Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Análise Crítica Sobre Os "treinos De Força" - 5X5, Ss, 5/3/1...


kyo22

Posts Recomendados

Visitante deletado____

Olá,

Muito bom o rumo que o tópico tomou. Só queria esclarecer que meu objetivo era apenas motivar a discussão, os argumentos que coloquei no topo foram apenas pra dar inicio a tudo, tanto que podem notar que eles são completamente superficiais.

Agora outra pergunta pra vocês.

Não incomoda o fato de o Mehdi e o Rippetoe terem praticamente reconhecimento nulo no mundo do esporte de alta performance?

Eles não tem marcas pessoais fantásticas nem treinam atletas de elite.

Por que ao invés disso, não seguir um treino como o Westside for Skinny Bastards?

Onde o formato utilizado já é o mais que comprovado modelo da Westside com ME/DE modificado pelo DeFranco que é uma das maiores autoridades em se tratando de atletas de elite no mundo.

É o que eu venho falando desde que me apareceu essa folia de 5x5 aqui no fórum. É o mesmo que ouvir um capiau tipo o Waldemar Guimarães. Aquela patuleia de nutricionista que prega nutrient timming e faz mó sucesso "no mundo da musculação" aqui no Brasil. Só porque é um capiau gringo não deixa de ser capiau.

Poderiam pelo menos ter trazido o Steve McGranaham, já que era pra escolher um redneck...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Agora outra pergunta pra vocês.

Não incomoda o fato de o Mehdi e o Rippetoe terem praticamente reconhecimento nulo no mundo do esporte de alta performance?

Eles não tem marcas pessoais fantásticas nem treinam atletas de elite.

n me incomoda nem um pouco, me mostra um video de um dos msm competindo em alto nivel, ou qualquer atleta deles fazendo o msm.....eh isso ai n existe, o principal argumento na gringa q acaba com os 2 eh o seguinte, se eu agacho 600lbs pra q eu vo escuta um porra q nunca chegou nem perto disso?

agora acho q a galera ta crucificando d+ o 5x5 pra iniciantes, eu li em alguns lugares o q Louie, Jimmy do CeP recomendariam pra iniciantes, e advinha so? n eh nada longe do q o Mark fala, pelo contrario eh extremamente parecido Squats/DL/OhP/Pull ups/Dips basicamente eh isso ai, ate pq faz mt sentido um kra sedentario primeiro criar MM pra depois mais a frente começar treino de força

e keria saber pq matam tanto os 5x5 like.....o 5/3/1 eu achei MT util e pouco se difere de outras tecnicas, volume acho q eh ate maior q o WSB e as % de carga utilizadas sao praticamente iguais, a grande diferença eh q o Jim defende a kebra de Rm tb com uso de Hi Reps ( unica coisa q eu n sou fã do metodo )

Edit: uma coisa q esqueci de citar foi q no topico o Frango defendeu a questao de aprender/melhorar tecnica de um levantamento sem utilizar peso, coisa q eu concordo ate certo ponto, n vejo problema nenhuma do kra fikar no espelho fazendo um moviment sem peso nenhum so pra corrigir algum erro, mas o problema eh q isso por si so n funciona, a gnt so ve erros graves de tecnica nos levantamentos qnd a gnt ta perto de falhar, eh mt facil eu fazer uma gacho low Bar so com a barra, agora qnd eu ponho algo perto de 90% da RM onde causa uma grande instabilidade a conversa muda

Editado por Budega
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar não desvirtuar o topico, vamos la.

rafa, voce não acredita nisso:

evolucaohumana.jpg

ou seja se o bonequinho 4, continuasse evoluindo ao inves de ter regredido, ele não teria se tornado em quem sabe o super homem?

Ou cito isso por voce falar que não faz sentido uma pessoa agachar com carga submaxima por exemplo todo dia, e evoluir.

Vou dar um exemplo qualquer que pode ser usado sobre qualquer habilidade que o corpo humano é capaz de realizar.

