-
Total de itens
13 -
Registro em
-
Última visita
Histórico de Reputação
-
Petrussi deu reputação a Dekals em Quantidade de Suplementos no Pós Treino
Não existe isso de quantidade padrão amigo.
Você precisa saber sua necessidade calórica/macros no final do dia.
Ai vc acrescenta malto( carbo), whey( proteína), conforme a quantidade que vc precisa.
macros leandro twin - YouTube
-
Petrussi recebeu reputação de Omagoo em 1°Ciclo - Enantato - Relato com fotos (RELATOS SEMANAIS)
Cara, muito boa sua evolução! Vou usar esse artigo pra meu progresso também. Vlw!
Só uma duvida. Você está treinando em jejum?
-
Petrussi deu reputação a Fayzeon em Sou ectomorfo puríssimo. Preciso me preocupar com comer 100% limpo?
Puta que pariu cara, todo dia essa merda. Eu sei que biotipo não é um resumo 100% do meu corpo, mas eu preciso mesmo escrever que sou um magrelo com metabolismo aceleradíssimo, percentual de gordura baixíssimo, membros longos, ossos finos e dificuldade de ganhar músculo? Nego leva tudo ao pé de letra e ao invés de ter uma resposta pro meu tópico, tenho o ctrl+c ctrl+v de um artigo aleatório. Muito obrigado pela ajuda!
-
Petrussi deu reputação a Vitor_TW em Já posso fazer meu primeiro ciclo? Como saber? Qual a hora?
Vou tentar escrever a maioria dos assuntos de maneira mais simples, próximo do mesmo nv de conhecimento destes usuários, então os mais experientes por favor ignorem algumas coisas, ou se quiserem aprofundar e contribuir sintam se a vontade em postar abaixo ou abrir tópicos sobre, embora a grande maioria dos assuntos abordados já tenham tópicos específicos e muito bem feitos, fica somente a disposição para procurar.
Primeiro ponto relevante a se considerar antes de fazer o primeiro ciclo e pq:
1. Já possuo alguma massa muscular constituída?
Porque isso é tão importante? Vamos tentar entender um pouquinho do básico.
Bem simplificado, pra eu poder ganhar músculos preciso de uma dieta superavitaria em macronutrientes, criando um ambiente de síntese proteica adequado para que os músculos sejam refeitos maiores e mais fortes após cada estímulo (treino). Neste ponto entram os hormonios, potencializadores desse processo.
Perfeito, então qual o problema em ciclar sem já ter massa muscular constituída?
O problema eh justamente vc manter esses músculos.
Tirando os outros pontos que vou abordar mais adiante, pra se manter um shape com músculos vc precisa necessariamente constituir a musculatura básica, que eh a que criamos em semanas, e o suporte disso tudo, a parte esquelética e a parte de cartilagens. A parte esquelética leva mais ou menos 6 a 8 meses pra ser constituída, a parte de cartilagens mais ainda, e sem esse suporte fica simplesmente impossível sustentar qualquer musculatura ganha em um ciclo de 8 ou 12 semanas se eu já não as tenho pelo menos de forma um pouco mais avançada. Esse eh um dos motivos de que os usuários de primeira viajem perdem absolutamente tudo que ganharam no ciclo, e rápido. Aliás, normalmente após poucas semanas acabam ficando com o shape pior do que antes de iniciar o ciclo, vou tentar explicar mais adiante também o por que.
Esses dias respondi um novo usuário de que ainda não era a hora por ele não ter massa muscular constituída, ele ficou bravo e disse que no exame de bioimpedância mostrou que 40% do corpo dele eh de músculos. Kkkk, não eh isso, eh um peitoral já apontado, um biceps maior, etc etc. Músculos aparentes.
2. Não sigo uma dieta específica para hipertrofia a pelo menos 12 meses.
A dieta na verdade eh o ponto mais importante pra quem busca um shape melhor, mas acabei colocando como item 2 pois se vc a seguisse já teria matado o item 1 e teria massa muscular constituída.
Hoje em dia ter informação de como realizar uma dieta eh muito fácil, a parte difícil está em realmente segui lá.
Pouquíssimas pessoas realmente tem a disciplina necessária pra passar 1 ano comendo somente frango, arroz e ovo. Tá, eu sei, tem um monte de perfumaria pra deixar a dieta mais palatavel, mas se vcs olharem a dieta de qualquer pessoa que realmente tenha shape vai rapidamente perceber que a base eh, frango, arroz e ovo, ou carne magra, arroz e ovo.
Não adianta querer se convencer que vc vai mergulhar de cabeça na dieta quando o ciclo começar se vc já não tem essa rotina muito bem estabelecida antes, porque não vai, e pior, no pós ciclo quando essa dieta se fará ainda mais necessária vc não a terá como rotina e não conseguirá executar, te levando novamente a ficar com o shape pior do que estava antes de iniciar o ciclo.
Na verdade, se vc tem uma dieta bem estabelecida, estaria tendo tantos ganhos e evolução que nem estaria pensando em hormonios nesse momento.
No primeiro ano com dieta correta e treino correto, fica estimado ganhos de 9 a 11kg. No segundo ano seguindo a mesma coisa 4.5 a 5.4kg.
