Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Poder Dos Cochilos


LeandroTwin

Posts Recomendados

Há alguns anos um aventureiro bilionário chamado Steve Fossett quebrou o record de viajem ao redor do mundo… Sozinho. Foram apenas 60 minutos de sono em 67 horas de vôo. Esses 60 minutos foram quebrados em cochiladas de dois a três minutos cada.

“Eu dormi quando precisava e sempre acordava renovado.”

Então, o que torna um cochilo em uma fonte de energias? O que o diferencia de uma boa e longa noite de sono?

Pense no no cochilo como um investimento no menor tempo possível com um maior retorno que você já viu. Cada dia que passa temos menos tempo para realizar as nossas atividades pessoais, para nosso lazer e até para dormir. Tirar alguns minutos de sono faz muito bem à saúde pois recarrega nossas baterias para continuar o nosso dia.

“Ok, faz bem a saúde. Mas o que exatamente é beneficiado?”

O funcionamento do coração, gerenciamento de hormônios e cicatrizações, diz a Dra. Sara Mednik, cientista do Salk Institute à frente dos estudos sobre o sono.

“Esses cochilos rápidos ajudam na recuperação e manutenção de pacientes maximizando esses benefícios. Isso acontece quando o paciente entra e sai da fase de sono rejuvenescedor rapidamente.”, diz Mednik.

Como funciona?

O sono se divide em cinco estágios cíclicos durante a noite (cada ciclo durando de 90 a 120 minutos). Um cochilo eficiente inclui apenas os dois primeiros estágios. A primeira fase visa levar a pessoa a dormir diminuindo as descargas elétricas no cérebro, movimento dos olhos, movimento dos músculos e a respiração. A segunda fase é onde o corpo recebe uma carga de hormônios que visa o relaxamento como preparação para as próximas fases. Aqui, seus neurônios ainda estão em atividade e quando você acorda, você não só se sente bem e renovado como consegue raciocinar bem mais rápido do que antes.

Problemas

Um problema muito comum é quando o tempo de durção do sono se alonga o suficiente para entrarmos no terceiro estágio do sono. Se isso acontecer, é provável que o efeito seja o inverso do esperado. Na terceira fase do sono, os neurônios entram em estado de dormência. É o chamado sono profundo. Se acordamos durante esse estágio, iremos enfrentar uma dificuldade maior de raciocínio pois nossos neurônios estão “dormindo” e temos que acordá-los!

Tirando um cochilo perfeito

Todos nós temos a capacidade de fazer o proposto acima, mas para isso é necessário respeitar algumas regras. A Dra. Sara Mednik tem algumas dicas:

  1. Reconheça que você está precisando dormir e saiba que um cochilo irá torná-lo muito mais produtivo depois que você acordar;
  2. Tente cochilar de manhã ou, no máximo, depois do almoço. Estudos nos falam que a parte da tarde nos torna mais suscetíveis a entrar em sono profundo, o que pode nos deixar com raciocínio afetado (grogue).
  3. Evite consumir grandes quantidades de cafeína e de comidas que tem muita gordura e açúcar. Esses alimentos drenam a nossa capacidade de dormir bem. Ao invés disso, uma ou duas horas antes do cochilo, prefira alimentos ricos em cálcio e proteínas.
  4. Escolha um lugar limpo e calmo, livre de telefones e outros incovenientes.
  5. Tente deixar o local mais escuro ou use um protetor. Escuridão estimula a melotonina, o hormônio do sono.
  6. Lembre-se que a temperatura do corpo cai quando dormimos. Aumente a temperatura do local ou use um cobertor.
  7. Com o ambiente preparado, prepare um alarme para a duração de sono desejada (veja abaixo).

Quanto tempo deve durar?

10 a 40 segundos: Estudos do sono ainda não concluíram os benefícios desses intervalos breves. Eles são aqueles momentos que nós dormimos no ônibus (as vezes caindo sobre o ombro de alguém).

2 a 5 minutos: Surpreendentemente efetivo no combate à sonolência.

5 a 20 minutos: Melhora nosso estado de alerta, nossa stamina (força física), aprendizado e performance.

20 minutos: Esse é o tempo ideal. Inclui todos os benefícios acima e ainda melhora a memória muscular e limpa o cérebro de informações inúteis, o que aumenta a produtividade da nossa memória.

50 a 90 minutos: Bom para melhorar a nossa percepção. Também ajuda no reparo de ossos e músculos.

Espero que você tenha entendido um pouco sobre o nosso sono. Agora temos condições para poder determinar quanto tempo irá durar a nossa cesta ou aquele cochilo antes das aulas. São todos muito benéficos, desde que feitos da forma certa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Ahhh eu sempre tive curiosidade em relação a esse assunto.

é sempre corrido quando passo em casa, mas vo tentar cochilar uns 10 minutos antes de sair agora, mas quando to sem sono é bem dificil cochilar,demoro bastante... acho que ai fica meio dificil controlar o tempo, já que não tem como saber quanto tempo você vai demorar pra dormir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...