Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Livre Discussão Sobre Técnicas/métodos/geral Sobre O Fisiculturismo.


Visitante usuario_excluido22

Posts Recomendados

Publicidade

gostaria de saber.. aos mais experientes daki.. sobre atrofia testicular .. realmente ela é um problema mt sério?... pode chegar a sumir?... gente q fica on com testo mais de 4 meses.. sem hcg e falao q bola fica tranquila .. oq achao? sobre nao usar hcg apenas na terapia normal .. para reverter a atrofia em média demora quanto tempo .. vlw abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diurético é muito mais causador de mortes do que pressão alta.

Pressão alta é fator de risco para pessoas sedentárias. Pressão alta em pessoas com as taxas controladas e praticantes de atividade física não é perigoso, é apenas seu sangue bombeando mais rapido. Não necessariamente tem a ver com seu coração fazendo mais força. Isso pode ser causado por vários fatores.

Não sei bem ao certo, mas suponho que quando a pressão é maior o coração tende a ser super exigido, para contrair e bombear, assim como a sobrecarga que ocorre sob as paredes do sistema vascular para suportar a pressão superior, a curto prazo, pode ser que não tenha uma influencia muito grande, mas pense nisso em uma longa TRT, com drogas violentas que fazem o coração bater mais forte e mais violento (não lembro o termo, mas assim que me lembrar edito), e com maior frequência, um fluxo de líquido muito maior do que o 'comum' - vide retenção.

Você toma diurético vai forçar seus rins a jogar agua pra fora todo dia, pro seu plasma sanguineo diminuir de volume e vc ter menos volume passando por suas arterias diminuindo a pressão arterial.

Aí que eu digo, o volume já está superior ao normal, devido a retenção, então dosando corretamente, a tendencia é normalizar o fluxo e controlar a P.A. (o difícil está em dosar, por isso acho que outras classes de medicamentos, são muito melhores do que diuréticos, nesse ponto concordamos...)

Só que a longo prazo seus rins vão pro saco.

P.A. alta, é como se fosse ao invés de uma branda fonte, jorrando sangue sob os rins, "UMA VAPE" jateando os 'pobrezinhos', mais um motivo para ficar de olhos abertos, é só ar uma conferida no funcionamento e interligação do sistema vascular com o renal...

Atletas abusam de drogas durante anos, seu coração vai hipertrofiar, o problema que a mídia porca fala como se ele aumentasse 3x de tamanho até morrermos, e vc ja ouvi algum atleta morrer de parada cardiaca? Agora, quantos precisam fazer transplante de rins? Flex Wheeler e Ronnie Coleman são 2.

Também concordo que a mídia, em parceria com a industria farmacêutica, e profissionais desinformados, contribuíram muito com essa paranoia da P.A. alta, claro que uma P.A. baixa é muito mais saudável, mas gerar afirmações caóticas e assustadoras sobre o assunto, contribuiu muito........... Para deixar as industrias farmacêuticas ainda mais poderosas, quem não conhece alguém que toma anti-hipertensivo ? Já parou pra pensar o quanto esse negócio é rentável ? $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Vou postar logo mais um texto sobre o assunto, muito interessante.

Diuréticos são perigosos. Você trocando sua Pressão alta por hidro todos os dias não ta fazendo bom negocio.

A dose que eu estou tomando é quase imperceptível, para o meu peso, a dose efetiva seria no mínimo mais do que o dobro disso, sem falar que a HIDRO é considerada fraquíssima no meio farmacêutico, mas minha retenção tem diminuído, ainda mais agora que entrei com stano, a taquicardia reduziu também, provavelmente irei tirar a Hidro e manter somente uma dose efetiva de LOSARTANA.

Eu tive pressão alta por um tempo quando utilizei trenbo, estimulantes e vasodilatadores na minha prep.

(Vasodilatador so ajuda na hora, depois da efeito rebote e sua pressão sobe mais ainda.)

Bom saber...

O que acontece é que sim, seu organismo se adapta. Seu coração não vai hipertrofiar por 6 meses com pressão alta. Isso é invenção, pro teu coração ficar assim é preciso uma vida inteira de hipertensão e além de outros fatores.

Como eu disse não é pq sua pressão ta alta que quer dizer q seu coração ta trabalhando mais. Se fosse assim taquicardia tb hipertrofiava o coração.

