Ir para conteúdo

Vinny Pezão Quer “Voltar Para Ficar” No Ufc

Dipunker

Posts Recomendados

Postado

O brasileiro Vinícius Pezão vive o melhor momento de sua carreira nas lutas. Pouco mais de três anos depois de perder na final do TUF 8, o faixa-preta de Jiu-Jitsu acumula cinco vitórias consecutivas no MMA, com o cinturão da M-1, além do título no ADCC 2011. E o ano de 2012 promete ser ainda melhor para o lutador.

Em entrevista exclusiva à TATAME, Vinny revela que seu contrato com a organização russa chegou ao fim, e que ele está perto de assinar com uma grande organização. Em sua preferência, o UFC.

“Todas as companhias já entraram em contato comigo, incluindo UFC, Bellator, One FC e Titan FC. Ou seja, as propostas já existem, eu só preciso ver qual proposta vai fazer mais sentido. Mas é óbvio que eu tenho a minha preferência, que seria voltar para o UFC”, revela.

No bate-papo, Vinny garante que não se compara ao atleta que foi demitido do UFC em 2009. “Há quatro anos eu não me dedicava exclusivamente ao MMA como me dedico hoje. Ou seja, acredito que numa possível volta para o UFC eu, com certeza, voltaria pra ficar”.

Leia a entrevista na íntegra abaixo:

Você está parado há um tempo devido aos problemas contratuais com a M-1. O que fez nesse período?

Venho só treinando dando aula... Passei duas semanas no Rio, visitando minha família em dezembro, depois de seis anos sem ir ao Brasil. Passei uma semana em Abu Dhabi treinando o Sheik Tahnoon. Resumindo, não deixei de fazer nada do que estava fazendo antes, só tive mais tempo para tirar umas férias, coisa que é difícil de fazer quando tenho lutas marcadas.

Agora que está “livre” dos russos, espera finalmente acertar com o UFC?

Bom, meu contrato com a M-1 acabou em janeiro, porém eles tiveram 60 dias para renegociar um contrato novo, já que eu tinha uma clausula de campeão no meu contrato que dava a eles esse direito. Porém, esses 60 dias acabaram essa semana, e o que posso dizer é que todas as companhias já entraram em contato comigo, incluindo UFC, Bellator, One FC e Titan FC. Ou seja, as propostas já existem, eu só preciso ver qual proposta vai fazer mais sentido. Mas é óbvio que eu tenho a minha preferência, que seria voltar para o UFC.

Como se vê no retorno ao UFC, em comparação às lutas que fez naquela época?

Não tem como comparar como seria a minha participação no UFC hoje. Há quatro anos eu não me dedicava exclusivamente ao MMA como me dedico hoje, não tinha a mentalidade, obrigações e responsabilidades que tenho hoje. Ou seja, acredito que numa possível volta para o UFC eu, com certeza, voltaria pra ficar.

Se sente mais preparado para enfrentar os melhores do mundo?

Eu hoje amo lutar MMA. Antes eu lutava MMA sem treinar como lutador de MMA, e lutava pelo dinheiro que o Jiu-Jitsu não dava. Hoje, eu luto pelo amor ao esporte. Só para fazer uma comparação, quando ganhei o ADCC ano passado, eu óbvio que fiquei muito feliz, porém não se comparou com o sentimento que tive quando venci a minha luta três semanas depois. Eu acho que essa paixão pelo esporte é que tem me ajudado a melhorar como lutador, e é o que vai me ajudar a manter meu emprego caso eu assine com o UFC.

Você não parece ser muito pesado para lutar até 93kg. Passa pela sua cabeça descer para os pesos médios?

Eu estou atualmente pesando 110kg, Obvio que não estou treinando muito pesado, já que não tenho luta marcada, porém, até mesmo quando estou num training camp, eu peso de 104 a 106kg. Ou seja, não acho que seria possível ir para categoria de baixo. Para se ter uma ideia, na minha ultima luta, dois dias antes da pesagem, eu ainda estava pesando 106kg. Não vejo o porquê de descer mesmo.

O Brasil terá agora uma edição do TUF. Como isso mudará a carreira dos lutadores que entrarem na casa?

Com certeza o TUF Brasil vai ser bom para o esporte de um modo geral, mas em especial uma grande oportunidade para os atletas que estavam fazendo parte do programa. É só fazer uma comparação simples com o Big Brother... No Big Brother, um monte de gente sem talento ganha atenção do público e vira celebridade. Imagina como não será com os participantes do TUF. Acho que o sucesso será muito maior. Esses caras estão com a chance de virarem ídolos, afinal, eles não estão ali pra aparecer, estão ali para mostrar a habilidade deles. Na minha opinião, se as pessoas gastam o tempo deles para assistir um monte de gente sem talento morando numa casa e ainda assim as idolatram, não vejo porquê não darem valor ao talento dos lutadores participantes. Resumindo, eu acho que esse TUF vai ser sucesso total.

Você é bastante conhecido nos EUA e entre os fãs de Jiu-Jitsu e Submission. Sonha ter esse reconhecimento no Brasil também?

Lógico que seria importante para mim receber um reconhecimento dos fãs brasileiros, porém, para você ser reconhecido ou ter seu trabalho admirado por alguém, você primeiro precisa fazer um trabalho que impressione as pessoas. Eu acredito que os primeiros passos já foram dados para que isso aconteça. Eu amadureci muito como homem e lutador, e os resultados estão vindo. O importante é que eu continue o meu trabalho e mantenha os resultados positivos. Uma coisa boa com os brasileiros é que eles sabem reconhecer talento, e geralmente tendem a apoiar, ou pelo menos respeitar, o trabalho dos outros, quando o mesmo é bem feito.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...