Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

anderson631

Membro
  • Total de itens

    44
  • Registro em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Gostei
    anderson631 deu reputação a krebz em [Comparações] Pré-Treinos Que Tomei   
    08/2016 - Topico parado por conta do dolar alto. Quando ficar barato eu volto a importar pré-treinos
     
    Inspirado no topico do craw69 de comparação de pré-treinos, vou detalhar o que eu achei dos que eu tomei.

    Avaliação limitada entre:
    Energia/foco (estimulantes) x Pump x Vasodilatação x Pontos Negativos x Comentários

    Notas vão de 0~10, nota geral dos suplementos não vão ser média das notas de energia e tal (vai ser uma nota que eu dei mesmo)

    Não vou comentar sobre "ganhos", acredito que todos aqui tem em mente que ganhos vem de dieta e pré-treino ajuda na medida do possível (principalmente no desempenho nos treinos), mas não faz todo o "serviço" de aumentar massa magra.

    Não preciso comentar que tudo o que eu escrevi foi o que aconteceu comigo (meu corpo) e que isso depende praticamente da minha percepção de mim mesmo, não sendo nenhum relato científico/controlado nem nada e com certeza podendo variar de pessoa para pessoa, certo?

    Próximo(s) Pré-treino(s): 
    Melhores até então (20/01/2016):
    * Cryoschock (Neogenix) - Não existe mais
    --Nota: 9

    --Energia: 9
    --Vasodilatação: 8
    --Pump: 8
    --Pontos Negativos: Possui carbo; CxB baixo (preço muito alto e tomando 2 scoops cai para apenas ~23 doses); Contém 1,3D (para os que realmente não gostam disso, que não é meu caso).

    --Comentários: 1 scoop é bom mas 2 scoops é muito foda o treino. Não da para sentir cansado em nenhum momento (literalmente). O gosto é ótimo e dissolve tão bem ao ponto de ficar consideravelmente transparente (não parece agua com terra). Felizmente comprei em promoção na época, então tinha desconto de quase $20. Atualmente (08/2012) devido aos problemas entre FDA e empresas que usavam DMAA, esse suplemento vai ser raro de ser encontrado para vendas, se é que ainda é encontrado (não encontrei em nenhum lugar que eu sabia que mandava para o brasil), em todos casos creio que posso considerar que a produção está descontinuada.
     
    * CLASH (MTS Nutrition)
    -Nota: 8.5

    --Energia: 9
    --Vasodilatação: 8
    --Pump: 8
    --Pontos Negativos: Pouca dosagem, preco alto
    --Comentários: Gostei muito da formula e da energia que deu. Mas como sempre, o preco que se paga nele é alto e não rende muito. Com certeza tomaria novamente se estivesse barato, desta vez comprei pois vinha shaker junto. Para quem procura um suplemento consistente, com boas dosagens da maioria das substancias, com certeza indico. O gosto foi meio tenso, como já esperado para poder esconder o amargo da maioria das substancias, mas ainda assim dava pra tomar sem vomitar no meio.
     
    * Muscle Marinade (Purus Labs) - Não existe mais
    --Nota: 8.5

    --Energia: 9
    --Vasodilatação: 7
    --Pump: 7
    --Pontos Negativos: CxB baixo (dura apenas 27 doses), Possui DMAA. Preço alto

    --Comentários:
    Uma
    ótima formula aonde 90% dela é descrita sem "proprietary blends" (quantidades escondidas). Contém bastante cretina, vitaminas,
    aminoácidos, nenhum carbo e estimulantes o que eu achei muito interessante. O gosto e cheiro é estranho (o meu é de laranja) mas ainda "tomável" por uma semana, depois disso parece que teu corpo e mente já pegaram um puta nojo e fica tenso. No meio do treino da uma sede f*dida (mais do que o normal) mas nada muito crítico. A vasodilatação e pump são baixos (não vi muita diferença de "nossa, esta muito mais que o normal"), mas a parte de desempenho e energia eram muito bons. O grande problema é o preço, então indico se conseguir barato apenas.


    * Craze (DS) - Não existe mais, há uma versão 2.0 se nao me engano
    --Nota: 8.5

    --Energia: 8
    --Vasodilatação: 6
    --Pump: 6
    --Pontos Negativos: No meu caso tive que usar 2 scoops para notar alguma diferença em energia (já diminui as doses pela metade)



    --Comentários: Vou começar comentando o gosto e cheiro (Berry Lemonade), estranhamente o cheio não é forte mas o gosto parece que ta lambendo pilha (quem achava o jack3d de limonada ruim, esse conseguiu ser pior, mas não tão ruim como o anadraulic state). O que eu achei meio incomodo é que é atolado de corante, digo isso pois de alguma forma conseguiu até mudar a cor dos meus squeeze/shake/coqueteira/mamadeira maromba(ou como preferir chamar) de transparente para um rosa claro e isso só saindo depois de diversas lavada. Senti uma diferença bastante absurda na parte de foco (não ficava sonhando no meio do exercicio) e recuperação no meio do exercício (apesar do cansaço da execução, era alguns segundos se passando e ja tava pronto pra manda bala), mas fiquei bastante decepcionado na parte de energia/estimulantes. Talvez eu estivesse com expectativa muito grande quanto a parte de estimulantes pelo "hype" que ele obteve nos foruns gringos, quase se comparando com o DMAA e não foi o caso para mim (mesmo com 2 scoops). A parte de vasodilatação e pump também achei fraco mas já não esperava muita coisa nessa área, de qualquer forma se alguém está procurando isso provavelmente não vai notar muita coisa como eu não notei. Resumindo bem, eu tomaria novamente se o preço estiver melhor do que está hoje em dia e recomendaria para quem não está querendo dmaa ou ligando para algum pump absurdo. Vou considerar um dos melhores que já tomei sem DMAA
     
    * CONQUER (i FORCE)
    --Nota: 8

    --Energia: 8
    --Vasodilatação: 7
    --Pump: 7
    --Pontos Negativos: Sub-dosado

    --Comentários: Comprei este pre- pois vinha com o shaker da marca (sim esse foi o motivo de eu ter comprado) mas enfim, gostei do gosto e da parte de pump dele (acredito que foi pro causa da Agmatine), mas achei relativamente fraco na parte de estimulantes a não ser que você tome 2 scoops ou mais (que não seria recomendado e foi o que eu fiz). A recuperação durante o treino foi decente, mas nada muito fora do normal. Eu tomaria novamente, mas tenha em mente que vai durar 30 treinos (2 scoops) pra sentir os efeitos e não 60 como diz na embalagem.
     