Cara, conheço pessoas que por bem pouco tiveram o diâmetro (grossura) das artérias e o tamanho do coração levemente alterado, depois de cerca de 12 meses de uso de esteroides, e por incrível que pareça, não foi nada de TREMB, foram drogas bem básicas, a única mais violenta foi OXI.

Claro que existem vários fatores que podem ter desencadeado isso, além dos AEs, mas é bom para servir como um alerta, infelizmente somos pessoas munidas de POUQUÍSSIMO conhecimento científico em relação a esteroides (por que esse tipo de pesquisa não é conveniente, e nem é liberada facilmente), principalmente em dosagens nas quais devem ser usadas como recurso ergogênico. O que temos de mais valioso é a experiência (troca) e o famoso bom senso.

Eu entendo, vc ta falando pelo lado médico da coisa, eu to falando com uma visão mais critica da pratica. E na pratica, temos muito mais do que nos preocuparmos do que uma pressão até 16. Passou disso fica perigoso (mais pelos aspectos de aneurisma, entre outras coisas que podem acontecer.) Mas você não vai morrer por ter uma pressão 16x12.

Isso, são duas 'abordagens diferentes, mas é valido, com certeza nem um extremo deve ser encorajado. Eu só quero alertar, por exemplo, conheço pessoas que nem aferem a P.A. em TRT, porra, isso é BÁSICO, assim como medir a GLICEMIA usando SLIN, é regra cuidar da pressão, ela está intimamente ligada a longevidade e a qualidade de vida, então, não custa nada ter mais esse cuidado.

Acho que alguém que leia essa discussão, pode tirar muito proveito.

Ex. Se o individuo quer entrar em TRT, se utilizar de BLASTs violentos, deve com certeza tem cuidado com a P.A., não deixar a esmo, com certeza se tiver condições, consultar um cardiologista liberal, não vai fazer mal nenhum e a pessoa vai ter a certeza de que está bem amparado num dos quesitos mais importantes, vale também conversar com algum atleta que já passou por isso e procurar algum protocolo para controle, não esquecendo de ficar longe dos diuréticos, com certeza vale muito a pena.

Se esse for seu limiar maximo ta otimo. O meu é assim. So me preocupo se passar disso.

É, na verdade, quanto menos é mais, mas agora estou percebendo que as coisas estão voltando a 'normalidade', quando aferi em repouso e vi que estava 18X11, quase tive um treco, é inexplicável a sensação de um cagaço desses !!

O ideal é você tratar sua pressão alta sem auxilio de remedios.

O mesmo para diabetes, e outros males.

Eu entendi oq vc quis dizer, pressão é algo para ficar de olho, eu concordo.

eu so to falando em resumo pra galera nao se desesperar por ver sua pressão em torno de 15-16 e achar que é hipertenso. Que vai morrer, etc.

Há N coisas que vc pode tomar cuidado para nao deixar a pressão subir, ingestão de agua, de sal, de potássio, "chás" como falaram ai, enfim mta coisa...

Isso, para alguém que queira saber, ALHO, usem ALHO, é violento o efeito dele sob a P.A., experimente comer pelo menos um dentão de alho no período da manhã, em questão de minutos você sente aquele BAQUE, muito interessante, só não sei até que ponto é saudável para o sistema digestivo, visto que eu só descascava e tomava como se fosse uma pílula (para manter intactas as propriedades que são Termossensíveis).

e tb há de se pensar que algumas drogas podem aumentar sua pressão, então vc nao é hipertenso apenas está com um combo de coisas no corpo que pode estar acarretando isso temporariamente. abç

Isso mesmo, bons argumentos, abs broth !

Muita agua, baixo consumo de sódio, chá verde e abacaxi também por ser um diurético natural mas consumi-lo em horários estratégicos pelo seu alto IG de manhã ou no pos treino é uma boa, percebi também quando faço cardio sempre minha PA fica regulada uma caminhada é sempre bom, evitar o máximo estresse fica nervoso.

Galera esquece também do mais básico, o velho cardio ajuda MUITO !

Galera, sinceramente, não me lembrei do nosso precioso cardio, a gente fica tão bitolado, que as vezes acaba deixando de lado detalhes importantíssimos, vou começar a dar umas boas caminhadas bem leves, para arejar a cabeça e dar um UP no sistema cardio-vascu.

Abacaxi é maravilhoso pra TUDO !

alguem ja utilizou aquele metodo de auto-hemoterapia ? pelo aumento de hemacias nao seria benefico ? alguem tem algo a dizer ?

?/????

