Home / Dieta / Excesso de proteína é transformado em gordura ?

Excesso de proteína é transformado em gordura ?

Existe uma crença de que se ingerirmos grandes quantidades de proteína, o excesso será transformado em gordura. Será ?

Um estudo realizado pela Pennington Biomedical Research examinou, justamente, qual seria o efeito da proteína na modificação do corpo em pessoas que realizaram dietas hipercalóricas com proporções diferentes de proteína: pouca (0.6g por kg), média (1,79g por kg) e bastante proteína(3g por kg). Lembrando que todas as dietas tinham a mesma proporção carboidratos e gorduras.

No final do estudo, o resultado não poderia ser mais interessante, o ganho de gordura foi equivalente nas três dietas, incluindo as pessoas que tiveram que ingerir 3g de proteína por kg de peso corporal. Comprovando que a ingestão de proteína, como único fator, não vai fazer uma pessoa acumular mais gordura.bife gigante

Isto acontece porque a digestão deste macronutriente não é tão simples como as pessoas imaginam. O corpo precisa arregaçar a manga para processar a proteína, quebrá-la em aminoácidos e depois administrá-la em diversas funções onde ela é necessária, sendo que a transformação em gordura não é, nem de perto, a mais importante delas.

Ainda temos que considerar que muita gente falha em ganhar massa muscular, justamente por não conseguir ingerir a quantidade necessária de proteína, imagine ganhar gordura.

“Ok, uma dieta com bastante proteínas pode não gerar gordura, mas e o excesso em uma única refeição ?”

Muitas pessoas pensam que ingerir proteína em excesso em uma única refeição poderá gerar apenas dois resultados: o corpo não vai conseguir ingerir toda a proteína eliminando o excesso ou vai simplesmente transformar em gordura.

Felizmente, o corpo é mais esperto do que isso. Quando ingerimos grandes quantidades de algo (proteína ou qualquer outra coisa), o organismo percebe imediatamente e simplesmente reduz a velocidade da digestão, aumentando o tempo que os nutrientes estarão disponíveis para serem absorvidos. Gerando um fluxo lento e constante de aminoácidos, no caso da ingestão de proteína.

Se o corpo funcionasse de maneira diferente, estaríamos defecando pedaços inteiros de comida alguns dias depois de comer na churrascaria.

Este texto ajudou você de alguma forma ? Avalie!
[Total de votos: 4 Média: 3.5]

Sobre Redação Hipertrofia.org

Avatar
O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.

17
Deixe um comentário

avatar
11 Comment threads
6 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
16 Comment authors
TorkzorDaniel RamosGabiGustavoRicardo Recent comment authors
  Subscribe  
mais novos mais velhos mais votados
Me notificar
Lucas
Visitante
Lucas

Mas se então não fosse absorvida em uma grande quantidade de proteína em uma refeição , dias como Warrior Diet , intermittent fast, seria furada então ? porque você fica em jejum 16 horas ou 20 horas e come quantidades absurdas de macronutrientes …

mateus
Visitante
mateus

Como ele falou , se ingerir proteina de mais em uma refeição o corpo ira deixar a digestão mais lenta para ter um fluxo constante de aminoacidos.

Fabson Pessoa
Visitante
Fabson Pessoa

Boa matéria, sempre quis entender direito como funcionava essa absorção e distribuição de proteína pelo corpo.

Rafa
Visitante
Rafa

Esse post foi show! Direto ao ponto, desmistificando algumas crenças que insistem em não cair.. Como a do artigo relacionado 1, o mito das 30g por vez.

kenji
Visitante
kenji

Mas mesmo nao transformando em gordura, existe um excesso que pode nao ser absorvido pelo organismo?

Héktor
Visitante
Héktor

Sim, inclusive o excesso de aminoácidos também é reabsorvido pelos rins, e quando não há mais como absorver, também é eliminado na urina.

Também é interessante saber que o fígado é capaz de retirar o excesso de aminoácidos do sangue em poucos minutos, por isso existe uma atividade conjunta dos dois órgãos, além dos demais.

Fernando Sabino
Visitante
Fernando Sabino

Tudo bem, mais cade as referências bibliográficas ?

Paulo Araújo
Visitante
Paulo Araújo

Meu caro, a palavra “estudo” encontrada no segundo parágrafo do texto é um link. Clicando nele você será direcionado para o site com este estudo em inglês e com as referências.

Monica
Visitante
Monica

So para saber, quem e o medico ou nutricionista que escreveu este artigo? Nao vi nenhum nome…nem tud o o que se publica e verdade absoluta. Vale a pena pesquisar…

Ricardo
Visitante
Ricardo
Gustavo
Visitante
Gustavo

No inicio do texto há um link para o estudo! Para poupar sua ida já fui ao texto integral sobre o estudo e os médicos envolvidos são: “George A. Bray, MD; Steven R. Smith, MD; Lilian de Jonge, PhD; Hui Xie, PhD; Jennifer Rood, PhD; Corby K. Martin, PhD; Marlene Most, PhD; Courtney Brock, MS, RD; Susan Mancuso, BSN, RN; Leanne M. Redman, PhD”.

Héktor
Visitante
Héktor

Pelo livro Tratato de Fisiologia Médica de Guyton & Hall

Alguns aminoácidos quando desaminados se tornam semelhantes a moléculas como ácidos graxos ou cetoácidos, componentes dos triglicerídeos e gorduras em geral, daí o livro afirma que sim, aminoácidos, resultantes da ingestão de proteínas, pode levar a um acúmulo de gordura. Se esse acúmulo é significativo ou não, o livro não traz nenhuma opinião.

Young-z95
Visitante
Young-z95

Eu poco usar o soro hospital para a pratica de musculacao? Quais sao os beneficios e maleficios?

Daniel Ramos
Visitante

Belo artigo. Imaginem cagar um pedaço de picanha inteiro. #Nojo

Torkzor
Visitante
Torkzor

E quanto a um individuo em cetose(maximo de 30g de carbo/dia) nesse caso uma alta ingestão de proteina não viraria gordura?

Wallace
Visitante
Wallace

Artigo sem embasamento nenhum! Pelo contrario, vai contra qualquer tratado de fisiologia ou bioquímica atual.

Gabi
Visitante
Gabi

Concordo plenamente, até porque a hiperproteinúria (excesso de proteína) na dieta, leva a uma alta excreção de uréia e creatinina que em altas quantidades causam toxicidade nos rins, que vão excretar esses excessos, podendo levar as pessoas até a quadros de insuficiência renal. Agora vem um site desse porte e compartilha uma informação descabida dessa, o que vai ter de gente ingerindo quantidades indiscrimadas de proteína achando que vai crescer…