Ir para conteúdo

Treinamento Para Ganhar Força. Dúvida.

Carlos_3u

Posts Recomendados

Postado

Eawe pessoal,

Tenho uma amiga que treina volley.

Ela me pediu para ver alguns exercícios que ela poderia estar fazendo para ganhar força e resistência nos ombros.

Como ela não pode "perder" muito o alongamento e movimento dos ombros, que tipo de treino ela pode usar?

Repetições baixas e explosivas com carga alta ou repetições altas e regulares com carga média ?

Se alguém puder ajudar eu agradeço.

Estou perguntando isso, porque o Profº de Handebol disse que em atletas não se deve colocar muita hipertrofia para não tirar a total amplitude dos movimentos, e para ganhar força sem hipertrofiar muito, tem que fazer séris com carga alta e explosivas.

Abraço!!!

Visitante deletado____
Postado

Olá,

Se já é complicado indicar treino normal, pra hipertrofia, pra um atleta é ainda pior. Tem que atentar pra uma série de fatores, principalmente em época de competição.

Sobre os exercícios pra melhorar a ação dos ombros, pelo menos voltado pro esporte da garota, diria que Wood chops (inverso incluso) vão funcionar muito bem, uma vez que duvido que você vá falar pra ela pegar uma marreta e sair batendo em pneus ou fazer tornado balls. Arremessos de medicine ball (ou outra bola com algum peso, que não a de vôlei), pra frente (como no basquete), pra trás por cima da cabeça, pra cima, lateral girando o tronco, eventualmente algo unilateral também são bons.

Discordo do Júlio quando ele diz que o melhor treino pra esporte são olys. Pra um atleta almejando se tornar profissional ou se preparando pra uma competição específica, aprender e desenvolver uma nova modalidade esportiva é a pior escolha. Mas alguma coisa da modalidade dá pra usar. Aproveitando a deixa, Jerks e Thrusters podem ser usados, unilaterais são melhores ainda porque ativam o core de maneira semelhante a do esporte.

Mas tudo isso tem que ser estudado conforme os treinos do atleta, pra não arriscar desenvolver qualquer lesão por esforço repetitivo.

As séries, indicaria treino de força, mesmo pra mulheres, periodizado, talvez até na mesma semana, com exercícios de velocidade, tal qual vários treinadores indicam; seria alternar treinos "lentos" (de força) com treinos "rápidos", sendo que dá pra fazer praticamente qualquer exercício cair em uma das duas categorias.

E seu professor está errado em afirmar que hipertrofia é oposto de flexibilidade. Vide Coleman, Platz e tantos outros que faziam split total de pernas.

Visitante deletado____
Postado (editado)

Olá,

Júlio, pode ficar tranquilo que eu acho que conheço LPO... ;)

E por isso continuo discordando: não é o melhor treino de potência pra atletas de modalidades diferentes do WL. É muito bom? Com certeza.

Mas a questão da eficácia não tem a ver com "potência". É tempo. Um atleta vai levar pelo menos uns três meses pra conseguir fazer os movimentos corretamente pra depois conseguir avançar em carga, e o avanço depois disso é tão lento quanto; cada carga nova é um aprendizado novo.

Acho que já disse isso antes, mas, entre "levante essa barra em cima da cabeça em um movimento único usando impulso de quadris e o encolhimento de ombros como ajuda, além de um agachamento no final, seguido da retomada da posição ereta já com a barra no alto da cabeça, com os cotovelos travados" e "pule em cima dessa caixa", qual parece ser de mais fácil entendimento e consequente desenvolvimento?

É óbvio que box jumps (inclusos nos treinos de WL, vejam só) não fazem milagres sozinhos, mas tem os thrusters, swings, arremessos... E é só o início, vide Dynamic Effort e princípios de velocidade usados, pra citar por cima, Defranco, Pendlay e a Westside (Barbell, do Simmons e do Tate). Não tem como você, com uma barra carregada nas costas e sentado em um banco, levantar devagar.

Fora que fazer flexões com palma (bater palma entre as repetições)e barra com kip (roubada, impulsionando com o corpo e mudando a direção do movimento) são muito melhores pra desenvolver explosão dos membros superiores que um snatch e um clean. Isso sem entrar nos méritos de treinos strongman e uso de acessórios como bandas elásticas...

Não quero que me entendam mal. Sou o primeiro a levantar a bandeira dos olys e do verdadeiro treino funcional (sem folia de fazer agachamento em bola, ficar se roçando em plataforma escorregadia, supino com perninha pra cima...), mas tem que ver que tem casos e casos; como o do dono do tópico, que pediu, particularmente, exercícios pra melhorar a ação dos membros superiores dos ombros, ao que já tem que prestar atenção na ação do movimento do vôlei e tentar não exacerbar ela.

Editado por Quisso

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...