Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sl Como Agachar?


Budega

Posts Recomendados

Visitante deletado____

Olá,

então aquela historia de nunca passar os joelhos da linha dos pés é furada né?

pq ja q eu faço 2 agachos por semana , to pensando em mandar em low e outro high. um focado em mais posterior outro em mais quadriceps, to certo?

Na verdade é e não é. Passar o joelho da linha da ponta dos pés é perigoso? É. É a posição que mais põe pressão sobre a patela e meniscos. Mas não dá pra agachar tão profundo quanto um Olifter sem passar os joelhos da linha da ponta dos pés, e mesmo assim, como esse pessoal consegue manter os joelhos saudáveis? Rotação externa do fêmur + rotação interna da tíbia, não que necessariamente dê pra fazer os dois ao mesmo tempo, mas o segredo tá nisso:

Img214534623.jpg

http://flic.kr/p/8GACYb

EDIT: Achei uma foto que demonstra o que eu falo mais abaixo

Coach-Dan-John.jpg

O agacho high-bar, olímpico, frontal ou com peso sobre a cabeça são os tipos de agacho no qual você necessariamente agacha pra baixo. E aí os seus joelhos tendem a ir pra frente, em geral por falta de mobilidade (nos tornozelos e nos adutores) e ativação da cadeia posterior, quando na realidade deveriam fazer a rotação externa, como se você buscasse a posição vara dos joelhos ("como se buscasse", não é exatamente isso que a gente quer). Isso, além de ser uma posição muito mais saudável pros meniscos (e o joelho todo), faz (quero que vejam a segunda foto que eu postei o link) os joelhos, vejam só, não passarem da linha da ponta dos pés. O que não é só uma coincidência, óbvio. E o que também não é obrigatório, mas mesmo assim a rotação externa tá presente.

Além disso tem o fator de que você tem, fazendo a rotação externa, também uma força tensional mecânica muito maior.

Sobre os pés apontarem pra frente de preferência, o que se tem é que, devido a falta de mobilidade, a maioria dos atletas tende a perder o arco do pé e acabam fazendo a concêntrica com os joelhos em posição valga, perdendo a rotação externa. Mas aí cai numa encruzilhada, porque se o sujeito perde o arco do pé na concêntrica com os pés voltados pra fora, você volta os pés pra posição neutra e os joelhos vão trabalhar em linha reta, o que põe o stress na patela e meniscos como já disse antes, isso porque não tem mobilidade pra rodar os joelhos pra fora.

Eu fico mais do lado do Craw quanto ao agacho a se usar. E olha que eu tenho condromalácia. Prefiro o high-bar, e mais ainda o frontal, pra se trabalhar pernas. Porque se você for ver a quantidade de estímulo muscular que a cadeia posterior tem, e com o baita exercício que é o terra, o que mais falta pra gente é um agacho pra quadríceps. Fora que a mobilidade que o HB ou frontal demandam se traduz em muito mais aptidões do que o low-bar.

Editado por Quisso
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Bem, agradeço a td mundo por expor opnioes principal mente Julio/craw/quisso....eu executei hj o agacho com low bar na posição de um PL e veja q ironico...n foram as pernas nem joelho nem lombar q me trouxeram problemas....foi o ombro posterior no qual eu ja estava notando falta de força qnd comecei usar o supino com a barra descendo no peito, ainda vou decidir como fortalecer os ombros, s evou diminuir o peso no supino e trabalhar apenas isso pra n ter q adicionar mais exercicios ou se vo jogar um isolador como crucifixo inverso na minha rotina, enquanto isso vo voltar pra forma q eu estava fazendo High bar e descendo um pouco abaixo da minha cintura,provavelmente devo mudar isso par ao agacho olimpico completo dentro de algum tempo ou voltar a tentar o low bar PL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quisso manter os pé voltados para frente é uma dica para manter a rotação externa dos joelhos. Muita gente que começa agachar sumo acaba com as pernas mais abertas que a flexibilidade permite e para compensar acaba rodando os pés para fora o que acaba criando rotação interna e pressão nos joelhos, não é que não se pode agachar com os pés voltados para fora, mas sempre os joelhos terão de ficar em um angulo maior do que o dos pés, por isso a dica, com os pés paralelos a não ser que eles estejam caindo para dentro vão estar corretos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Fiz um experimento e deu certo, "ao menos pra mim": coloquei uma tábua no rumo dos pés, até a altura do joelhos, pra me certificar q os joelhos ficariam na mesma linha do pé. E tentei agachar com peso baixo, pra focar bem na técnica, e comprovei o o Quisso disse, se eu rotacionar as pernas pra fora consigo agachar bem, sem passar o joelho na frente dos pés. E sinto o músculo q quero focar, o posterior da coxa, e sinto ainda mais se usar low bar. E ainda "forço" a lombar a se alongar pra trás, ficando numa posição muito confortável e favorável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...