    * 4D Pump (ImageSports)
    --Nota: 8

    --Energia: 8
    --Vasodilatação: 7
    --Pump: 8
    --Pontos Negativos: Subdosagem

    --Comentário: Gostei do pré-treino em geral, pois a parte de estimulantes tem um blend bom. Mas no geral a formula é subdosada e não tem para onde correr, se tomar o dobro do recomendado dura 15 treinos. A parte boa é que tinha comprado em promoção (2 por preço de 1) no BB a meses atras, a parte ruim é que nao vale a pena comprar ele sem ser em promoção. Recomendo para o pessoal que gosta mais de estimulantes e um pouco de pump, mas não notei grande diferença na vasod.
     
    * PRODIGY (PNI)
    --Nota: 8

    --Energia: 8
    --Vasodilatação: 7
    --Pump: 7
    --Pontos Negativos: Subdosado

    --Comentários: Tenho que dizer que gostei muito dele, tanto do sabor como efeitos. Apesar de indicar tomar meio scoop e depois aumentar para 1 inteiro, bom...comece com um inteiro para sentir algum efeito. Gostei bastante da parte de estimulantes dele e senti uma boa recuperação no meio do treino, mas a parte de vasodilatação e pump foram apenas "decentes", nada extraordinário mas também nada decepcionante. Com certeza tomaria novamente, se estivesse em promoção pois só vai durar 30 treinos
     
    * Hyper FX (BSN)
    --Nota: 8

    --Energia: 8
    --Vasodilatação: 7
    --Pump: 7
    --Pontos Negativos: Subdosado, usei 2 scoops para notar diferenteça, efervecente

    --Comentários: Nos primeiros dias tomei apenas 1 scoops e não notei muita coisa, tive que partir para dois para notar diferença boa na parte de energia. Não vi grandes diferenças em pump ou vaso mas foram melhores do que alguns outros PW que já tomei. O que me deixou puto é que é efervescente, o que é muito legal e tal mas na pratica vc vai provavelmente derramar tudo se for tomar em um copo. Ele tem um leve gosto forte de pimenta mas não é dos melhores gostos que já tomei. De qualquer forma, gostei bastante do blend de estimulantes (da mais energia mesmo e acabei suando mais do que o normal), não fiquei com nenhum foco absurdo mas foi muito bom. Nessa parte eu indico esse PW, em parte de vaso e pump não.
     
    * LIT-UP (Applied Nutriceuticals)
    --Nota: 8

    --Energia: 8
    --Vasodilatação: 7
    --Pump: 6
    --Pontos Negativos: DAA sub-dosado (necessário tomar 2 scoops para alcançar 3g, mas já diminui para 20 treinos apenas)

    --Comentários: Por enquanto testei apenas uma vez (1 dia de treino). Gostei bastante da energia (provavelmente deve ter +200mg de cafeína se não mais). Achei interessante por ter o DAA (d-aspartic acid), apesar de não saber se realmente faz alguma diferença para treino...mas enfim, quem for tomar com outros test boosters pode ser uma adição interessante esse pré-treino. Vascularização boa (maior do que o normal) mas sem grandes diferenças no pump. Gosto aceitável e cheiro tb. Ainda vou tomar "certo" (por inteiro) ele mas daqui algum tempo só, no momento foi apenas para experimentar.
     
    * Anadraulic State GT (LG Sciences) - Não existe mais
    --Nota: 7.5

    --Energia: 7
    --Vasodilatação: 6
    --Pump: 8
    --Pontos Negativos: Possui carbo; Gosto e cheiro são horríveis;


    --Comentários: Apesar da formula ser extremamente diferente dos pré-treinos vendidos por ai, estranhamente foi muito bom a energia que ele dava (provavelmente uma quantidade meio alta de cafeina e sinefrina). O gosto e cheiro é horrível (areia de praia é mais saboroso), mas mesmo assim foi um ótimo pré-treino. Cansaço era bem baixo e recuperação bem alta. Gostei bastante dele, mas pensaria muito em tomar novamente pois não foi facil engolir mesmo com nariz fechado.


    * Assault (Muscle Pharm) << Comprado fora do Brasil!
    --Nota: 7.5

    --Energia: 7
    --Vasodilatação: 7
    --Pump: 7
    --Pontos Negativos: Possui carbo; CxB baixo (preço muito alto e tomando 1 scoop inteiro cai para apenas 20 doses)

    --Comentários: A formula é sub-dosada. Tomar meio scoop como o indicado não faz nem cócegas, mas tomando 1 inteiro (ou mais) faz bastante diferença; A energia era pouca (provavelmente pouco estimulante, no caso cafeína, taurina, etc), mas o pump e vasodilatação é muito alto. O gosto era muito bom, recomendo se conseguir pagar barato nele. Não sei dizer se o que é vendido no Brasil realmente é apenas com tabela modificada/camuflada ou realmente é só carbo, creatina e tal, de qualquer forma o que eu tomei foi importado e não o vendido pelas lojas por ai.
     
    * Amphetalean(BEAST)
    -Nota: 7.5

    --Energia: 8
    --Vasodilatação: 6
    --Pump: 6
    --Pontos Negativos: Sub-dosado (muito carbo para pouca substancia decente), tomando 2 scoops ou mais para sentir efeito

    --Comentários: A formula é sub-dosada mas eu comprei em promocao entao veio 2 potes pelo preco de um. Considere que tomei 2 potes em um pouco mais de um mes. Com dois scoops a parte de energia foi muito boa, sem nenhum crash. Pump e vascularizacao foram medianos, já que p foco deste suplemento é mais para estimulantes e perda de gordura. O gosto era aceitavel, mas nada muito ruim já que tem que esconder o gosto do nojento de PEA (já experimentei isolado de um amigo, esse troco é amargo para kct).
    Eu tomaria novamente se estivesse em promocao (2 pelo preco de um), mas nao compraria apenas um pote.

