Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aprenda A Perder Gordura E Ganhar Músculos Com A Dieta Cetogênica Cíclica


Joãozinho!

Posts Recomendados

A maioria das pessoas acredita que precisa apenas perder peso. Ocorre que, em uma perda de peso com uma dieta tradicional do tipo “comer menos calorias do que se gasta”, você perde tanto gordura quanto músculo. O resultado pode ser sim um corpo mais magro, porém também mais flácido.

Não seria melhor uma dieta que faz perder apenas gordura enquanto protege a massa magra? Ela existe e chama-se dieta cetogênica cíclica (cyclic ketogenic diet).

A dieta cetogênica simples foi popularizada pelo Dr. Atkins. Em resumo, essa dieta prova por A mais B que o que causa a atual epidemia de obesidade não é o consumo de muita gordura e sim o consumo exagerado dos carboidratos. Hoje em dia, a maioria da população come até 100 vezes mais carboidratos do que há algumas décadas.

Entendam-se por carboidratos alimentos como massas, pães branco, biscoitos, sorvete, arroz branco, bolo, chocolate. Tudo o que é produzido com vilões como o açúcar e a farinha de trigo enriquecida.

Na dieta cetogênica, para perder gordura e ganhar saúde, todos esses alimentos são cortados. Em compensação, tudo o que não é carboidrato - ou seja, proteína, gordura e fibra - pode ser consumido à vontade, quantas vezes quiser, na quantidade que quiser. Isso nos deixa com um cardápio com opções bem saborosas:

* Picanha

* Salmão

* Bacon

* Queijos brancos

* Ovos

* Creme de leite

* Patês

* Presunto

* Peito de peru defumado

* Mortadela

* Legumes

* Azeite

* Castanhas

* Frango

* Peixe

* Todos os tipos de carne, incluindo gordurosas como cupim e maminha

Entendendo a cetose

O corpo usa os carboidratos como fonte primária de energia. Quando nós cortamos os carboidratos do cardápio, em três dias o nosso organismo entra em cetose. Isso quer dizer que ele passa a usar gordura como fonte primária de energia.

Você precisa comer gordura para que o corpo passe a queimá-la. Se não comê-la, não pense que o organismo vai imediatamente queimar as que você tem no corpo. Ele vai pensar algo como “opa, não está vindo gordura, melhor preservar as reservas que tenho aqui”.

Uma vez que a gordura virou a fonte principal de energia do corpo, aos poucos ela vai sendo consumida tanto dos alimentos quanto do seu corpo. E o melhor: como não há mais carboidratos, não há mais picos de insulina que geram as temidas gorduras localizadas. Se não há mais picos de insulina, não há mais inibição da liberação do hormônio do crescimento, que ajuda a criar músculos no corpo.

Os primeiros dias, enquanto o corpo muda do modo-carboidrato para o modo-gordura, são os mais difíceis, podendo até gerar uma dor de cabeça ou mal estar. Mas depois é só alegria: os níveis de concentração, energia e disposição vão lá para cima e inclusive problemas como depressão podem ser melhorados.

Fazendo ciclos para ganhar músculos

O problema da dieta cetogênica tradicional é que por vezes a pessoa pode ficar sem resistência para fazer exercícios físicos. Se você quer perder gordura sem ficar flácido, os exercícios são fundamentais.

É aí que entra um pequeno ciclo de altos carboidratos para preencher nossos estoques de glicogênio. Relembrando: o corpo leva três dias para entrar, ou sair, da cetose. Então tudo o que você tem a fazer é manter um ciclo de 5 dias comendo proteína, gordura e fibra - mantendo os carboidratos em índices baixíssimos, tipo 20 e 40 gramas por dia - e depois alternar para um ciclo de 2 dias comendo proteína, fibra, muito carboidrato e pouca gordura.

Quando falamos em muito carboidrato, estamos nos referindo sobretudo aos bons carboidratos. Isso significa arroz integral, macarrão integral, açúcar mascavo, frutas, etc. Os doces, sorvetes, bolos e outras porcarias devem continuar fora do cardápio, principalmente se o objetivo é ainda perder muito peso.

A dieta cetogênica cíclica permite manter uma lógica muito boa de cortar os carboidratos durante os dias úteis e comê-los nos finais de semana. Uma dica interessante: nas duas primeiras semanas, o ideal é não fazer o ciclo de alto carboidrato, mantendo o primeiro final de semana apenas com proteína, gordura e fibra.

Mais sobre a Dieta Cetogênica pode ser encontrado em pesquisas sobre Dr. Atkins ou em seus livros. E sobre a Dieta Cetogênica Cíclica pode ser encontrando no livro Dieta Metabólica, do Dr. Mauro Di Pasquale.

http://curtavida.com/perder-gordura-ganhar...ogenica-ciclica

Discuss...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

O corpo usa os carboidratos como fonte primária de energia. Quando nós cortamos os carboidratos do cardápio, em três dias o nosso organismo entra em cetose. Isso quer dizer que ele passa a usar gordura como fonte primária de energia.

uma coisa que nao entendo. se cortamos o carbo, nosso corpo nao ira utilizar a energia da proteina??

alguem ai ja fez essa dieta?deu resultados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dietas cetogenicas funcionam sim, porem eu nao sou muito fã devido a dificuldade que é realiza-las alem de que, normalmente, depois que termina a dieta e volta a consumir a quantidade de carboidrato normal de antes da dieta, a gordura tambem volta etc... É uma dieta que com certeza funciona; porem eu acho que para pessoas "normais" é uma dieta complicada de seguir na qual é muito facil escapar do objetivo e ai vai tudo por agua abaixo...

