Pré-treino quebra o jejum intermitente?

Suplementos da categoria pré-treino contêm uma variedade de ingredientes que ajudam a aumentar o foco, a energia e a força durante o treino. No entanto, uma pergunta comum entre praticantes de musculação é se o pré-treino quebra o jejum intermitente.

Se o pré-treino quebra ou não um jejum intermitente depende dos ingredientes específicos incluídos no suplemento pré-treino. Se o pré-treino fornecer menos de 50 ou até zero calorias e componentes que não causam picos de insulina, ele não quebra o jejum intermitente.

Neste texto, veremos esta questão mais a fundo para que você possa usar seu pré-treino com mais eficiência em conjunto do jejum intermitente.

O que significa quebrar o jejum intermitente?

Quebrar o jejum intermitente significa consumir alimentos ou bebidas com calorias para iniciar processos metabólicos e hormonais no corpo após um período de sem comer.

O jejum é um estado em que uma pessoa ficou sem ingerir calorias por um certo período, e o corpo utiliza reservas de energia, como a gordura armazenada, para manter suas funções vitais.

Veja também: Qual o melhor pré-treino em 2024?

Durante o jejum, certas mudanças metabólicas começam a acontecer, como redução nos níveis de insulina, aumento na quebra de gordura e, em jejuns prolongados, cetose – um estado onde o organismo usa gordura como fonte primária de energia.

A ingestão de calorias, seja através de alimentos sólidos ou líquidos, “quebra” esse estado de jejum. Isso acontece porque a ingestão de nutrientes, principalmente carboidratos e proteínas, desencadeia a liberação de insulina, um hormônio responsável por regular os níveis de glicose no sangue.

A insulina promove a absorção de glicose pelas células, o que sinaliza ao corpo que ele não precisa mais depender de reservas de energia, como a gordura corporal. Assim, a quebra do jejum marca o fim do período em que o corpo está em modo de conservação de energia e volta a um estado de processamento e armazenamento de nutrientes provenientes da alimentação.

Tomar pré-treino quebra o jejum intermitente?

Visto que cada pré-treino pode conter os mais diversos ingredientes, é impraticável dar uma resposta única quando alguém pergunta: “Pré-treinos quebra o jejum intermitente?”.

Publicidade

Uma resposta adequada depende dos ingredientes presentes no pré-treino em questão. A seguir, forneceremos uma visão geral dos ingredientes mais comuns em pré-treinos e como eles podem (ou não) quebrar o jejum.

Veja também: Pré-treino não faz efeito (5 razões para isto acontecer)

Proteínas e aminoácidos proteinogênicos

Muitos pré-treinos podem conter proteínas e/ou aminoácidos proteinogênicos, como BCAAs, que fornecem 4 calorias por grama e podem quebrar o jejum. Os BCAAs por si só podem ser insulinogênicos, ou seja, eles provocam a ação da insulina.

No entanto, os aminoácidos “atípicos” e não proteinogênicos frequentemente encontrados em suplementos pré-treino, incluindo creatina, taurina, L-citrulina, betaína, L-teanina e beta-alanina, são considerados “livres de calorias” devido aos seus papéis metabólicos e fisiológicos distintos.

Carboidratos e adoçantes

Dada a natureza insulinogênica de carboidratos de alto índice glicêmico, como maltodextrina e dextrose, muito comuns em pré-treinos, eles não são ideais durante uma janela de jejum intermitente.

Embora os pré-treinos possam conter apenas 2-4 gramas dessas fontes de carboidratos por porção, eles criarão um pico transitório de insulina que perturba a fisiologia do jejum.

Mas, no grande esquema das coisas, esta é uma pequena quantidade de açúcar a ingerir e não deve ter um impacto significativo na perda de gordura.

Os adoçantes artificiais têm sido criticados nos últimos anos, com algumas evidências sugerindo que eles têm um efeito negativo na sensibilidade à insulina. Contudo, a maioria dos estudos sobre o tema sugere que bebidas com zero calorias adoçadas artificialmente não parece impactar os resultados do jejum intermitente.

Estimulantes, nootrópicos e micronutrientes

Estimulantes, como a cafeína, não quebram o jejum intermitente já que é uma substância livre de calorias. O mesmo pode ser dito sobre nootrópicos e micronutrientes (vitaminas e minerais) que não provocam a ação da insulina por não conterem calorias.

Benefícios do pré-treino durante o jejum

O principal benefício de tomar pré-treino enquanto em jejum é que a cafeína ajuda a fornecer energia, alerta e foco. Isso é ainda mais importante quando você está em jejum antes do treino, pois não terá a fonte de energia preferida do corpo (carboidratos) disponível para o treinamento.

Publicidade

Além disso, você sentirá os efeitos do pré-treino mais rapidamente em um estado de jejum, pois não haverá comida no seu estômago para atrasar sua absorção. Proteínas, fibras e gorduras retardam a digestão, então, se você tomar um suplemento pré-treino após consumir esses nutrientes, levará mais tempo para sentir o efeito do seu pré-treino.

Tomar pré-treino de estômago vazio faz mal?

Geralmente, tomar pré-treino com estômago vazio não faz mal. No entanto, se você é sensível à cafeína ou tem um estômago sensível em geral, tomar pré-treino com o estômago vazio pode causar alguns sintomas indesejáveis, como:

  • Náusea.
  • Tremores.
  • Tontura.
  • Distúrbios digestivos.
  • Dores de cabeça.

No geral, estes sintomas são inofensivos, mas devem ser levados em consideração caso isto atrapalhe sua rotina.

Veja também: Tomar pré-treino todo dia faz mal?

Conclusão

Basicamente, o pré-treino quebra o jejum intermitente se ele conter calorias. Isto geralmente ocorre através do consumo de BCAAs ou açúcar que podem estar presentes na formulação de alguns pré-treinos.

A insulina é um hormônio que seu corpo secreta em resposta a um aumento nos níveis de açúcar no sangue. O açúcar no sangue aumenta principalmente quando os alimentos são consumidos e quebrados em açúcares simples durante o processo de digestão.

A insulina então determina se esses açúcares serão usados para energia ou armazenados para uso posterior. Esse aumento no açúcar no sangue e a subsequente secreção de insulina quebram um jejum porque seu corpo não é capaz de continuar usando sua própria gordura como combustível quando esses processos ocorrem.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×