Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Endo,meso,ecto: Qual ?


enebt

Posts Recomendados

Excelente post craw.

Espero q aqueles q descordavam 100% do q o bassitos falou, leiam com um minimo de atenção.. se possivel claro.

Continuo discordando os 100% até pq essas classificações pelo o q eu sei, são b.a.s.e.s. são somente um monte de características organizadas pra ajudar as pessoas, e ele usa generalização ignorando t.u.d.o. sobre metabolismo e pondo culpa na preguiça de algumas pessoas.

Ou seja, pelo argumento do Bassitos, nao é que a pessoa É ecto, mas sim que ela está vivendo um contexto que a mantem parecendo ser ecto. Idem pra endo: geralmente endo come mais do que imagina E tem algum problema hormonal. Coloca o cara em uma dieta com deficit calorico bem montada e arruma o quadro hormonal da pessoa de alguma forma... muito provavelmente em 6-12 meses ela vai estar parecendo mesomorfa. Se arrumando dieta + hormonios a pessoa consegue mudar tanto assim (tanto o ecto quando o endo), entao ela era realmente ecto/endo ou estava apenas mantendo um estilo de vida/afins que a levasse a acreditar naquilo?

Na minha cabeça, quando se classifica ecto e endo é pq o ecto come 5 mil calorias e não engorda e o endo come as msmas 5 mil calorias e engorda e o meso come as msma 5 mil calorias engorda soh um pouco. E na falado bassitos ele exclui isso. É como se essa diferença simplesmente não existisse.

Pela logica, nao teria como um endo atingir tal BF ou um ecto, magricelo e esqueletico, conquistar tal titulo.

Pode ser ignorancia minha, mas até hoje em tdo o q eu vi sobre essas classificações, elas não dizem que ecto nunca vai crescer, ou q endo nunca em hipotese alguma vai poder ter um BF de 5% pelo contrário elas só dizem que endo tem mais f-a-c-i-l-i-d-a-d-e pra tais coisas e ecto mais f-a-c-i-l-i-d-a-d-e para outras coisas e inclusive algumas fontes dão até dicas de treinos e etc q na teoria funcionam melhor pra cada biotipo.

Editado por Nika
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Toda generalização é burra.

Por isso que eu nao acho tao util tais classificacoes. Vamos supor que eu sou um personal e chega um gordinho (sem preconceitos, pelamor) pra treinar comigo. Se eu acho que ele é endo, o que eu vou fazer: cortar todos carbos ever da dieta dele; aerobico 3x/dia; treino com 20 reps; 150mg/dia efedrina e por ai vai. Exagerei, obvio, mas se a ideia é seguir a base da classificacao, entao é mais ou menos isso ai.

OOOOU eu posso ignorar que, só porque ele é gordinho entao ele é endo, e: manda o maluco prum hemograma completo e arruma T3/T4/estradiol/testo/cortisol/qualquer-hormonio-zuado-que-ele-tenha, coloca numa dieta razoavelmente em deficit e simplesmente manda o cara treinar com pesos. Ponto. Resolvi o problema do cara da mesma forma, nao impus uma rotina chata pra cacete desnecessaria, obtive resultados e fim de papo. Unica coisa que eu fiz foi ignorar as direcoes que a classificacao "endo" atribui e parti pra um approach baseado no metabolismo/estado da pessoa no momento que ela chegou na minha frente. Nao precisei presumir que ela seja endo/ecto (até porque, pra constatar qual dos tres a pessoa realmente é, tem que fazer uns exames bem especificos) e nem a obriguei a seguir alguma coisa baseada no que eu IMAGIIIINO que ela seja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nika, postei antes do seu edit, por isso nao respondi o seu segundo quote.

Pelo o que o Bassitos disse, ele nao exclui aquilo, apenas mudou de posicao: nao é que o ecto come 5000 cals e nao engorda enquanto o endo com 5000 e vira uma bola; ele sabe que isso acontece, só nao acha que tem a ver com ecto/endo/meso, mas sim com o metabolismo da pessoa. Ex: hoje eu posso comer 5000 cals e nao engordar porque treino 12x/semana, sou novo e tenho dieta TOP; daqui 10 anos eu como 5000cals e engordo 20kgs porque meu metabolismo já está mais lento, meus hormonios tao decaindo e eu treino menos. As mesmas 5000cals, na mesma pessoa. Em um momento, essa ingestao calorica resulta em um cara grande e seco; em outro, num gordo. Isso significa que o BIOTIPO da pessoa mudou? Nao. O metabolismo e circustancias mudaram. O biotipo é o mesmo.