Convenhamos que eh um ganho superior a qualquer hormônio, com a vantagem que vc esta criando musculatura esquelética e a parte de cartilagens junto, ou seja, musculatura sua, sem perdas, sem colaterais, sem bad, somente vantagens. Entenda que quem decide por usar hormonios deveria pensar em fazer somente após essas fases, simplesmente pq haverá estrutura para poder segurar esses ganhos pelo menos por mais tempo, senão aproveitar parte do que foi conseguido.
Se vc pode ganhar 10kg de músculo de maneira natural somente com dieta correta, pq diabos usar hormonios? Entendem como não faz sentido?
Oque falta? Ter a porra da disciplina de seguir uma dieta. Se vc não tem e não segue sem usar hormonios, não deveria nem cogitar usar, pois o resultado será desastroso. E não, repito, não vai conseguir começar a usar hormonios, seguir dieta, parar de usar e continuar seguindo dieta.
3. Estou com bf alto
Aqui temos 2 pontos muito importantes. O primeiro eh que se vc esta com bf alto simplesmente não consegue seguir uma dieta por muito tempo, ou tem muito desconhecimento sobre oque e quanto comer, te joga denovo pros itens 1 e 2.
A outra parte e que eh bem batida aqui no fórum eh a aromatizacao. Sim, com o bf mais alto vc irá aromatizar mais, irá ter picos maiores de estradiol, dht, etc, e estes picos te trarão diversos colaterais, como espinhas, queda de cabelo, caroço nos mamilos, gineco, maiores oscilações de humor, etc.
Simplesmente aceite que ninguém inteligente que tem uma ideia de como os hormonios funcionam faz ciclo com bf alto e ponto final, definitivamente não eh recomendável, o sofrimento e a posterior frustração no meio da bad pelo corte de hormonios não vale o preço. Aprenda a comer e controlar esse bf, isso se resolve em poucos meses se vc realmente tem aderência a dieta, coisa que vai precisar no seu ciclo e pós ciclo.
4. Tenho menos de 21 anos.
Não se faz ciclo enquanto seu eixo hormonal ainda não se formou por completo, ponto final.
Vai interromper seu eixo na fase de formação dele, te trarão problemas irreversíveis pro resto da sua vida.
Não falo soh de produção menor de testo, falo de toda uma desregulação, não somente do conhecido hipofise, hipotálamo gonadas, mas pegando todos os outros periféricos, podendo te trazer problemas de produção de insulina, de t3/t4, etc etc etc. Nao eh somente sobre ficar brocha aos 30 anos, a coisa pode ser muito pior.
Simplesmente não faça. Espere e vá aprendendo a comer e a malhar.
5. Espero manter pelo menos um bom % do que foi ganho durante o ciclo.
Esqueça. Não vai. Se vc não tem o suporte muscular necessário, não tem por hábito já a dieta enraizada, a sua chance de manter qualquer ganho eh 0%, e vai perder rápido.
Já falei sobre suporte muscular e sobre dieta, vamos tentar entender um pouco oque acontece no corpo no pós ciclo.
Seu eixo hipotálamo hipofise gonadas está suprimido, sem funcionar, por culpa de uma coisa chamada feedback negativo. Ele entendeu que seu corpo está cheio de hormonios, então se desligou pra não produzir mais. Qual o problema? Alguns. Primeiro que religar ele não eh tão rápido, segundo que não necessariamente ele irá voltar a trabalhar como antes, e por último, mas não menos importante temos a testosterona.
Além de ser chamado pros homens de hormonio do bem estar, ela ainda eh bastante responsável por boa parte da sua musculatura. Mas vc parou de injetar, a testo exógena já foi consumida, e a endógena ainda não está sendo produzida. E ai? E aí que te dá uma bad do caralho, fica sem vontade de fazer nada, além de toda degradação muscular que está ocorrendo e vc não pode fazer nada pra impedir. Se a dieta já fosse parte da sua rotina, quem sabe ainda atravessaria pelo menos essa parte da degradação muscular de uma forma mais tranquila, mas como ela não eh, a vontade de comer certo tbem não vem, e volta a descontar em lixos e afins.
Isso acontece com todos que fazem ciclo, e quanto mais despreparo vc tem no seu físico, pior eh, e leva a grande maioria a ficar com um shape pior no pós ciclo do que antes de ciclar.
Se algo já eh rotina na sua vida, vc mantém, caso não seja ainda, vai piorar.
6. Não faço cardio - não tenho problemas com colesterol entao posso usar de boa
Se vc não faz cardio, definitivamente não deveria pensar em usar hormonios. Nosso corpo naturalmente usa oque pra produzir testosterona? Colesterol. Como inibi meu eixo e não estou mais produzindo testo natural, já temos essa parte de colesterol que não será utilizada.
Além desse fator, os hormonios ainda elevam as taxas de ldl, o ruim, e abaixam o hdl, o bom.
Além de uma alimentação adequada, rica em ômega 3, a única outra forma de regularizar ou pelo menos amenizar isso eh o cardio. Colesterol eh um inimigo lento e silencioso, se vc não tem rotina de cardio, esqueça hormonios.
