo depois vai ir pra carga de trabalho diretamente.

http://www.t-nation.com/free_online_article/most_recent/long_live_static_stretching

No artigo ele cita que os alongamentos eram feitos com mais ou menos 20 segundos de duração.

E a questão em si é, o alongamento não é neutro, ele pode ser prejudicial. Eu vejo muita gente dando uma alongada antes de fazer os primeiros exercícios na academia, e de vez em quando eu dou uma alongada tambem, principalmente antes do supino.

Por isso minha dúvida, por que eu ja li vários artigos que diz ser bom da uma alongada de leve.

Ai vim abrir a discussão, afim de esclarecer o assunto.

Editado por mendesws
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aonde? Eu li de novo e não tem nada citado.

No artigo diz que a recomendação dada, nas academias, é de segurar a posição de alongamento por pelo menos 20 segundos. Não citou nada da forma como foi realizado o estudo.

Realmente, mas mesmo assim não se sabe se foram alongamentos curtos ou longos.

Vou procurar mais sobre esses estudos e brevemente posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Static Stretching Decreases Subsequent Performance:

...

Usually these studies involve holding some form of lower body stretch for an extremely long duration (60+ seconds) and then going straight into a strength or power exercise like a vertical jump.

Most of the time in the real world, stretches are held for no longer than 10-30 seconds (I usually recommend 10-15 seconds) and are followed up by more extensive dynamic warm-up drills, warm-up sets, and setting up for the first exercise.
So in reality, at least 10-15 minutes (or even more for those going through more extensive warm-ups) has elapsed from the time you're done stretching to the time you're actually trying to produce any meaningful force.

...

In fact, a study performed by Ogura et al looked at the impact of stretching duration on performance, as measured by MVC (maximum voluntary contraction).

Subjects stretched their hamstrings for either 30 or 60 seconds and then tested MVC while the control group didn't stretch at all. Results showed that both stretching groups exhibited increased hamstring flexibility over the control group, but there was no substantial difference in flexibility between the group stretching for 30 seconds as compared to the group stretching for 60 seconds.

At the same time, MVC was diminished in the group stretching for 60 seconds as compared to the control group and the group stretching for 30 seconds, but there was no significant difference between the control group and the 30-second group.

In another study, Charilaos Tsolakis and Gregory Bogdanis looked at the effects of both short duration and long duration static stretching on performance in the countermovement jump.
The short duration group stretched the quads, hamstrings, and calves for 15 seconds each and then waited two minutes before testing hip range of motion and testing the countermovement jump. The long duration group did the same thing, only stretches were held for 45 seconds each.
Results showed that both stretching groups increased hip range of motion more than the control group that did not stretch prior, but there was no big difference between the short and long duration groups.
At the same time, the long duration group showed decreased performance on the countermovement jump test as compared to the control group and the short duration group, but the short duration group didn't see noticeable drop off as compared to the control.

...

References
Ogura, Y., Miyahara, Y., Naito, H., Katamoto, S., Aoki, J. Duration of static stretching influences muscle force production in hamstring muscles. Journal of Strength and Conditioning Research, National Strength and Conditioning Association (2007), 21(3), 788-792.
Tsolakis, Charilaos and Gregory Bogdanis. Acute effects of two different warm-up protocols on flexibility and lower limb explosive performance in male and female high level athletes. Journal of Sports Science and Medicine (2012) 11, 669-675."
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que mostra a matéria, a força até diminui sim, mas são porcentagens ridículas de pequenas. E limita a dizer que alongamentos são prejudiciais somente antes do treino, ou seja, em qualquer outro horário que não esse, tudo bem.

No mais, basta trocar o alongamento pelo aquecimento sem peso.

Corrijam-me se falei besteira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que mostra a matéria, a força até diminui sim, mas são porcentagens ridículas de pequenas. E limita a dizer que alongamentos são prejudiciais somente antes do treino, ou seja, em qualquer outro horário que não esse, tudo bem.

No mais, basta trocar o alongamento pelo aquecimento sem peso.

Corrijam-me se falei besteira.

Eu costumo fazer um aquecimento de 5 minutos (bicicleta, esteira, etc), 20 polichinelos, 10 flexões e 10 agachamentos. Bem leve, devagar e sem pesos.

Mas eu sempre faço um alongamento de leve, visto que sempre que eu alongo, grande parte da dor que fica "retida" de um treino anterior praticamente para.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...