Um bebe mal consegue andar, mas assim que aprende a andar ele começa a andar mais e mais. E o que ele faz pra conseguir andar mais e mais? ele anda.

um cara que era sedentario, começa a trabalhar de pedreiro, mal consegue carregar uma lata de areia. Depois de algum tempo o que acontece? sim ele passa a aguentar a carregar varias latas de areia. E o que ele fez? Carregou latas e mais latas até que o corpo dele entendeu que carregar latas era uma coisa normal pra ele.

E assim vai.

Não estou falando que a melhor forma de progredir em alguma coisa é faze-la repetidamente, só estou falando que devido as adaptações do corpo humano, essa é uma forma. Nem melhor nem pior, mas na minha opinião uma forma muito agradável e simples de se tornar melhor em alguma coisa.

Agora o lance do snc. Ai eu concordo que fica complicado. Mas eu resumo pra mim mesmo como o seguinte: se eu não falhar muitas vezes, nem fizer muitas grind rep, meu snc vai estar sempre fresco. Sei que nem de longe é tão simples assim.

Ai eu uso como exemplo:

3x10 agacho segunda usando o peso de 12rm

15x1 agacho terca usando o peso de 2rm

5x5 agacho quarta usando o peso de 7rm

3x10 agacho quinta usando o peso de 12rm

10x3 agacho sexta usando o peso de 5rm

50s de descanso entre todas as series

Isso foi uma periodização bem tosca concordo, manipulei apenas o volume a intensidade dos agachos, tentando manter o snc fresco, mas poderia ir muito mais além, utilizando pistols, box de alturas diferentes, agachos diferentes, etc...

Essa é a melhor forma de progredir carga? Não vou dizer que sim nem que não, mas tenho certeza que é uma forma.

Eu ando fazendo testes desse tipo com o meu corpo e venho gostando dos resultados.

Agora, discorde do meu post se for capaz =D.

abraços

Talvez eu tenha me expressado mau quando falei de cargas submáximas. Nos 5x5like e programas de progressão linear, se "quebra recorde" todo treino, certo? Porque todo treino você coloca uma carga maior do que do último treino. Só que essa carga nova, apesar de maior do que a do último treino, ela não é o máximo que você aguenta. Por isso, submáxima. Se não me engano, o Quisso defendeu algo parecido com isso aqui nesse tópico mesmo.

Sobre agachar todo dia, o que eu quis dizer foi o seguinte. Digamos que você agache com 80kg. Você não vai na segunda e agacha com 80 pra 5 reps, depois terça 82kg pra 5 reps, depois quarta 84kg pra 5 reps, depois quinta 86kg pra 5 reps e assim vai. Pode até ir, mas essa progressão provavelmente não vai durar muito tempo, e o desgaste é muito grande. Por isso acredito que a comparação feita pelo nosso amigo ali em cima de "você anda todo dia, por que não pode agachar todo dia" não faz sentido.

Veja bem, não to falando que você não pode agachar todo dia e nem que você não pode progredir carga todo dia. Até pode, mas se é viável, ai é outra história.

Frango, eu concordo com seu post. Só acho que eu não fui muito claro no meu post anterior.

Acho que agente já desvirtuou demais o tópico hehe.

Agora outra pergunta pra vocês.

Não incomoda o fato de o Mehdi e o Rippetoe terem praticamente reconhecimento nulo no mundo do esporte de alta performance?