7. Vou comprando as coisas que forem precisando na medida que for necessário. - grana -
Mais um fator impedidito. Vários motivos. Se vai iniciar o ciclo, tenha absolutamente todos os hormonios e medicamentos que irá utilizar em mãos. Iniciar algo e perder a fonte, não conseguir mais o hormônio, ou o mesmo, arriscar receber falsificado, perder a grana q estava reservada por isso por um motivo qualquer..., etc, etc etc. Imprevistos acontecem. Não caia no imprevisto.
Mesma coisa condição financeira. Ciclar sai caro, não somente pelos hormonios, mas também pelos exames médicos, medicações, etc. E se der uma cagada e vc precisar de um médico com emergência, terá condições? Se não tiver condições, não se arrisque, simples assim.
8. Oque eh ia, antiaromatase, prolactina, serms, etc?
Se vc tem tudo acima bem resolvido, e ainda assim não sabe direito oque eh ia, não tem ideia dos exames a fazer e oque fazer, qual medicação entrar em cada caso, não tem ideia do que usar e quando usar na tpc, não comece já, espere mais um pouquinho e vá estudar. Conhecimento te deixa mais longe de cagadas.
Bom, se vc leu tudo, entende que está tudo em ordem e dominado, e o seu desejo realmente eh usar e conhecer um hormônio, comece devagar, e boa sorte.
Se acha que tem alguns, ou nenhum, sinceramente, contrate um coach descente pra te ajudar a chegar lá. Tenho 100% de certeza que um bom profissional ajustara sua dieta e treino para te deixar apto, e não simplesmente te entupir de hormonios logo no começo. Pesquise aqui no fórum, tem dezenas de ótimos coachs pra te ajudar a dominar tudo isso e chegar lá.
Se outros usuários tiverem contribuições fico agradecido em acrescentar, confesso que comecei a escrever animado, depois as ideias foram sumindo, certamente esta faltando coisas importantes a serem acrescentadas.
Espero também facilitar a vida da galera em não ficar dando a mesma resposta em 500 tópicos diferentes sobre o mesmo assunto abertos toda hora.
-
-
Petrussi deu reputação a Zyzzfodase em Diario do Petrukio
Pior que já tive um cachorro com nome de Petrukio, só por causa da novela. Quando eu era criança, todo cachorro que eu tinha eu colocava nome de alguém da novela, meus pais sofriam com os nomes.
-
Petrussi deu reputação a FabianaF em Tradução: Explicando treinos para maximizar o crescimento muscular
Por sugestão do grande @Shrödinger:
Fonte: https://bretcontreras.com/training-for-maximum-muscle-growth-explained
Explicando treinos para maximizar o crescimento muscular
Todos queremos músculos maiores e para construí-los, precisamos nos tornar mais fortes - muito mais fortes. O ganho de força pela progressão de cargas garante que continuamos a colocar mais tensão nos músculos ao longo do tempo, forçando-os a se adaptar por meio do seu crescimento. Cargas mais pesadas equivalem a maior tensão, que equivale a músculos maiores. Entendido? Ótimo!
No entanto, cargas maiores sozinhas não vão construir os maiores músculos. Powerlifters levantam cargas maiores do que bodybuilders e assim, colocam mais tensão em suas musculaturas se comparados aos bodybuilders. Apesar desta tensão mais alta, bodybuilders ainda são maiores. Se tensão fosse a verdade suprema, os músculos dos powerlifters superariam os dos bodybuilders. Não podemos dizer que são só as drogas. Pense nisso - ambos os tipos de atleta tomam esteroides anabolizantes, bodybuilders naturais ainda são maiores que powerlifters naturais e quando powerlifters desejam construir mais músculo, eles emprestam dos bodybuilders a metodologia de utilizar exercícios acessórios com repetições mais altas e com tempo menor de descanso entre as séries.
Há alguns anos, meu colega Brad Schoenfeld e eu escrevemos um artigo abrangente, descrevendo os mecanismos na qual bodybuilders são mais musculosos que powerlifters. O artigo recebeu o título "Porque Bodybuilders são maiores que Powerlifters", e se você ainda não o leu, recomendo que o faça. No presente artigo, gostaria de desenvolver este tema.
No lendário artigo de Brad "Os Mecanismos da Hipertrofia Muscular", ele nos ensina que existem três tipos principais de hipertrofia:
1. Tensão mecânica
2. Estresse metabólico
3. Dano muscular
Para muitos atletas, estes mecanismos fazem sentido à medida que correspondem à sua experiência pessoal. Porém, para muitos outros atletas, esta lista é meio abstrata e nebulosa. Permita-se explicar estes mecanismos de forma simples e direta.
Tensão mecânica
Às vezes você pode sentir que um músculo está prestes a rasgar do osso ao trabalhar com cargas pesadas. Isso, meu amigo, é tensão mecânica. Se você coloca tensão em um músculo por esticá-lo passivamente (sem deixar que ele contraia), a origem desta tensão é chamada de tensão elástica passiva. Se você coloca tensão em um músculo por flexioná-lo o máximo possível via contração isométrica, a origem desta tensão é chamada de tensão ativa. Quando você move pesos usando amplitude máxima, os músculos são expostos a uma combinação de tensão passiva e ativa, já que eles são esticados enquanto estão sendo ativados. Pesquisas mostram que movimentos dinâmicos são superiores a tanto esticar quanto usar isometria para ganhos de hipertrofia, então a tensão sozinha não trará o maior crescimento muscular. Tensão por meio de amplitude máxima de movimento é o que constrói os maiores músculos.
