Home >> Dieta >> Quantos ovos comer por dia para hipertrofia

Quantos ovos comer por dia para hipertrofia

Se você tem dúvidas a respeito de quantos ovos comer por dia na dieta e qual é a melhor forma para consumi-los, extraindo o máximo de resultados com segurança, então você precisa ser este texto.

Primeiramente, porque alguém iria querer comer ovos em uma dieta para hipertrofia ?

Simples.

Ovos (inteiros) são uma ótima fonte de proteína de alto valor biológico e contendo todos os aminoácidos importantes para construção de massa muscular.

Além disso, o colesterol da gema do ovo é muito útil para a manutenção e criação de hormônios anabólicos como a testosterona.

O alimento também é uma fonte rica em vitaminas do complexo B e selênio que são essenciais em inúmeros processos que diretamente ou indiretamente envolvem a hipertrofia.

É como se o ovo fosse um dos alimentos anabólicos que existe.

Mas nada disso impede que as pessoas continuem com dúvidas a respeito do seu consumo, algo que tentaremos resolver com clareza nesse texto.

Quantos ovos por dia para ganho de massa muscular

De forma simples e direta, não há um limite de quantos ovos inteiros podemos comer por dia.

Hoje sabemos que o colesterol e gordura saturada do ovo não são um risco para a saúde cardíaca.

Na verdade, os estudos mais sérios sobre o tema sugerem que o consumo diário de ovos diminui os riscos de doenças do coração (1,2,3)

Além disso, ao contrário do que a crença popular dita, o consumo da gema do ovo pode melhorar o perfil lipídico aumentando o colesterol bom (4,5,6).

As únicas pessoas que precisam se preocupar com a ingestão de ovos são pessoas que já possuem problemas para controlar os lipídios no sangue.

Isso significa que podemos comer dúzias e mais dúzias de ovos por dia na tentativa de maximizar a hipertrofia ?

Não necessariamente.

  • Comer 3 a 5 ovos por dia serão mais do que suficientes para extrairmos os benefícios do alimento.

Por que este número ?

Entenda.

Três a cinco ovos inteiros fornecerão uma porção de 18 a 30g de proteína, o que entrega uma boa dose de proteína capaz de elevar a síntese de proteína o suficiente para gerar anabolismo, sem desperdícios e também fornecendo uma ótima quantidade de micronutrientes importantes para a hipertrofia.

quantos ovos cozidos por dia

Claro, você poderia comer mais ovos por dia, sem problemas, mas se você deve fazer isso, é algo discutível.

Uma dieta para hipertrofia completa deverá conter fontes variadas de proteína, tanto para evitar problemas de aderência à dieta como fornecer uma gama diferenciada de micronutrientes.

Isso não poderá ser obtido comendo apenas ovos como fonte de proteína.

Melhor forma de preparar ovos na dieta

Existem inúmeras formas de preparar ovos na dieta e todas são válidas quando o assunto é hipertrofia.

Por exemplo:

  • Fritar em frigideira anti-aderente;
  • Através de omeletes;
  • Através de panquecas;
  • Ovos mexidos;
  • Ovos cozidos em água fervente ou no forno.

Cada forma possui suas particularidades, mas todas farão com que os nutrientes do ovo sejam bem aproveitados pelo nosso organismo.

Escolha a que mais se encaixa na sua rotina e que mais facilita o consumo de ovos – isso é vital para manter a dieta.

Eu por exemplo gosto muito de cozinhar os ovos na água fervente.

Basta deixar os ovos em uma panela com pouca água por 8-10 minutos e pronto, você tem ovos que poderão ser consumidos na hora ou guardados para consumir depois.

Por conta da casca, é possível guardar os ovos cozidos e aumentar a versatilidade deles pra serem usados a qualquer horário.

Quando vou comer, gosto de colocar óleo de oliva extra virgem, um pouco de sal e misturar vegetais (inclusive eu cozinho os vegetais no vapor da própria água do ovo usando os utensílios abaixo).

ovos com vegetais

Quando resolvo fazer panqueca, eu simplesmente uso essa receita do site.

Fica fácil e saboroso, de quebra acaba variando a dieta e você não fica enjoado de comer ovos sempre da mesma maneira, todos os dias.

Melhor horário para usar ovos na dieta

Você pode usar ovos na dieta em qualquer momento que uma refeição sólida seria bem vinda.

Eu particularmente prefiro consumir 5 ovos inteiros antes de dormir, o que me garante uma entrega constante e lenta de proteína durante o período do sono.

Mas nada impede de você também usar em outros horários, como refeição sólida depois do treino ou em qualquer outro horário do dia.

Eu só evitaria o consumo antes do treino, já que você precisa de uma entrega rápida de nutrientes, fazendo com que uma refeição rica em proteínas e carboidratos seja mais produtiva.

Ovos crus ?

Muitas pessoas optam por comer ovos crus na dieta.

Seja porque você gosta dos filmes do Rocky ou simplesmente porque é mais prático ingerir vários ovos crus de uma só vez, talvez essa não seja a melhor forma de usar este alimento.

Eu, por muito tempo, consumi ovos crus, seja através dos próprios ovos ou daqueles pacotes de claras pasteurizadas (através de shakes).

Sim, é realmente muito conveniente usar ovos crus, mas com o tempo eu comecei a notar que assim que eu comia, eu me sentia cheio, era difícil comer muito nas próximas refeições e ainda tinha os famosos efeitos gastrointestinais explosivos que só quem usa ovos na dieta conhece.

Somente anos mais tarde eu fui me deparar com estudos como este mostrando que a digestão do ovo cru pode ser até 51% pior, desperdiçando mais da metade da proteína ingerida.

