Ir para conteúdo

apassos

Membro
  • Total de itens

    8
  • Registro em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Gostei
    apassos deu reputação a Ricardo Queiroz em Instituto Xavier para Estudos Avançados   
    Boa noite gente
     
    Pretendo colocá-lo em uma prova de canicross/trail run em abril. Vamos ver como fica hehehe
    ________
     
    Agora de noite fiz o restante do volume do dia, corridinha rápida, feito:
    5,7km | 30:14min | 5:18min/km | bpm ~155 | Sem desnível significativo
    https://connect.garmin.com/modern/activity/2430673807
     
    Apesar do bpm "alto" para o que deveria ser, achei a sensação de esforço de normal para baixa
    Fechei o treino na orla com algumas barras e flexões e ali mesmo tomei uma =P
     
    Amanhã dia de longo, veremos como vai ser
    ______________
    A título de curiosidade, estou rodando 3 calçados para corrida
    - sketchers gorun 4, atualmente venho usando para rodagem, tem 66 treinos e 613,5km
    - puma carson 2 knit venho usando para treinos de tempo/velocidade, as vezes rodagem (entrou no lugar do gorun, que antes era o de tempo/velocidade), tem 21 treinos e 226,8km. A respeito desse, estava procurando um substituto para o gorun, no runrepeat estava muito bem cotado para pista (durabilidade, leveza, drop, responsividade) e aqui estava com um preço bem em conta, dei uma chance ao mesmo, até agora só tem 1 ponto contra (a palmilha que é "presa", fica ruim de lavar e quando transpira muito segura água), fora isso, tá muito bom pelo preço
    - salomon sense mantra 3 venho usando para os longos e hill fartlek, tem 19 treinos e 382,8km
     
    - abandonei o all-star nos treinos de musculação, desde que montei a home gym venho treinando descalço
    - o salomon speedcross 3 (que usava para longo e hill fartlek) eu "aposentei", agora só uso para trilhas, quando removi dos registros de treino estava com 635km (para 33 treinos), agora deve estar com pouco mais de de 750
     
    Antes deles teve um duramo 7 que durou 85 treinos e 851,4km e um nike flex 2016 que durou 106 treinos e 1033km (isso quando comecei a usar o garmin connect). Esses 2 já foram para o limbo
     
    Flws e boa noite
  2. Gostei
    apassos deu reputação a fernandows em Whey 80% e 90%,Glutamina,Albumina,BCAA,Vitamina C..   
    Olá @apassos, tudo bem?

    Segue validade do lote atualmente comercializado: 01/2019


    Ficamos à disposição! 
  3. Gostei
    apassos recebeu reputação de Henrique Cwb em Diário - Cutting/Queimando as hellmann's - fotos   
    Da uma lida no tópico de Calculando Sua TMB e GCD aqui no fórum. E depois passa um tempo lendo os principais tópicos de cutting na aba dietas. Ce vai aprender a calcular com uma boa proximidade a sua TMB e vai ver que ir tirando aos poucos as calorias é muito melhor do que fazer uma mudança drástica.
     
    Claro que se vc tirar 1000kcal no dia ce vai emagrecer, mas vai perder muita MM, o que não é o que você e nem ninguém quer. Vai aos poucos, paciência que dá certo.
     
    E continue relatando! Vai te ajudar demais
  4. Gostei
    apassos deu reputação a GuitarndIron2 em De iniciante a avançado da forma mais rápida – Fisiculturismo Natural e Powerlifting   
    Gostaria de começar dizendo o quanto, ao longo do tempo que frequento-o, o fórum vem me auxiliado a expandir meus conhecimentos, aplicá-los e obter resultados nos meus treinos.
    No entanto, lembro que quando era iniciante tinha pouca informação, ou pelo menos tinha pouca informação verdadeira do que realmente precisava saber.
     
    A motivação de fazer este tópico vem de duas coisas: retribuir ao fórum o que venho aprendendo desde meados de 2012 e dar um norte aos iniciantes que são bombardeados de informações. Informações estas que muitas vezes não são verdadeiras e mais fazem um desserviço do que auxiliam os jovens gafanhotos.
     
     
    Resumo:
     
    Neste presente artigo/guia, tendo como referência fontes empíricas, inúmeros vídeos, artigos e publicações científicas, sintetizarei a forma de diminuir o hiato entre atleta iniciante e atleta avançado. Por atleta avançado entende-se um sujeito que está próximo do seu limite genético de aquisição de massa muscular e força. Ou seja, a maior parte dos ganhos de massa muscular e força possíveis para este atleta já foram atingidos. A ideia inicial da redação do mesmo veio através de experiências que tive ao iniciar minha jornada no treinamento com pesos, visto que a mesma foi frutífera em erros crassos resultantes de falta de informação sobre os tópicos que explanarei.
     