Além disso, o tempo sob tensão (TUT - time under tension) é um outro fator importante a se considerar. Executar uma contração máxima 1 vez a cada 2 semanas não produzirá ganhos máximos de hipertrofia - não será estímulo suficiente para otimizar os processos anabólicos. Os músculos precisam de ampla sinalização para crescer.
Estresse metabólico
Pense na sensação que você tem ao saber que está realmente focando em um músculo - a sensação de queimação que você obtém e o pump que você atinge. Esses são dois mecanismos que caem no guarda-chuva do estresse metabólico. O estresse metabólico é causado por vários fatores, incluindo:
1. A oclusão de veias por meio de contrações musculares contínuas, o que previne o sangue de escapar;
2. A hipóxia ou falta de aporte de oxigênio nos músculos devido ao aprisionamento do sangue;
3. O desenvolvimento de subprodutos metabólicos, como lactato e aumento da atividade hormonal;
4. O inchaço das células ou pump dos músculos, também devido ao sangue aprisionado.
Esses fatores ajudam a construir músculo e são sinérgicos com tensão e progressão de carga. Esses fatores também ajudam a explicar porque treinos Kaatsu (oclusão vascular) é altamente efetivo para produzir hipertrofia, embora com níveis mais baixos de tensão muscular se comparados a treinos de resistência tradicionais.
Dano muscular
Aproximadamente dois dias após um treino extenuante, sua dor muscular provavelmente atingirá o auge, e essa dor até é um certo indicativo de lesão muscular. O dano é criado ou por fazer algo que não está acostumado, por acentuar o componente excêntrico de um exercício ou por estender um músculo enquanto ele está sendo ativado, causando assim altos graus de desgaste. Desta maneira, a variedade é um componente importante no dano muscular, já que ela garante focar em diferentes subdivisões e unidades motoras dos músculos.
A inter-relação entre Tensão, Estresse metabólico e Dano muscular
Esse trecho será um pouco técnico, mas fique comigo. Tensão mecânica, estresse metabólico e dano muscular são inter-relacionados e geram respostas hipertróficas por caminhos diversos e redundantes. Por exemplo, um grau elevado de tensão ativa em músculos mais longos cria o maior dano muscular. Em outras palavras, a tensão é muito efetiva para danificar fibras contanto que o músculo seja estendido enquanto esta sendo ativado. Um outro exemplo: alta tensão através de ROM completo é muito efetiva para produzir estresse metabólico devido às contrações musculares prolongadas, causando oclusão das veias e deixando o sangue sem tempo de escapar dos músculos. Em outras palavras, tensão constante e TUT maior são muito efetivos para causar estresse metabólico, presumindo que a ativação muscular é alta o suficiente para ocluir as veias. Continuando com os exemplos, o pump realmente coloca os miócitos sob tensão devido ao efeito de inchaço exercido nas membranas das células musculares, o que teoricamente leva a um maior crescimento muscular dada a uma ameaça detectada às ultraestruturas das células. Em outras palavras, o estresse metabólico é eficiente para criar tensão de dentro para fora nas células musculares individuais. Na realidade, dano às fibras pode provocar inchaço das células da mesma maneira que o pump, e este inchaço pode durar por vários dias. Todos os três mecanismos podem aumentar a ativação de células satélite (células-tronco musculares) assim como a ativação do importante caminho mTOR. Como você pode ver, os três mecanismos estão altamente inter-relacionados.
Aplicações práticas
Muitos treinadores argumentam que a progressão de cargas com treinos de baixas repetições nos exercícios básicos com barra é suficiente para construir a hipertrofia máxima. O motivo pelo qual esta afirmação é tão eficaz está em muitas pessoas não compreenderem totalmente a importância de ganhar força em relação ao crescimento muscular. Porém, isso sozinho não é suficiente para ganhos máximos. Como Brad e eu detalhamos em nosso artigo anterior, há muitos mecanismos neurais (não-hipertróficos) no qual um músculo pode se fortalecer sem crescer. Esse é um lado chave no powerlifting, onde atletas aprendem a maximizar a força pelos ganhos de eficiência do sistema nervoso e coordenação. Se seu objetivo é construir o máximo de músculos, você simplesmente não vai querer depender somente em melhorias neurais para ganho de força; você quer que seus ganhos de hipertrofia imitem seus ganhos de força. Portanto, tenha certeza de alternar exercícios, incorporar variedade e se tornar forte em faixas de repetição baixas, médias e altas.
Escolhendo as ferramentas certas
Alguns exercícios são melhores que outros para produzir pump, alguns exercícios são melhores que outros para criar tensão em um músculo ou subdivisão de um músculo, e alguns exercícios são melhores que outros para danificar fibras.
