Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Biology 101


Posts Recomendados

Eae galera, blz? Sou novo aqui e esse tópico foi um dos primeiros que achei fuçando o fórum, rs.

Eu li o tópico inteiro e primeiramente gostaria de parabenizar a Amanda, como já falaram no começo é muito bom encontrar pessoas com a sua idade tão interessadas e preocupadas com o futuro, são essas pessoas que se dão bem na vida :laughingsmiley:

Eu sou professor, esse ano estou lecionando aulas de ciências para todo o ensino fundamental (com exceção do 6º ano), porém já tive a oportunidade de assumir aulas de biologia. Sou estudante de ciências biológicas, agora nesse semestre vou para o 6º semestre de 8. Espero poder contribuir com alguma coisa, estarei acompanhando.

Tenho certeza que até o fim do seu ensino médio você irá compreender que a ciência, especialmente a biologia é muito bonita, apesar da complexidade (que a torna mais bonita ainda).

É isso ai, além de estar contribuindo com outras pessoas interessadas em biologia, tenho certeza que fixara os conteúdos com maior facilidade.

Até mais e bons estudos.

Editado por drigooou
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Eae galera, blz? Sou novo aqui e esse tópico foi um dos primeiros que achei fuçando o fórum, rs.

Eu li o tópico inteiro e primeiramente gostaria de parabenizar a Amanda, como já falaram no começo é muito bom encontrar pessoas com a sua idade tão interessadas e preocupadas com o futuro, são essas pessoas que se dão bem na vida :laughingsmiley:

Eu sou professor, esse ano estou lecionando aulas de ciências para todo o ensino fundamental (com exceção do 6º ano), porém já tive a oportunidade de assumir aulas de biologia. Sou estudante de ciências biológicas, agora nesse semestre vou para o 6º semestre de 8. Espero poder contribuir com alguma coisa, estarei acompanhando.

Tenho certeza que até o fim do seu ensino médio você irá compreender que a ciência, especialmente a biologia é muito bonita, apesar da complexidade (que a torna mais bonita ainda).

É isso ai, além de estar contribuindo com outras pessoas interessadas em biologia, tenho certeza que fixara os conteúdos com maior facilidade.

Até mais e bons estudos.

vish

ajudaria mto se abrisse um topico botanica 101 ai

:ph34r_anim:

mas no ensino fundamental nem se aprende muito sobre botanica se nao me engano :P

materia chata da por**

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vish

ajudaria mto se abrisse um topico botanica 101 ai

:ph34r_anim:

mas no ensino fundamental nem se aprende muito sobre botanica se nao me engano :P

materia chata da por**

Haha, no ensino fundamental (7º ano) vê-se o básico sobre botânica, como a classificação geral (briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas), já a fisiologia, histologia, ecologia dos vegetais (entre outros assuntos), é mais focado no ensino médio. A botânica é meio complicadinha de mais mesmo, mas quando você a compreende e consegue enxergar a sua verdadeira importância, ela também se torna fantástica ;)

você podia compartilhar algum material conosco também

como o Kiwi citou.

abrir um tópico legal pra gente :)

Cara eu pensarei com carinho na sugestão de vocês, pra mim é um pouco complicado porque falta tempo :sad02:

Vamos ver... Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae galera, blz? Sou novo aqui e esse tópico foi um dos primeiros que achei fuçando o fórum, rs.

Eu li o tópico inteiro e primeiramente gostaria de parabenizar a Amanda, como já falaram no começo é muito bom encontrar pessoas com a sua idade tão interessadas e preocupadas com o futuro, são essas pessoas que se dão bem na vida :laughingsmiley:

Eu sou professor, esse ano estou lecionando aulas de ciências para todo o ensino fundamental (com exceção do 6º ano), porém já tive a oportunidade de assumir aulas de biologia. Sou estudante de ciências biológicas, agora nesse semestre vou para o 6º semestre de 8. Espero poder contribuir com alguma coisa, estarei acompanhando.

Tenho certeza que até o fim do seu ensino médio você irá compreender que a ciência, especialmente a biologia é muito bonita, apesar da complexidade (que a torna mais bonita ainda).