Tenho muita vontade de fazer, quero qualquer hora dar uma boa pesquisada sobre o assunto. Realmente é MUITO INTERESSANTE, fiquei sabendo de alguns boatos, que esse método foi condenado, por que estava funcionando muito bem para certas especialidades, e por ser um método caseiro, estava 'desqualificando muitos profissionais da medicina, daí a mídia e a sociedade médica caiu de pau em cima. Com certeza deve ter uma boa contribuição para nossos objetivos, principalmente em ''períodos 'naturais', TPC, combate a acne, enfim'', temos que pesquisar isso aí ... fico no aguardo de alguém que entenda também !

Editado por HE-MAN
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

topico ta ficando interessante de novo, gostei da discussão da P.A.

cardio ajuda mto sim, pena q eu so faço em cutting lol rs.

galera, eu tenho lido em foruns gringos que o uso da efedrina causa o aumento temporario da prostata, que logo depois q para o uso ela volta ao normal, mas devido ao aumento pode surgir algumas complicações como dificuldade de urinar, ejacular, etc

alguem sabe mais a respeito? fiquei preocupado pq uso efedrina ate em off, vou dar um tempo depois q li isso.

na real pelo que eu saiba não é um almento da prostata, e sim uma vasoconstrição da musculatura lisa do esfincter uretral por ser um alfa agonista, para se ter uma noção, efedrina é usado para bloquiar a saida da bexiga, chamado de colo vesical, para o recolhimento de esperma em pacientes com ejaculação retrógrada, ou seja, para a maioria só vai causar uma dificuldade maior de urinar, mas para quem ja tem tendencia pode até causar uma retenção urinaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gusmão, você sabe que não era uma formiga. A quase 1 ano quando conversamos sobre isto, eu havia te explicado sobre o processo quando você me perguntou. Era apenas um ponto escuro do sal cristalizado. Inclusive não tem formato de formiga.

No processo de fabricação é impossível entrar qualquer coisa, tudo é filtrado varias vezes e o produto é inserido no bujão por uma agulha fina como a de insulina para preservar o vácuo, tão fina que nem aparece a marca na borracha.

Cristalização embora seja raro ver, pode acontecer com qualquer medicamento, é um processo químico normal. A primeira vez que vi produto cristalizando, que era da landerlan na época, fiquei assustado, não sabia o que era aquilo, pensei que estava estragado e perguntei pra um amigo muito experiente. Ele me explicou o que era e falou para aquecer em agua morna que os sais iriam dissolver novamente e que eu poderia aplicar. Eu fiz e deu certo.

Agora, sobre a confiabilidade da GC, isto os próprios fatos mostram. É o lab mais usado e é o que os competidores mais usam e ganham campeonatos usando ela. Aqui no fórum mesmo tem muitos competidores que usam GC e tem excelentes resultados e ganham títulos. Nestas 2 últimas semanas 3 competidores que acompanho ganharam títulos de estreantes e estaduais usando GC. Mas a coisa é bem por este lado: árvore que dá frutos é a árvore que recebe pedradas.

não tinha só essa "sal cristalizado" não, eram 2, e pareciam mto com uma formiga, q seja sal, não tinha q estar la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue o texto a qual me referi:

Título: Hipertensão arterial em fisiculturistas

Autor: Rodolfo Peres

Email: [email protected]

Tema: anabolizantes

Adicionado em: 06/05/2006

HIPERTENSÃO ARTERIAL EM FISICULTURISTAS

Waldemar Marques Guimarães Neto – CREF: 004810-G/PR

Rodolfo Anthero de Noronha Peres – CRN: 16389 - PR

Hábitos adquiridos pelo homem no decorrer de seu período evolutivo, especialmente nos últimos 5 mil anos, tais como uma alimentação rica em lipídios, sódio, álcool e cafeína, acompanhada do sedentarismo, fumo e stress do dia a dia, vêm contribuindo para o aumento na incidência da hipertensão arterial. Não é a toa que o homem seja o único mamífero que apresenta alterações em seus níveis pressóricos. De acordo com COTRAN; KUMAR e COLLINS (2000), o papel do meio ambiente nesta doença é muito bem ilustrado pela menor incidência de hipertensão em chineses que vivem na China, em comparação com descendentes chineses que moram nos Estados Unidos. Isto é devido entre outros fatores, pela adoção de hábitos contribuintes para a aparição da doença. O desenvolvimento de hipertensão depende da interação entre predisposição genética e fatores ambientais, embora ainda não seja completamente conhecida a forma como estas interações ocorrem.

