Creatina normal ou Creatina Creapure: qual a diferença?

Tecnicamente, usar uma creatina normal ou creatina creapure não alterará os benefícios do suplemento. Mesmo assim, em situações pontuais, entender as diferenças entre ambas pode ser útil para você (e para o seu bolso).

Um pouco de contexto: existem vários tipos de creatina disponíveis no mercado e alguns poderão ser promovidos como “Creapure”, seja como um tipo específico de creatina ou como uma espécie de selo de qualidade, e estas creatinas podem ser mais caras que o normal.

Afinal, há uma justificativa para escolhermos a creatina creapure?

Logo de cara, creapure é definitivamente um “selo de qualidade” (e não um tipo de creatina) que tem como objetivo garantir pureza. Logo, se trata do mesmo suplemento, com as mesmas propriedades. Pagar a mais por uma creatina creapure é justificável quando não há muita diferença de preço para uma creatina normal.

Neste texto você entenderá o porquê.

Qual a diferença da creatina creapure para a normal?

Tanto uma creatina comum como uma creatina creapure são o mesmo suplemento: creatina monohidratada. Ou seja, não se trata de tipos diferentes de creatina e, em situações normais, ambas poderão trazer os mesmos benefícios esperados com a suplementação de creatina, como aumento de força e capacidade de treino.

Com isso fora do caminho, a diferença da creatina Creapure está na promessa de maior qualidade e pureza.

Veja, a maioria das pessoas desconhece que a creatina é fabricada de forma sintética – não é possível extrair creatina de fontes naturais, como ocorre com a maioria dos suplementos, ao menos não de forma sustentável.

A creatina é fabricada através da reação entre compostos químicos onde o resultado final é a creatina. Isto pode ser realizado de diferentes formas, umas mais seguras do que outras, que podem deixar subprodutos (impurezas) no resultado final.

Basicamente, a qualidade do processo de fabricação pode influenciar na pureza do suplemento, se há mais impurezas então há menos creatina por dose e mais coisas desconhecidas você está ingerindo.

Publicidade

Aqui entra a promessa da Creapure, fabricada na Alemanha, por uma empresa privada que faz a creatina passar por um controle mais rigoroso de produção estando sujeita as leis vigentes de onde é produzida.

Sim, eu sei que isso cheira muito a um texto promocional, mas aguente firme, o que estamos dizendo é apenas que a Creapure tem o potencial de ser um produto mais puro, pois está submetido a mais camadas de segurança.

Alias, esta é a única creatina onde podemos pesquisar o site oficial do Google e descobrir onde ela é fabricada e quais órgãos e laboratórios inspecionam o produto.

Isto significa que todas as outras creatinas são ruins? Não. Pensamentos simplistas são muito comuns na musculação, portanto é fundamental entender que uma opção boa automaticamente não transforma as outras em opções ruins.

Outras creatinas podem ser feitas obedecendo todas as medidas de segurança e criar um produto de qualidade, nós apenas não temos garantias de como isso acontece e cada empresa pode ter cuidados diferentes. Apenas isso.

Resumindo: creatina Creapure é a mesma coisa que a creatina “normal”, ambas são creatina monohidratada, a diferença está essencialmente na qualidade do processo de fabricação que, no caso da Creapure, passa por mais camadas de segurança e pode ser mais pura.

Vale a pena pagar mais caro em creatina creapure?

Falsificação de creatina não é algo prevalente no mundo da suplementação, o que torna toda a promessa de pureza máxima em uma tática de marketing (mesmo que seja verdadeiro, como vimos).

Portanto pagar muito mais caro em uma creatina, só por ser creapure, não me parece um investimento sensato. Por outro lado, saber que um produto tem mais garantias de qualidade e um preço parecido ou igual a um produto que você não tem ideia a origem, a escolha é óbvia.

Basicamente, entre uma creatina normal e uma creapure, se a margem de diferença do preço não for grande, vale mais pena comprar creapure.

Além disso, é sempre bom esclarecer o óbvio: se uma creatina (ou qualquer suplemento) tem um preço muito abaixo da média, este é um ótimo indicativo de que algo está errado. A indústria de suplementos é bastante competitiva e briga por preços na casa dos centavos, portanto fique atento a preços “muito” atrativos.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×