É isso ai, além de estar contribuindo com outras pessoas interessadas em biologia, tenho certeza que fixara os conteúdos com maior facilidade.

Até mais e bons estudos.

Ahh, valeu :)

um dia desses eu coloco a matéria em ordem gente.... sacomé, eu sou meio lerda com isso. mas colocarei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bioenergética

where the magic begins

Parte 1

rnq2.jpg

Oi gente.. tudo bom? :D

Bom, primeiramente, vem o conceito de bioenergética: tudo o que é vivo precisa de energia para se manter vivo e exercendo suas funções normais. Células são a menor unidade de vida, portanto, todas as células precisam de energia o tempo todo, para que possam funcionar e "viver".

O que dá essa energia à célula é uma substância energética, normalmente uma hexose (que, como vimos, pode ser glicose, frutose ou galactose).

As células podem realizar dois processos de obtenção de energia: a respiração celular ou a fermentação. Nelas duas, a glicose é quebrada, liberando energia resultante dessa quebra. Imagine o seguinte: os átomos da glicose (C6H12O6) estão juntinhos, como num colar de pérolas. Ao serem quebrados (como se você cortasse o fio do colar, separando as pérolas), a quebra desse "fio" gera energia, que é liberada. Assim, sobram as pérolas, ou seja, os átomos, que são substâncias pouco energéticas.

Ok. A fermentação é uma reação anaeróbica, ou anaeróbia. Isso significa que ela ocorre sem que haja presença de gás oxigênio, ou sem utilizar o gás oxigênio na reação. Ela ocorre no hialoplasma (ou citoplasma) das células.

Existem dois tipos de fermentação, e o primeiro deles é a fermentação alcoólica. Nela, a glicose é quebrada por enzimas, resultando em álcool etílico (etanol) + duas moléculas de gás carbônico + energia (que foi liberada devido à quebra da molécula).

Reparem que, na equação da reação, todos os átomos da glicose se rearranjam devido à reação provocada pela enzima, resultando em novos compostos não-orgânicos, ou seja, não energéticos.

Parte 2

99vm.jpg

Continuando, ainda em fermentação alcoólica. Ela é realizada por fungos unicelulares, também chamados de leveduras ou levedos.

Sabe o fermento biológico usado em pães, bolos, etc? Então, são levedos. Lembra da equação? Glicose + enzimas (que no caso são encontradas nos levedos) = gás carbônico + álcool + energia. Consegue imaginar por que se usa fermento para crescimento de pães, bolos?

Quando você coloca o fermento na farinha (no caso, na massa, que levou farinha), os fungos começam a realizar fermentação alcoólica e se reproduzir. Assim, eles quebram a glicose, transformando-a no gás carbônico (que deixa o bolo com aspecto de "fofo", macio, e o pão com aqueles furinhos) e álcool (que, com o calor do forno, evapora - relaxa que seu pão não é cerveja).

Em bebidas alcoólicas, como o vinho, você coloca o levedo lá no suco de uva e deixa ele fermentando. Aí o álcool que se formou na reação, transforma o suco em vinho :)

O segundo tipo de fermentação é a fermentação lática. Ela ocorre assim: a glicose é quebrada por enzimas, que a transformam em ácido lático, resultando em liberação de energia. Essa fermentação pode ocorrer em células de bactérias, mais precisamente lactobacilos (yakult!), ou nas células musculares, quando necessitam. Vou explicar os detalhes mais pra frente. Mas, basicamente, os lactobacilos só podem realizar fermentação, por isso são chamados de anaeróbicos estritos, e as células musculares podem realizar tanto fermentação quanto respiração celular. Sabe quando você sente aquela sensação de queimação depois de um exercício? É o ácido lático, resultante de uma fermentação lática. Por isso que geralmente falamos que a musculação é um exercício anaeróbio.

Agora vem a respiração celular. Nela, a glicose + 6 moléculas de gás oxigênio + enzimas reagem, resultando em 6 moléculas de gás carbônico, 6 de água e energia química.

Essa reação é aeróbica, ou seja, só ocorre quando há gás oxigênio, que participa da reação. Ocorre nas mitocôndrias, e não no hialoplasma, como a fermentação.