     
    Objetivo:
     
    Três tópicos delimitam o escopo do artigo, visando munir o iniciante do conhecimento necessário para otimizar os resultados dos seus esforços: nutrição, treinamento e fatores responsáveis pela recuperação.  Em cada um dos tópicos supracitados, ater-me-ei aos principais fatores de sucesso para cada um.  De forma resumida, aplicarei o Princípio de Pareto a todos estes tópicos, sempre citando outras fontes com hiperlink e as referências no final do tópico. Espero ajudar aos iniciantes, ou mesmo atletas mais experientes, com o conteúdo desse artigo.
     
     
     
    1.Scientia potentia est
     
          Conhecimento, ao longo da História, correlacionou-se com poder, posição social ou mesmo vantagem competitiva e bélica entre nações. Até tempos recentes, tal ativo intelectual, era restrito às classes dominantes e, em certo ponto, algumas nações o monopolizavam. Mais que qualquer outro fator, ainda hoje, o nível educacional da população é diretamente relacionado a indicadores como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos países.
     
    Faz-se necessário essa contextualização para destacar a revolução e democratização ao acesso à informação que os dias de hoje nos proporcionam. Nós, contemporâneos, com acesso à internet, temos ao nosso alcance uma quantidade próxima do infinito de informações. Diariamente, em torno de 2,7 trilhões de Gigabytes de dados são produzidos.
     
    Mas o que isso tem a ver com musculação? Elementar, tem a ver com tudo. Pois esse dilúvio de informação tem um aspecto sombrio: de toda esta informação, apenas uma parte é verídica, cientificamente comprovada ou desmunida de interesses econômicos. No mundo da musculação, sobretudo, há uma grande quantidade de informação que é um desserviço às pessoas que buscam iniciar-se no mundo do treinamento resistido.
     
    Táticas de marketing que ativam gatilhos mentais (digo com propriedade, por ter interesse por Marketing e estudar tal assunto) e valorizam meias verdades que compõem a maior parte do oceano de informação sobre o assunto. Visto da lógica mercadológica, fez-se de mentiras verdades para alavancar as vendas das empresas que compõem o mercado fitness e afins.
     
    Este artigo, então, tratará das verdades que muitas vezes não estão claras para os iniciantes. Assim, os mesmos poderão poupar tempo, dinheiro e frustação em sua jornada na musculação.  
     
     
     
    1.1.  Princípio de Pareto na musculação
     
    Criando pelo economista italiano Vilfredo Pareto, o Princípio de Pareto diz que 80% da riqueza de um país está em posse de 20% da população. Após surgir atrelado à Economia, o conceito passou a ser aplicado nas mais diversas áreas, principalmente na área da Gestão da Qualidade.
     
    Sua maior contribuição é na resolução de problemas que envolvem inúmeras causas, tornando visíveis as principais causas para o problema. De forma a diminuir drasticamente o problema ao sanar as principais causas e não todas as causas menos relevantes.
     
    De forma gráfica, o Princípio de Pareto tem a seguinte configuração:
     
     
     

     
     
     
     
    Mas, novamente, o que isso tem a ver com o mundo da musculação? Justamente, o objetivo deste artigo é tornar claro quais são estes 20% das causas que geram 80% dos resultados na musculação.
     
    E o que isso tem a ver com as estratégias de marketing das empresas no mercado de suplementos e musculação em geral? A grande maioria dos produtos e artigos que a indústria produz foca-se nas inúmeras causas que geram pouquíssimos resultados, focam no que trás 20% dos resultados ao invés dos 80%. Por exemplo: fazem a frequência alimentar ou a nutrição pós-treino parecer algo muito mais importante (se é que é importante) do que é. Resultado: maiores vendas de suplementos, mais e mais variedades de suplementos no mercado, culminando em faturamento maior para estas indústrias.
     
    Diversos Fisiculturistas e Halterofilistas da era pré-esteróides não tomavam whey, glutamina, pré-treino, BCAA, creatina e todo o resto.  E obtiveram resultados excepcionais, refutando esta falácia criada pela indústria.
     
     

    John Grimek, fisiculturista da era pré-esteróide
     

     
    Steve Reeves, outro fisiculturista da era pre-esteróide.
     
    *Obviamente os fisiculturistas citados acima possuem genéticas acima da média, não estou implicando que todos podem atingir um físico destes naturais.
     
    E este é apenas um exemplo, outras dezenas de exemplos podem ser dados.
     
    Feita a contextualização do cunho de grande parte das informações disponíveis sobre a musculação, iniciarei a explanação dos três tópicos principais para diminuir o tempo para você alcançar seus objetivos, quer seja com aspirações estéticas, quer seja com aspirações como powerlifter ou qualquer outro esporte de força, quer seja aspirando os dois (o que é perfeitamente possível).
     
     
     
     
    2. Nutrição
     
    Listarei aqui os princípios, em Nutrição, por ordem de importância. Para informações mais detalhadas, recomendo este tópico no fórum.
     