Eles não tem marcas pessoais fantásticas nem treinam atletas de elite.

n me incomoda nem um pouco, me mostra um video de um dos msm competindo em alto nivel, ou qualquer atleta deles fazendo o msm.....eh isso ai n existe, o principal argumento na gringa q acaba com os 2 eh o seguinte, se eu agacho 600lbs pra q eu vo escuta um porra q nunca chegou nem perto disso?

agora acho q a galera ta crucificando d+ o 5x5 pra iniciantes, eu li em alguns lugares o q Louie, Jimmy do CeP recomendariam pra iniciantes, e advinha so? n eh nada longe do q o Mark fala, pelo contrario eh extremamente parecido Squats/DL/OhP/Pull ups/Dips basicamente eh isso ai, ate pq faz mt sentido um kra sedentario primeiro criar MM pra depois mais a frente começar treino de força

e keria saber pq matam tanto os 5x5 like.....o 5/3/1 eu achei MT util e pouco se difere de outras tecnicas, volume acho q eh ate maior q o WSB e as % de carga utilizadas sao praticamente iguais, a grande diferença eh q o Jim defende a kebra de Rm tb com uso de Hi Reps ( unica coisa q eu n sou fã do metodo )

Edit: uma coisa q esqueci de citar foi q no topico o Frango defendeu a questao de aprender/melhorar tecnica de um levantamento sem utilizar peso, coisa q eu concordo ate certo ponto, n vejo problema nenhuma do kra fikar no espelho fazendo um moviment sem peso nenhum so pra corrigir algum erro, mas o problema eh q isso por si so n funciona, a gnt so ve erros graves de tecnica nos levantamentos qnd a gnt ta perto de falhar, eh mt facil eu fazer uma gacho low Bar so com a barra, agora qnd eu ponho algo perto de 90% da RM onde causa uma grande instabilidade a conversa muda

O Mark Rippetoe já competiu. Com certeza não foi em alto nível, mas ele competiu. Ele não treina atletas de alto nível porque ele não tem uma academia de powerlifting. E se for pensar nessa linha de que se o cara não agacha com X peso, não devo escutar o que ele fala, então ignore tudo que o Lyle McDonald fala. O Donnie Thompson e o Kelly Starrett aparentemente são amigos, e provavelmente o Donnie escuta o que o Kelly fala. Mas com certeza o Donnie é MUITO mais forte. Só por isso ele não vai escutar?

Já o Mehdi, ele é só um cara "comum". Ele não é nenhum gênio, mas com certeza é um cara inteligente. Agacha com 400lbs, se não me engano.

O pessoal aqui não tá crucificando SS/SL e 5x5like por causa da seleção de exercícios. E sim a progressão linear e a restrição de exercícios. Ninguém falou que Squat, Deadlift, Bench Press, OHP, Dips e Chins/Pull-ups não são bons.

Já o 5/3/1, segundo o Shane Sweatt, é pra quem é preguisoço demais pra aprender o WSB.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem já leu minha opinião sobre o assunto em outros tópicos, nem perca tempo, é só repeteco :P

5x5/Rippetoe/afins são úteis para iniciantes. Argumentos como "eles são longe de serem treinos estruturalmente decentes" ou "existem opções melhores" são, pra mim, bullshitagem. Eu não conheço ninguém que tenha 3 meses de academia e saiba aplicar WSB decentemente; alias, eu conheço poucas pessoas - nas linhas do que o Quisso disse - que entendem o conceito de DE ou então saibam identificar corretamente o ponto falho do movimento para corrigi-lo com exercícios específicos. A maioria dos "WSBers" são muito mais posers do que atletas decentes; a maioria mais finge entender os conceitos e saber aplica-los do que realmente os fazem. É tipo aquele cara que lê a Dieta de Atkins e já finge ser PhD em nutrição esportiva e dietas cetogênicas; e apesar de parecer flame, juro que não estou direcionando a ninguém do tópico (até porque li apenas 10 ou 20% dos posts, nem vi quem comentou ainda).

Acho que muito do que a galera diz parte de um tipo de distorção temporal. O que geralmente acontece: a pessoa treina por anos, estuda por anos e compreende a metodologia do WSB após um belo tempo, para ai sim passar a defende-la. Geralmente esse conhecimento teórico/prático vem acompanhado de um desprezo por qualquer coisa que não seja tão absurdamente eficaz quanto o sagrado WSB; qualquer coisa que não siga princípios básicos é falho, inútil, desprezível e não merece aplicação alguma. É como um pós-graduado em Química querer desprezar a aula dada por um professor de Ensino Médio. São contextos diferentes, situações diferentes. Só porque o pós-graduado em química tem conhecimento da fórmula ABCDEF, não significa que se ele for dar aula para uma turma de EM, ele tenha que ensinar que todas fórmulas mais simples são lixos desprezíveis sem aplicação.

