Pré-treino com estimulante ou sem estimulante: qual usar e quais as diferenças?

Logo de cara, a principal diferença entre suplementos “pré-treino” que contém estimulantes ou não, é a presença da cafeína.

Há vários benefícios ao usar cafeína antes do treino, mas sua principal forma de ação é fornecer energia através do bloqueio de receptores de adenosina do cérebro.

Como os altos níveis de adenosina são responsáveis ​​pela sensação de sonolência, o bloqueio desses receptores mantém você se sentindo alerta.

Além disso, a cafeína pode liberar dopamina, um neurotransmissor capaz de gerar sensação de euforia, que no nosso caso pode ser sentido através do aumento da motivação para treinar.

Há vários outros ingredientes incluídos nos pré-treinos que podem agir como ajudantes da cafeína ou agir sozinhos para amplificar seu foco, motivação e energia para conseguir treinar.

Já os pré-treinos sem estimulantes ainda podem fornecer energia, mas de outras formas.

Em vez disso, eles aumentam o estado de alerta e o foco com a ajuda de outros ingredientes que melhoram o fluxo sanguíneo, como beta-alanina, teacrina e nitrosigina (estes ingredientes também podem compor estimulantes com estimulantes).

Quem deve usar pré-treino com estimulantes?

Se você se enquadrar em um dos grupos a seguir, poderá ver melhores resultados ao usar um pré-treino que contenha cafeína:

Você prefere treinar mais cedo no dia

Você tem dificuldade para se arrastar para fora da cama e ir para a academia de manhã?

Você se exercita regularmente pela manhã, mas sente que não está tão alerta quanto gostaria durante essas sessões?

Publicidade

Se for este o seu caso, a cafeína, graças aos seus efeitos bloqueadores da adenosina, irá ajudá-lo a combater isto e aumentar sua consistência nos treinos.

Você metaboliza a cafeína rapidamente

De um modo geral, os pré-treinos com estimulantes são melhores para quem se exercita pela manhã.

A cafeína tem meia-vida de cerca de 5 horas, o que significa que você terá cerca de 50% dela ainda em seu organismo 5 horas depois de consumi-la.

Por causa disso, a maioria das pessoas descobre que não pode tomar um pré-treino contendo estimulantes no final da tarde ou à noite sem ter dificuldade para dormir à noite.

Dito isso, algumas pessoas são metabolizadores rápidos de cafeína.

Seus corpos processam cafeína mais rápido do que outros, o que significa que eles podem consumi-la no final do dia ou em grandes quantidades (ou ambos) sem quaisquer efeitos colaterais.

Isso, infelizmente, só é possível através da experimentação.

Por exemplo: se você perceber que ao usar estimulantes à tarde, atrapalha o sono à noite, é muito provável que você metabolize a cafeína de forma normal.

Sua principal meta é perda de gordura

Nesse caso, um pré-treino contendo estimulantes pode ajudá-lo a ver os resultados mais rapidamente.

Isso ocorre porque a cafeína tem alguns efeitos na queima de gordura e no aumento do metabolismo.

Publicidade

Alguns pré-treinos com estimulantes também contêm outros ingredientes queimadores de gordura, como a ioimbina, que pode bloquear certos receptores nas células adiposas para ajudá-lo a queimar gordura e perder peso com mais eficiência.

Veja também -> Usar pré-treino todo dia faz mal?

Quem deve usar pré-treinos sem estimulantes?

A cafeína, assim como todo estimulante, possui efeitos colaterais, como aumentar ansiedade, insônia, tremores, nervosismo e outros, que dependem da individualidade de quem a usa.

Logo, algumas pessoas se saem melhor quando usam um pré-treino sem estimulante para conseguir realizar mais trabalho na academia.

Aqui estão algumas situações em que um pré-treino sem estimulantes é uma escolha mais apropriada:

Evitar tolerância aos pré-treinos com estimulantes

Por mais que estimulantes sejam uma “bala de prata” para algumas pessoas, eles possuem uma grande desvantagem: eles causam tolerância.

Em outras palavras, o nosso organismo, com o tempo, tende a se acostumar com a cafeína e isso fará com seus efeitos (tanto os positivos como negativos) diminuam, podendo até desaparecer completamente, como se você sequer estivesse usando algo.

A melhor forma de prevenir isso? Fazer uso de estimulantes em ciclos, ou seja, usar por tempo e propositalmente ficar sem usar por um tempo para evitar a tolerância.

Aqui entra os pré-treinos sem estimulantes. Você pode usar os que têm estimulantes por um mês e, no mês seguinte, usar um sem estimulante.

Você prefere treinar a tarde ou noite

Se você se exercita à tarde ou à noite, provavelmente será melhor usar um suplemento pré-treino sem estimulantes.

Publicidade

Lembre-se de que a cafeína permanece em seu sistema por um tempo depois de consumida, por isso pode afetar seu sono e mantê-lo “ligado no 220v” por bastante tempo depois do treino.

Você metaboliza a cafeína lentamente

Algumas pessoas também metabolizam lentamente a cafeína ou são extremamente sensíveis à cafeína.

Se você é sensível à cafeína, pode descobrir que sente os seguintes efeitos colaterais ao consumi-la (especialmente em grandes quantidades):

  • Dores de cabeça
  • Ansiedade / nervosismo
  • Inquietação / tremores
  • Náusea / tontura

Claro, nem todo mundo experimenta esses problemas e quase sempre eles estão ligados à sensibilidade individual de quem está usando cafeína.

Infelizmente, algumas pessoas são mais sensíveis e poderão ter mais efeitos colaterais do que benefícios.

Você está grávida ou amamentando

Mesmo se você não for particularmente sensível à cafeína, você também pode escolher um pré-treino sem estimulantes se estiver grávida ou amamentando.

Para aquelas que estão grávidas ou amamentando, geralmente é recomendado não consumir mais do que cerca de 200 miligramas de cafeína por dia.

Se você tem o hábito de ingerir mais cafeína todos os dias, pode ter que fazer alguns cortes e pular o pré-treino ou reduzir a quantidade que usa no suplemento pré-treino.

Observe que se você estiver grávida ou amamentando, recomendamos que verifique com seu médico antes de tomar qualquer suplemento

Palavras finais

Tanto os pré-treinos com estimulantes como os sem, possuem um lugar na sua rotina e se você optar (pois não é obrigatório) tomar, é possível obter mais resultados usando ambos ou apenas um deles.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×