Cerca de 15 a 20% da população mundial atualmente é hipertensa. Ao mesmo tempo em que raramente apresenta sinais, esta doença vai minando o sistema circulatório de suas vítimas, até que produz efeitos deletérios – e até mortais, como insuficiência cardíaca e derrames cerebrais (AMODEO; LIMA; VAZQUEZ, 1997; RIBEIRO, 1996; FERREIRA; ZANELLA, 2000). Por isso, é chamada de “assassina silenciosa”. No entanto, a hipertensão tem uma grande vantagem sobre outras doenças: seu diagnóstico só depende de uma simples aferição da pressão arterial, muito embora devemos ter o devido cuidado com esse tipo de leitura, pois a pressão considerada “normal” vem sendo constantemente alterada para valores cada vez mais baixos, a ponto de hoje em dia, quase toda a população mundial ser considerada um “paciente”.

Definir valores normais para a pressão arterial não é fácil porque, quanto maior a pressão, maior o risco cardiovascular e menor a sobrevida, não havendo uma linha divisória entre normotensão e hipertensão. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define Hipertensão Arterial como uma elevação crônica de uma ou das pressões arteriais, sistólica e diastólica e recomenda que sejam consideradas hipertensas as pessoas com uma ou ambas as pressões elevadas (BENNETT; PLUM, 1997; MORRISON; HARK, 1999). Segundo Reis e Cople (1999), a hipertensão evolui comumente da forma assintomática até a elevação abrupta dos níveis pressóricos, que apresenta como sinais e sintomas: fadiga, cefaléia occipital, tonturas, zumbidos, queixa de “cabeça pesada”, debilidade, palpitações, angústia e rubor.

No passado era considerado como hipertensa, uma pessoa com valores sistólicos acima de 100 + idade. Após algum tempo, passou a ser considerado hipertenso aquele com pressão arterial acima de 100 + metade da idade, daí a números fixos: 160/100, 140/90 e atualmente 120/90. Como conseqüência, mais e mais pessoas vêm sendo consideradas pacientes mesmo sendo assintomáticas. Desculpem-nos se isso parece cínico, mas essa avaliação parece ser muito conveniente para a indústria farmacêutica.

Esses padrões podem principalmente mal interpretar a situação de pessoas idosas. Nestes indivíduos as artérias tornam-se cada vez mais rígidas, sendo necessária uma maior pressão dentro dos vasos dando a noção de uma pressão arterial mais elevada do que normalmente é. Deve-se ressaltar que a pressão arterial é afetada por uma série de fatores, tais como o estado físico no momento da medição, condição emocional, local de medição, etc; ou seja, a pressão arterial é muito variável.

Se seu médico aferiu a pressão em um braço e disse que sua pressão está elevada, terá ele aferiu o outro braço também? Ou ainda, aferiu a pressão em suas pernas? A pressão arterial pode diferir grandemente de membro para membro, ou seja, a análise de apenas um membro poderá ser apenas parte da história. Como nem todo professor de Educação Física é necessariamente um bom professor, nem todo médico é um bom médico!

Trabalhando com fisiculturistas há vários anos, temos observado uma incidência muito elevada de hipertensão arterial nos mesmos. O peso corporal elevado, proporcionando um maior volume sangüíneo, associado com o uso exacerbado de esteróides anabólicos e outras drogas, tem contribuído demasiadamente para o aumento da ocorrência de hipertensão arterial nesta população.

O coração, sem sombra de dúvida, será o órgão mais afetado, por sofrer uma hipertrofia de adaptação, numa tentativa de continuar bombeando um volume normal de sangue, mesmo com limiares pressóricos aumentados. Outros órgãos também sofrem com a hipertensão, tais como, o cérebro e os rins, cujas alterações são decorrentes de comprometimentos vasculares. Em pacientes hipertensos não-tratados ou ineficazmente controlados, a mortalidade por doença arterial coronariana (DAC) é de 50%, por acidente vascular cerebral (AVC) de 33% e por insuficiência renal de 10 a 15% (REIS; COPLE, 1999; ANDRADE, 2002).