Isso explica o que eu quis dizer por "distorção temporal". A cabeça de um inciante é outra. A capacidade "neuromuscular" de um iniciante é péssima; a maioria não sabe nem mesmo agachar 90° sem cometer uns 3 erros grosseiros, quanto menos agachar à lá Dynamic Effort. Eu parto dessa premissa: iniciante é uma ameba, então acho mais válido usar um treino ameba* do que o um treino mother fucker from hell. Pega um treino ameba, tipo o 5x5, manda o cara segui-lo aliado de um MWOD nos dias OFF e deixa o cara se acostumar. X tempo depois - seja baseando-se na carga utilizada, ou ao tempo de treino, ou a perfeição do movimento - ai começa a brincar com os treinos mais complicados. O simples fato de um SS, por ex, fazer a pessoa agachar 3x/semana, ao invés de 2x como o WSB padrão propõe, já é vantagem no contexto de um iniciante.

* = treino de ameba quanto a complexidade do mesmo. Questiono seriamente esses argumentos que "5x5 ou 5/3/1" não produzem bons lifters. Podem não existir campeões mundiais que os sigam, mas existem alguns vários logs gringos de 5/3/1-followers, por ex, agachando 600lbs+/supinando 350lbs+/deadlifteando 600lbs+, coisa que muito WSBer não faz.

Se eu tivesse que treinar um muleque do zero, certamente não aplicaria WSB de cara, mas sim um SS. Muito provavelmente eu ainda faria ele passar por uma fase de Texas ou 5/3/1 antes de começar a lapidar os pontos falhos do movimento. É a mesma opinião que tenho sobre treinar alguém para BodyBuilder: por que merdas vou mandar alguém fazer três tipos diferentes de rosca sendo que o maldito não aguenta nem 5 barras fixas? Só relembrando que essa é a opção que eu considero mais didática, acessível e afins. Entendo perfeitamente que WS4B é uma opção muito interessante para iniciantes, assim como seria perfeitamente aplicável um CnP-like logo de cara; também não estou pretendendo dizer que minha opção é melhor do que estas últimas ou de outras semelhantes... é apenas a minha opção. Talvez eu esteja profundamente enganado, mas é dessa forma (o contexto de um iniciante/intermediário permite o uso de treinos mais simples do que WSB/afins com sucesso) que eu vejo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Mark Rippetoe já competiu. Com certeza não foi em alto nível, mas ele competiu. Ele não treina atletas de alto nível porque ele não tem uma academia de powerlifting. E se for pensar nessa linha de que se o cara não agacha com X peso, não devo escutar o que ele fala, então ignore tudo que o Lyle McDonald fala. O Donnie Thompson e o Kelly Starrett aparentemente são amigos, e provavelmente o Donnie escuta o que o Kelly fala. Mas com certeza o Donnie é MUITO mais forte. Só por isso ele não vai escutar?

Já o Mehdi, ele é só um cara "comum". Ele não é nenhum gênio, mas com certeza é um cara inteligente. Agacha com 400lbs, se não me engano.

O pessoal aqui não tá crucificando SS/SL e 5x5like por causa da seleção de exercícios. E sim a progressão linear e a restrição de exercícios. Ninguém falou que Squat, Deadlift, Bench Press, OHP, Dips e Chins/Pull-ups não são bons.

Já o 5/3/1, segundo o Shane Sweatt, é pra quem é preguisoço demais pra aprender o WSB.