    * NO-Explode NT (BSN) - Não existe mais
    --Nota: 7.5

    --Energia: 6
    --Vasodilatação: 7
    --Pump: 7
    --Pontos Negativos: Possui carbo; subdosado (CxB pode ficar bastante ruim)


    --Comentários: Esta versão não é mais fabricada! Tomei apenas esta amostra de 1 dia (foto). O gosto é um "doce amargo", mas não é enjoativo. A parte de estimulantes (e seus efeitos) são fracos->moderados (comparado com outros pwo com estimulantes), mas em compensação a vascularização, pump e recuperação são muito bons. Provavelmente o resultado seria bem melhor se eu tivesse tomado 2~3 dose, mas não tinha como nesse caso. Provavelmente eu tomaria novamente, mas tomando 2 doses para mais já acabaria com o pote muito rapidamente (CxB vai ficar ruim nesse caso) < nenhuma novidade nisso, subdosagem é frequente em pré-treinos para dar mais lucro para as empresas.

    * Juggernaut (Infinite Labs) - Não existe mais
    --Nota: 7

    --Energia: 7
    --Vasodilatação:6
    --Pump: 7
    --Pontos Negativos: Contém carbo, contém apenas cafeína de estimulante. Preço médio->alto

    --Comentários: Ótimo gosto (mas enjoativo depois de um tempo) e cheiro agradável, mas os efeitos do estimulantes em si só consegui notar com 2 scoops (que é a dosagem máxima por sinal). O pump e vasodilatação são de certa forma modestos (comparando com outros pré-treinos) mas a recuperação durante o treino é muito boa. Pelo preço em sí não compensa o cXb, principalmente tomando 2 scoops. Recomendo apenas se encontrou ele barato


    * Jack3d  - Não existe mais
    --Nota: 7

    --Energia: 8
    --Vasodilatação: 7
    --Pump: 6
    --Pontos Negativos: Possui 1,3D; Formula subdosada (estimulantes apenas são o que fazem grande parte da potência dele)

    --Comentários: Esse é clássico e com certeza muito bom, mas tem peculiaridades. No meu caso, eu tinha que tomar 2 scoops para sentir alguma coisa de energia (e isso já diminuía o numero de doses). A quantidade de creatina e outras substancias são baixas (se for fazer cálculos do que precisaria ter para ser efetivo, teria que tomar 3 scoops pra frente). Comigo funcionou muito bem, mas já tem melhores pré-treinos no mercado.


    * 1.M.R Powder (BPI Sports) <<< Formula velha, com 1,3D
    --Nota: 7

    --Energia: 9
    --Vasodilatação: 7
    --Pump: 6
    --Pontos Negativos: Formula subdosada no geral (menos nos estimulantes). Possuia 1,3D

    --Comentários: Tomei apenas um sample (amostra) que veio em uma das minhas compras, mas foi melhor que o jack3d (já que na epoca o 1MR era copia do jack3d, só que com estimulantes a mais. Hoje em dia já mudaram a formula). Considero tudo semelhante ao jack3d, só que com mais estimulantes. Não sei como está essa versão nova com formulação diferente...


    * Dark Energy (SciFit) <<< Sem DMAA
    --Nota: 7

    --Energia: 7
    --Vasodilatação: 6
    --Pump: 6
    --Pontos Negativos: Apenas cafeína como estimulante (quantidade "alta" para casa scoop).

    --Comentários: O gosto não é dos melhores, mas nada de sentir vontade de vomitar nem nada (como alguns outros). A energia é boa, mas não se compara com jack3d e outros (já que eles contém mais outros tipos de estimulantes). Não vi grandes diferenças em vasodilatação ou pump, apenas uma leve diferença além do normal. Sinceramente não tomarina novamente e talvez recomendo para esteja procurando por uma opção de concentrado sem 1,3D.


    * Shotgun V3 (VPX) -  Não existe mais
    --Nota: 7

    --Energia: 6
    --Vasodilatação: 7
    --Pump: 7
    --Pontos Negativos: Tabela nutricional zuada; Pouco estimulante

    --Comentários: Apesar de ser um suplemento amado (na epoca) por muitos, em mim não fez muita coisa. Energia era pouca (e eu estava já tomando 2 sccops, sendo que 1 era o indicado) e o máximo que eu notava era pump e vasodilatação. O gosto era muito bom e o cheiro também, mas eu pessoalmente não me dei muito bem então tomaria novamente só se tivesse muito barato.


    * White Flood (Controlled Labs)
    --Nota: 7

    --Energia: 7
    --Vasodilatação: 8
    --Pump: 8
    --Pontos Negativos: Pouco estimulante, formula possivelmente sub-dosada em geral

    --Comentários: O pump e vascularização são muito bons, mas peca na parte de energia/foco. A formula em geral parece interessante, mas tenho a impressao que em geral ela é sub-dosada (ta...qual pré-treino que não é, além do muscle marinade). Indico se conseguir barato, mas não usaria novamente.
     
    * C4 (Cellucor)
    --Nota: 7

    --Energia: 7
    --Vasodilatação: 7
    --Pump: 6
    --Pontos Negativos: Pouco estimulante, formula sub-dosada
    --Comentários: apesar de ter sido algumas amostras, notei que a parte de estimulantes mesmo com duas dosagens (cada pacote continua 2 dosagens) era fraca e o resto dos efeitos esperados também (pump, recuperação, vasodilatação, etc). Não tenho muito o que comentar pois fiquei decepcionado depois de tanta gente falar que era uma maravilha, quem sabe realmente seja bom com 3 dosagens (scoops no caso) mas eu não tomaria novamente a não ser que pegasse uma super promoção.