Em geral, fazer agachamento, levantamento terra, elevação pélvica (hip thrusts), supino, desenvolvimento militar, chin-up e remada vai garantir que você está maximizando a tensão mecânica em todos os grupos musculares. Porém, somente um exercício não vai maximizar a tensão na gama completa de fibras dentro de um músculo. Exercícios como supino inclinado, paralelas, roscas, encolhimento, crucifixo invertido (delt raises), leg press e glute ham raises podem e devem também ser utilizados para o máximo crescimento muscular, já que eles focam em fibras específicas se comparados com os exercícios compostos. Além disso, variações dos exercícios compostos como agachamento frontal, levantamento terra sumô, supino fechado e pull-up também podem e devem ser feitos.
Movimentos que colocam tensão constante ou colocam tensão máxima em um músculo mais curto (em posição contraída) são os melhores para construir pump. Por isso, exercícios como pec deck, pullover na máquina, extensão de pernas, flexão de pernas, extensão de lombar, ponte com barra (barbell glute bridge), elevação lateral, rosca concentrada e extensão de tríceps com corda são úteis. Quando feitos com faixas de repetição média ~ alta, períodos curtos de descanso e séries múltiplas, eles podem produzir um pump cabuloso. Elásticos e correntes também podem ser usados para manter a carga no músculo mais constante durante uma repetição, dependendo da curva de força do exercício.
Exercícios que colocam a maior tensão em músculos longos (em posição estendida) são os melhores para criar dano muscular. Por essa razão, exercícios como fly para peito, pullover, avanço (lunge), RDL, bom-dia, rosca com halteres inclinado e extensão de tríceps sobre a cabeça com cabo (by Fabi: PQP, essa tradução ficou horrível) são úteis. Halteres podem ser usados em exercícios de empurrar ou puxar para maior extensão dos músculos, e agachamentos completos ou levantamentos terra em déficit podem ser feitos para aumentar a amplitude do movimento (ROM). Por último, movimentos excêntricos ou acentuadamente excêntricos podem ser feitos para focar em dano muscular. Porém, há uma linha tênue entre dano otimizado e dano excessivo. Dano muscular é superestimado e pode trazer mais prejuízo do que ganho se interferir nos ganhos de força e frequência de treino. Sentir-se um pouco dolorido 1 ou 2 dias depois tudo bem, mas mal conseguir se sentar ou sentir que o músculo vai arriar em uma atividade simples é demais. Estimule, não destrua.
Resumindo
Ronnie Coleman disse tudo: todos querem ser bodybuilders, mas ninguém quer levantar cargas pesadas. Ter pump e sentir o músculo queimar é fácil, mas tornar-se mais forte a cada ano é trabalho duro. Muito duro! Obter PRs requer foco, determinação e consistência. (by Fabi: tá aí, @Mklek)
Por esse motivo, reserve a maior parte de sua energia mental para se tornar mais forte. Depois de aquecer, comece seu treino com os exercícios compostos pesados e tente obter PRs. Descanse completamente entre as séries e prepare-se mentalmente de forma apropriada.
Depois do trabalho pesado é hora de se divertir um pouco. Escolha alguns exercícios de foco e busque pump e queima de músculo. Não trabalhe tanto na força mental, simplesmente vá para algumas séries de repetição média a alta com períodos curtos de descanso. Não se preocupe demais em obter PRs durante o trabalho para pump. Foque em sentir o músculo visado sofrer com o trabalho e em fadigar as fibras completamente.
A maior parte da sua energia mental deveria estar dirigida para ganhar força com os exercícios compostos (big basics) como agachamento, levantamento terra, elevação pélvica (hip thrusts), supino e barra fixa (chin-up). No entanto, um pouco de sua energia mental deveria estar focada na ativação muscular e em causar estresse metabólico. Tornar-se insanamente forte nos exercícios compostos com uma variedade de faixas de repetição pode ser a origem de 80% de seus ganhos de hipertrofia ao longo do tempo. Mas se força for a sua única empreitada, você provavelmente deixará 20% de fora para a hipertrofia máxima. Fusão de células satélite, hipóxia, oclusão e inchaço de células maiores que acompanham os treinos voltados para pump e queima do músculo são a cereja do bolo e agregam valor ao longo do tempo. Prender-se somente a treinos pesados ou treinos com alta repetição não vão construir o melhor físico - você precisa do melhor dos dois estilos de treinamento se quiser atingir seu potencial muscular máximo.
Os músculos não respondem somente à tensão. Eles respondem à tensão, estresse metabólico e dano muscular. Um ponto ideal destes fatores que produz a hipertrofia máxima provavelmente existe e a combinação ideal pode diferir entre pessoas. Até que pesquisas futuras tragam luz à fórmula exata, vá com tudo nos exercícios compostos pesados primeiro e então escolha exercícios mais leves e específicos para produzir estresse metabólico. Se você ignorou estes fatores até agora, aposto que notará adaptações hipertróficas favoráveis dentro de alguns meses ao adicionar metodologias de pump e queima de músculo. Bodybuilders fazem isso por uma razão, e você também deveria! Não procure dor muscular excessiva - é contraproducente para ganhos de força e vai aparecer naturalmente com um bom treino, no final das contas.