         
         
          2.1. Ingestão Calórica
     
    Para fins de transformação corporal esse é o principal fator. Se este fator não estiver condizente com seu objetivo, você simplesmente não irá alcança-lo. Logo, sugiro aprender a contar sua ingestão calórica para, assim, descobrir sua Taxa Metabólica Basal (TMB).
     
    Sabendo sua TMB você tem duas opções: Bulking ou Cutting. A menos que você esteja com o BF acima de 20%, recomendo iniciar com o Bulking.
     
    No Bulking, você irá ingerir mais calorias do que gasta, ou seja, irá ganhar peso. É nessa fase que você experimentará grandes ganhos de massa muscular e de força. Como regra geral, leve esse princípio: maximize seu tempo em Bulking e minimize seu tempo em Cutting. O maior progresso é feito quanto estamos em Bulking.
     
    Como recomendação geral, faça Bulkings lentos: ganhos de 1.5-2 kg/mês durante o primeiro ano de treino, ganhos de 1 kg/ mês após isso e ganhos de 0,5 kg/ mês para atletas próximos do limite genético. Ressalto que, como natural, a abordagem lenta e gradual para bulking e cutting é a mais benéfica: se estiver ganhando peso rápido demais, diminua as calorias; se estiver perdendo peso demais, aumenta as calorias. 
     
    Recomendo fazer um bulking de 18-24 meses antes de iniciar seu primeiro cutting. Isso maximizará seus ganhos de iniciantes, pois eles serão cada vez mais difíceis. Quando for fazer seu cutting, faça com déficits pequenos e focando-se em manter a força. Essa é uma boa estratégia para fazer um Cutting que lhe custará o mínimo possível de massa muscular possível.
     
    Tenha em mente sempre o resultado a longo prazo, sem essa mentalidade seus resultados não serão os melhores possíveis ao longo dos anos. Não aborte o bulking porque está com o BF um pouco alto ou diminua as colorias demais no cutting para secar mais rápido (o que não acontecerá de qualquer jeito, pelo sem custar massa muscular e reduzir a sua TMB significativamente). Para cutting, leve o lema: coma o máximo que puder e que lhe leve a perder peso.
     
     

    Não seja esse cara.
     
     
     
    2.2. Ingestão de Proteínas
     
    Como segundo tópico mais importante em termos de nutrição vem a ingestão de proteínas. Se você ingerir o número de calorias e proteínas necessários para ganho de muscular, você já terá feito 95% do que é necessário em termos de nutrição.
     
    A recomendação  minha para ingestão de proteínas é de 1.5g-2g/kg. Já utilizei ingestões maiores e, pelo que notei, não houve diferença alguma em termo de ganhos.  Mais proteína que isso será um desperdício de dinheiro, principalmente se você usar suplementos como fontes de proteína. Quando menor seu BF mais próximo de 2g/kg ficaria, quando maior seu BF mais próximo de 1,5g/kg ficaria.
    Para mais informações, segue link do resumo de artigos, em inglês, sobre ingestão proteica.
     
     
    2.3. Coisas que não são importantes
     
    Aqui comentarei alguns tópicos que não são tão importantes quanto parecem.
     
     
    2.3.1. Ingestão de carboidratos e gordura
     
    Visto que sua ingestão calórica e proteica está em ordem, a divisão dos restante das calorias entre gorduras e carboidratos não é de grande relevância. A única exceção para essa regra é caso você consuma muita pouca gordura ou muito poucos carboidratos. Conte sua ingestão calórica e proteica, coma uma dieta balanceada com gorduras e carboidratos (sem necessidade de contá-los) e não haverá problema algum.
     
     
    2.3.2. Janela anabólica 
     
    Não leve a sério esta falácia da indústria dos suplementos. Na prática, não faz a menor diferença se você toma whey com malto depois do treino, se come algo, se não come. No fim do dia, o que importa é ingestão diária de calorias e proteínas. Há evidências de que, se a janela anabólica realmente existe, ela duraria entre 4 e 6 horas após o treino; e não 30-45 minutos como dizem alguns bussinessmen.
     
    Além disso, se você ingeriu algum alimento alguma hora antes de ir treinar você ainda estará ingerindo os mesmos e seus macro nutrientes. O mito da janela anabólica é uma estratégia de marketing, não se iluda com isso.
     
    Lembrando que, nos EUA, muitas pesquisas são financiadas por instituições privadas, como indústrias que fabricam suplementos, o que torna muitas delas não confiáveis. Não é porque existe um estudo sobre X assunto que diz Y, que isto está correto. É necessário analisar, com conhecimento para tal, o estudo a fundo. Há muitos estudos que falham em conceitos básicos como correlação não implica causalidade. E muitos destes são usados como para compor a campanha de marketing dos suplementos.
     