     
    * HYBRID NO (MPH) - Não existe mais
    --Nota: 6.5

    --Energia: 1
    --Vasodilatação: 7
    --Pump: 8
    --Pontos Negativos: Formula direcionada para ser tomada com outras substâncias
    -Comentários: Pela formula eu já sabia, é o tipo de pré-treino para se tomar em conjunto com outros pré-treinos. Ele é direcionado mais para pump/vasodilatação e gostei bastante do resultado nessa parte, melhor que muito suplemento que se diz aumentar pump. MAS....não faz grande diferença na energia (óbvio) e você acaba tendo que tomar ele com outras coisas ($$$$$), eu não compraria um pote inteiro dele pra tomar com outra coisa pois sou pão-duro. Mas recomendo para quem procura apenas pump

     
    * Beta-Cret (ProMera Sports)
    --Nota: 6.5

    --Energia: 6
    --Vasodilatação: 7
    --Pump: 7
    --Pontos Negativos: Sub-dosado, fraco em estimulantes

    --Comentários: Tenho que dizer que a unica sorte minha é ter dois potes para tomar, pois tive que tomar 3 scoops para começar a ver os (mínimos) efeitos dele. Quero dizer, comparado com nacionais com certeza ele chutaria bundas, mas comparado com os gringos é realmente fraco. Dois scoops não fizeram nada e como tive que tomar 3, o pote não dura nem 12 dias de treino (dai que vem a "sorte" de ter dois potes, pois vou ter que usar isso pra durar pelo menos 24 dias de treino). Sem contar isso, energia (estimulantes) bastante fraco, mas pump, vasodilatação e recuperação é decente. De qualquer forma só recomendaria se estiver barato ou a pessoa pensar estiver em duvida entre nacional e ele.

    * Power Fuel (Twinlab)
    --Nota: 6.5

    --Energia: 3
    --Vasodilatação: 5
    --Pump:6
    --Pontos Negativos: Possui carbo, formula sub-dosada

    --Comentários: Tomei apenas 1 dia (era sample) e bom, não foi nada impressionante. Não vi diferença em foco/energia, mas já esperava isso por conter pouco estimulantes (basicamente nenhum); Vasodilatação e pump foram maiores do que o normal mas não chegam perto de outros que eu tive (com outros pré-treinos). É um suplemento a se considerar se a pessoa quer algo sem muitos estimulantes, mas não da para esperar algo muito incrível. Não tomaria novamente, ao menos que me dessem o pote de graça
     
    * GO (EXT)
    --Nota: 6

    --Energia: 6
    --Vasodilatação: 7
    --Pump: 6
    --Pontos Negativos: Apenas uma amostra. Pouco Estimulante, formula subdosada
    -Comentários: Apenas uma amostra e nada de mais. Talvez tivesse que tomar uma dosagem maior para sentir alguma diferença na parte de energia, mas o pump e vasodilatação foram decentes. Não compraria o pote inteiro, ao menos que estivesse muito barato

    Piores (votos baixos, < 6) pré-treinos até o momento:

    * K-Otic (All American EFX)
    --Nota: 6

    --Energia: 8
    --Vasodilatação: 5
    --Pump: 5
    --Pontos Negativos: CxB baixo (dura apenas 32 doses de 1 scoop), possui 1,3D; obtive crash no meio dos treinos

    --Comentários: Comecei a usar e apesar dos reviews ruins nos sites gringos, gostei do que estou sentindo até então. Ele é forte em estimulantes (além de 300mg de cafeina, tem mais outros incluindo 1,3D) e ainda me da um crash fudido no meio dos treinos para o final, o que é uma bosta. Não vi grandes diferenças em pump, mas a vascularização foi boa. Cheiro bom e gosto bem ácido (quando eu falo ácido, ele chutaria a bunda do jack3d limão, mas não é gosto amargo, só acido). Não usaria novamente, mas deve funcionar bem em outras pessoas (o que não foi meu caso)


    * Volumaize (BSN) - Não existe mais
    --Nota: 5

    --Energia: 0
    --Vasodilatação: 5
    --Pump: 5
    --Pontos Negativos: Possui uma tonelada de carbo;



    --Comentários: Apenas experimentei aquela amostra da imagem, 1 dia e não fiquei impressionado. Na verdade, fiquei decepcionado considerando as promessas no marketing dele. O gosto era decente (uva), mas extremamente doce, pois é atolado de carbo e isso já deixa a formula muito sub-dosada. Não vi diferença nenhuma com estimulo/força, vascularização e pump foram medíocres (minha refeição antes do treino da o mesmo resultado. Quem sabe mais dias poderiam dar resultados melhores, mas não perderia muito tempo com ele novamente.


    * Superpump250 (Gaspari) - Não existe mais
    --Nota: 5

    --Energia: 5
    --Vasodilatação: 6
    --Pump: 7
    --Pontos Negativos: Possui carbo; Crash no meio do treino;

    --Comentários: Tenho que dizer que na metade do pote dele, eu já estava desistindo de tomar. +- depois de 30min no meio do treino eu me sentia podre (cansado, com sono <<< crash) e antes disso nem sentia nada dos estimulantes. Apenas da formula ser interessante, a mistura toda não bateu bem para mim. Infelizmente esse eu passo e não tomo mais, espero que a versão nova seja melhor


    * Nanovapor Hardcore e Pro Series (Muscletech) - Não existe mais as versoes que tomei
    --Nota: 3

    --Energia: 3
    --Vasodilatação: 4
    --Pump: 5
    --Pontos Negativos: Possui MUITO carbo; CxB ruim; Formula sub-dosada

    --Comentários: Infelizmente comprei um pote disso (hardcore normal e experimentei o pro series de um amigo meu) e tenho que dizer, que bosta. Comecei com 1 scoops, depois de 2 dias passei para 3 scoops e NADA além do efeito de estimulante (cafeína no caso, que vinha em maior quantidade). A unica coisa que a formula têm em quantidade interessante é cafeína mesmo, o resto é um monte de outras substancias sub dosadas (e algumas sem qualquer estudo sobre ser eficaz ou não). Quem sabe tomando uns 4 scoops desse algum efeito mas......o pote não duraria nem 10 dias direito.

    Pré-treino(s) em mãos mas não avaliado(s):
  2. Gostei
    anderson631 deu reputação a LeandroTwin em Creatina - Melhorando sua performance.   
    não não, não é pra ler não... é pra imprimir, fazer uma bolinha e jogar futebol =D


    sim brother, é pra ler... eu sei que é grande, mas pensa no conhecimento sobre a creatina que vc vai adquirir... e eu acho que ja ta todo mundo careca de saber que conhecimentos resultam em ganhos... ou algo próximo disso
  3. Gostei
    anderson631 deu reputação a craw69 em Bcaa: Você Está Usando Errado [2014]   
    Atualização Julho/2014 (v. 3.0)

    - Texto inteiramente revisado, atualizado e ampliado;
    - Acréscimo inicial de algumas pesquisas relevantes;
    - Acréscimo de algumas conclusões retiradas ao longo do tópico;
    - Acréscimo da opinião do site Examine.com sobre os BCAAs;
    - Correção de erros gramaticais para facilitar a leitura.