E sobre as proteinas, se nao me engano, elas só sao usadas em momentos em que o corpo esta necessitando de energia muito rapidamente e com altos niveis de cortisol ( pos treino por exemplo ). Mas durante o dia em situacoes normais, o corpo tende a usar a gordura mesmo; lembrando que eu ACHO que é assim, nao posso afirmar com certeza.

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal, este tipo de dieta funciona sim e lendo o texto vi que já fiz esta mesma dieta com uma endoc, mas ela não dava este mesmo nome e sim como "dieta da proteina" algo assim, tipo realmente preserva a massa magra ... eu perdi cerca de 4kg ao mês com esta, na epoca fazia musculação tbm, mas com foco em perder gordura e realmente tira um pouco a disposição de malhar ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Fiz esta dieta, com uma endocrina me prescrevendo, porém final de semana ela continuava rolando.
Ocorre que eu perdi gordura e musculo também sequei geral, tanquinho e tudo mais, o detalhe é que a endocrina não colocou proteínas, tipo 2 g por kilo corporio, vai por isso que perdi gordura e musculo.
Tinha 104 e fui para 82 em seis meses, mas como disse musculo e força foi pra vala.
Onde foi que a endocrinologista errou ????
Será que ela tinha que me entupir de gorduras boas e mas junto com

Fiz esta dieta, com uma endocrina me prescrevendo, porém final de semana ela continuava rolando.
Ocorre que eu perdi gordura e musculo também sequei geral, tanquinho e tudo mais, o detalhe é que a endocrina não colocou proteínas, tipo 2 g por kilo corporio, vai por isso que perdi gordura e musculo.
Tinha 104 e fui para 82 em seis meses, mas como disse musculo e força foi pra vala.
Onde foi que a endocrinologista errou ????
Será que ela tinha que me entupir de gorduras boas e mas junto com proteínas e retirar os carbos vertiginosamente ???
Da uma bola o que tava errado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[quote name='FlavioRJ' timestamp='1314146363' post='715697']
Fiz esta dieta, com uma endocrina me prescrevendo, porém final de semana ela continuava rolando.
Ocorre que eu perdi gordura e musculo também sequei geral, tanquinho e tudo mais, o detalhe é que a endocrina não colocou proteínas, tipo 2 g por kilo corporio, vai por isso que perdi gordura e musculo.
Tinha 104 e fui para 82 em seis meses, mas como disse musculo e força foi pra vala.
Onde foi que a endocrinologista errou ????
Será que ela tinha que me entupir de gorduras boas e mas junto com proteínas e retirar os carbos vertiginosamente ???
Da uma bola o que tava errado
[/quote]

voce que errou ao seguir dieta passada por endocrino

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a dieta exatamente como ela mandou?
Sem abusar da tua boa vontade, vc teria um link ou uma dieta pronta cetogenica cíclica que pudesse postar ? Quanto tempo se faz esta dieta, por se cíclica, e se para por quanto? tenho 1,82, 94kg e aproximadamente 16% BF
Abraços guerreiro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Estou fazendo essa dieta desde domingo e por enquanto eu estou gostando. Recomendo lerem o livro para entender alguns dos conceitos. Basicamente, quando o corpo fica sem carboidratos, e a ingestão de gordura é BEM alta, o corpo começa a quebrar a gordura para conseguir energia, e a proteína não é quebrada. No início, você deve manter a quantidade de calorias para manutenção e deixar o corpo se adaptar. Depois, reduz-se a quantidade de gordura e o corpo, que já aprendeu como quebrar gordura para conseguir energia, passa a quebrar a gordura do corpo. No entanto, se a pessoa começar a reduzir a gordura cedo demais, ou não tiver uma quantidade alta de gordura, ou ainda consumir algum carboidrato, o corpo irá usar os carboidratos e depois as proteínas como fonte de energia, ou seja, catabolismo geral. Essa dieta também é conhecida como metabólica, uma vez que o corpo praticamente não quebra as proteínas que são consumidas.

O livro recomenda 60% do total de calorias por dia serem de gordura, sendo desses 50 a 75% de gorduras saudáveis (azeite de oliva e nozes, castanha, etc) e outros 25 a 50% de gordura saturada de origem animal, como carne vermelha, peixe, frango e porco.

Como o porco fica sem carboidratos, você irá ficar sem glicogênico, e isso significa que você perde bastante água. A dieta dá um resultado muito grande na primeira semana devido a essa perda de água, e se a pessoa voltar para a alimentação normal, a água volta, logo a pessoa acha que engordou novamente. O recomendado pelo livro são 5 dias de dieta e 2 dias com carboidratos para recuperar o glicogênico. Em algum lugar aqui no fórum tem o link do PDF com o livro.

Tá aqui: [url="http://www.4shared.com/document/-2UPZJnY/A_Soluo_Anablica_para_Fisicult.html"]http://www.4shared.com/document/-2UPZJnY/A_Soluo_Anablica_para_Fisicult.html[/url]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...