    Ao contrário do ramo farmacêutico, onde é necessário ter a comprovação científica da eficácia da droga que se quer comercializar, a indústria dos suplementos oferece muitas poucas barreiras ao lançamento de suplementos e, além disso, não exige que eles comprovem o que está escrito em seus rótulos. Eu poderia criar um suplemento misturando BCAA, Termogênicos e Creatina dizendo algo como: perca gordura 3x mais rápido e construa músculos ao mesmo tempo (com a foto de um cara que se entope de suplementos do mercado  negro). E não estaria cometendo nenhum crime e comercializaria ele sem problema algum.
     
     
     
    2.3.3. Frequência Alimentar
     
    Como ilustrado analisado pelo Lyle McDonald aqui comentando estudos sobre o impacto da frequência alimentar, não há nenhuma evidência que mostre que comer 6 refeições no dia é mais benéfico do que comer 2 ou 3 refeições no dia.
    Não há a menor necessidade, além de ser algo pouco prático, de alimentar-se de 3 em  3 horas. Cabe a cada um achar a frequência ideal. No meu caso ela muda de acordo com a agenda do dia. Eu adapto minha frequência alimentar de forma que fique mais prático para minha rotina. Algo entre 3-4 refeições diárias é o que prático na maior parte dos dias.
     
     

    Crianças que vivem em tribos da Sibéria. Os povos nativos de locais geográficos de frio extremo, habitualmente, tem frequência alimentar reduzida, ficando alguns dias sem se alimentar. Os adultos podem ingerir, de uma só vez, quantias absurdas de carne e gordura (até 7 kgs). Para quem tem interesse, segue documentário icônico sobre os Inuits, nativos do Canadá.
     
    Somos uma máquina de sobrevivência, somos um dos animais mais adaptáveis da natureza. Podemos ficar algumas horas sem comer.
     
     
     
    2.3.4. Batata-doce e frango
     
    De todos as besteiras que se fala em nutrição para adeptos da musculação, a maior delas é esse dogma de que é necessário comer apenas certos alimentos como batata-doce, arroz integral, peito de frango, patinho e por aí vai.
     
    Isso é uma inverdade tremenda, está mais que comprovado que o IIFYM funciona tão bem quanto essa abordagem de “marombeiro”, fisiculturista do cretáceo e “Youtuber” que faz mais desserviço do que ajuda os iniciantes.
     
    Busque informação a respeito do IIFYM, segue vídeo falando sobre a metodologia. Em suma: você pode comer comidas normais, ser um ser social, e atingir seus objetivos. Apenas precisa aprender a contar calorias e ingestão de proteínas. Pode comer seu McDonald's, Pizza, comida da vovó e todo o resto. Isso mesmo campeão, não precisa comer a batata-doce com frango xexelenta na Tupperware.
     
    O fórum aqui é uma exceção, onde temos pessoas muito esclarecidas, mas a maioria dos praticantes de musculação reproduzem práticas nutricionais restritivas que não produzem diferenças em termos de ganhos. Aprenda a usar o IIFYM e sua adesão à musculação será muito mais fácil e prazerosa.
     
     

     
     
    2.3.5. Álcool e os treinos
     
    Ao contrário do que dizem, o álcool com moderação não prejudicará seus ganhos. Deve-se atentar a contar os macros do mesmos, para garantir a ingestão calórica conforme seu objetivo.
     
    No entanto, vale ressaltar que se o hábito sair do controle podem haver prejuízos comportamentais, não tanto fisiológicos. Exemplos: faltar treino ou não render tanto por estar de ressaca, fugir dos macros porque "chutou o balde", ficar com preguiça de ir treinar por estar sob efeito do álcool, esse tipo de coisas.
     
    Esse tipo de comportamento irá afetar seus ganhos, com toda a certeza. A consistência e performance nas sessões devem ser as melhores possíveis.
     
    Como anedota, fica este estudo que comprova que cerveja e água tem o mesmo efeito de hidratação no pós-treino.
     
    Pessoalmente, bebo algumas vezes final de semana e, mais raramente, durante a semana. Bebo pouco quando é durante a semana, uma long neck de cerveja artesanal quando bebo. Não tem problema chutar o balde em ocasiões especiais, desde que não seja algo muito frequente (2 ou mais vezes no mês).
     
     
     
     
                 3.Treinamento
     
    De todos os fatores, o treinamento é o mais importante. Mesmo que sua nutrição for ruim, você dormir pouco, ainda será possível fazer alguns progressos apenas com o treino. Principalmente se você for iniciante.
     
    Abaixo seguem os tópicos mais importantes relacionados a treinamento para Atletas Naturais e, no fim da secção, algumas sugestões de treinos para iniciantes, intermediários e avançados.
     
    Quer seu objetivo seja estético ou de performance, como Powerlifting, os treinos para iniciantes serão os iguais. À medida que for se tornando mais avançado, os treinos para Estética e Powerlifting, para naturais, vão se diferenciando cada vez mais.
     
    Como atleta natural visando estética, o Powerbuilding é o caminho mais rápido para o físico que você quer. Como atleta natural visando a performance, o ganho de massa muscular será o caminho mais rápido para as cargas que você quer levantar. Temos o ilustríssimo @craw69, membro pioneiro neste tipo de filosofia de treino aqui no fórum.
     