    Inegavelmente, os BCAAs - Branch Chain Amino Acids, ou aminoácidos de cadeia ramificada - sempre foram, e ainda são, um dos principais suplementos utilizados por atletas amadores e profissionais que buscam uma melhora na composição física (aumento de massa muscular e redução de gordura) e recuperação muscular.

    A base científica que legitima o uso destes aminoácidos, entretanto, não é tão sólida quanto alguns podem afirmar. Este breve texto procura apontar algumas questões referentes ao uso deste místico suplemento, trazendo algumas informações que nem sempre são facilmente encontradas na internet ou nos círculos de conversa.


    I - Da dosagem e as influências do mercado de suplementos nesse quesito


    O principal problema em relação ao uso dos BCAAs encontra-se na dosagem recomendada para o uso do mesmo: não é raro (alias, é o mais comum) ver recomendações de rótulos citando: "dosagem recomendada: 2 cápsulas antes e 2 cápsulas depois do treino" e muito menos (raro) ver pessoas citando que usam este tipo de dosagem, supostamente com excelentes benefícios. Mas qual o problema com ela? Explico: ela é completamente inútil. Ok, não expliquei nada; mas vamos lá. Nesta primeira parte, irei apoiar minha argumentação na relação existente entre o preço e quantidade de BCAAs presentes nos principais suplementos vendidos no mercado nacional.

    Primeiramente, cabe citar a necessidade do mercado de suplementação desenvolver suplementos apelativos não apenas na parte dos resultados, mas também no quesito financeiro. Vamos supor que uma empresa desenvolvesse um BCAA que dure 5 dias de uso com um custo de R$100,00. Alguem compraria? Não, fim de papo. Portanto a primeira coisa que a indústria deve fazer é: criar um suplemento que dure algo entre 21-30 dias, pelo menos, para que o custo x benefício torne-se minimamente aceitável.

    O segundo ponto é: eles precisam mexer com o psicológico da pessoa; mais especificamente, eles não podem fazer um pó que não dure nada. Qual a saída? Cápsulas. Cápsulas são muito mais efetivas em mexer com o psicológico do cliente do que suplementos em pó. A maioria dos BCAAs possuem cápsulas de 750mg a 1.000mg, o que significa que para atingir 5g de BCAA são necessárias algo entre 5 a 7 cápsulas, aproximadamente. Veja: é a mesma coisa dizer que você toma 7 cápsulas ou 5g de BCAA. Porém, o uso de 5g de BCAA antes e depois do treino resultaria no término do produto em um tempo extremamente curto; e as pessoas não iriam se sentir "assustadas" por estarem tomando 10g de um suplemento. Transforme esta quantia em cápsulas e as pessoas se apavoram: imagine que alguém vai tomar 14 caps por treino? Isso é um absurdo! MEU DEUS, VAMOS TODOS MORRER! Percebem? É mais fácil enfiar na cabeça do cliente que ela deve tomar 10g de um suplemento ou 14 cápsulas do mesmo? Obviamente, 10 gramas; o que não é bom para a empresa já que o pote acabaria rápido demais. Você usa 30g de whey, qual o problema em usar 10g de BCAA? Agora, cápsulas... cápsulas lembram remédios, remédios lembram problemas que devem ser evitados, logo cápsulas devem ser evitadas... imagine sua mãe chegando em casa e te ver tomando 14 capsulas de uma vez? Ela vai te matar, com certeza. Por outro lado, imagine sua mãe te ver tomando uma ou duas colherzinhas de chá: provavelmente ela irá mandar você tomar mais para ver se faz algum efeito e você deixa de parecer esse frango raquítico que é atualmente.

    Na prática:

    (1) basta analisar o custo de qualquer BCAA vendido atualmente no mercado e comparar a quantidade de suplemento presente no pote em relação a outros suplementos proteicos, como o Whey: utilizando a (excelente) marca da Growth Supplements, por exemplo, temos que o pote de BCAA custa R$25,00. Cada pote contém cerca de 77,5g de BCAA (30 x 4 cápsulas que possuem 2,58g de BCAA); por outro lado, o Whey da mesma marca custa R$64,00, porém possui 1.000g por embalagem. Isto significa que, com R$65,00 é possível comprar aproximadamente 200g de BCAA, enquanto o mesmo valor permite a compra de 1kg de Whey. O que isto significa é que, naturalmente, o suplemento BCAA tem um custo muito superior ao de outras fontes proteicas completas, como o Whey ou Albumina, o que torna necessário realizar a recomendação de uma quantia inferior sob pena de cair no problema mencionado anteriormente: recomende 10g por dia de BCAA e o pote de BCAA, que inicialmente custaria R$25,00 por mês, passa para aproximadamente R$100,00 por mês.

    (2) A somatória dos pontos até aqui mencionados conduzem para uma conclusão: com a recomendação padrão de 2 a 4 cápsulas por dia de BCAA, temos um suplemento que dura o tempo padrão (30 dias), sendo que a baixa dosagem é responsável por compensar o alto preço do produto, e ainda sem ninguém questionar os efeitos principalmente pelo psicológico, já que o marketing pesa, a fé no produto é grande, a quantia de 2-4 cápsulas é uma quantia razoável para a maioria dos clientes... e sim, se o efeito placebo atinge até mesmo competidores de alto nível[1] [2], obviamente para você, mero mortal, ele será ainda mais influente.


    II - Das dosagens necessárias para atingir seus respectivo efeitos


    Resumidamente, existem três principais motivos para o uso dos BCAAs:

    (1) modulação da síntese proteica[3][4], já que esta é uma das principais funções das proteínas e, por consequência, dos aminoácidos (especialmente da leucina) - o aumento da síntese proteica, de uma forma didática, significa a construção de novas celulas, ou, de certa forma, o aumento do próprio músculo ("pronto corpo, aqui estão os tijolos que você precisa para construir a minha muralha chamada bíceps");

    (2) minimizar o efeito do catabolismo[5][6] - novamente, de forma didática, ao invés do organismo tentar utilizar os próprios músculos como fonte de energia, a ingestão dos aminoácidos faria tanto a função de já recuperar este eventual uso quanto de fornecer outra fonte de energia que não seja os próprios aminoácidos já sintetizados pelo corpo ("pronto corpo, use esses aminoácidos que eu engoli, mas não meu músculo");

    (3) auxiliar a recuperação muscular [7], assim como eventualmente obter propriedades anabólicas[8] (possível aumento de força, maior facilidade no aumento da massa muscular etc).

