Beta alanina – para que serve e como tomar para mais hipertrofia

A beta alanina é um suplemento usado por atletas e fisiculturistas com o objetivo de aumento de rendimento e resultados no treino.

Beta alanina é um aminoácido não essencial que pode ser encontrado naturalmente no corpo e em alimentos como frango, carne vermelha e peixes, mas não de forma suficiente para causar o efeito desejado no treino.

Por conta disso é comum a suplementação (visando hipertrofia) com beta alanina.

O que é beta alanina ?

Como já dito, beta alanina é tecnicamente um aminoácido e como você já deve saber, aminoácidos são os blocos construtores de proteína, o combustível principal para o crescimento muscular.

Contudo a beta alanina sozinha, não pode ser sintetizada em proteína.

O seu papel é promover uma concentração intramuscular alta de carnosina, uma pequena molécula composta pelos aminoácidos histidina e alanina.

A carnosina. de forma resumida, pode atrasar a falha muscular e aumentar a quantidade de trabalho que você pode fazer sob alta intensidade.

Trocando em miúdos, com beta alanina, você vai tem o potencial para treinar mais pesado e por mais tempo.

Beta alanina também é famosa por produzir uma sensação de coceira e formigamento, o que é um efeito “colateral” totalmente inofensivo.

benefícios da suplementação com beta alanina na hipertrofia

Enfim, abaixo listaremos os principais benefícios que este suplemento vai trazer para você e como ele pode aumentar o seu progresso.

Publicidade

Benefícios

1 – Aumento da resistência anaeróbica do músculo

Um estudo publicado no “Medicine and Science in Sports and Exercise” em dezembro de 2009 concluiu que a suplementação com beta alanina aumenta a concentração de carnosina.

Como já vimos, isto pode aumentar o potencial da performance durante exercícios de alta intensidade.

Os pesquisadores também descobriram que o limiar anaeróbico e o tempo para exaustão, também podem ser aumentados.

2 – Aumento da Capacidade nos Exercícios

A beta alanina pode aumentar a capacidade nos exercícios, ou seja, você pode treinar mais pesado e por mais tempo.

De acordo com um estudo publicado em 20 de dezembro de 2009, a elevação de carnosina através de suplementação com beta alanina, pode aumentar diretamente a intensidade e performance nos treinos.

Em outro estudo publicado no “International Journal of Sports Medicine”, em 2008, mostrou que 4 semanas de suplementação com este suplemento pode aumentar significativamente a resistência muscular durante o treinamento com pesos.

Em mais um estudo publicado em 2006, foi concluído que o uso de beta alanina atrasa a fadiga neuro-muscular.

3 – Aumento da resistência aeróbica

A suplementação com a beta alanina também pode aumentar a resistência em atividades aeróbicas.

Pesquisadores investigaram o efeito do suplemento em ciclistas, medindo a capacidade dos atletas no fim de uma corrida de ciclismo.

Eles descobriram que quando comparado com um placebo, os ciclistas que usaram beta alanina sentiram um aumento significativo na performance.

Publicidade

4 – Aumento de massa muscular

Como já vimos acima, o uso de beta alanina pode aumentar os níveis de carnosina nos músculos.

Pesquisas mostram que este aumento é diretamente responsável pelo aumento de massa muscular, força e explosão nos exercícios.

Pesquisadores recomendam tomar de 3.2 a 6.4 gramas de beta alanina por dia para aumentar de forma significativa os níveis de carnosina nos músculos.

Como tomar beta alanina

Beta alanina funciona de uma maneira muito parecida com a creatina, ou seja, ela não vai gerar efeitos imediatamente após a primeira ingestão, mas sim conforme ela for sendo acumulada nos músculos.

Com isto em mente, o horário que você toma beta alanina não é tão importante quanto a consistência que você toma.

Simplesmente, consuma o suplemento quando achar melhor, mas tome todos os dias de maneira consistente.