         Para informações mais detalhadas sobre treinamento, visite este tópico do fórum.
     
     
         
          3.1. Progressão de Cargas em Exercícios Compostos
     
    Como atleta natural, você deve priorizar exercícios compostos ou multiarticulares, os quais envolvem diversos músculos simultaneamente. Exemplos: Agachamento Livre, Supino, Desenvolvimento em Pé, Levantamento Terra, Remada Curada. Confiram este tópico sobre a execução dos exercícios básicos.
     
    Havendo a progressão de carga nestes exercícios, com uma ingestão calórica e proteica compatíveis com seus objetivos, os ganhos serão inevitáveis. Você não verá um atleta natural fazendo Remada Curvada com 100 kg ou mais para repetições e Levantamento Terra com mais de 200 kgs para repetições que não tenha um bom desenvolvimento de Dorsal. Existem outros fatores que influenciam no ganho de massa muscular, mas a força nos compostos é um ótimo indicador para a quantidade massa muscular para um atleta natural.
     
    Destes exercícios compostos, virão 90% dos seus ganhos. Foque em aprender a executá-los de forma correta, filmando sua execução e comparando com vídeos (como os que têm no fórum).
     
    Utilizaremos isoladores apenas para alguns músculos específicos: bíceps e panturrilhas (se necessário, algumas pessoas não precisam treiná-las diretamente).
     
     
     
     
    3.2.Volume de Treino
     
    Por volume de treino entende-se  Peso x Repetições x Séries, é um fator que deve ser bem administrado nos seus treinos. Quanto mais avançado você for se tornando, maior o volume do seu treino se tornará.
     
    A melhor estratégia é iniciar com um volume de treino baixo, como nos treinos que serão sugeridos, e ir aumentando à medida que for necessário. É interessante, também, aumentar o volume de treino quando um músculo corporal não responde tão bem ao estímulo.
     
    Exemplo: você faz Rosca Direta na Barra para 3 séries de 10 repetições 2 vezes na semana, mas o bíceps está ficando para trás. Assim, aumentar para 5  séries de 10 repetições 2 vezes na semana pode ser uma boa estratégia.
     
     
     
     
     3.3. Frequência de treino
     
    Outro fator de extrema importância é a frequência de treino, quantas vezes na semana um grupo muscular é treinado. É consenso, como mostram o estudos, que treinar um músculo entre 2 e 5 vezes na semana é o ideal para atletas naturais.
     
    Treinar cada músculo uma vez na semana, como muitos pregam, não é o melhor conselho para quem é natural. Os ganhos podem ser potencializados em muito pelo aumento da frequência. 
     
         
     
     
          3.4. Estrutura de Treino para Iniciantes
     
    Para iniciantes, independente do objetivo, o recomendado são treinos Fullbody (onde se treina todos os grupamentos musculares em uma única sessão) realizados três vezes na semana.
     
    Entre os mais famosos estão o Starting Strength, Stronglifts 5x5 e ICF 5x5. Também recomendo o Programa de Iniciantes do Powerlifting to Win, este com uma abordagem mais focada no Powerlifting, realizando os 3 básicos com maior frequência.
     
    Minha recomendação é o Starting Strength. Não vejo necessidade de realizar tanto volume nos exercícios compostos como prega o StrongLifts e ICF. Fica a cabo de cada um pesquisar e ver o treino que mais lhe parece interessante, pois são todos muito parecidos.
     
    Utilizei o Starting Strength com algumas modificações durante meu primeiro ano. Passei de 70 para 8 repetições no agachamento a 136 para 3 séries de 5 repetições.
     
     
    O Split que usei era o seguinte:
     
    A – Agachamento 3x5, Supino 3x5, Remada Pendlay 3x5, Rosca Direta 3x10
     
    B – Agachamento 3x5, Desenvolvimento em Pé 3x5, Levantamento Terra 1x5, Supino Fechado 3x10
     
     
     
    Para a progressão de cargas e todo o resto segui as instruções do Starting Strength. Sugiro que pesquisem e entendam como o treino funciona. USE O SEU PRIMEIRO TREINO ATÉ QUANDO PUDER, imagino que será hora de mudar para um treino intermediário quando alcançar algo em torno de:
     
     
    Agachamento: 130-160x3x5 (de 130 a 160 kgs para 3 séries de 5 repetições)
     
    Supino: 90-110x3x5
     
    Desenvolvimento: 50-70x3x5
     
    Remada Pendlay: 75-95x3x5
     
    Levantamento Terra: 150-180x5
     
     
     
    Friso que é importante continuar por tanto tempo com o treino quanto possível. Nestes treinos iniciais a progressão será treino a treino. Em conjunto com uma ingestão calórica positiva (bulking) ganhos tremendos serão feitos aqui.
     
    Como iniciante, foque em alcançar os números propostos acima nos seus exercícios compostos. Você deve bater uma PR a cada 1-2 semanas como iniciante.
     