Isso que ele quis dizer (ou que eu entendi pelo menos AHUAHUHUA).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso que a nika falou disse tudo

"Na minha cabeça, quando se classifica ecto e endo é pq o ecto come 5 mil calorias e não engorda e o endo come as msmas 5 mil calorias e engorda e o meso come as msma 5 mil calorias engorda soh um pouco. E na falado bassitos ele exclui isso. É como se essa diferença simplesmente não existisse."

Como ja disse lá na primeira pagina,tbm nao sou a favor de usar esses biotipos como desculpa pra não ter o corpo que quer,mas ignorar o fato que tem gente que com 3mil calorias vira um balofo e que tem gente que com 5mil ainda assim continua magro,é ridiculo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso que a nika falou disse tudo

"Na minha cabeça, quando se classifica ecto e endo é pq o ecto come 5 mil calorias e não engorda e o endo come as msmas 5 mil calorias e engorda e o meso come as msma 5 mil calorias engorda soh um pouco. E na falado bassitos ele exclui isso. É como se essa diferença simplesmente não existisse."

Como ja disse lá na primeira pagina,tbm nao sou a favor de usar esses biotipos como desculpa pra não ter o corpo que quer,mas ignorar o fato que tem gente que com 3mil calorias vira um balofo e que tem gente que com 5mil ainda assim continua magro,é ridiculo..

Nao sei se deu tempo de ler meu ultimo post Rafael, mas é a mesma resposta. Ninguem está querendo ignorar essas diferencas que a pessoa tem, apenas estamos dizendo que nao tem a ver com biotipo e sim com metabolismo. Um endo pode engordar com 2000cals; mas ai ele arruma o quadro hormonal, treina mais e arruma o metabolismo... ai ele passa a precisar de 5000cals pra engordar com o novo metabolismo + hormonios regulados + treino. Ele deixou de ser endo? Porque ou voces aceitam que o biotipo varia a todo tempo, ou nao tem como explicar esse tipo de situacao...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu acho que ele é endo, o que eu vou fazer: cortar todos carbos ever da dieta dele; aerobico 3x/dia; treino com 20 reps; 150mg/dia efedrina e por ai vai. Exagerei, obvio, mas se a ideia é seguir a base da classificacao, entao é mais ou menos isso ai.

Não precisa fazer isso só pq a pessoa é endo, qualquer deficit vai fazer o endo emagrecer, a questão é que o se vc der o msmo deficit para um ecto ele vai emagrecer muuiiito mais.

Ninguem está querendo ignorar essas diferencas que a pessoa tem, apenas estamos dizendo que nao tem a ver com biotipo e sim com metabolismo.

Ué mas os biotipos já são feitos com base no metabolismo.

Um endo pode engordar com 2000cals; mas ai ele arruma o quadro hormonal, treina mais e arruma o metabolismo... ai ele passa a precisar de 5000cals pra engordar com o novo metabolismo + hormonios regulados + treino. Ele deixou de ser endo? Porque ou voces aceitam que o biotipo varia a todo tempo, ou nao tem como explicar esse tipo de situacao...

Não, ele continua sendo endo, a questão é que se vc fizer a msma coisa com um ecto ele vai precisar de 10.000 calorias e é essa a diferença entre um ecto e um endo. Se um endo precisa de 2000 mil calorias diarias, o ecto pode precisar de 3 mil sem engordar.

A questão é o metabolismo da pessoa. Essas classificações são uma b.a.s.e. pra dizer no q vc tem + facilidade e + dificuldade só isso. Não é verdade absoluta até pq é uma generalização mas apenas para dar b.a.s.e. Já vi uns treinos que são pra ectomorfo mas não quer dizer que o cristão soh vai crescer se ele fizer 3 de 6 ou 3 de 5 ele pode e vai crescer com muitos outros treinos, novamente é só uma base.

Se não tivesse akela foto com o corpo de meso / endo e ecto axo q nao teria essa confusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa fazer isso só pq a pessoa é endo, qualquer deficit vai fazer o endo emagrecer, a questão é que o se vc der o msmo deficit para um ecto ele vai emagrecer muuiiito mais.