Dosagem

A dosagem da beta alanina varia entre 3 a 6g, mais do que isso não vai necessariamente gerar mais efeitos positivos.

Esta dosagem pode ser usada de uma só vez ou dividida durante o dia.

Isto é útil caso o formigamento que ela causa for um problema para você. Mais uma vez, o formigamento é totalmente inofensivo, apesar de incomodar certas pessoas.

É preciso ciclar ?

Considerando que você é uma pessoa saudável, não há real necessidade de ciclar beta alanina por temer algum efeito colateral.

Publicidade

Se mesmo assim você tem uma pulga atrás da orelha e quer adotar o lado seguro da moeda, simplesmente dê uma pausa de um mês entre cada pote (que não vai durar mais do que dois meses).

Efeitos colaterais

Novamente, se você é uma pessoa saudável, beta alanina não tem efeitos colaterais além da famosa “coceira da alanina” que pode ocorrer no corpo inteiro e tende a ficar mais forte se você toma o suplemento com estômago vazio.

Todavia este efeito não é maléfico e é uma resposta normal do organismo e como já citamos no inicio do texto, beta alanina é um composto encontrado naturalmente no corpo humano e em alimentos como carne vermelha, peixe e frango.

Algumas pessoas podem sentir mais formigamento, outras menos e algumas nada.

Isto não quer dizer que o suplemento está fazendo mais (ou menos) efeito, é apenas uma resposta individual que cada pessoa vai ter.

Mesmo assim, vale o aviso: se você tem algum problema de saúde ou faz uso crônico de algum medicamento, é sempre bom consultar um médico/nutricionista esportivo antes de começar a tomar um suplemento novo.

Tomar beta alanina com creatina

Um combo muito interessante para quem quer treinar mais pesado, levantar mais cargas e ter mais energia no treino é tomar creatina com beta alanina.

Ambos podem ser usados em conjunto sem qualquer problema e possuem características semelhantes no que diz respeito o aumento de performance.

Preço e onde comprar

Beta alanina é um suplemento relativamente caro.

Por exemplo: o produto da marca Optimum Nutrition (apenas para citar uma marca confiável) pode ultrapassar os R$300.

Uma saída seria comprar a beta alanina manipulada.

Vai sair mais barato e considerando que a matéria prima seja de beta alanina verdadeira, a marca não importa. Ela vai funcionar da mesma maneira.

Palavras finais

Junto com a creatina, a beta alanina é um dos melhores suplementos que podem aumentar a sua performance no treino, sem necessariamente trazer efeitos colaterais.

O melhor ?

Ambos os suplementos podem ser usados em conjunto para gerar ainda mais resultados.

Referências

  • “Medicine and Science in Sports and Exercise”: “The Role of Beta Alanine Supplementation on Muscle Carnosine and Exercise Performance”;
  • “Amino Acids”: “Effect of Beta Alanine Supplementation on Muscle Carnosine Concentrations and Exercise Performance”;
  • “International Journal of Sports Medicine”: “Beta Alanine and the Hormonal Response to Exercise”;
  • “Journal of Strength and Conditioning Research”: “Effects of Twenty-Eight Days of Beta Alanine and Creatine Monohydrate Supplementation on the Physical Working Capacity at Neuromuscular Fatigue Threshold”;
  • “Medicine and Science in Sports and Exercise”: “Beta Alanine Improves Sprint Performance in Endurance Cycling”;
  • PAINELLI V. S. e JUNIOR A. H. J. O Papel da Suplementação de Beta Alanina e Bicarbonato de Sódio na Atividade Tampão e Desempenho. Laboratório de Nutrição e Metabolismo da Atividade Motora, Departamento de Biodinâmica do Movimento do Corpo Humano, Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, PIBIC-CNPq;
  • Hoffman, J., et al. (2008). Beta-alanine and the hormonal response to exercise. Int J Sports Med. In press.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×