-
Petrussi deu reputação a Hipertrofia.org em Aeróbicos Em Jejum [Com Vídeo Explicativo]
DICAS DE COMO QUEIMAR COM MAIS EFICIÊNCIA A GORDURA QUE VOCÊ ESTÁ INGERINDO E ACUMULANDO
Acredito que falando de treinamento específico para queimar gordura ainda existem muitas dúvidas entre os nossos amigos leitores. Pois então vamos lá! Já é sabido que sem dieta, sem perda de gordura, portanto não vou ficar me prendendo muito ao assunto da dieta. Qual o camarada que não queria ter um físico musculoso, e com pouca gordura não é mesmo? Acho que todos aqui almejam este objetivo! Pois bem, só que na maioria das vezes que os amigos começam a realizar uma dieta e um programa específico pra perda de gordura, pronto, o cara começa fazer um monte de aeróbico, e começa a perder muito volume e o pior, muito rapidamente. O que força o cara a acabar desistindo da dieta e dos treinamentos para esse fim. Acontece que o nosso corpo não foi feito para utilizar gordura como fonte primária de energia, muito pelo contrário, isso vem de milhares de anos atrás, e serve como fonte de sobrevivência ao nosso corpo. Em um aeróbico normal, seus estoques de glicogênio estão em alta, então seu corpo nessa aerobiose utilizará como fonte primária de energia o glicogênio, seguido da massa muscular e aí sim a tão esperada gordura. Para isso acontecer, são necessários basicamente 20 minutos de aeróbico pra seu corpo chegar nesse estágio, portanto improdutivo para nós marombeiros, pois além de queimar muita massa magra, a pessoa tende por fadigar seus membros locomotores já que só após esses 20 minutos iniciais é que seu aeróbico começa de verdade! Então, com seu organismo utilizando como fonte primária glicogênio e massa muscular, vamos consider impróprio, ou menos produtivo, esse aeróbico para quem quer perder gordura e minimizar a perda de massa muscular! Mas mesmo assim, o cara ainda insiste em correr ou caminhar com o rabo cheio de carbo, e o glicogênio lá em cima! Resultado? Muito catabolismo muscular, e pouca perda de gordura! Mas então, o que fazer para poder maximizar a queima da gordura e minimizar o catabolismo muscular em termos de treinamento aeróbico? Bom, esta é uma prática simples e que não tem muito segredo, é o exercício aeróbico realizado de manhã cedo em jejum.
Em jejum!? Tá louco Raffa?! Isso não vai perder mais massa muscular ainda?! Não meu amigo, muito pelo contrário, realizando atividade aeróbica em jejum, você acaba por manipular o treinamento de uma forma em que você obriga o seu organismo a utilizar a gordura como fonte primária de energia e o melhor, com catabolismo em quase zero!!! Mas como isso ocorre? O período onde acordamos é um período precioso do dia onde ficamos por muito tempo sem comer, e isso propicia um ambiente muito favorável para queima de gordura, pois com a caminhada nessas condições seus estoques de glicogênio estão em baixa, e seu corpo será obrigado a utilizar a gordura como fonte primária de energia. Muitos profissionais medíocres, Phds e Mestres me questionaram inclusive em minha pós-graduação, achando um absurdo eu utilizar esse tipo de prática com meus clientes e comigo mesmo, alegando não ser eficiente e ainda por cima perigoso. Ocorre que para esses profissionais até soltar um peido pode ser perigoso, pois com o gás a academia pode explodir. Fora o fato de que não existia nenhuma comprovação científica desta prática, portanto eles não recomendavam a ninguém. Diziam que marombeiro não sabe o que faz. Pois bem, agora recentemente meus amiguinhos franzinos de profissão, a ciência comprovou a eficácia dessa prática através de um estudo muito detalhado concluindo que esta é a melhor prática para queima de gordura enquanto se perde o mínimo de massa muscular. Felizes agora? Infelizmente para esses indivíduos que se dizem cientistas, se não existe comprovação pela ciência eles não acreditam! Será que eles não sabem que o que eles estão comprovando agora, nós culturistas já sabemos desde a década de 70 !? Desculpem o desabafo, mas chega a ser revoltante tamanho recalque e arrogância que esses profissionais exibem em seus jalecos ou ternos nas suas respectivas aulas. Muitos desses indivíduos sequer puxaram algum peso na vida, e querem ser os bam-bam-bans afirmando com unhas e dentes suas teorias “científicas” muitas vezes sem nexo algum!!! Mas enfim, voltando ao assunto do exercício, muitos ainda se perguntam: Mas as calorias queimadas nesse exercício não serão as mesmas que em qualquer outro horário do dia? Sim, mas não importa as calorias gastas em si, mas sim de ONDE provém essas calorias, que no caso em jejum serão em muito maior escala de gordura do que de glicogênio, e músculo, como já expliquei acima. Ao acordar, antes de começar, tome 500ml de água para quebrar o jejum. Se quiser maximizar ainda mais os efeitos benéficos do exercício, ao invés da água tome 200ml de café com adoçante, ou de preferência sem nada, puro, na raça mesmo. O uso de efedrina também