     
     
     
      
          3.4. Treinos para Intermediários
     
    Para atletas intermediários, que já possuem em torno de 1-2 anos de treinos e levantando cargas consideráveis, é necessário treinos com maior volume e, no geral, 4 sessões por semana. A partir daqui, a periodização começa a se tornar necessária, principalmente quando se torna um intermediário mais avançado (não vou entrar no mérito das subdivisões neste post, mas existe mais de um tipo de atleta intermediário, de acordo com a proximidade de ele se tornar avançado).
     
    Para Hipertrofia/Estética seguem alguns treinos que recomendo: Candito Linear Program (Split para Hipertrofia), Upper/Lower x2, Generic Bulking Routine, Push (incluindo Agachamentos)/ Pull (incluindo as variações do Terra e que usam cadeia posterior) x2.
     
    Para Powerlifting: Candito Linear Program (Split para Força), Candito 6 Week Program, Madcow 5x5, The Texas Method, Jim Wendler’s 5/3/1, Programas envolvendo DUP (Periodização Ondular Diária, ainda farei outro tópico extenso sobre o que é DUP para o fórum), TSA Intermediate Program, Programa Intermediário Powerlifting to Win (este não possui link com tradução no fórum), Korte 3x3.
     
    Como intermediário, a ideia é utilizar splits com progressão de carga semanal até a progressão semanal ser muito difícil. Quando você não bater uma PR por mês, está na hora de ir para treinos mais avançados.
     
     
     
     
          3.5. Treinos para Avançados
     
    Atletas avançados são atletas já próximos do limite genético. Para que visa hipertrofia/estética, aqui você já vai estar próximo do limite genético de massa muscular e levantando cargas altas. Para quem visa Powerlifting/Performance, você vai estar em um nível competitivo, erguendo cargas consideráveis e com um nível considerável de massa muscular.
    Neste ponto, os treinos terão que ter volume maior, possivelmente frequência (para Powerlifting) e maior número de sessões ou sessões de treino mais longas. 
     
    Treinos avançados para estética/hipertrofia: Push/Pull/Legs x2, PHAT.
    De qualquer forma, você conhecerá seu corpo o suficiente para elaborar o próprio Split.
     
     
    Treinos para Powerlifting: Sheiko (um dos mais diversos templates), Treinos por Periodização em Bloco, Treinos com maior frequência, Treinos com DUP, Método Conjugado como Westside (apesar de eu não ser fan deste para RAW).
    Aqui os treinos vão ter que se dividir, ainda que não tenha esse nome explicitamente, em blocos de volume, transmutação, intensidade e realização. O ideal, nessa fase, é elaborar o próprio treino com base no conhecimento que vem sendo acumulando. Se possível, contratar um técnico ou ter um mentor (um atleta experiente e bem sucedido) é algo de grande valia. As PRs necessitarão de ciclos de treino cada vez mais longos, assim como trabalhar com periodização anual.
     
     
     
     
    4. Fatores responsáveis pela recuperação
     
    Neste tópico serei sucinto, pois a coisa é simples.
     
     
    4.1. Horas de sono 
     
    O sono é a melhor arma para reuperação, no entanto poucas pessoas fazem o melhor uso dela.
    Este estudo, mostra o impacto na perda de gordura e músculo em déficit calórico comparado pessoas que dormiram 8,5 horas por noite com outras que dormiram 5,5 horas. Os resultados falam por si mesmo:
     

    Em azul: perda de gordura, em laranja: perda de massa magra.
     
     
    4.2. Outro métodos
     
    Outros métodos que ajudam na recuperação, ainda que muito menos importantes que o sono, são: alongamentos, massagem miofacial, banhos quentes, banhos gelados e recuperação ativa (aeróbico de baixa intensidade, como caminhada, por 20-30 minutos).
     
     
     
     
     
    5. Conclusão
     
    O artigo sintetizou os principais fatores para levar o iniciante ao status de atleta avançado, quer seu interesse seja fisiculturismo, powerlifting, um misto dos dois ou qualquer outro objetivo envolvendo treinamento resistido (Artes Marciais e desempenho esportivo em geral).
     
    Pontos para se lembrar:
     
    Conte sua ingestão calórica e proteica, de acordo com seu objetivo; Maximize seu tempo em bulking e minimize seu tempo em cutting; Progride as cargas nos exercícios compostos; Treine os músculos com, no mínimo, frequência de duas vezes na semana; Modifique seu treino conforme for evoluindo seu status de iniciante para intermediário e para avançado; Durma o máximo que puder.   
     
     
     
    6. Referências
     
    Todas as referências estão nos hiperlinks que postei no artigo.
     