O diâmetro do vaso sangüíneo afeta notavelmente o fluxo sangüíneo. Quando o diâmetro é diminuído (como na aterosclerose), a resistência e a pressão sangüínea aumentam. Ao contrário, quando o diâmetro é aumentado (como em terapia com drogas vasodilatadoras), a resistência diminui e a pressão sangüínea é reduzida. Imaginem uma mangueira dessas usadas para lavar o jardim. Quanto mais você abre a torneira, logicamente mais água sairá e, ao menos que as paredes da mangueira cedam e diminuam a resistência, a pressão que a água irá exercer sobre as paredes da mangueira será cada vez maior. É exatamente isso o que ocorre no organismo.

O organismo procura manter um controle homeostático da pressão sangüínea. Quando esta cai, ocorre uma liberação de norepinefrina pelo sistema nervoso simpático, que aumenta a resistência da parede dos vasos, elevando a pressão. Já os rins controlam o volume de fluído, por meio do sistema renina-angiotensina. Quando os mecanismos regulatórios hesitam, desenvolve-se hipertensão (BENNETT; PLUM, 1997; GUYTON; HALL, 1997; BUSNELLO, 2001).

De maneira mais simples, tem sido proposto o tratamento da seguinte maneira: na hipertensão leve (estágio I) – dieta e exercício (primeira medida); hipertensão moderada (estágio II) e severa (estágio III- o uso da dieta juntamente com o tratamento farmacológico melhora a ação da droga e, em alguns casos, elimina a necessidade ou reduz a quantidade de droga necessária para o controle pressórico). Porém, o melhor tratamento será decido pelo médico em cada caso específico. A seguir, iremos expor algumas dicas relacionadas à alimentação e atividade física para auxiliar no controle e prevenção da hipertensão arterial (RIBEIRO, 1996; WILSON; TEMPLE, 2001; REIS; COPLE, 2002).

A alimentação é, sem dúvida, a primeira conduta a ser adotada no tratamento da hipertensão arterial. O manuseio dietoterápico é o mais importante campo de atuação do tratamento não farmacológico. As terapias sustentadas na alimentação e no estilo de vida, podem diminuir a pressão arterial e evitar a necessidade de tratamento medicamentoso ou de redução das doses necessárias para o controle da pressão arterial, devendo ser adequada às características individuais de cada paciente. Deve-se portanto:

• Evitar alterações abruptas no peso corporal. Portanto, a famosa prática de realizar um off-season exagerado, elevando consideravelmente o peso corporal para depois no período de pre-contest reduzi-lo de maneira drástica, não é aconselhada neste caso;

• Manter uma dieta moderada em lipídios, objetivando o controle da hiperlipoproteinemia. Deve-se controlar também o tipo de lipídios ingeridos, dando preferência para os monoinsaturados e polinsaturados;

• O fracionamento das refeições deve ser aumentado e o volume reduzido para evitar a distensão e o desconforto abdominal, pois estes poderão precipitar um pico hipertensivo;

• Ingerir grande quantidade de líquidos, de preferência fora do horário das grandes refeições;

• Recomenda-se a retirada dos alimentos concentrados em sódio, tais como: enlatados, embutidos, alguns queijos e leites, alimentos industrializados, sucos artificiais, carnes salgadas e defumadas, conservas, aditivos à base de glutamato de sódio, dentre outros, não utilizando sal de adição na hora de servir. Os refrigerantes engarrafados podem ser ricos em sódio, sendo que as bebidas com baixo teor calórico podem possuir um conteúdo ainda maior graças à substituição do açúcar pela sacarina sódica, um adoçante artificial. Temperos prontos devem ser substituídos por ervas naturais, tais como manjericão, alecrim, etc;

• O potássio apresenta um efeito anti-hipertensivo (SHILLS, et al., 2003). Portanto, deve-se manter uma ingestão de potássio adequada, utilizando laranja, bananas, vegetais folhosos verde-escuro, melão, mamão, ameixa, feijão, legumes, leite e carnes frescas são boas fontes de potássio. Porém, deve-se ter cautela no uso de suplementos medicamentosos à base de potássio em pacientes suscetíveis a hiperpotassemia, incluindo aqueles com insuficiência renal, ou em uso de diuréticos poupadores de potássio, inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA), ou bloqueadores de receptores da angiotensina II. Em pacientes com insuficiência renal e em diabéticos, a suplementação com potássio deve ser evitada ou utilizada apenas com extremo cuidado;

• Reduzir ao máximo a ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos e/ou bebidas cafeinadas, pois ambos atuam como vasoconstritores;

• Evite os suplementos contendo creatina e/ou cafeína;