    A questao é: o quanto é efetivo para atingir cada objetivo?

    Quanto ao aumento de síntese proteica, a vasta maioria dos estudos demonstram que algo entre 2 a 3g de leucina é o suficiente para estimular o MPS (muscle protein synthesis) até o seu "limite" - ingerir mais leucina do que isto, na ocasião dos estudos realizados, não costuma resultar em aumentos signficativos da síntese proteica, embora geralmente os estudos não utilizem atletas como base. Como a maioria dos BCAAs possuem uma formulação 2:1:1 (duas gramas de leucina para cada grama de isoleucina e valina), ingerir algo entre 4 a 6 gramas de BCAA seria o suficiente para iniciar o aumento de síntese proteica; entretanto, como afirmarei depois, esta dosagem pode ser obtida de forma mais barata com o uso separado de leucina e, de qualquer forma, o aumento na síntese proteica ainda é um assunto extremamente controverso.

    A quebra do catabolismo é tranquilamente realizada por qualquer ingestão calórica: a gluconeogênese[9] (didaticamente: transformar músculo ou proteínas em energia) ocorre essencialmente em dois casos: primeiro, durante jejuns excessivamente prolongados, (embora não exista consenso, menos do que 24 horas geralmente não é considerado um perigo) nos quais o músculo precisa de energia e não a obtém de alimentos; segundo, quando há uma ingestão massiva de alguma fonte proteica que não será sintetizada (tentar tomar 1kg de Whey em 15 minutos, por exemplo). Assim, o catabolismo é um mecanismo muito menos perigoso do que alguns pregram - basta ingerir uma quantidade equilibrada de carboidratos e/ou proteínas antes e/ou depois do treino para que qualquer risco seja eliminado, igualmente assegurando que ao término do dia exista uma ingestão adequada de proteína total (média de 2g/kg, embora seja uma quantia controversa) e não exista um déficit calórico notável (não ingerir muito menos calorias do que a taxa metabólica basal do indivíduo);

    Os efeitos anabólicos é o ponto onde reside o maior problema. Os raros estudos realizados em indivíduos que treinam com pesos e utilizam BCAA dificilmente seguem metodologias rígidas. As falhas metodológicas presentes nos estudos de BCAA são o maior impasse para assumir uma posição otimista sobre o uso dos mesmos: embora inúmeros estudos apresentem resultados positivos sobre uso de BCAAs, eles, em geral, (1) não estão estudando o BCAA em uma situação de equivalência calórica (por exemplo, comparam a ingestão de Xg de BCAA contra apenas água, o que interfere nos resultados já que o adequado seria comparar Xg de BCAA contra Xg de carboidrato ou Xg de Whey, por exemplo); (2) não estão estudando o BCAA em uma situação de ingestão proteica adequada (a vasta maioria dos estudos em BCAA utilizam pessoas que raramente chegam perto de ingerir, diariamente, 1.5g/kg de proteína; considerando que os BodyBuilders geralmente ingerem no mínimo 2g/kg, os efeitos são drasticamente outros). De qualquer forma, os poucos estudos que mostram resultados promissores com os BCAAs utilizam dosagens excessivamente altas[10], como 300mg/kg de BCAA (para uma pessoa de 75kgs, isso significaria ingerir 22.5g de BCAA por dia - lembra do BCAA que possui 77,5g por R$25,00? Pois é, ele agora não aguenta nem quatro dias).


    III - Da quantidade de BCAA em outros suplementos/alimentos


    Abrindo um rápido parênteses, vale mencionar que os BCAAs estão presentes em quaisquer proteínas que possuam um perfil completo dos aminoácidos essenciais. Simplesmente porque os Wheys costumam citar quantas gramas possuem de BCAA, alguns acreditam que Whey é a única fonte de BCAA do mundo. Chega a ser engraçado ver afirmações como "meu whey já tem 5.5g de BCAA então já tenho bastante e não preciso suplementar!".

    A maioria das carnes possuem algo entre 15-20% de suas proteínas compostas por BCAA. Isso significa que a cada 20g de proteína de carne, há algo entre 3-4g de BCAA (um bife de 100g de carne geralmente possui algo entre 25 a 35g de proteína; ou seja, algo entre 3.75g e 7g de BCAA, o equivalente a 7 a 10 cápsulas de BCAAs). Dois ovos bem cozidos (com a gema bem sólida) tem 2.5g BCAA. Até amendoim tem estes aminoácidos; e por que ninguém fica dizendo "minha carne ja tem bastante BCAA então não preciso usar suplementos"?

    Isso reflete em duas coisas: custo x benefício e BCAAs não são nada de especial. Supondo que você compre um BCAA e use 2 a 4 cápsulas (3 ou 4g de BCAA por treino), o custo será alto, sendo possível substituí-lo por um simples scoop de Whey que possui a mesma quantidade (o único problema seria o pequeno aumento calórico: 4 cápsulas de BCAA possuem algo entre 15 a 20 calorias, enquanto o scoop pode variar entre 90 a 150kcals). Da mesma forma, embora muita gente pense "ah se eu pudesse usar BCAA...", elas simplesmente estão ignorando que qualquer proteína decente (Whey, Caseína, Leite, Ovos, Carnes, Peixes algumas fontes vegetais como Quinoa...) terá uma quantia consideravelmente alta de BCAA.


    IV - Vale a pena usar BCAA?


    Em uma simples resposta: não.

    Em uma resposta levemente mais demorada...

    (1) O aumento de síntese proteica através do uso de BCAA (e, especialmente, leucina) é comprovado. Nisto não há divergências; a síntese proteica aumenta e ponto. A questão é: essa síntese proteica resulta em alguma melhoria prática? Ou ainda: faz qualquer diferença? Ela aumenta o necessário, e pelo tempo necessário? Para fins de ganhos de massa muscular, uma simples elevação da síntese proteica não é garantia de maiores ganhos de músculos. O aumento da massa muscular depende de uma série de fatores, como quadro hormonal, ingestão calórica, treinos e recuperação adequados... logo, estabelecer uma relação entre síntese proteica + aumento de massa muscular não é algo tão simples.