    Mas, em grande parte, o conteúdo do texto reflete informações que obtive em:
     
    https://www.strengtheory.com
    www.bodyrecomposition.com
    https://www.hipertrofia.org/forum/
    https://www.powerliftingtowin.com/powerlifting-programs/
    https://bayesianbodybuilding.com/the-myth-of-1glb-optimal-protein-intake-for-bodybuilders/
    https://www.youtube.com/user/OmarIsuf
    https://www.youtube.com/user/canditotraininghq
    https://www.youtube.com/user/Team3DMJ
    https://www.youtube.com/user/gnuckols
    https://www.youtube.com/user/biolayne
    https://www.youtube.com/user/gjmjblevins
     
     
     
     
    7. Agradecimentos
     
    É isso aí colegas de fórum, espero ter contribuído ao fórum e ajudar aos que estão iniciando nesta jornada a chegar ao seus objetivos de forma mais rápida.
     
    Qualquer dúvida, fiquem à vontade para mandarem PM.
     
     
     
    Abraços e bons treinos!
     
     
    *Edit 1: adicionei algumas imagens e mais fontes em hiperlink (tópico de vídeos dos exercícios compostos e pirâmide de treino traduzida pelo Aless).
    *Edit 2: adicionei, na sessão Nutrição, sobre a ingestão de álcool. Também adicionei mais um link sobre periodização na sessão de Treinamento.
    *Edit 3: adicionei mais o Split Push/Pull x2 nos treinos para intermediário.
    *Edit 4: adicionei mais 3 programas de treino.
  5. Gostei
    apassos deu reputação a Minato Namikaze em O Melhor Exercício Para Core   
    5 Jeitos de Fazer.
    Por Joel Seedman, PhD | 09/02/2017
     
    Se você pudesse escolher apenas um exercício para seu core, seria a prancha de um braço. Observe como o movimento deve se parecer:
     
     
    Agora, se você quiser dificultar as coisas, veja as variações:
     
    1 - Prancha Com um Braço E Peso
     
     
    Uma simples progressão de prancha com um braço é adicionar peso. No vídeo, os homens de linha da NFL Fernando Velasco e Cordy Glenn fazem este exercício árduo para preparem seus corpos às demandas físicas da temporada brutal.
     
    Observe os ajustes sutis na forma que nós fazemos para garantir máxima tensão no core e manter um bom alinhamento espinha. A maioria vai querer roubar nesta prancha, criando uma hiperextensão cervical e inclinando sua cabeça para cima. Isto não apenas tensiona o pescoço, mas coloca tensão excessiva na espinha lombar causando perda de firmeza nos quadris.
     
    Foque em manter o pescoço alongado e alto, ao invés de inclinar sua cabeça para cima ou para baixo.
     
    2 - Prancha Bird Dog
     
     
    Esta visa à estabilidade, anti-extensão, estabilidade nos ombros, alinhamento postural, controle motor, equilíbrio e força geral no core.
     
    Não há margem para erros nesse movimento. Ele irá explorar qualquer fraqueza ou deficiência neuromuscular no corpo. Também é um ótimo jeito de aquecer antes de levantar cargas pesadas em movimentos compostos. É muito efetivo para esforçar a postura rígida e o alinhamento espinhal.
     
    Tente manter uma linha reta entre a cabeça e o pé com uma ligeira rotação no torso. Comece com seus braço sobre o solo e, eventualmente progredindo até conseguir levantá-lo em um verdadeiro desafio de estabilidade. A elevação dos pés aumenta a dificuldade.
     
    3 - Prancha com um braço em argolas
     
     
    Este é difícil, porém um movimento altamente eficaz para atingir todo o core, quadris, estabilizadores dos ombros, tríceps, peitos, latíssimos e outros. Você não apenas estará resistindo à extensão do quadril e da lombra, mas também resistirá às forças rotacionais que são mais desafiadoras devido à instabilidade da suspensão do sistema.
     
    Esse movimento recruta todos os estabilizadores disponíveis ao redor do core, quadris e virilha, tornando este um dos exercícios mais eficazes para o core, fazendo da sua coluna um colete à prova de balas e reduzindo riscos de lesão ao complexo lombo-pélvico do quadril.
     
    Adicionar peso extra diretamente à região da lombar visa os músculos anti-extensão ao redor da região abdominal. Se você realmente quiser sentir dor, eleve seus pés.
     
    4 - Prancha na bola
     
     
    Adicionar a bola de estabilidade às pranchas - particularmente de um braço - é um estímulo incrível par ao core. Trata-se de um dos maiores desafios que você terá. Até mesmo o mais rápido lapso de concentração faz com que você perca seu equilíbrio.
     
    Fortalece cada músculo do seu corpo ao máximo, caso você consiga completar com sucesso o exercício. Para tornar as coisas mais extremas, tenta adicionar peso ou elevar seus pés em um banco.
     
    5 - Prancha anti-derrapante
     
     
     
    Para essa, use um quadro derrapante de superfície lisa ou qualquer superfície que permita o deslizamento. Utilize meias ou toalhas nos pés. Apenas esteja preparado para tonificar seu core de forma dura ou simplesmente não conseguira nem começar o exercício.
     