pode causar ótimos efeitos adicionais se administrado com aspirina (o famoso ECA). No caso o medicamento Efedrina originalmente foi feito para pessoas asmáticas, mas tem como efeito secundário na elevação da temperatura corporal, facilitando a queima da gordura. A Cafeína já funciona como um sinergista, aumentando ainda mais os efeitos da efedrina. Já a aspirina serve como um agente que diminui a produção de prostaglândinas, já que a combinação de efedrina com cafeína aumenta a produção do mesmo diminuindo a ação dessa combinação. Diminuindo a produção das prostaglândinas, ai sim o efeito termogênico fica otimizado. A dosagem recomendada seria de 30 a 50mg de Efedrina(procure na farmácia por Franol, nele tem 15mg de efedrina então tome dois), 200 a 300mg de cafeína (manda manipular comprimidos de 150mg, mais uma vez tome dois) ou melhor e mais fácil, tome 200ml de café bem forte e 300 a 500mg de aspirina que no caso será um comprimido inteiro! Mulheres poderão ter um ótimo resultado com a metade da dosagem máxima descrita acima. É totalmente contra-indicado as que estejam grávidas ou amamentando. Essa mistura deve ser administrada 2 a 3 vezes ao dia, tomando sempre até antes das 5 da tarde, pois administrando depois você poderá ter problemas com o seu sono. CUIDADO, essa mistura pode ser perigosa para alguns se administrada em altas dosagens. Assim como qualquer outro medicamento este tem seus efeitos colaterais, e você poderá sentir alguns sintomas como tremedeiras, taquicardia, dores de cabeça, sonolência, nervosismo, muita perda de apetite e náuseas.
Se esses sintomas começarem a aparecer, descontinue o uso imediatamente. Indivíduos que tenham problemas cardíacos e hipertensão devem ficar longe dela, ou utilizar apenas com acompanhamento médico. Voltando ao treino, a atividade é para ser realizada com média de 30 a 45 minutos de duração.
Realizado 3 vezes por semana em dias alternados pode causar um efeito surpreendente, visto já nas 2 primeiras semanas. Aos iniciantes, essa prática realizada de forma brusca pode causar severa hipoglicemia, portanto recomendo que o façam com prudência e comecem com menos tempo, algo em torno de 15 minutos na primeira semana, pra começar e depois gradativamente ir subindo o tempo para 20, 30 até chegar no tempo estimado. A única recomendação feita é para que se ande com algum doce no bolso, pois caso haja tonturas é sinal da hipoglicemia chegando, e com esse doce em mãos o problema estará sanado. Caso isso aconteça, pare com a caminhada imediatamente. O exercício deve ser feito com velocidade moderada a baixa, pois só assim seu corpo irá mesmo solicitar a gordura. Se feito rapidamente, nada de gordura! E como o glicogênio está em baixa, vai ser a sua massa que vai embora, e você vai ficar mais parecido com um maratonista ou com o esqueletinho do Heman, do que com um fisiculturista definido. Então fica esperto! Chegando em casa tome mais 500ml de água! Terminada a caminhada ainda é necessário que não se tome o café da manhã ainda por mais 30 minutos, pois ainda nesse tempo seu corpo estará queimando mais gordura. Esse tempo é suficiente para você ir ao banheiro fazer suas necessidades, e tomar o seu banho com tranqüilidade. De nada adiantará você fazer caminhada em jejum se tiver o hábito de acordar de madrugada pra comer alguma comida, portanto se você tiver esse hábito, pare com esse costume de gordo frustrado. E garanta suas 6 a 8 horas de sono indo dormir cedo. A utilização de Whey Protein nesse período como fonte de proteína de rápida absorção é uma ótima escolha. Nessa hora, se estiver de dieta pra campeonato, nada de malto, utilize em conjunto algum carboidrato de baixo índice glicêmico, como aveia, pois o uso de carbo de alto índice glicêmico vai elevar bruscamente a insulina, que por sua vez bloqueará imediatamente a lipólise, que é a queima de gordura. Eu costumo fazer um shake composto por 30g de proteína de whey protein + 25g de proteína de mix protéico + 30g de aveia e uma banana nanica picada. Acredite, o negócio enche pra valer. Em cápsulas eu mando nessa hora 4 comprimidos de Bcaa’s + 1 Vita C de 500mg + 1 comprimido de Complexo B.
Com tudo isso você não passará fome pelas próximas 3 horas. Os Bcaa’s nessa hora servem para evitar que o whey seja completamente utilizado como fonte de energia, a Vita C servirá para bloquear o cortisol, e o Complexo B, que além de aumentar a síntese protéica junto com o Whey, é de fundamental importância no processo da lipólise. Estarei escrevendo um artigo, dividido em duas partes, sobre a minha preparação pre-contest (pré-competição) para o Paulista de Estreantes de 2008, onde a primeira parte falará sobre meu treinamento e a segunda sobre minha nutrição. Lá trarei mais detalhes sobre a dieta e a maximização da queima da gordura, tanto em treinamento como em nutrição. Espero mais uma vez ter contribuído de forma competente aos amigos para chegarem aos seus respectivos objetivos.