Abraço!

s s n to falando q vcs criticaram os exercicios, so to mostrando q o q as pessoas montam para iniciantes n eh tao diferente, e n necessariamente segue uma regra ditada de progressao como o 5x5, mas eh sempre dentro da rotina q mostrei, agora questao de credibilidade,n to falando q desmerece o kra por completo, mas mt gnt ve as coisas de forma simples o kra nunca esteve em alto nivel pq provavelmente n sabe chegar la, e sinceramente n duvido disso n, afinal sempre q ele ta dando aula/palestra o foco sao os iniciantes/intermediarios, mas s existem alguns treinadores olimpicos q n competiam mas estão treinando competidores a anos ao contrario do Mark

mas voltando ao meu ponto de comparação q eh o 5/3/1 q eh um metodo 5x5....ainda n percebo grandes argumentos pra sair dessa rotina e ir pro WSB, ate pq por questão da estrutura WSB eh mt mais dificil de ser aplicado

e no 5/3/1 n existe a msm limitação de opções de exercicios iguais os outros 5x5, vc pode sim escolher uma variação do basico como movimento principal e possui a msm liberdade na escolha dos exercicios de assistencia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que vocês acham de um intermediário tentar um treino Sheiko, smolov, esses treinos Russos, muito volumosos? Eu achei muito valido o treino sheiko, existem várias treinos dele, o único problema que vejo é o volume absurdamente grande, e nele utiliza muito pouco exercício acessório. Qual a opinião de vocês sobre esse treino, estou perguntando porque mal vejo falarem dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edit: uma coisa q esqueci de citar foi q no topico o Frango defendeu a questao de aprender/melhorar tecnica de um levantamento sem utilizar peso, coisa q eu concordo ate certo ponto, n vejo problema nenhuma do kra fikar no espelho fazendo um moviment sem peso nenhum so pra corrigir algum erro, mas o problema eh q isso por si so n funciona, a gnt so ve erros graves de tecnica nos levantamentos qnd a gnt ta perto de falhar, eh mt facil eu fazer uma gacho low Bar so com a barra, agora qnd eu ponho algo perto de 90% da RM onde causa uma grande instabilidade a conversa muda

Opa budega, então na minha opnião, erros graves de tecnica ocorrem quando nego tenta levantar pais peso do que pode e ponto.

Se voce tem uma tecnica boa com o cabo de vassoura, provavelmente essa tecnica vai ser boa ate 90%+ da rm. Porque eu divido assim: x kg pra uma técnica boa. y kg pra uma técninca mediana e s kg pra uma técninca ruim. s kg é um peso que eu não estou preparado pra levantar e por isso minha técnica é ruim ai. E aqui é que esta o segredo:

Quando eu percebo que minha técnica esta ruim, o que eu faço?

eu:

a- mantenho o peso e tento melhorar a técinca/velocidade da barra;

b- diminuo o peso e tento melhorar a técnica.

O que voce ve a maioria das pessoas fazendo no stronglifts?

Aumentando 1kg por lado e dane-se a técnica. Pois progressão de carga > técnica né?

E ai que mora o perigo.

Mas isso não é culpa do treino, isso é culpa da pessoa não saber ouvir o corpo e não ter coragem de baixar o peso. O pisicológico fala mais alto, sei como é.

Talvez eu tenha me expressado mau quando falei de cargas submáximas. Nos 5x5like e programas de progressão linear, se "quebra recorde" todo treino, certo? Porque todo treino você coloca uma carga maior do que do último treino. Só que essa carga nova, apesar de maior do que a do último treino, ela não é o máximo que você aguenta. Por isso, submáxima. Se não me engano, o Quisso defendeu algo parecido com isso aqui nesse tópico mesmo.

Sobre agachar todo dia, o que eu quis dizer foi o seguinte. Digamos que você agache com 80kg. Você não vai na segunda e agacha com 80 pra 5 reps, depois terça 82kg pra 5 reps, depois quarta 84kg pra 5 reps, depois quinta 86kg pra 5 reps e assim vai. Pode até ir, mas essa progressão provavelmente não vai durar muito tempo, e o desgaste é muito grande. Por isso acredito que a comparação feita pelo nosso amigo ali em cima de "você anda todo dia, por que não pode agachar todo dia" não faz sentido.