• Mantenha uma ingestão adequada de magnésio, pois este mineral diminui o tônus e contractilidade vascular (REIS; COPLE, 1999). Os vegetais verdes, legumes, nozes, carnes e cereais integrais são boas fontes desse mineral;

• Estudos epidemiológicos demonstraram que a baixa ingestão de cálcio por meio da dieta está associada ao aumento na prevalência da hipertensão (SHILLS et al., 2003). No caso de dietas que restringem leite e derivados, deve-se realizar uma suplementação deste mineral para garantir uma ingestão adequada do mesmo;

• A suplementação com nutrientes antioxidantes e ômega 3, além de uma ingestão adequada de fibras dietéticas, parecem auxiliar no controle da pressão arterial (SHILLS et al., 2003);

• Estudos confirmam que pessoas com maior concentração de vitamina C no plasma sangüíneo apresentam um melhor controle da pressão arterial.

Outros estudos também demonstram claramente que indivíduos praticantes de meditação budista, massagem e outras técnicas de relaxamento também apresentam um melhor controle da pressão arterial. Isto se baseia no fato de que o stress é um poderoso vasoconstritor, sendo inclusive um dos maiores causadores de hipertensão arterial.

A atividade física também é muito importante para o controle dos níveis pressóricos. Caso o atleta hipertenso observe uma elevação exagerada na pressão sangüínea durante o treinamento, tal atividade deverá ser interrompida. A elevação aguda da pressão arterial perante o exercício é regulada pelo sistema nervoso simpático, sendo influenciada pelos aumentos da freqüência cardíaca, volume sangüíneo, volume de ejeção e aumento da resistência vascular periférica.

Definitivamente, esta é uma patologia que não deve ser ignorada. Recomendamos fortemente para que todos os fisiculturistas afiram periodicamente sua pressão arterial, além de tomar as medidas preventivas aqui descritas. Para aqueles com o quadro hipertensivo já instalado, os cuidados deverão ser redobrados e o acompanhamento com um cardiologista é de fundamental importância.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AMODEO, C.; LIMA, E. G.; VAZQUEZ, E. C. Hipertensão arterial. São Paulo: Sarvier, 1997.

ANDRADE, J. P. et al. Aspectos epidemiológicos da aderência ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, São Paulo, vol.79, n.4, p.375-379, 2002.

BENNETT, J. C.; PLUM, F. Tratado de medicina interna. 20o ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.

BUSNELLO, R. G. et al. Características associadas ao abandono do acompanhamento de pacientes hipertensos atendidos em um ambulatório de referência. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Porto Alegre, vol. 76, n.5, p.349-351, 2001.

COOPER, K. H. Terapias nutricionais avançadas. São Paulo: Record, 1999.

COTRAN, R. S.; KUMAR, V.; COLLINS, T. Robbins – Patologia estrutural e funcional. 6º ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

FERREIRA, S. R. G.; ZANELLA, M. T. Epidemiologia da Hipertensão Arterial, Revista Brasileira de Hipertensão arterial, São Paulo, vol. 7, n.2, p. 05-14, abr./jun. 2000.

GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.

MORRISON, G.; HARK, L. Medical Nutrition & Disease. 2o ed. Massachusetts: Blackwell Science, 1999.

REIS, N. T.; COPLE, C. S. Nutrição clínica na hipertensão arterial. Rio de Janeiro: Revinter, 1999.

RIBEIRO, A. B. Atualização em Hipertensão arterial. São Paulo: Atheneu, 1996.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO, III Congresso Brasileiro de Hipertensão Arterial. Campos do Jordão, 2002.

SHILLS, M. E. et al. Tratado de Nutrição Moderna na Saúde e na Doença. 9o ed. Barueri: Manole, 2003.

WHO. Expert Committee on Hypertension Control, Geneva, p.24-31, oct. 1994.

WILSON, T.; TEMPLE, N. J. Nutritional Health – Strategies for disease prevention. New Jersey: Humana Press, 2001.

***Visite http://www.waldemarguimaraes.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não tinha só essa "sal cristalizado" não, eram 2, e pareciam mto com uma formiga, q seja sal, não tinha q estar la.

Eu mesmo ja peguei uma trembolona da GC dessa forma, porem, nao era formiga, parecia com uma "lã", e de fato comprovei com algumas outras pessoas que ja usarm outra trembolona, como da propria RWR e a mesma continha alguma coisa semelhante tambem. Usei ela sem medo, tentei puxar pra dentro da seringa o "residuo" e nao consegui tirar, dai entao continuei usando e os resultados foram excelentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...