Um abraço e fiquem com DEUS!!!
Rafael “Big Raffa” Bracca
Atleta de Fisiculturismo Graduado em Educação Física e Pós-Graduado em Exercício Resistido e Nutrição Esportiva.
ESTE TEXTO FOI RETIRADO DA INTERNET!
-
Petrussi deu reputação a cadumonteiro em Diario do Petrukio
Perfeito, estimei um fator de atividade bem adequado pra rotina que você descreveu.
Fica nessa faixa de 2500 a 2800kcal por dia, isso é sua manutenção.
E controla peso e medidas toda semana ou a cada 15 dias, principalmente circunferência da cintura e abdômen.
Peso subiu mas sem alterações nessas medidas, perfeito é ganho limpo.
Conforme ganhar massa vc vai recompor o corpo, vai melhorar a estética.
Se pra controlar usa o cardio, se sentiu q ganhou gordura bota mais um cardio na semana.
-
Petrussi recebeu reputação de cadumonteiro em Diario do Petrukio
Boa! Então, eu trabalho com informática quase sempre sentado no setor, estudo atualmente por EAD, então basicamente fico sentado lendo ou assistindo as video aulas.
Atividades físicas: Eu estou atualmente fazendo um treino ABC2x, então 6 vezes por semana, eu tento sempre pegar o limite de peso que aguento para realizar 3x8 geralmente falho na ultima, faço 4 exercícios para os grupos musculares maiores e 3 para os menores, pernas faço 5 e abdominais duas vezes por semana progredindo carga geralmente 3x15 no banco declinado e 3x10 para a parte inferior, costumo falhar na ultima também. Meu aeróbico é ir e voltar de pé para o trabalho, cerca de 40 minutos de caminhada total ida e volta (tento fazer num passo rápido para acelerar).
Estou com uma duvida severa se mantenho manutenção ou um pequeno superávit. Essa gordura acumulada me incomoda muito, não quero fazer bulking para aumentar ainda mais, ainda mais quando dizem que naturais perdem muita MM no cutting.
-
Petrussi deu reputação a Dekals em Como treinar em jejum e quais as vantagens reais?
Não, oq faz perder gordura e dieta. o jejum auxilia a controlar o déficit calórico, mas se vc comer muito na sua janela de alimentação nada adianta. Ex: eu nao sinto fome de manha, já a noite bastante, então deixo o café da manha para poder comer mais no restante do dia.
Dieta, jejum não determina isso.
Não.
Reserve uma boa quantidade de carbo, para sua ultima refeição do dia, vai estar tudo, para o seu treino na manha seguinte.
Jejum é questão de individualidade , tem gente que se da bem e outras não, se vc sentiu que não atrapalhou seu treino ok, oq vai determinar se vc vai ganhar ou não massa muscular ou gordura, e seus macros na janela de alimentação.
Eu me sinto muito bem, em treinar em jejum, tenho ate preferencia !
se tiver com duvida procura video do Leandro Twin, ele explica muito bem e foi um adepto por muito tempo, não sei se hoje ainda faz. o Horse tb anda fazendo no seu novo protocolo.
-
Petrussi deu reputação a Lucas em Como melhorar seu programa de força para iniciantes
Olá,
Recentemente li esse interessante artigo do Greg Nuckols, onde ele dá algumas dicas de como fazer programas de força para iniciantes promoverem ganhos por mais tempo. Escrevi um post sobre isso no tópico Dicas de treino a partir de artigos ae Schoenfeld, Blade, Nuckols e Lyle, mas resolvi criar um tópico pra aumentar o alcance, já que achei interessante.
Basicamente ele dá algumas dicas de como fazer programas de força para iniciantes promoverem ganhos por mais tempo.
Alguns exemplos de como melhorar um programa de iniciante:
Digamos que queira fazer o famoso SL5x5. Em vez de utilizar a mesma matriz de sets x reps todos os treinos, periodize da forma mais simples que existe: inicie com, digamos, 3x8, progredindo linearmente até estagnar, depois mude pra 4x5, novamente até estagnar e, em seguida, 5x3. Quando estagnar, em vez de simplesmente fazer um deload, reduza em 10-20% as cargas, mas aumente o volume em uma série, por exemplo - o que vai fazer com que seu organismo tenha que se adaptar a um estímulo diferente e não o mesmo estímulo do ciclo anterior. Segundo o Greg, isso tende a promover melhores resultados a longo prazo, através de uma progressão mais duradoura. Ficaria algo do tipo:
3x8 -> progressão linear até estagnar; 4x5 -> progressão linear até estagnar; 5x3 -> progressão linear até estagnar; Reduza 10-20% das cargas; 4x8 -> progressão linear até estagnar; 5x5 -> progressão linear até estagnar; 6x3 -> progressão linear até estagnar; Repita.
Esse é só um exemplo de como melhorar um modelo de treinos de iniciante como o SL5x5, SS e tantos outros. Outra possibilidade é utilizar DUP, progredindo linearmente e fazendo a redução de carga e aumento de volume quando estagnar. Basta entender a filosofia e aplicar.
Ademais, acho que isso pode servir muito bem pra intermediários também.
Abraços,
Lucas