Veja bem, não to falando que você não pode agachar todo dia e nem que você não pode progredir carga todo dia. Até pode, mas se é viável, ai é outra história.

Frango, eu concordo com seu post. Só acho que eu não fui muito claro no meu post anterior.

Acho que agente já desvirtuou demais o tópico hehe.

Abraço!

hehe, agora entendi rafa, concordamos e ponto!

Mas não estamos desvirtuando nada não =D.

Pra quem já leu minha opinião sobre o assunto em outros tópicos, nem perca tempo, é só repeteco :P

5x5/Rippetoe/afins são úteis para iniciantes. Argumentos como "eles são longe de serem treinos estruturalmente decentes" ou "existem opções melhores" são, pra mim, bullshitagem. Eu não conheço ninguém que tenha 3 meses de academia e saiba aplicar WSB decentemente; alias, eu conheço poucas pessoas - nas linhas do que o Quisso disse - que entendem o conceito de DE ou então saibam identificar corretamente o ponto falho do movimento para corrigi-lo com exercícios específicos. A maioria dos "WSBers" são muito mais posers do que atletas decentes; a maioria mais finge entender os conceitos e saber aplica-los do que realmente os fazem. É tipo aquele cara que lê a Dieta de Atkins e já finge ser PhD em nutrição esportiva e dietas cetogênicas; e apesar de parecer flame, juro que não estou direcionando a ninguém do tópico (até porque li apenas 10 ou 20% dos posts, nem vi quem comentou ainda).

Acho que muito do que a galera diz parte de um tipo de distorção temporal. O que geralmente acontece: a pessoa treina por anos, estuda por anos e compreende a metodologia do WSB após um belo tempo, para ai sim passar a defende-la. Geralmente esse conhecimento teórico/prático vem acompanhado de um desprezo por qualquer coisa que não seja tão absurdamente eficaz quanto o sagrado WSB; qualquer coisa que não siga princípios básicos é falho, inútil, desprezível e não merece aplicação alguma. É como um pós-graduado em Química querer desprezar a aula dada por um professor de Ensino Médio. São contextos diferentes, situações diferentes. Só porque o pós-graduado em química tem conhecimento da fórmula ABCDEF, não significa que se ele for dar aula para uma turma de EM, ele tenha que ensinar que todas fórmulas mais simples são lixos desprezíveis sem aplicação.

Isso explica o que eu quis dizer por "distorção temporal". A cabeça de um inciante é outra. A capacidade "neuromuscular" de um iniciante é péssima; a maioria não sabe nem mesmo agachar 90° sem cometer uns 3 erros grosseiros, quanto menos agachar à lá Dynamic Effort. Eu parto dessa premissa: iniciante é uma ameba, então acho mais válido usar um treino ameba* do que o um treino mother fucker from hell. Pega um treino ameba, tipo o 5x5, manda o cara segui-lo aliado de um MWOD nos dias OFF e deixa o cara se acostumar. X tempo depois - seja baseando-se na carga utilizada, ou ao tempo de treino, ou a perfeição do movimento - ai começa a brincar com os treinos mais complicados. O simples fato de um SS, por ex, fazer a pessoa agachar 3x/semana, ao invés de 2x como o WSB padrão propõe, já é vantagem no contexto de um iniciante.

* = treino de ameba quanto a complexidade do mesmo. Questiono seriamente esses argumentos que "5x5 ou 5/3/1" não produzem bons lifters. Podem não existir campeões mundiais que os sigam, mas existem alguns vários logs gringos de 5/3/1-followers, por ex, agachando 600lbs+/supinando 350lbs+/deadlifteando 600lbs+, coisa que muito WSBer não faz.

