Pré-treino não faz efeito (5 razões para isto acontecer)

Se você tem usado pré-treino, pode notar que não tem os mesmos efeitos de quando começou a usá-lo. Ou, talvez seja sua primeira vez usando um, e você está decepcionado por não sentir o aumento de energia que outros relatam sentir. Então, porque o seu pré-treino não faz efeito?

O principal ingrediente de um pré-treino que traz aumento notável de energia, é o estimulante na fórmula – a cafeína. Os efeitos estimulantes do pré-treino podem diminuir à medida que você desenvolve tolerância à cafeína e agora precisa de doses maiores para sentir os efeitos iniciais.

Contudo, não é possível ou recomendável continuar aumentando a dose do pré-treino indefinidamente.

Neste texto, veremos porque seu pré-treino não está mais dando o efeito esperado e o que você pode fazer a respeito para extrair mais do suplemento.

Porque seu pré-treino não funciona (mais)

Na prática, quando falamos que um pré-treino funciona ou não, geralmente estamos nos referindo aos efeitos do estimulante presente na fórmula que costuma ser cafeína.

Veja também: Lista comparativa dos melhores pré-treinos nacionais

Após tomar uma dose de pré-treino contendo cafeína, dentro dos próximos 30 minutos você pode se sentir mais alerta, motivado, focado e com muita energia para treinar. Todos estes efeitos são trazidos pela ação da cafeína e é o que a maioria das pessoas, na prática, buscam ao tomar um pré-treino.

No entanto, com o tempo, estes efeitos tendem a diminuir ou desaparecer completamente, deixando você com um suplemento possivelmente caro que agora serve mais como um enfeite de cozinha. O que acontece?

1 – Você desenvolveu tolerância à cafeína

Seu corpo pode desenvolver tolerância à cafeína com o tempo.

A cafeína funciona principalmente bloqueando os receptores no seu cérebro que dizem que você está ficando cansado. Mas, com o tempo, seu corpo se adapta a isso fazendo mais receptores, significando que você precisa de mais e mais cafeína para sentir os mesmos efeitos.

Publicidade

Veja também: Como usar a cafeína como pré-treino

De forma simplista, quando você se exercita, seu corpo quebra uma molécula chamada ATP (adenosina trifosfato) e libera adenosina. A adenosina sinaliza ao seu cérebro que você está ficando cansado, mas a cafeína bloqueia os receptores para adenosina.

Se você consome cafeína regularmente, especialmente em altas doses, seu corpo se adapta fazendo mais receptores de adenosina.

2 – Você abusa de dopamina

Além de fazer você se sentir menos cansado pelos motivos explicados no item anterior, a cafeína pode aumentar a presença de um neurotransmissor no cérebro chamado dopamina que pode trazer a sensação de euforia e motivação.

Contudo, aqui há dois problemas potenciais:

  1. Seu cérebro percebe quando há mais dopamina que o necessário e tende a se adaptar, fazendo você precisar de cada vez mais dopamina para sentir os efeitos iniciais. Ou seja, se você sente muita euforia e motivação com o pré-treino, este efeito tende a diminuir a não ser que você aumente a dose para compensar.
  2. Cafeína não é a única forma de “estimular” dopamina. Qualquer atividade que traga prazer imediato pode aumentar os níveis dopamina e se você abusa dessas atividades, ao tomar um pré-treino, pode ser que o seu cérebro já esteja dessensibilizado e você não nunca sinta os efeitos de euforia e motivação do suplemento (mais sobre isso a frente).

Veja também: Tomar pré-treino todos os dias faz mal?

3 – Dieta incorreta

A sua alimentação pode interferir em como o pré-treino funciona de duas formas:

  1. Treinar por um tempo considerável usando uma dieta com restrição calórica (em especial que restringe carboidratos), pode fazer você se sentir cronicamente cansado e mudar como seu metabolismo funciona. Os efeitos positivos do pré-treino não compensam este tipo de cansaço crônico e você pode não sentir os efeitos esperados.
  2. Uma dieta pobre em vitaminas e minerais pode falhar em entregar os precursores necessários para seu corpo produzir energia e neurotransmissores. A cafeína sozinha não faz seu corpo ter mais energia. Essa energia precisa vir de algum lugar. Na verdade, a cafeína estimula uma cadeia de reações que resultam em mais energia e essa cadeia depende de inúmeros nutrientes para acontecer. Se você tem uma dieta pobre em micronutrientes, dificilmente poderá tirar proveito máximo do seu pré-treino.

4 – Privação de sono

Se fosse possível escolher apenas uma razão para o seu pré-treino parar de funcionar, então estaríamos falando de privação de sono.

Apenas uma noite mal dormida pode mudar totalmente como seu cérebro funciona no dia a dia. Em especial, pode mudar como seu corpo usa adenosina e dopamina – duas coisas que a cafeína influencia.

Veja também: Como ter um sono anabólico

Publicidade

De maneira simplista (e no que tange o assunto do texto), dormir menos horas que o recomendado (menos que 7-8 horas por noite) pode fazer você ter mais adenosina (fazer você se sentir mais cansado) e menos dopamina (fazer você se sentir menos motivado).