Parte 3

ogdp.jpgmu4l.jpg

Aqui tem uma revisão das reações de fermentação alcoólica e respiração celular. Elas estão aí por um motivo: reparem que, na respiração celular, energia química está em letras maiores. Isso significa que, na respiração celular, é liberada muito mais energia química do que na fermentação. Mas como essa energia é utilizada?

Bom, a energia é armazenada em ATP (adenosina tri fosfato), e ADP + P (adenosina tri fosfato).

Quando a reação ocorre e é liberada energia química, essa energia é armazenada na mitocôndria, em forma de ATP, uma molécula formada por A (por enquanto, não precisamos saber o que tem nesse A) e três átomos de P (fósforo). Quando a célula precisa utilizar essa energia, a mitocôndria manda o ATP para a célula, que o quebra, transformando-o em ADP + P (formado por A e dois átomos de P, mais um P separado dessa molécula). Assim, é como se a célula "tirasse" uma das pérolas de fósforo do colar ATP. Dessa quebra, se obtém energia, que é utilizada no trabalho celular. Assim, o ADP + P volta para a mitocôndria, que emprega mais energia vinda da respiração celular para juntar o ADP + P, transformando-o novamente em ATP, que novamente irá para fora da célula para ser quebrado, formando um ciclo.

Na respiração celular, cada reação forma aproximadamente 30 ATPs. Já na fermentação, apenas 2.

Para entender melhor, eu fiz esse esquema (que obviamente tá fora de escala). Simplificando:

Na mitocôndria, glicose + O2 são transformadas por enzimas em CO2 + H2O + energia. Essa energia é armazenada em ATP, que sai da mitocôndria, sendo quebrado pela céula em ADP + P + energia. Essa energia é utilizada no trabalho celular, e o ADP + P volta para a mitocôndria, sendo novamente transformado em ATP, usando a energia vinda da primeira reação, glicose + O2.

Parte 4

fbyv.jpg

As vantagens do uso de ATP para obtenção de energia são economia de energia (pois toda a energia da reação glicose + O2 + enzimas é armazenada, não havendo desperdício); disponibilidade imediata de energia (pois é mais rápido usar o ATP do que quebrar as reservas de energia do corpo, tais como glicogênio e gordura); e transporte de energia (não lembro direito desse ponto... se alguém souber do que se trata, avisem x.x)

Nas plantas, a respiração celular é um pouco diferente, pois elas fabricam a própria glicose. Assim, utilizam CO2 + H2O + luz + clorofila, que reagem, formando O2 e glicose.

Em algumas bactérias, ocorre a quimiossíntese. Elas também utilizam variadas substâncias para produzir a própria glicose.

As células podem ser, assim, anaeróbicas estritas (como lactobacilos); anaeróbicas facultativas (como células musculares); e aeróbicas estritas (como algumas bactérias).

Parte 5

7vw9.jpg

Aqui, dois esquemas do processo de obtenção de energia, nas células animais e vegetais.

É isso :) sabe quanto demorou pra eu explicar tudo? 1 hora e meia rs

Bom, qualquer dúvida perguntem

Bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Oi Amanda,

excelente trabalho :D pena que aqui eu não consigo ver as figuras (é bloqueado).

Acho que ficou um pouco confusa a parte de obtenção de energia a partir do ATP, afinal de contas (acho) só funciona assim... glicogênio e gordura servem apenas para repor o ATP que foi gasto. Esse tópico aqui mostra as formas de reposição de ATP: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/90639-nocoes-basicas-de-fisiologia-do-exercicio/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Amanda,

excelente trabalho :D pena que aqui eu não consigo ver as figuras (é bloqueado).

Acho que ficou um pouco confusa a parte de obtenção de energia a partir do ATP, afinal de contas (acho) só funciona assim... glicogênio e gordura servem apenas para repor o ATP que foi gasto. Esse tópico aqui mostra as formas de reposição de ATP: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/90639-nocoes-basicas-de-fisiologia-do-exercicio/

Obrigada martin.... vou dar uma lida

pra mim ficou meio confuso mesmo, expliquei como entendi rs

valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...