    Fonte: T-nation.com
  6. Gostei
    apassos recebeu reputação de monstroimp em Avaliação Dieta Cutting + Clem   
    Ta uma base até legal, mas você ta começando com um déficit gigantesco. Sua GCD tá quase 3000 e sua dieta tá com 2000 kcal.
     
    Eu aumentaria pelo menos umas 400- 600 kcal, especialmente porque você faz AEJ. Começa com déficit pequeno e se não for observando diferença vai diminuindo, mas não cai tanto da sua GCD não.
     
    Pra complementar as calorias eu colocaria mais carbos no almoço, porque te ajuda a pelo menos manter um pouco de glicogênio para o seu treino.
  7. Gostei
    apassos recebeu reputação de matheusbsantos em Vida de universitário   
    Se você tiver uma noção da quantidade dessas comidas que vai colocar no prato (em questão de peso), rola demais. E fica até mais barato. Só te recomendo levar um pouco de carne e colocar no prato (já fiz isso no RU daqui) pra complementar a quantidade de proteína. Até pq no RU daqui parece que quem serve a carne fica numa miséria infinita, não duvido nada que não role nem 15g de proteína na "opção proteica" deles kkkk
  8. Gostei
    apassos deu reputação a RTiago em E-Book Hipertrofia - Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Uma Dieta   
    Vejo constantemente novatos postando dietas para avaliações sempre nos mesmos conceitos antigos, e com os mesmos erros, então revolvi criar um guia definitivo com tudo que é necessário saber sobre uma dieta antes de criá-la. Sei que já existem guias no fórum, mas acho que consegui reunir uma vasta gama de informações em um único lugar. Deixo claro que embora boa parte tenha sido escrita por mim, outras foram compiladas de vários fóruns, inclusive o Hipertrofia.

    Originalmente ia postar esse guia em um tópico, mas ficou muito grande, por volta de 50 páginas. Então resolvi convertê-lo em um e-book, e disponibilizar a todos para download. Para os que frequentam o fórum há algum tempo e leem estudos sobre nutrição não agregará muito, mas será uma leitura valiosa para os que frequentam o fórum a pouco tempo. Divide esse guia em várias etapas, ficando assim:

    Capa do e-book



    Índice do e-book
    Calculando seu gasto calórico
    Quantas calorias consumir em bulk e cutting
    Macronutrientes
    IIFYM – It If Fit Your Macros (Se Encaixa Nos Seus Macros)
    Mitos derrubados
    Comer frequentemente para se manter em estado anabólico
    Comer refeições menores e frequentes para saciar a fome
    Carboidratos engordam
    Carboidratos Á NOITE engordam
    Comer alimentos de baixo índice glicêmico
    Gorduras fazem mal
    Café da manhã ... a refeição mais importante do dia
    Doces engordam
    Alimentos integrais emagrecem
    Álcool destrói seus resultados
    Frutose, o grande vilão
    Jejum = perda de massa
    O corpo só processa 30g de proteínas a cada refeição
    Longos períodos sem comer aumentam o cortisol e fazem perder massa
    Comer antes do treino é ruim
    Comer café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo
    Sem suplementos, sem resultados
    Janela anabólica de uma hora, sua chance de ganhar músculos
    Você precisa fazer cardio para perder gordura
    Você precisa de uma proteína de rápida absorção (whey)
    [*]Maiores erros cometidos em uma dieta

    Aumentar demais as calorias
    Reduzir demais as calorias
    Se matar de tanto aeróbico no cutting
    Fazer cardio em horários incorretos
    Meu peso estagnou no cutting, hora de reduzir drasticamente as calorias
    Confiar nos mitos
    Copiar uma dieta
    Ingestão incorreta de macronutrientes
    Manter a dieta por 6 dias, e jogar tudo fora no 7º
    Ser vítima do marketing da industria de suplementos
    Querer resultados rápidos
    Ter a mente fechada
    Não acompanhar o progresso
    [*]Refeed vs Dia do Lixo

    Refeed – O poder de um aumento calórico para aumentar a leptina
    Dia do lixo – A hora do escape
    [*]Dietas específicas

    Leangains
    Warrior Diet
    Eat Stop Eat
    Dieta Cetônica ou Cetôgenica
    Dieta Anabólica
    Dieta Metabólica
    Dieta Low Carb
    Dieta dos Carboidratos



    Download (Media Fire):
    https://www.mediafire...a8bdbilzou8xfgn

    Espero que com isso muitos parem por alguns minutos para lerem antes de saírem postando dietas para avaliação.
  9. Gostei
    apassos recebeu reputação de Rodrigo Verona em Bulking limpo   
    Outro app daora é o My Fitness Pal. Tem um banco de dados gigante e é bem personalizável. 
  10. Gostei
    apassos recebeu reputação de Rodrigo Verona em Bulking limpo   
    Acompanhando a tua luta, irmão!
     
    Qual o app que tu usa pra controlar a dieta q vc falou?
×
×
  • Criar Novo...