Ao usar um pré-treino neste cenário, você estará colocando combustível em um tanque que já está vazio. Em outras palavras, usar pré-treino quando você já está privado de energia, fará você ter, no máximo, seus níveis normais de energia – e não MAIS energia, que é o esperado ao usar pré-treinos.

Basicamente, um pré-treino não consegue compensar uma noite mal dormida (quem dirá várias).

5 – Você tem um gene que metaboliza cafeína lentamente

Finalmente, é possível que você tenha algo chamado genótipo CC, uma expressão de um gene chamado CYP1A2. Pessoas com o genótipo CC (cerca de 10% da população) metabolizam a cafeína muito lentamente e poderão não sentir os efeitos esperados da cafeína.

Infelizmente, neste caso, não adianta aumentar a dose do pré-treino. Este gene faz com que a cafeína seja metabolizada lentamente, ou seja, ela funcionará muito gradualmente para que os seus efeitos positivos sejam percebidos, mas demorará mais para “sair” completamente do seu corpo também.

É por isso que algumas pessoas, mesmo sem abusar de cafeína ou dopamina de outras fontes, nunca sentirão os efeitos esperados de um pré-treino.

O que fazer se o pré-treino não funciona mais

Primeiro, só porque você não sente um aumento repentino de energia e euforia do seu pré-treino, não significa necessariamente que ele não está funcionando. Muitos ingredientes importantes no pré-treino, como a creatina, não produzem sensações físicas, mas ainda podem melhorar a resistência, força e energia geral durante o treino.

Dito isso, se você busca voltar a sentir a sensação de euforia, motivação e maior foco trazida pelo pré-treino, então você pode implementar as seguintes ações:

1 – Diminuir sua tolerância à cafeína

Se você adquiriu tolerância à cafeína, infelizmente, aumentar a dose será uma ação paliativa que durará apenas o tempo suficiente para que você se torne ainda mais tolerante e precise de doses muito altas de pré-treino.

Se você precisa de doses muito maiores de pré-treino, além de ultrapassar a dose máxima de um ou vários componentes, o seu suplemento terminará antes do esperado e você precisará comprar outro, afetando drasticamente o custo-benefício do produto.

Publicidade

A solução aqui é cortar o consumo de cafeína por cerca de 3-4 semanas para que seu corpo fique sensível à ação da cafeína novamente. No entanto, não adianta parar de tomar pré-treino e abusar de cafeína de outras formas (através de café, energéticos, chás e outras bebidas contendo cafeína).

Veja também: Devo usar pré-treino para fazer aeróbicos?

2 – Aumentar a dose do pré-treino (se a dose inicial era muito baixa)

Em alguns casos, um pré-treino pode fornecer uma dose relativamente baixa de cafeína e você ainda tem a possibilidade de aumentar a dose, considerando que a dose máxima diária recomendada de cafeína é de 400mg.

Portanto, se você notou que o pré-treino parou de funcionar, mas a dose de cafeína fornecida pelo suplemento é inferior a 420mg, você pode aumentar a dose.

Algumas pessoas se sentirão tentadas a começar usando a dose máxima (400mg) de cafeína já no começo, o que costuma ser a pior medida possível. Seu corpo criará tolerância da mesma forma e não haverá como aumentar ainda mais a dose porque você já está no máximo. Ultrapassar esta dosagem não necessariamente traz mais benefícios, mas traz os efeitos colaterais.

3 – Fazer um “jejum” de dopamina

Diminuir a quantidade de dopamina gerada no seu dia a dia, poderá deixar seu cérebro mais sensível a este neurotransmissor e fazer o pré-treino “dar” mais efeito.

Para fazer isso, você basicamente precisa se policiar e evitar atividades que tragam prazer imediato sem esforço. Por exemplo, abusar de fastfood, de drogas (líticas e ilícitas), de masturbação e qualquer outra atividade que traga uma grande quantidade de prazer de forma artificial.

Veja também: Como fazer um jejum de dopamina (e seus benefícios)

Perguntas frequentes

É possível ser imune aos efeitos do pré-treino?

Não, você não pode ser imune aos efeitos do pré-treino. No entanto, é possível que você não se beneficie especificamente dos efeitos estimulantes da cafeína se tiver o genótipo CC que metaboliza a cafeína muito lentamente. Casos semelhantes não foram relatados para outros ingredientes do pré-treino, então você ainda pode se beneficiar de coisas como beta-alanina, arginina e creatina.

O pré-treino pode ter o efeito oposto ao esperado?

Sim, uma proporção muito pequena da população que tem o genótipo CC (eles metabolizam a cafeína muito lentamente) pode realmente ver uma piora no desempenho ao suplementar com cafeína e acabar se sentindo cansadas/sonolentas.

Como fazer o pré-treino “bater” mais/dar mais efeito?

As melhores maneiras de fazer o pré-treino ter um efeito mais forte é manter seu corpo sensível à ação da cafeína. Ou seja, usar cafeína apenas através do pré-treino e quando você mais precisa. Além disso, fazer pausas programadas para “reiniciar” sua tolerância à cafeína.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×