Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Após Varrer Rivais, 'gigante' De 1,87M Do Jiu-Jítsu Pensa Em Estreia No Mma


Dipunker

Posts Recomendados

Ela possui 1,87 metro de altura, 105 quilos e o inédito título de tricampeã mundial faixa preta na categoria absoluto. Aos 26 anos, a gaúcha Gabrielle Garcia se tornou imbatível no jiu-jítsu feminino a ponto de estar invicta há três anos. Com tamanha superioridade e tantas medalhas no peito, tornou-se comum para ela enfrentar adversárias que são suas próprias fãs no tatame e encaram o desafio como um aprendizado. A lutadora que superá-la, contudo, sabe que rapidamente será alçada ao topo do esporte.

As candidatas ao feito, porém, devem ficar atentas para a possibilidade de ver a rival deixar o jiu-jítsu com o status inabalado. Seguindo uma rota comum de muitos praticantes da arte suave, a atleta já se imagina entrando em um óctogono de MMA para provar sua habilidade no chão, e, certamente, em outras modalidades a serem desenvolvidas.

- Todo mundo está me perguntando e cobrando isso. Acho que é o meu próximo passo. Depois disso vou voltar a treinar boxe, muay thay. Quem sabe ano que vem eu estreio no MMA - afirmou a lutadora ao

"Sensei SporTV".

Se manter no topo e ficar alguns anos em ascensão é difícil"

Gabi Garcia

No início de junho, Gabi conquistou seu terceiro título absoluto na faixa preta no Mundial de Jiu-Jítsu disputado na Califórnia, nos Estados Unidos. Derrotou a compatriota peso-pena bicampeã brasileira Luiza Monteiro (1,66m e 62kg) na final com uma kimura e encerrou a luta em menos de um minuto. Além do feito inédito no feminino, a gaúcha igualou a marca de Roger Gracie, único tricampeão no masculino (na categoria absoluto, atletas de diferentes pesos se enfrentam).

- Se manter no topo e ficar alguns anos em ascensão é difícil. Vencer uma ou duas vezes é uma coisa que as pessoas conseguem até, mas se manter durante alguns anos é fruto de muito treinamento, muito foco - afirmou a peso-pesado, que coleciona títulos também do Pan-Americano, Copa do Mundo e ADCC.

A conquista também honrou a perda recente do irmão mais novo, Renan, de 22 anos. Ele morreu vítima de enfarto durante um treinamento de jiu-jítsu.

gabi.jpgGabi Garcia, tricampeã na faixa preta no absoluto

(Foto: Reprodução SporTV)

- Toda vez que eu entro no tatame para lutar eu peço para ele estar comigo. Esse tricampeonato é muito importante na minha vida, é sentimental também por tudo o que eu passei nos últimos meses. Por ter desacreditado em mim mesmo, porque na vida a gente te muitas derrotas. Eu passei por uma derrota grande que foi a perda de uma pessoa muito querida por mim. Desacreditei que eu podia chegar de novo, voltar a minha melhor forma acabei me entregando um pouco e dei a volta por cima consegui esse tri que vem com um sabor todo especial - desabafou a gaúcha.

Gabi costuma dizer que "cresce frente às dificuldades" na luta. Na vida, porém, foi preciso perder 30 quilos e refinar sua técnica para vencer o preconceito da torcida. Antes de chegar ao topo do esporte, a gaúcha era mais pesada e ouvia vaias do público, que acreditava serem suas vitórias fruto apenas de seu tamanho.

Com dieta e aprimoramento da técnica sob os ensinamentos do mestre Fábio Gurgel, Gabi emagreceu e retomou a autoestima. Hoje, ela já coleciona sete títulos mundiais na faixa-preta.

- Aquilo só me ajudou a crescer, como atleta e ser-humano. As pessoas não gostavam de mim porque eu não era tecnicamente do mesmo nível das meninas. Fui buscar na Alliance (academia) e no meu mestre Fábio a técnica e esse refino que eu não tinha - relembrou.

Cris Cyborg, Ronda Rousey e Gina Carano, estrelas do MMA feminino, podem abrir o olho para o surgimento de uma possível rival no crescente mundo das artes marciais mistas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...