Os cientistas responsáveis pelo estudo sugerem que isso acontece pelo fato do aquecimento do ovo mudar as ligações das moléculas da proteína, o que permite que nossas enzimas digestivas consigam digeri-las mais facilmente.

Do contrário, quando ingerimos ovo cru, isso não ocorre e o nosso sistema digestivo terá uma boa briga para digerir o alimento.

Isso de acordo com este estudo.

Eu já vi alguns nutricionistas (minoria) sugerindo o consumo de ovos crus e também vi relatos de pessoas que nunca tiveram problemas fazendo isso por anos.

Bom, o que posso dizer por experiência própria é que a partir do momento que eu criei o hábito de cozinhar o ovo, resolvi todos os problemas que tinha.

Além disso, cozinhar o ovo mata todas as bactérias do mesmo e me entregam uma refeição agradável.

Palavras finais

Não existe um limite de quantos ovos comer por dia para hipertrofia.

Porém consumir 3 a 5 ovos por dia é uma maneira econômica e viável de extrair os benefícios do ovo, sem precisar comer apenas ovos o dia inteiro.

Mesmo que o assunto seja economia (um dos argumentos de quem come pilhas de ovos diariamente), se formos colocar na ponta do lápis o custo da grama de proteína do ovo com outros alimentos, ainda há outras opções mais baratas como peito de frango.

Por falar nisso, aqui no site tem uma lista com as proteínas mais baratas para usar na dieta, você pode comprovar isso e ainda usar a lista para aprimorar sua alimentação.

Espero ter ajudado.

Referências

  1. https://www.bmj.com/content/346/bmj.e8539
  2. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-3010.2006.00543.x/full
  3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11111098
  4. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23021013;
  5. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8120521;
  6. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18203890;
  7. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9772141;

Este texto ajudou você de alguma forma ? Avalie!
[Total de votos: 45 Média: 4.8]

Sobre Fábio Glinski

Fábio Glinski
Escritor, pesquisador independente e criador de conteúdo na área de treino, nutrição e biohacking há mais de 10 anos. Faço musculação desde 2003 e já experimentei praticamente todo tipo treino, dieta, suplemento e método para hipertrofia ou queima de gordura que pude colocar as mãos. Meus textos tem como objetivo mostrar, não só a parte teórica como a vivência. Na minha humildade opinião, a teoria sempre será importante, mas sempre em conjunto da prática.

18 comentários

  1. Avatar

    Eu quero secar, e como bastante ovo, prejudica?

    • Fábio Glinski

      Oi Denise, o que vai determinar se você vai secar é o consumo total de calorias e não o fato de estar comendo bastante um determinado alimento. Fora isso, o ovo é ótimo para saciar e pode até ajudar, mas, novamente, o principal é cuidar da ingestão calórica como um todo.

  2. Avatar

    como sempre, um excelente post, direto ao ponto, sem firulas de texto complexo. Para mim, um dos melhores ou quem sabe, o melhor site da BRASUCA.

  3. Avatar

    Posso Consumir Proteínas Diferentes Na Mesma Refeição? Obrigado Antecipado.

  4. Avatar

    Olá! Vc pode me dizer alguns alimentos que possua nutrientes, proteínas, e carboidratos? Pois quero saber quais alimentos nos ajudam a ganhar massa muscular mais rápido.

  5. Avatar
    ,MAURICIO DIAS DE MEDEIROS

    GOSTEI E MUITO DO QUE FOI DITO E EXPLICADO NESTE E-MAIL E EU TENHO (72 ANOS E PRATICO AOTEROFILISMO 3 VEZ POR SEMANA E ESTE TIPO DE NOTICIA FAS BEM A TODOS EU SÓ COMO OVO COZIDO AGORA EU APRENDI MAIS UMA FRITAR EM FRIGIDEIRA COM POLIESTE PODE MIM MANDAR MAIS NOTICIA DESTA QUE EU REPASSO PARA meus amigos nada mais de Mauricio em 25-05-2019

  6. Avatar

    Faço regime intermitente e malho segundas , quartas e sextas pela manhã . Ovos antes do treino ajudaria ? Preciso de algo para dar energia durante o treino .

  7. Avatar

    Tem algum problema se comer, tipo, ovos cozidos na maior parte do dia? Exemplo, 2 ou 3 no café da manhã junto com outra coisa, depois +3 no lanche da tarde, e finalizando com 2 ou 3 pela noite, juntamente com outra coisa, uma ou duas horas antes de ir dormir.

    No mais, queria agradecer teu post, parabéns. Ficou excelente.

  8. Avatar

    Espero que não esqueçam de fazer o chrome aceitar as notificações do hipertrofia. Aí você não perde nada de interessante, como isso pro exemplo!

  9. Avatar

    Pensando apenas nos Macronutrientes, existe problema atingir as proteínas diárias só com ovo? (Eu precisaria de 20 ovos/dia).

    Pra mim é uma opçao barata, e eu amo ovo rs.

  10. Avatar

    Ex mo

    Senhor Fábio Glinski
    Eu em 1978 estava me preparando para a prova do Mr Portugal e eu comia diariamente 12 ovos cozidos, com fruta repartidos ao logo do dia, que iniciava ás 10 horas e terminava pelas 16 horas, os treinos eram sempre, com o inicio ás 18:30 horas, com uma duração de 1 hora e pouco. O que poderei dizer é que consegui obter boa massa muscular e sem efeitos colaterais e gostei do seu artigo.
    Um bem haja para si e grato pelos seus artigos

    Um Abraço de Portugal

  11. Avatar
    wilson jose da silva

    Muito aproveitosa esta explicação do ovo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *