Tomar pré-treino TODOS os dias faz mal?

Pré-treinos, sem dúvidas, poderão aumentar seus níveis de energia e permitir que você realize mais trabalho durante o treino, mas o que acontece se você tomar o pré-treino todos os dias?

Geralmente, se tratando de pessoas saudáveis e seguindo o modo correto de usar o suplemento, você pode tomar pré-treino todos os dias sem se preocupar com qualquer efeito colateral ou malefício à saúde.

Mas o custo-benefício e a eficácia em usar o suplemento dessa maneira quase sempre não vale a pena.

Qual o problema em tomar pré-treino todos os dias?

A base de qualquer formulação de pré-treino será um estimulante natural como a cafeína (ou alguma forma de cafeína).

A ingestão consistente de cafeína não parece ser prejudicial se tomada em uma dose razoável (abaixo de 400 mg por dia).

No entanto, quando a cafeína começa a perder seu efeito (e isso eventualmente acontece), as pessoas geralmente aumentam a dose ou a frequência de uso.

Veja, todo estimulante, quando usado rotineiramente e mesmo na dose correta, aumenta sua tolerância e para de trazer os efeitos esperados ao longo do tempo.

Aumentar a dose ou a frequência realmente pode manter a eficiência do pré-treino no curto prazo, mas isso ocorre ao custo de aumentar ainda mais sua tolerância e usar muito mais suplemento que o necessário.

Resumindo, quanto mais pré-treino você usar, mais rápido você cria tolerância e mais cedo ele para de trazer resultados.

Portanto o ideal é usá-lo somente nos dias de treino e se você treina todos os dias, usar somente nos dias onde você mais precisa de energia e força.

Publicidade

Veja também -> Os benefícios da cafeína no pré-treino

Uma palavra sobre dependência

Qualquer estimulante quando usado rotineiramente pode causar dependência.

Obviamente, cada substância causa diferentes graus de dependência e você dificilmente começará a vender os eletrodomésticos da sua casa para manter seu hábito de tomar pré-treino todos os dias.

Fique tranquilo quanto a isso.

A questão central é saber que isso existe e entender que muitas vezes a necessidade de usar pré-treino todos os dias nada mais é do que um sintoma dessa dependência.

Milhões de pessoas conseguem obter ótimos resultados na academia sem nunca terem tomado uma dose de pré-treino.

Uma alternativa: pré-treinos sem estimulantes

Se você deseja os benefícios de um pré-treino, mas também deseja manipular a ingestão de cafeína para evitar tolerância, existem muitos produtos que não contém estimulantes.

Contudo, sem o efeito estimulante óbvio da cafeína, pode ser difícil dizer se um pré-treino está funcionando já que muitas das outras substâncias contidas nos pré-treinos não trazem benefícios imediatos ou seus benefícios são muito discretos.

Geralmente, pré-treinos sem estimulantes contam com substâncias como ervas (ashwagandha, rhodiola e ginseng) e outros compostos como beta-alanina e citrulina, que melhorarão seu humor e capacidade de trabalho, sem a euforia da cafeína.

Para contornar isso e tentar extrair o melhor dos dois mundos, algumas pessoas compram os dois tipos de pré-treino (com e sem estimulantes), revezando o uso de ambos a cada semana e evitando a tolerância.

Publicidade

Como pré-treinos sem estimulante bons costumam ser importados (e caros), muitas pessoas optam por fazer o seu próprio pré-treino, criando tanto a versão como estimulante como a sem. Isso permite que você não apenas escolha os ingredientes de que gosta, mas também controle a dosagem.

Além disso, você pode alterar o conteúdo total de cafeína com base na sua necessidade. Alguns dias são mais difíceis do que outros. Ou talvez você não tenha dormido bem na noite anterior. Ter controle total permite personalizar totalmente um pré-treino com base em várias variáveis.

Veja também -> Diferenças entre pré-treinos com e sem estimulante, e como usá-los

Conclusão

Embora um pré-treino possa ser usado diariamente (nas doses recomendadas e por pessoas saudáveis), fazer isso costuma ter um péssimo custo-benefício.

Não demorará muito para seu organismo criar tolerância e o seu pré-treino pare de funcionar.

Mas não termina por aqui. Se você insistir nessa empreitada, pode chegar ao ponto de precisar do pré-treino apenas para conseguir ir para a academia e ter um treino normal (nem melhor, nem pior do que antes de começar a usar pré-treinos).

Neste ponto, o produto nem está fornecendo a energia para a qual foi projetado, está simplesmente trazendo você de volta ao seu normal que agora depende de cafeína para treinar.

Todo mundo tem tolerância e adaptação diferentes à cafeína, isso pode demorar mais ou menos para acontecer, mas em todo caso, fazer uso contínuo de pré-treino sempre vai diminuir sua eficácia no decorrer do tempo.

Sempre use pré-treinos com sabedoria, dando pausas para que o corpo “reinicie” a tolerância e você continue tendo bons ganhos no longo prazo.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×