Se eu tivesse que treinar um muleque do zero, certamente não aplicaria WSB de cara, mas sim um SS. Muito provavelmente eu ainda faria ele passar por uma fase de Texas ou 5/3/1 antes de começar a lapidar os pontos falhos do movimento. É a mesma opinião que tenho sobre treinar alguém para BodyBuilder: por que merdas vou mandar alguém fazer três tipos diferentes de rosca sendo que o maldito não aguenta nem 5 barras fixas? Só relembrando que essa é a opção que eu considero mais didática, acessível e afins. Entendo perfeitamente que WS4B é uma opção muito interessante para iniciantes, assim como seria perfeitamente aplicável um CnP-like logo de cara; também não estou pretendendo dizer que minha opção é melhor do que estas últimas ou de outras semelhantes... é apenas a minha opção. Talvez eu esteja profundamente enganado, mas é dessa forma (o contexto de um iniciante/intermediário permite o uso de treinos mais simples do que WSB/afins com sucesso) que eu vejo.

Abraços

Eu concordo em partes com o seu post crawn. A principio o que da pra entender dele é isso:

Iniciante não sabe de nada, então pega qualquer 5x5 like ai que ta bom.

E pra mim isso é um argumento falho e digamos preguiçoso: faça 5x5 por praticidade ponto. Só porque o cara é iniciante, não quer dizer que ele precise fazer algo simples. A mesma quantidade de conteudo que tem disponivel sobre stronglifts tem sobre outros tipos de treino. A diferença é que o cara vai ter que estudar mais pra entender outras metodologias mais sofisticadas.

Só que ai devido aos seus post os caras interpretam assim:

"ha, ele falo que 5x5 é fodão, então vo fazer esse treino e aumentar peso todo treino."

Só que essas pessoas mal sabem executar os básicos, e ai ja mata a história que esse treino é simples e facil pra iniciante aprender os movimentos e bla bla bla.

Se voce postasse assim:

primeiro aprendam a executar os exercicios básicos, leiam isso e isso, treinei sem peso, ai comecem stronglifts. Provavelmente a maioria das pessoas que fazem esse terino hoje aqui, seguiriam o treino como ele deve ser feito.

Sobre wsb eu concordo com tudo oque voce disse. Dificilmente alguém tem sucesso aplicando wsb sem o louie. Identificar pontos fracos e fortalece-los definitivamente não é pra qualquer um.

Por isso temos la, wsb4sb, com um treininho praticamente pronto, bem mais facil de estruturar.

Agora se voce falar pra mim, que independente do contexto voce treinaria um mlk do zero com um ss, eu vou dizer que provavelmente voce estaria perdendo muito tempo fazendo isso, se por exemplo esse muleque, pretendesse ser um powerlifter.

Mas acho que voce não faria isso em qualquer contexto certo?

E eu continuo não vendo utilidade em aplicar 5x5 like em ninguém.

Ainda mais em quem é autoditada. Tem maneiras muito mais divertidas e eficientes de aprender básicos e progredir cargas.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não quero partir pra esse lado, até mesmo porque não concordo de maneira alguma, de dizer que o SS e o SL são treino ruins.

Esse treino quando comparado aos treinos que se vê nas academias brasileiras humilha, os resultados são fantásticos, corpos densos, cargas mais elevadas. Porém, quando se abre um pouco mais a cabeça é visível que existem outra possibilidades. Mas nem por isso esta deixa de ser ruim.

O objetivo do tópico, pessoal, é mostrar que existe um outro lado da moeda, até porque se você for tentar ficar só com esse lado, o número e a qualidade dos relatos que corroboram com o 5x5 e Starting Strenght vão fazer qualquer argumento seu parecer piada.

A questão do WS original é que é um treino avançadíssimo. Eu não consigo aplicar na minha rotina, e duvido muito que alguem aqui do fórum consiga com perfeição. Mas o que é possível de aproveitamento é a mentalidade, o formato do treino. No fim das contas WSB é um ABCD upper/lower com algumas particularidades. O WS4SB é uma adaptação fantástica disso, eu explico.