    Imagine o seguinte exemplo (extremo, porém elucidativo): se ingerir um pouco de BCAA/Leucina é o suficiente para aumentar síntese proteica e, por consequência, aumentar o músculo, isso significa que posso ingerir apenas 3 ou 4g de BCAA/Leucina a cada 3 horas para me transformar em um monstro? Parece-me óbvio que a maioria das pessoas entenderiam que não. "Ah, mas e se eu ingerir tudo certinho e ainda acrescentar o BCAA/Leucina?" - boa pergunta meu caro, porque não existem estudos sólidos sobre isso a ponto de garantir nada. De um lado, temos os que defendem a hipótese de que haveria um aumento por conta do estímulo a síntese proteica; de outro, temos a ideia (que é a minha posição, e por isso darei destaque sem qualquer tipo de imparcialidade), de que o adicionar pequenas quantidades de BCAA no dia é o mesmo que adicionar algumas gotas de água em uma piscina: a adição de algumas gramas de aminoácidos (BCAA/Leucina) na dieta de alguém que já consome altas quantias de proteína (2g/kg+) não representaria qualquer benefício direto e prático.

    Alguns estudos já vem apontando nesta direção: este[11], por exemplo, analisou o aumento de síntese proteica entre a ingestão de 25g de Whey x 6.25g Whey + leucina até atingir o total de leucina presente em 25g de Whey x 6.25g de Whey + EAAs, exceto leucina, até atingir o total de EAAs presentes em 25g de Whey. Se a teoria que o aumento de BCAA/Leucina resulta em síntese proteica fosse verdadeira, obviamente estudos nestas condições observariam que ingerir 25g de Whey ou 6.25g de Whey + leucina trariam os mesmos resultados, ou algo próximo disso. Não é o caso: somente o grupo que ingeriu 25g de Whey teve um aumento de síntese proteica significativo após 3 a 5 horas (184% contra apenas 55% no grupo Whey + Leucina).

    (2) Para prevenção do catabolismo, basta seguir as recomendações anteriores: ingira uma quantidade adequada de proteínas ao longo do dia + não entre em déficits calóricos exagerados + realize treinos com um mínimo de bom senso. Aqui, entretanto, fica a eventual exceção para os BCAAs: treinos em jejum. Para aqueles que treinam com pesos logo após acordar (sem café da manhã) ou seguem alguma rotina de Jejum Intermitente, a ingestão de 10g de BCAA antes e/ou durante do treino pode ser útil para evitar o catabolismo. Note que: não estamos falando de exercícios aeróbicos em jejum, os quais costumam ser realizados em baixa intensidade e não precisam de aminoácidos para este fim; como não existem estudos suficientes na área, não há como afirmar que 10g seja, de fato, a melhor dosagem; da mesma forma, caso a pessoa ingira proteínas imediatamente após o treino (Whey, por exemplo), possivelmente o uso de BCAAs antes/durante os exercícios com peso em jejum torna-se desnecessário.

    (3) Quanto aos efeitos anabólicos, é a parte mais difícil de falar sobre. A base científica, como dita, sofre de sérios problemas em analisar esta parte como deveria. São raríssimos os estudos realizados a médio/longo prazo (4 ou mais semanas), que estudam indivíduos treinados e que já ingerem altas quantias de proteína (2g/kg+) tendo resultados significativos. Por isso, do ponto de vista da (melhor) ciência, adicionar pequenas quantias de BCAA não garante melhores resultados.

    Há, entretanto, outra possível exceção: a mega dosagem. Embora não seja um método validado cientificamente, entre os BodyBuilders existe uma prática que possui ampla aceitação - o uso de altas dosagens de BCAAs ao longo do treino. Por altas dosagens entenda pelo menos 20g/treino, divididos, geralmente em 25-50% antes do treino (5 a 10g, por ex) seguidos por 50-75% (10 a 15g, por ex) durante o mesmo. Algumas pessoas elevam essa dosagem para até 30-40g, quando não mais, e costumam obter bons resultados. Entretanto, separar o que é efeito placebo do que é efeito real sempre será um problema.


    V - Conclusão


    Em síntese:

    - Não existem motivos (científicos ou práticos) aparentes para utilizar uma baixa dosagem de BCAA (como menos que 5 ou 10 cápsulas por dia), eis que, como dito, trata-se de apenas uma gota dentro de uma piscina (supondo um indivíduo de 75kgs que ingira 150g de proteína por dia, acrescentar 2 cápsulas antes e 2 cápsulas depois do treino de BCAA representaria, no máximo, um aumento de 4g de proteína, ou menos de 3%);

    - Não há vantagem econômica, pois, como citado, pode-se atingir a mesma quantidade de BCAA com outras fontes muito mais baratas;

    - Como exceções, cabe mencionar tanto a hipótese de quem treina com pesos e em jejum, que poderia utilizar 10g/treino por cautela; e a mega dosagem, que embora não possua uma base científica sólida, é bem vista na prática.

    Vale adicionar a opinião do (agora popular) Examine.com, site independente responsável por analisar os estudos científicos de inúmeros suplementos: na página sobre BCAAs, a qual contém referências a quase 140 estudos sobre o suplemento, menciona-se como dose padrão de Leucina algo entre 2 a 10g; como combinação total, 20g de BCAA; uso da leucina para aumento do MPS e isoleucina para retenção de glucose (não há estudos sobre a dosagem ou eficácia da valina); expressa menção sobre os BCAAs não serem necessários caso já sejam adequadamente ingeridos pela dieta (em outras palavras, para uma dieta rica em proteínas, não há motivos para o uso destes aminoácidos).