Depende. Supondo que estamos tratando de um endo com metabolismo/hormonios zuados sim; se eu manipular os hormonios do endo e o metabolismo, nao leva muito tempo pro endo emagrecer com mais facilidade do que o ecto. E ok, mesmo que voce esteja certa: nao foi o biotipo em si que definiu essa diferenca, mas sim o metabolismo.

Ué mas os biotipos já são feitos com base no metabolismo.

O problema é que biotipo nao só leva em consideracao o metabolismo da pessoa NAQUELE momento, mas sim impoe uma serie de direcoes a pessoa; como o volume de treino que teoricamente vai ser melhor pra ela (como voce mesmo disse no final do post), o metabolismo dela 4ever (como voce ta falando o tempo inteiro: o ecto sempre vai ter mais facilidade em emagrecer) etc. Seguindo a logica que voce está passando, entao é impossivel um endo ter metabolismo mais acelerado do que um ecto; ou um ecto poder treinar com o mesmo volume do que um meso.

Não, ele continua sendo endo, a questão é que se vc fizer a msma coisa com um ecto ele vai precisar de 10.000 calorias

Se eu fizer o mesmo o que? Acelerar o metabolismo de um ecto? A troco? É só eu fazer o processo inverso com o ecto e pronto, resultado inverso... o ecto que precisava de 5.000cals pra engordar, por ex, agora passa a engordar com 3.000. E ai volta pro problema: se voce quer classificar um ecto em ecto, como voce explica este tendo mais facilidade em engordar do que um endo?

e é essa a diferença entre um ecto e um endo. Se um endo precisa de 2000 mil calorias diarias, o ecto pode precisar de 3 mil sem engordar.

De novo, nao necessariamente. É só eu pegar o ecto e mante-lo no mesmo padrao de vida, enquanto mudo a dieta/treino do endo, soco ele em trh (terapia de reposicao hormonal) que, sem dificuldade, eu faco ele precisar de 3500cals/dia, por ex. Ai voce tem uma coisa non-sense: um ecto precisando comer menos do que um endo pra engordar... nao era muito mais simples nao ter classificado nada?

Essas classificações são uma b.a.s.e. pra dizer no q vc tem + facilidade e + dificuldade só isso. Não é verdade absoluta até pq é uma generalização mas apenas para dar b.a.s.e. Já vi uns treinos que são pra ectomorfo mas não quer dizer que o cristão soh vai crescer se ele fizer 3 de 6 ou 3 de 5 ele pode e vai crescer com muitos outros treinos, novamente é só uma base.

Pra mim voce consegue essa mesma b.a.s.e só de olhar pra pessoa. Nao precisa dar classificacao pra ela. Até porque estamos tratando de exemplos extremos o tempo inteiro né, o que me complica e facilita o seu argumento... agora coloque 5 pessoas, uma do lado da outra: todas com 1.75m, todas entre 73 e 76kg, todas com 10% bf. Voce vai classificar como cada uma das 5? Todas tem o metabolismo identico e todas vao seguir a mesma b.a.s.e? Pode ser que ali no meio tenha um meso-endo que se de MUITO melhor com um treino de forca, enquanto um ecto-meso que se muito melhor com um treino de baixo volume...

Na pratica, adiantou o que voce classifica-los? Perda de tempo, na minha opiniao. Se voce quer ter uma b.a.s.e, olha pra pessoa e pronto, nao precisa rotula-la de ecto/endo/meso pra seguir alguma coisa. Se chega um gordinho pra treinar comigo, nao preciso falar "HÁÁ, ENDO! DEFICIT CALORICO!", é só eu falar "HÁÁ, DEFICIT CALORICO!" que dá na mesma. Ai eu descubro que ele era gordinho porque tava comendo mal pra porra e tem algum disturbio hormonal, sendo que na verdade aproxima mais de um meso... nao só deu na mesma eu ter excluido a primeira classificacao, como eu ainda sai ganhando por nao ter classificado erroneamente baseado no shape daquele instante.

Se não tivesse akela foto com o corpo de meso / endo e ecto axo q nao teria essa confusão.

Se nao tivesse aquela foto, 95% das pessoas iriam optar pelo silencio ao inves de tentar classificar alguem :D

PS: eristica rolando solta nesse tópico né, discussao total sem necessidade só pra ver quem ganha no final. go go go que eu nao me importo :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...