Por mais que você não consiga uma auto-avaliação do seu treino e dos movimentos a ponto de conseguir apontar as falhas, ainda sim você pode trabalhar suas fraquezas, simplesmente trabalhando todas amplitudes diferentes. Pegando o supino como exemplo, você não faz a menor ideia do seu ponto fraco, ai você pega e faz board press, bench press com aberturas de pegadas diferentes, floor press, lockout, etc... E aí, com uma dessas você vai acertar, com certeza, e a carga vai subir. Não precisa ter o melhor coach do mundo do seu lado, a vantagem que temos chama-se auto experimentação, não funciona, troca, é simples. Ninguém está desesperado por resultados, temos o tempo que precisarmos.

O L. Simmons mais que comprovou que fazer os mesmos exercícios repetidamente com esforço máximo satura muito fácil o SNC, pra mim um dos problemas do 5x5 é isso, para um mês:

12 x back squat

6 x bench press

6 x pendlay row

6 x deadlift

Para muitas pessoas o treino tem validade de 12 semanas apenas, onde existe uma ocorrência enorme de relatos de pessoas com esgotamento físico e mental após esse período. Eu mesmo depois que fiz esse treino tive que tirar 2 semanas da academia.

O sucesso desses treinos é fundamentado na simplicidade, 3 exerícios por treino, 3 vezes na semana, progredir cargas, simples demais, mas talvez exatamente isso seja um dos maiores pontos fracos do treino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão do WSB original é que é um treino avançadíssimo. Eu não consigo aplicar na minha rotina, e duvido muito que alguem aqui do fórum consiga com perfeição. Mas o que é possível de aproveitamento é a mentalidade, o formato do treino. No fim das contas WSB é um ABCD upper/lower com algumas particularidades. O WS4SB é uma adaptação fantástica disso, eu explico.

O L. Simmons mais que comprovou que fazer os mesmos exercícios repetidamente com esforço máximo satura muito fácil o SNC,

intao quero comentar essas 2 partes, o problema n eh o WSB ser super avançado, eh q como ja foi citado no topico mts pessoas n fazem ideia de como realmente funciona um treino de DE e n sabem tirar proveito dele, acham q eh so um simples deload ¬¬, e menor ainda a quantidade de pessoas q sabem realmente reconhecer um erro//fraqueza nos movimentos e sabem melhorar esse quesito, fora a questao q o WSB usa inumeras variaçoes dos movimentos na qual mt gnt nunca tinha ouvido falar e os praticantes teriam q n so ter a maturidade de aprender o exercicios mas tb teriam q saber se esse exercicio realmente funciona e consegue corrigir as fraquezas do kra, intao eh um dos motivos de mt gnt so seguir esse tp de treino qnd ja tem alguem experiente orientando ou acabam pondo o WSB em um pedestal

kra e agora a questao do SNC, isso eh uma parada MUITO polemica na gringa e sim realmente utilizar os msm exercicios com 90%+ de carga uma hora vai saturar o SNC, agora qnd isso ocorre? em 3 sem igual o Simmons prega com tanta certeza? duvido, se a gnt pegar por exemplo Levantadores Olimpicos a gnt ve os kras treinando sabe se la qnts horas por sem por sabe se la qnt tempo,e msm assim estao melhorando....se o q o Simmons prega fosse realmente verdade seria impossivel fazer o q esses animais fazem....

e eh claro q tb existem outros metodos q poe a prova essa teoria do Simmons como o 5/3/1 sendo praticado 3x por sem deloads mensais,CnP

e alguns metodos Russos q eu ja vi mas n me lembro direito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para constar como informação, levantadores olímpicos não treinam tanto assim na faixa de 90-100% RM. O objetivo deles é a potência do movimento então se usam de cargas menores a maior parte do tempo, priorizando mais velocidade da barra do que carga.

O objetivo é maior ativação de fibras do tipo IIb do que IIa(e adaptação neural obvio). O treino lembra mais o DE do que o ME.

Editado por gaspar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...