    No Examine Stack Guide para Ganho Muscular e Performance nos Exercícios, os BCAAs estão listados como uma opção não comprovada, que "possuem uma pequena participação na melhora da performance física, mas que o marketing fez sua eficácia explodir fora de proporção"; que "BCAAs participam no aumento do músculo, já que sempre que você consumir proteína, estará consumindo BCAAs"; que "as evidências sugerem que BCAA tem um efeito muito limitado na performance dos exercícios", apontando, por exemplo, os benefícios para reduzir a sensação de fadiga em aeróbicos de longa duração (2 horas ou mais); que "BCAAs não aumentam força, reduzem fadiga ou aumentam a resistência muscular. Consumo de proteínas na dieta possui os mesmos efeitos da suplementação dos BCAAs, exceto que a ingestão de proteínas durante o treino são mais suscetíveis de causar náuseas ou câimbras".

    Abraços
  4. Gostei
    anderson631 deu reputação a SpyThieF em Crucifixo Com Haltéres Declinado Ou Inclinado?   
    A ideia é essa. Exercicios para peito no geral trabalha todo ele, no caso fazendo no banco horizontal(reto) trabalha todo ele, porem a parte que se desenvolve com maior facilidade e a parte inferior do peitoral por isso é nele que vc ve um individuo magrelo que comeca a treinar e a ganhar massa a parte que comeca a aparecer mais. Por exemplo esse cidadão aki:




    A inclinação do banco vai fazer uma tensao maior na parte superior mais não quer dizer que nao trabalhará inferior ou as laterais. Assim como declinado tem gente que subistitui o horizontal(reto) por ele(declinado).

    Na foto ai, o cidadão comecou a dar enfase maior nos exercicios inclinados pro peito, supino inclinado na barra e articulado. Da pra notar um corte no peitoral que antes nao tinha, e comecou a dar uma evoluida.
  5. Gostei
    anderson631 deu reputação a Fillipecref7 em Avaliação De Treino... Preciso De Uma Super Ajuda !   
    Olá Ellecram bom questionamento, vamos começar pelo treino de perna 2 vezes na semana.

    As opiniões que dou aqui são todas embasadas cientificamente, porem tratando de um forum não tenho como saber a intensidade dos treinos das pessoas que apresentam dúvidas, porém com experiencia de trabalho em academia vejo que 70% ou mais das mulheres não treinam em alta intensidade por questões simples as vezes preguiça, cansaço ou intolerância a dor, então em um treinamento de média intensidade para hipertrofia realizar exercicios completos para coxa e perna 2x na semana é suficiente tentando fazer de 2 a 3 dias de descanso. Agora se fomos tratar de alta intensidade ai já teremos que mudar algumas coisas primeiro é parar de ajustar os treinos em uma semana e começar a trabalhar por descanso por exemplo: fez membros inferiores em alta intensidade na segunda feira o minimo que se deve ter de descanso são 4 dias podendo ser mais em alguns casos, então seria de sábado para frente, digamos que ela fará de novo no sábado que é o tempo minimo de 4 dias então ela terá que fazer outro treino somente na quinta dessa forma fica impossível separar os treinamentos por semana se você reparou ficou então SEG, SÁB E QUINTA da outra semana então sempre será dias diferentes.

    Me desculpe me prolonguei demais no assunto mas espero que possar entender, alguma dúvida pode me mandar por mensagem privada. farei outro post com as outras dúvidas.

    O glúteo máximo é o maior e mais superficial dos glúteos, com origem no íleo e sacro e inserção no fêmur, tendo como ação principal a extensão do quadril. Aparentemente, esse músculo foi criado com a finalidade de produzir movimentos fortes e rápidos. Algumas evidências para isso são sua grande área de secção transversa em relação ao comprimento, seu ângulo de penação e a elevada proporção de fibras tipo II. Por esse motivo, é recomendável que tal músculo seja exercitado por meio de treinos que envolvam elevada produção de força, fato comprovado em estudo recente (Bryanton et al., 2012). A confirmação dessa sugestão fica bem clara ao analisarmos o desenvolvimento dessa musculatura em velocistas, saltadores e levantadores de peso, por exemplo.

    No entanto, dentro das academias se criou a cultura de trabalhar o glúteo máximo de uma maneira totalmente diferente dessa proposta, utilizando-se pouca carga e muitas repetições em exercícios de isolamento, como a extensão de quadril em quatro apoios. Interessante notar que a exaltação desse exercício é quase uma exclusividade brasileira, uma invenção que se tornou febre e virou presença obrigatória nos treinos femininos. Mas a utilização de exercícios de isolamento para glúteos é algo extremamente questionável do ponto de vista técnico.(GENTIL,2012)

    Por fim exercício para adutores e abdutores este é o mais simples, ao examinar os treinos atuais verifica-se que normalmente se executam de 4 a 5 exercícios para cada grupo muscular, com 3 a 4 séries por exercício. Levando em conta que normalmente são treinados dois grupamentos por dia, chegaríamos a 40 séries diárias!! Treinos com volumes tão elevados dificilmente poderão ter intensidade alta, por mais que seja difícil executa-los. E se houver uma tentativa de utilizar métodos para intensifica-lo provavelmente seria atingido um quadro de overtraining.

    Há diversas pesquisas que obtiveram ótimos resultados com volumes baixos de treino. Vale destacar a publicada no Journal of Conditioning Strength Research em 1997, onde OSTEBERG et al compararam os resultados obtidos com treinos de volume semanal igual a 3, 6 e 12 séries e não foram encontradas diferenças significativas entre os protocolos. Ao final do estudo não houve diferença entre os ganhos de força nem de massa muscular. Detalhe: o estudo foi feito em indivíduos com mais de 4 anos de musculação.
    Na prática tem-se verificado que treinos com volume de 12 séries semanais (seis séries por sessão de treino) são suficientes para os músculos grandes do tórax (peito e costas), podendo ter mais séries para os músculos da coxa e menos para bíceps e tríceps, se realmente for necessário treinar os músculos pequenos. Isto implica que treinos com duração de cerca de 25 minutos podem ser eficientes para obtenção de ótimos resultados.(Gentil, 2012)

    Com tantas evidencias para que eu vou aumentar o volume de treino com aparelhos com cadeira adutora e abdutora?

    o que importa é a qualidade não a quantidade, um treino bem feito com Agachamento, Leg press 45, Avanço e OU Afundo. supera qualquer treino com os mesmo mais extensoras, flexoras, adutores e assim vai.

    Nossa ficou bem comprido, mas é que não gosto de deixar dúvidas.

    espero ter ajudado, abraço.
×
×
  • Criar Novo...